Prefeito Fábio Gentil investe em novos equipamentos para melhorar atendimento do SAMU de Caxias

Fábio Gentil entrega materiais para melhorar as condições de trabalho dos socorristas no atendimento dos casos de urgência

O prefeito Fábio Gentil entregou, nessa segunda-feira (6), novos equipamentos aos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caxias. Os socorristas receberam itens essenciais ao trabalho diário de salvar vidas. Com esse e outros investimentos, o município passa a ter uma das melhores estruturas de urgência de saúde do Maranhão.

Fábio Gentil e a deputada Daniella entregam equipamentos a profissionais do SAMU de Caxias

Na presença da deputada estadual Daniella, do presidente da Câmara Municipal, Teódulo Aragão, e de grande parte dos 120 profissionais do SAMU de Caxias, Fábio Gentil destacou a importância do serviço para o sistema de saúde. “O SAMU é a porta de entrada na saúde, pois presta o primeiro atendimento, estabiliza o paciente e leva até os serviços de média e alta complexidade”, ressaltou o prefeito, que está realizando uma ampla reforma na sede do órgão e em breve entregará novas ambulâncias para atender a população.

O prefeito Fábio Gentil destacou que Caxias viverá nova realidade com a parceria firmada com o Governo do Estado

Parceria

Fábio Gentil exaltou a parceria firmada com o Governo do Estado e afirmou que a cidade viverá uma nova realidade a partir do dia 23 deste mês, quando serão inauguradas várias benfeitorias na área de saúde, que melhorarão o atendimento não só para os caxienses, mas também para pacientes dos demais municípios da Região dos Cocais.

Assista:

Dr. Gutemberg acompanha Lahesio Bonfim em agenda na Região dos Lençóis

Por onde passou, a comitiva do pré-candidato Lahesio Bonfim foi recebida com muita festa

O vereador Dr. Gutemberg, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, acompanhou o pré-candidato ao Governo do Estado, Lahesio Bonfim (PSC), em diversas reuniões, no último fim de semana. Ocupando o quinto mandato consecutivo, o parlamentar levou a sua experiência em dialogar com a comunidade para os encontros que foram realizados em: Barrerinhas, Paulino Neves, Tutóia, Água Doce, Araioses e Santo Amaro.

Por onde passou, a comitiva do pré-candidato Lahesio Bonfim foi recebida com muita festa.

O pré-candidato a deputado estadual, Junior Vieira, também acompanhou as visitas.

Para o vereador Dr. Gutemberg, Lahesio Bonfim é um nome leve que arrasta multidões de forma espontânea.

“Lahesio tem carisma e sinceridade em suas palavras. As pessoas param para ouvir a sua mensagem por um Maranhão melhor. Compartilho desse sentimento que o Lahesio tem em escutar de perto a população. E não é só escutar. É identificar os problemas e propor soluções. Fizemos um grande movimento. Agradeço a receptividade de todos. O Maranhão tem jeito sim. Agora é Lahesio Bonfim!”, destaca Dr. Gutemberg.

Vale lembrar que a participação do vereador Dr. Gutemberg soma forças ao projeto que o pré-candidato Lahesio tem para melhorar o Maranhão.

Lahesio Bonfim tem avançado cada vez mais com uma agenda cheia de diálogos com a população maranhense, ganhando apoio e se fortalecendo em todo o estado.

Requerimento do deputado Wellington é aprovado e secretário de Segurança deve comparecer à Assembleia Legislativa

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (07), o requerimento nº 129/2022, de autoria do deputado estadual Wellington do Curso. De acordo com o texto da proposição, fica coronel Sílvio Leite, secretário de Segurança Pública do Maranhão, convidado a comparecer na sede do Parlamento Estadual para tratar sobre o déficit do efetivo dos policiais militares e, ainda, outras ações para garantir o combate à criminalidade no Maranhão.

Ao se pronunciar, o deputado Wellington disse ser um momento importante para buscar ações que combatam a criminalidade no Maranhão e voltou a defender a nomeação de policiais como algo urgente.

“Hoje, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o nosso requerimento nº 129/2022 que pede o comparecimento do secretário de Segurança Pública do Maranhão, coronel Sílvio Leite. O objetivo é tratar do déficit de efetivo na Polícia Militar. Como deputado estadual, defendo a nomeação de mais policiais civis e militares. Afinal, a criminalidade se combate com ações efetivas. Acredito que será um momento propício ao bom debate e espero que o Governo do Estado se faça representar. Problemas a gente não esconde; a gente resolve”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Cinquentões passam sufoco para tomar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em São Luís

Dezenas de pessoas com 50 anos ou mais esperaram em vão pela vacina contra o novo coronavírus

Pessoas com 50 anos de idade ou mais estão enfrentando uma verdadeira via crucis, em São Luís, para conseguir tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, anunciada pelo prefeito Eduardo Braide como disponível para todo esse público. Até mesmo homens e mulheres nessa faixa etária, com comorbidades, estão amargando dificuldade para obter o reforço da imunização.

O bacharel em Direito Stênio Aragão, de 58 anos, e com histórico de hipertensão e distúrbio cardíaco, chegou nesta terça-feira (7) às 7h30 em um posto no conjunto Vinhais, mas foi surpreendido com a informação de que todas as senhas para vacinação contra o novo coronavírus já haviam sido distribuídas, o que o deixou indignado.

Escassez de vacinas deixou pessoas revoltadas e posto tumultuado

Na esperança de conseguir se imunizar até o fim do dia, pois terá que viajar a trabalho, esta semana, ao interior do vizinho estado do Pará, Stênio retornou no início da tarde, mas, por volta das 15h30, a informação era de que não havia doses disponíveis. Amontoadas nos corredores do posto, dezenas de outras pessoas passavam pelo mesmo suplício.

Favorecimento?

O bacharel em Direito disse ter ficado intrigado com a presença de várias mulheres aparentando bom poder aquisitivo, todas portando senhas, aguardando apenas serem chamadas para se imunizar. Ao observar por mais tempo a situação, Stênio começou a suspeitar de que estava diante de um caso de favorecimento, o que aumentou sua revolta.

Corretor do posto de saúde lotado de pessoas à espera de vacinação contra a Covid-19

Diante das circunstâncias desfavoráveis, ele decidiu procurar outro local para tentar tomar a vacina. Ao entrar em contato com pessoas próximas, soube que apenas postos da zona rural teriam doses para aplicação.

A Prefeitura de São Luís precisa vir a público imediatamente esclarecer a suposta escassez de doses de vacina contra a Covid-19 para as pessoas com 50 anos ou mais. Importante alertar que a falta de imunizantes para esse público em um período marcado por aglomerações é algo extremamente preocupante.

Mesmo com ferry maquiado pelo governo, motoristas protestam na Ponta da Espera contra falta de vagas em viagens

Longa fila de veículos se formou durante o protesto contra a fala de ferry-boats

Dezenas de motoristas voltaram a protestar, na manhã desta terça-feira (7), contra a falta de vagas em viagens na travessia marítima entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara. Mesmo com o início da operação do ferry-boat José Humberto, desde a semana passada, o que, segundo o Governo do Estado, acabaria com as longas filas de espera para embarque, ao que parece, o serviço de transporte aquaviário continua sem condições de atender toda a demanda e é prestado de forma temerária.

A manifestação começou por volta das 7h, na Ponta da Espera. Caminhões foram atravessados no acesso às plataformas de embarque, que ficou bloqueado por cerca de três horas. Enquanto transcorria o protesto, uma longa fila de veículos se formava, com motoristas e demais ocupantes revoltados com o caos na prestação do serviço. Por sua vez, a administração do terminal permanecia impotente, aparentemente sem saber o que fazer.

Intervenção desastrosa

A intervenção desastrosa decretada há dois anos pelo governo estadual na Servi-Porto, maior empresa do setor no Maranhão, que há 35 anos opera a travessia entre a Ilha de São Luís e o continente, é apontada como principal motivo do colapso do transporte aquaviário. E, a cada dia, a população se convence que, de fato, a interferência, determinada no início de 2020 pelo então governador Flávio Dino, hoje pré-candidato ao Senado, está no cerne da crise.

Caminhão foi atravessado na pista de acesso às plataformas de embarque do Terminal da Ponta da Espera

Em meio à insatisfação generalizada dos usuários do transporte aquaviário em mais um dia caótico, a gestão do serviço, hoje concentrada na Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), anunciou que um novo ferry-boat seria incluído na rota a partir das 15h30, para suprir a demanda não atendida.

A expectativa se volta, agora, para a solução prometida pelo governo, que, ao que tudo indica, será adotada de forma atabalhoada, na base do improviso, com riscos imprevisíveis a passageiros e tripulantes.

Marcial Lima propõe descentralização das festas juninas em São Luís

O vereador destacou que os moradores da zona rural da cidade têm dificuldade de se deslocarem aos arraiais do centro da cidade

Para Marcial, outros bairros da capital devem ser contemplados com programações juninas (Foto: Leonardo Mendonça)

O vereador Marcial Lima (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta quarta-feira (1º), para tratar sobre a descentralização do São João na capital. Segundo ele, outras áreas devem ser incluídas, com a mesma estrutura dos arraiais oficiais.

Marcial Lima destacou a importância dos festejos juninos em todo o estado, pontuando ser totalmente a favor das comemorações por seu simbolismo, referência à cultura e meio de reforço à economia local.

“O São João não é apenas uma festa. Ele movimenta uma cadeia na economia do nosso Estado e da nossa capital. São vários segmentos envolvidos. Temos que pesar no cidadão que vende o espetinho, no dono de hotel, na costureira, bordadeira, segmento do transporte e outros. Esta é a maior festa popular do Brasil. Não tenho dúvidas”, enfatizou o parlamentar.

Ele ressaltou a magnitude da festa em São Luís e a necessidade de expandir mais a programação. O parlamentar disse que levará a sugestão ao secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, para que seja avaliada.

“Nossa cidade é muito grande. É preciso descentralizar o São João. Bairros como Estiva e Maracanã devem ter arraiais. Nem todo mundo que mora na zona rural tem condição de frequentar os arraiais da área central da cidade. É preciso fazer arraiais com estrutura boas e atrações na zona rural também”, frisou.

Hospital da Criança

Marcial Lima também falou sobre o Hospital da Criança, localizado no bairro Alemanha. Segundo o parlamentar, a estrutura e atendimento da unidade de saúde devem ser discutidos por todos e melhorados. “A situação é triste e lamentável. Precisamos debater este assunto. O hospital foi tema de reportagem nacional e é preciso que se discuta o tema”, enfatizou.

Deputado Wellington do Curso e Lahesio Bonfim percorrem os Lençóis Maranhenses com a Caravana da Esperança

Wellington do Curso e Lahesio Bonfim são cumprimentados por populares durante passagem da Caravana da Esperança pelos Lençóis Maranhenses

Por meio da intitulada “Caravana da Esperança”, o deputado estadual Wellington do Curso esteve, desde a última sexta-feira (3), acompanhando o pré-candidato ao Governo do Estado, Dr. Lahesio Bonfim, em diversos municípios do Maranhão. Dessa vez, as reuniões ocorreram com a população da região dos Lençóis Maranhenses, abrangendo Paulino Neves, Tutóia, Água Doce, Araioses, Barreirinhas e Santo Amaro.

Por onde passam, o deputado Wellington e o pré-candidato Lahésio Bonfim ouvem as pessoas, anotam as sugestões e apontam caminhos para solucionar os problemas que o Maranhão enfrenta.

O deputado Wellington e o pré-candidato a governador Lahesio Bonfim foram bem recepcionados por lideranças da região

“Foi lindo de ver a espontaneidade das pessoas e as demonstrações públicas de apoio e carinho. É a renovação da esperança de um Maranhão melhor para vivermos. Todas essas sugestões são anotadas para que possamos colocar em prática. O Maranhão tem jeito sim e é Lahesio Bonfim. Como deputado estadual,agradeço a todos pelo reconhecimento do trabalho que desenvolvo na Assembleia Legislativa. É difícil ser contra um Governo tão perseguidor, mas com a força das pessoas seguirei firme até o final. Vamos juntos libertar nosso Maranhão”, disse o deputado Wellington.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima