Prefeito Fábio Gentil empossa mais 80 concursados em Caxias

Prefeitura de Caxias, onde acontecerá a solenidade de posse dos 80 novos servidores públicos municipais aprovados em concurso

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, dará posse a mais 80 servidores concursados nesta quarta-feira (20). Os novos funcionários, que reforçarão os quadros da administração municipal, foram aprovados no certame realizado em 2018, segundo ano do primeiro mandato de Fábio Gentil.

O ato de posse acontecerá às 8h, no auditório da Prefeitura de Caxias, e marcará mais um grande feito da atual gestão em benefício da população. Também será mais um momento de grande prestígio de Fábio Gentil, já que as principais autoridades locais deverão comparecer à cerimônia.

Com a posse de mais 80 servidores, já são cerca de 90% dos concursados aprovados incorporados à administração municipal em Caxias.

O ato reafirma o compromisso de Fábio Gentil de chamar todos os concursados. Os demais classificados deverão ser convocados a assumir os cargos nos próximos meses.

Abaixo, o comunicado de posse dos novos servidores:

Ceuma comemora 32 anos com vasta programação e homenagens

O casal Mauro e Ana Lúcia Chaves Fecury, fundadores e mantenedores da instituição de ensino que deu origem à Universidade Ceuma

A melhor Universidade Particular do Maranhão completou 32 anos no sábado (9) e a comemoração fez jus a este grandioso momento. Durante a quarta-feira (13) a empolgação tomou conta do Campus Renascença. Nos corredores, alunos, professores e funcionários foram contagiados com o clima de orgulho e felicidade, afinal, após dois anos de rigorosos protocolos, a Universidade Ceuma pôde, novamente, realizar uma festa digna de sua tradição. O evento foi o marco principal nas comemorações, que se estenderão durante todo o mês de abril.

Campus Renascença foi decorado especialmente para a comemoração dos 32 anos do Ceuma

A festa começou logo cedo, com um Dj animando a praça de alimentação. Durante todo o dia foram distribuídos brownies e fatias de bolo aos alunos, professores e funcionários. Regida pelo Tenente Bacelar, a banda do 24° Batalhão de Infantaria de Selva esteve presente, embalando o público com famosas canções da música popular brasileira. Com uma belíssima ornamentação, os presentes tinham à sua disposição painéis instagramáveis e letreiros em led para registrar esse momento em suas redes sociais.

A reitora Cristina Nitz destacou a trajetória de sucesso e bons serviços prestados pelo Ceuma à educação do Maranhão

As solenidades iniciaram ao fim da tarde. A cerimônia foi conduzida pela professora Lúcia Alvino e contou com a presença do nosso fundador, Dr. Mauro Fecury, sua esposa, Ana Lúcia Chaves Fecury e familiares. Também estiveram presentes a reitora Profa. Ma. Cristina Nitz da Cruz, autoridades do cenário estadual e veículos de imprensa. O coral da Universidade Ceuma cantou músicas que relembraram a trajetória dos nossos fundadores e, junto à banda do 24° BIS, executou o hino nacional brasileiro e o hino da Universidade Ceuma.

Apresentação do Boi de Nina Rodrigues foi um dos momentos descontraídos da comemoração

Em seu discurso, Ana Lúcia Chaves Fecury, presidente da Mantenedora, celebrou o momento. “São 32 anos de muitas histórias e conquistas. Ao longo de todos esses anos, são mais de 70 mil alunos graduados, contribuindo com o desenvolvimento do estado do Maranhão. Agradeço a presença de todos nessa celebração”, ressaltou Ana Lúcia Chaves Fecury.

A reitora Profa. Ma. Cristina Nitz da Cruz agradeceu o investimento e a confiança dos mantenedores, e também a dedicação de todos os colaboradores da universidade. “Esses dias, conversando com alguns professores, eu percebi quanta vida nós temos dentro dessa instituição. Gostaria de agradecer a todos os funcionários que nos ajudam a manter esse sonho que foi idealizado e construído pelos nossos mantenedores. Agradeço também aos nossos alunos por escolherem a Universidade Ceuma”, destacou Cristina Nitz.

A banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva interpretou o hino do Ceuma, um dos momentos mais emocionantes da celebração

O Deputado Estadual Fábio Braga parabenizou o Dr. Mauro Fecury e agradeceu o seu empenho em prol da educação do Maranhão. “O seu espírito de pioneirismo democratizou o acesso dos alunos aos grandes cargos do Maranhão e do Brasil. Os alunos egressos da Universidade Ceuma são de grande valor no mercado, isso se deve ao esforço do Dr. Mauro no desenvolvimento da educação em nosso estado”, afirmou Fábio Braga.

O Bumba Boi de Nina Rodrigues abrilhantou a noite de comemorações, encerrando o evento com chave de ouro, trazendo toda beleza e encanto do folclore maranhense para o campus Renascença.

O deputado estadual Fábio Braga destacou a diferencial dos profissionais formados pela Universidade Ceuma no mercado de trabalho

Seguindo a tradição desta data, este ano, iremos inaugurar mais uma grande obra em benefício da comunidade acadêmica. Ainda no mês de abril será entregue aos alunos o Espaço Coworking Prof. José Samuel de Miranda Melo Júnior. Um espaço pensado para o desenvolvimento profissional dos alunos que compõem as empresas juniores, através da prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Pela unidade do PT autônomo, orgânico e livre no Maranhão

O deputado estadual Zé Inácio com o governador Carlos Brandão e a primeira-dama do Maranhão, Larissa Mesquita Brandão

Os partidos políticos de esquerda se inserem no contexto do Estado Democrático de Direito e na busca por uma sociedade que dilua as estratificações sociais e hierarquias. Assim foi criado o Partido dos Trabalhadores, que desde seu princípio pautou suas lutas em torno da construção de um Brasil que pudesse diminuir as distâncias geográficas e as distâncias sociais.

O Movimento Petistas de Base é uma ação coletiva de filiadas e filiados do Partido dos Trabalhadores do Maranhão, que nasceu da necessidade de dar visibilidade aos anseios da militância petista nos mais diversos municípios do estado. O Movimento parte do princípio de que as decisões devem ser discutidas e dialogadas, e não decididas em gabinetes. O Movimento busca em primeiro lugar a unidade partidária, premissa para a continuidade e o fortalecimento do projeto popular-democrático iniciado em 2014, com a eleição de Flávio Dino para o Governo do Maranhão.

Este grupo tem pautado sua luta na busca de entendimento que valorize o PT pela sua importância no cenário nacional e local. Deste modo reafirmamos o interesse na manutenção da aliança histórica com o campo popular e democrático liderado pelo ex-governador Flávio Dino (PSB) e pelo atual governador Carlos Brandão (PSB), por reconhecer seus compromissos com as lutas sociais. O Movimento tem plena consciência do protagonismo do nosso Partido, construído nas bases populares nestes últimos 42 anos. Queremos que todas as filiadas e todos os filiados tenham voz nas decisões dos destinos do Partido.

Lula e o governador Carlos Brandão precisarão de grande apoio para governar o Brasil e o Maranhão respectivamente, mas, é preciso ficar claro que o direito de opinar, de propor indicações são fundamentais na definição dos rumos deste Estado. Entendemos que é construindo juntos um Plano de Governo, que poderemos obter resultados eficazes no combate à pobreza e às desigualdades sociais ainda tão presentes.

Não há dúvidas que Lula representa neste momento um projeto de recomposição das forças políticas que podem levar o Brasil para patamares interrompidos com o golpe de 2016. Localmente queremos contribuir com o nosso modo petista de governar, junto com o governador Carlos Brandão. Queremos de forma respeitosa e qualificada apontar caminhos que poderão alterar positivamente os destinos do Maranhão.

Para tanto é necessário que a indicação do Vice-Governador seja um petista que tenha vivenciado a construção deste Partido, que tenha experimentado no cotidiano das lutas a filosofia e a ação política do PT, que seja reconhecido pela seu trabalho político, pela sua comunicação direta com as mais diversas comunidades, e pelas singularidades que denotam a prática petista.

Por isso é preciso que o Vice indicado pelo PT na chapa com o PSB venha da base e seja reconhecido como tal, sobretudo porque irá governar lado a lado com o governador eleito, gerenciando recursos para o avanço nas mudanças sociais que o Maranhão precisa, e que Lula reconhece como urgente e necessário para construir um Brasil republicano. Por esta razão colocamos o nome do Deputado José Inácio (PT), que neste momento representa o Partido em toda a sua magnitude e pluralidade.

Sigamos firmes na luta!

Movimento Petistas de Base

Clique aqui para ler a nota política sobre a indicação de vice-governador na chapa PSB/PT no Maranhão.

Projeto sociocultural promove oficinas de ritmos da cultura maranhense

Oficina de Ritmos é um projeto patrocinado pelo grupo Mateus, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Maranhão por meio da Secretaria De Estado da Cultura – SECMA, apoiado pelo IES – Instituto Empreendedor Sustentável e realizado pela Associação Folclórico e Cultural Unidos Venceremos.

O projeto vem apresentar as possibilidades de ensino dos ritmos percussivos maranhenses e oficinas de instrumentos musicais na comunidade da Vila Luizão. As oficinas de percussão serão desenvolvidas entre outros com duração de 4 meses, beneficiando 240 alunos do bairro e adjacências. Com o objetivo de proporcionar a vivência da nossa cultura, suas características, informações e aprendizado dos nossos principais folclores, será realizado nos principais ritmos de músicas do nosso bumba meu boi folclore, ciclo carnavalesco que compõe blocos, tribos de índios e batucada.

O projeto tem como seu público alvo, crianças e jovens estudantes de escolas públicas e privadas, assim como as mesmas da comunidade Vila Luizão e adjacências. A ideia foi desenvolvida após várias oficinas de percussão dos ritmos maranhenses ministradas por músicos percussionistas, a jovens com idade de 10 a 18 anos, em escolas e eventos culturais em São Luís, assim percebendo a importância e a necessidade de ampliar o saber sobre a história percussiva dos nossos ritmos, a forma rústica e contemporânea de confecção dos instrumentos, sua execução e principalmente a experimentação em toca-los: Matracas, pandeiros, tambor onça, maracás, tamboritos, zabumbas, parelhas de tambor de crioula, ritintas, tarol de mão, marcações, contra-tempo entre outros.

O objetivo do projeto é reformular comportamentos e traduzi-los em formação de hábitos e internalização de novos valores, descobrir na arte, na educação, na pluralidade cultural, na ética e na estética, os pilares de um novo projeto de vida. Buscará unir pratica e teoria, arte e tecnologia, valores culturais comunitários e globalização, para tomar viável e sua missão de desenvolver o exercício da cidadania e preservação da diversidade cultural da percussão e dos ritmos maranhenses.

A programação das oficinas está composta por 4 turmas mensais de 15 alunos por mês, com carga horária de 20h, e uma apresentação geral de conclusão de cada turma na União de Moradores da Vila Luizão.

As inscrições iniciaram no dia 11 abril e vão até o dia 20 na União de Moradores da Vila Luizão, localizado na Rua Luis Eduardo, 15 – Bairro Vila Luizão. As mesmas serão realizadas por meio de formulário digital, disponibilizado em mídias digitais, acessando o link da Ficha de Inscrição Digital (https://forms.gle/CszCuWLmbMUC3FdP8) e de forma presencial na Secretaria da União de Moradores da Vila Luizão. A lista de inscritos, informando detalhadamente a turma do aluno, será divulgada através de mídias digitais e comunicado impresso em mural no local, por esse motivo, também é importante acompanhar as redes sociais do Instituto Empreendedor Sustentável – IES (@iesbrasil_).

Menores de 18 anos devem ir acompanhado do responsável para efetuar a matrícula, e deverá se apresentar na data programada, caso não seja completada a turma, a organização do projeto entrará em contato para que possam se apresentar na segunda chamada.

Propaganda milionária do Governo do Maranhão tem erro semântico grosseiro

Apenas as 25 viaturas policiais foram definidas como veículos pela propaganda milionária do Governo do Maranhão

Uma propaganda veiculada pelo Governo do Maranhão no último domingo (17), no horário nobre da TV, com reprodução nas redes sociais, comete um erro semântico grosseiro, em um caso típico de mau uso da linguagem. A peça publicitária apresenta as ações realizadas pela administração estadual entre os dias 11 e 16 deste mês e em uma das datas ocorre o deslize.

Ao divulgar os feitos governamentais da quinta-feira, 14 de abril, a apresentadora, seguindo o script, anuncia que naquele dia “25 novos veículos e 94 motocicletas das polícias Militar e Civil já estavam nas ruas reforçando a segurança”. Não se sabe se por desconhecimento ou por desatenção, o redator do informe publicitário classificou como “veículos” apenas as 25 viaturas entregues, para em seguida mencionar as 94 motocicletas, sem qualquer ressalva explicativa.

Acontece que, por definição, uma motocicleta também é um veículo, só que de duas rodas. Assim como um carro, uma caminhonete, um caminhão e outros meios de locomoção, é motorizada. Qualquer moto também está sujeitas ao pagamento anual da taxa de licenciamento veicular e do seguro por Danos Provocados por Veículos Automotores (DPVAT). A propósito, esses tributos são cobrados pelos próprios governos estaduais.

As 94 motocicletas entregues foram mencionadas fora à parte na peça publicitária, como se não fossem veículos também

Portanto, não faz sentido excluir as motocicletas do conceito do que seja veículo. Ainda mais em uma peça de divulgação transmitida para milhões de pessoas e paga a peso de ouro com dinheiro público.

Alguns podem considerar mero preciosismo a observação feita por este blog. Mas, diante da verba milionária gasta pelo governo maranhense em propaganda – R$ 90 milhões em 2021 -, o que se espera é um trabalho impecável na comunicação oficial palaciana.

Assista:

Othelino reúne-se com Brandão e discute demandas de Vargem Grande, Santa Helena e Pedro do Rosário

Othelino reunido com o governador Carlos Brandão e o prefeito Zezildo Almeida, de Santa Helena, e comitiva

O presidente da Assembleia Legislativa  do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado dos prefeitos Carlinhos Barros (Vargem Grande), Zezildo Almeida (Santa Helena) e Toca Serra (Pedro do Rosário), reuniu-se, nesta segunda-feira (18), com o  governador Carlos Brandão (PSB), no Palácio dos Leões, para discutir demandas desses municípios.

O parlamentar destacou o encontro como uma agenda produtiva de trabalho em prol dessas cidades. Na ocasião, os prefeitos apresentaram pleitos para seus respectivos municípios.

“Eles pediram o apoio do Governo do Estado para a melhoria em diversas áreas. E eu que, inclusive, já havia destinado algumas emendas para essas cidades, os acompanhei nesse importante diálogo. Ficamos felizes com as garantias dadas pelo governador no sentido de firmar novas parcerias que trarão mais benefícios à população dos três municípios”, destacou Othelino.

Presidente da Assembleia após reunião com governador e o prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria com o Legislativo na busca de promover uma gestão cada vez mais municipalista. “Abrimos um espaço para discutir com os prefeitos sobre as próximas ações nos mais diversos setores. Nós vamos continuar com essa agenda intensa de diálogos, recebendo os prefeitos de todos os municípios maranhenses”, garantiu.

O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, agradeceu a disponibilidade e a parceria  do presidente da Alema. “O deputado Othelino tem colaborado muito com nossa gestão por meio do seu mandato, sempre buscando soluções para as demandas mais urgentes do nosso município”, disse.

Já o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, ressaltou que o encontro foi uma oportunidade de reafirmar a continuidade das obras que vêm sendo realizadas no município pelo Governo do Estado, muitas com o apoio do presidente da Assembleia. “Estamos buscando novas parcerias com o governador. E o empenho de Othelino nesse processo tem sido fundamental e só fortalece nossa gestão”, afirmou.

Deputado Othelino Neto também acompanhou a reunião do prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra, com o chefe do Executivo Estadual

O prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra, também  considerou positiva a reunião. “Com o apoio do presidente da Assembleia e do governador Carlos Brandão, faremos o melhor por nossa cidade”, frisou.

Funcionamento das lojas do Grupo Mateus no feriado de Tiradentes

Loja do Grupo Mateus do Rio Anil Shopping estará aberta no feriado de Tiradentes

O Grupo Mateus informa que todas as suas lojas vão funcionar normalmente na quinta-feira (21), feriado de Tiradentes. 

Rio Anil Shopping terá horário de funcionamento alterado durante Feriado de Tiradentes

Na próxima quinta-feira (21) – Feriado de Tiradentes -, o Rio Anil Shopping vai funcionar nos seguintes horários: Lojas e Quiosques, Praça de Alimentação e Lazer, abrem das 10h às 22h. A Smart Fit abrirá das 8h às 14h. Lotérica, Banco Bradesco e Cartório estarão fechados. Mateus Supermercado abrirá das 9h às 22h.

Deputado Wellington apoia manifestação realizada por professores de São Luís na luta pelo reajuste de 33,24%

O deputado Wellington do Curso participou da mobilização de rua dos professores da rede municipal de ensino de São Luís no primeiro dia da greve da categoria

O deputado estadual Wellington do Curso acompanhou, nessa segunda-feira (18), uma manifestação pacífica realizada pelos professores da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luis. O objetivo é garantir o cumprimento da Lei do Piso e a concessão do reajuste de 33,24% para a categoria.

Em nota, o deputado Wellington reafirmou sua coerência ao defender os professores e se colocou à disposição para buscar uma solução junto à Gestão Municipal.

“Como deputado estadual, defenderei sempre os professores. Já utilizei a tribuna da Assembleia Legislativa, inclusive, para solicitar que a Prefeitura de São Luís conceda o reajuste da categoria. Além de falar, estou aqui para acompanhar a movimentação dos educadores. Inclusive, encaminhei uma indicação ao prefeito Eduardo Braide para garantir o reajuste de 33,24% dos professores da rede municipal de ensino. Estou à disposição para intermediar esse diálogo e conseguir uma solução que valorize os professores das nossas escolas municipais”, disse o deputado Wellington.

SMTT: inaptidão de secretário para o cargo prejudica usuários do transporte público

Totalmente perdido à frente da SMTT, o advogado Diego Baluz é alvo de críticas de usuários de ônibus e dos demais segmentos que integram o sistema de transporte público de São Luís

É a a cada dia mais flagrante a inaptidão do secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Diego Baluz, para o cargo. Advogado por formação e sem nenhuma experiência em gestão de tráfego e de mobilidade urbana, o atual titular da SMTT ostenta desempenho pífio no exercício do cargo e é alvo de duras críticas dos usuários de ônibus e dos demais segmentos que integram o sistema de transporte público da capital.

Diego Baluz é dono de vasto currículo na advocacia e, ao longo da carreira, já atuou em causas relacionadas ao Direito Administrativo, Ambiental, Civil, Comercial, Constitucional, Digital, Tributário, dentre outras áreas da sua profissão. Porém, sua familiaridade com os assuntos ligados ao trânsito e ao transporte inexiste. O resultado são queixas e acusações crescentes de incompetência para lidar com os assuntos sensíveis que são da alçada da SMTT.

A inexperiência de Diego Baluz gera consequências altamente danosas para a operação do sistema. Diversas comunidades da capital reclamam que o insipiente secretário, em vez de atender as demandas populares nas áreas de trânsito e transporte, atrapalha o encaminhamento das soluções. A rejeição é tamanha que muitos já cobram a exoneração do atual titular da SMTT, por considerá-lo um fardo difícil de carregar, nomeado para o cargo pelo prefeito Eduardo Braide sem qualquer motivação lógica.

Se depender de Diego Baluz, a ameaça de colapso do sistema de transporte de São Luís continuará real. Sua presença apagada como gestor só agrava o cenário caótico que ainda impera no serviço. Se antes a instabilidade era um reflexo da falta de investimentos e de medidas adequadas para reverter o quadro, agora há um empecilho a mais, o desconhecimento do atual secretário sobre o que fazer para afastar a crise.

Se na última greve de rodoviários, Diego Baluz não passou de peça figurativa em uma negociação cujo desfecho teve o próprio Braide como protagonista, a tendência é que ele seja ainda mais ofuscado pela desconfiança quanto às suas habilidades para exercer cargo tão relevante.

Totalmente perdido, Diego Baluz é refém da sua própria incapacidade, que mina sua autonomia, seu poder de decisão e sua tranquilidade para administrar as questões que surgem à sua mesa. Entre os críticos do secretário, dentro e fora da administração municipal, há quem acredite que, para ele, o mais sensato seria acatar a célebre recomendação popularizada pelo filme Tropa de Elite: “pede pra sair!”.

Amanda Gentil incentiva jovens a tirar título eleitoral para exercer direito ao voto em 2022

Amanda Gentil com a jovem Erika, que tirou o título de eleitor antes dos 18 anos e exercerá o direito ao voto em outubro

A engenheira civil e pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil utilizou as redes sociais para dar uma dica que pode ajudar os jovens de 16 e 17 anos a conquistar um futuro melhor. Disposta a incentivar a maior participação da juventude na escolha dos seus representantes políticos, ela sugere aos mais novos que providenciem a emissão do título eleitoral, documento cujo acesso é facilitado atualmente.

Demonstrando total sintonia com as aspirações dos jovens, Amanda, que com apenas 22 anos encarou com garra e competência os desafios do cargo de secretária municipal de Governo de Caxias, entende perfeitamente as necessidades dessa parcela expressiva da população.

Ela lembrou que os cidadãos maiores de 15 anos e menores de 18 que ainda não têm o documento podem obtê-lo até o dia 4 de maio junto à Justiça Eleitoral, para exercer o direito ao voto já nas eleições de outubro deste ano.

Disposta a contribuir para a reversão das estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indicam que 2022 é o ano que registra a menor taxa de jovens de 16 e 17 anos aptos a votar, Amanda Gentil preparou um vídeo com todas as informações sobre a emissão do título para essa faixa etária.

Assista:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima