O Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) divulgou nota na noite desta sexta-feira (10) confirmando que uma pessoa com suspeita de ter contraído Monkeypox, doença popularmente conhecida como varíola dos macacos, deu entrada na unidade de saúde.
Segundo o HUUFMA, o quadro clínico evolui sem gravidade e o paciente foi acomodado em leito de isolamento, seguindo todos os protocolos sanitários.
No evento, o vereador Dr. Gutemberg e o pré-candidato Lahesio Bonfim foram recepcionados pelo empresário Felipe Mussalem, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, e pelo presidente da Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Odilon Duarte
O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, e o pré-candidato ao Governo do Estado, Dr. Lahesio Bonfim (PSC), prestigiaram nesta quinta-feira (09), a abertura da 101ª Assembleia Geral da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), no Hotel Luzeiros, em São Luís. A capital maranhense é sede do evento nacional que reúne jovens empreendedores de diversos estados e setores da economia.
No evento, o vereador Dr. Gutemberg e o pré-candidato Lahesio Bonfim foram recepcionados pela presidente da Conaje, Maria Brasil, o empresário Felipe Mussalém, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e social e pelo presidente da Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Odilon Duarte.
O evento é coordenado pela Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), e reuniu mais de 100 jovens empresários de todo o país. O objetivo do encontro é deliberar a respeito das ações, projetos e eventos futuros da Confederação, bem como dialogar sobre investimentos, inovações e apoio aos jovens empreendedores.
Lei do primeiro emprego
Autor da Lei Municipal do primeiro emprego para os jovens e parlamentar atuante em São Luís na defesa dos jovens empresários, Dr. Gutemberg parabenizou a iniciativa.
“É gratificante ver a força dos jovens empresários que contribuem para girar a roda da nossa economia. Defendo que eles precisam de mais apoio nessa missão, como a qualificação e políticas púbicas que facilitem a vida do jovem empreendedor. Esse encontro é uma grande oportunidade para debater esses temas e gerar negócios para o nosso Maranhão. Parabenizo a jovem empreendedora Maria Brasil, toda a direção da AJE, amigos Fábio Henrique, Odilon Duarte e os demais jovens empreendedores envolvidos nesse evento”, disse Dr. Gutemberg.
O pré-candidato Lahesio Bonfim externou também a satisfação em participar desse momento e falou em oportunidades para os jovens empreendedores.
“Fiquei feliz em conhecer a juventude maranhense que empreende no Maranhão, além de outros jovens do nosso país. Senti o quanto que eles querem fazer do Maranhão um grande Estado. Temos pautas importantes para os jovens empreendedores. Eles precisam de oportunidades para ajudar a atrair mais investimentos. E eles têm todo o apoio do Lahesio Bonfim”, disse o pré-candidato ao Governo, Lahesio Bonfim.
Em Caxias, Amanda Gentil participou de um encontro com lideranças promovido vereador Mário Assunção, com a presença do prefeito Fábio Gentil e da deputada estadual Daniella
A pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil cumpriu uma vasta agenda de pré-campanha eleitoral nos municípios de Caxias, Codó e Coelho Neto, nessa quinta-feira (9). Ao fim da jornada, ela se disse maravilhada com a receptividade da população e da classe política nas cidades por onde passou, o que representou mais um momento marcante do seu ingresso na vida pública.
Em Caxias, Amanda participou de um ato político promovido pelo vereador e amigo Mário Assunção, com participação do prefeito Fábio Gentil, da deputada estadual Daniella, de dezenas de lideranças e centenas de cidadãos interessados em conhecê-la de perto e ouvir suas propostas. Todos os presentes manifestaram simpatia à ideia de ter uma jovem mulher, legítima representante do povo caxiense, no Congresso Nacional. A pré-candidata retribuiu a aprovação popular ao seu nome reafirmando o compromisso de lutar por mais qualidade de vida e direitos para o povo.
No ato político em Codó, Amanda Gentil foi apresentada como legítima representante da Região dos Cocais
Na visita a Codó, Amanda também foi muito bem acolhida pela população. Atendendo a convite do amigo e pré -candidato a deputado estadual Francisco Nagib, ela falou do seu projeto político e da sua intenção de bem representar os maranhenses na Câmara Federal. Carismática e atenciosa, Amanda foi ao encontro do povo trocar abraços e algumas palavras, recebendo diversas manifestações de apoio.
Já em Coelho Neto, Amanda Gentil participou de um encontro organizado pelo amigo Antônio Pires, também com a presença de Francisco Nagib e diversas lideranças da região. O entusiasmo popular com a pré -candidatura da jovem engenheira civil se repetiu, renovando seu ânimo para prosseguir sua caminhada rumo às urnas.
A presença de Amanda Gentil em Coelho Neto foi marcada por diversas manifestações de carinho e confiança de pessoas de todas as idades
À noite, já em casa, o semblante de Amanda era um misto de cansaço e satisfação por ter sido recompensada com tantos gestos de carinho e confiança em seu nome como esperança de renovação e de atuação política comprometida com os interesses do povo.
Caso suspeito de Monkeypox em São Luís está sob investigação laboratorial na capital maranhense, revela Semus
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirma um caso suspeito de Monkeypox (Varíola do Macaco) em São Luís. O paciente é um homem de 30 anos. Ele deu entrada na Unidade Mista do Bacanga no dia 8 de junho onde recebeu atendimento. O estado de saúde do paciente é estável.
A Vigilância Epidemiológica Municipal já notificou o Ministério da Saúde, foram colhidas amostras do paciente e encaminhadas para análise. A Semus informa que o paciente foi transferido para o Hospital Universitário (HUUFMA), onde seguirá internado, em isolamento, aguardando o resultado dos exames.
Deputado Othelino Neto comunicou escusa temporária ao Governo do Estado por justa causa legítima
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), comunicou oficialmente, nesta sexta-feira (10), ao governador interino do Estado, desembargador Paulo Velten, e aos membros da Mesa Diretora da Casa a sua “escusa temporária” ao chamado para o exercício da função de chefe do Poder Executivo do Estado do Maranhão por “justa causa legítima” consistente no impedimento legal, decorrente da sanção de inelegibilidade prevista no § 6º do art. 14 da Constituição Federal.
O parlamentar informou, ainda, o seu retorno ao território maranhense nesta sexta-feira (10).
O comunicado de “escusa temporária” do deputado Othelino foi oficializado a partir da informação de prorrogação do afastamento do governador Carlos Brandão, no período de 11 a 20 de junho de 2022, conforme Ofício nº 041/2022, protocolado na quinta-feira (9) e publicado no Diário da Assembleia.
A decisão do deputado Othelino Neto firma-se, também, por analogia e simetria, na jurisprudência da Corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 30 de abril de 2002, a qual determina que “permanecendo no País qualquer das autoridades referidas, sendo chamada a substituir, eventualmente, o presidente da República, a sua escusa não gera inelegibilidade”.
Othelino Neto fundamenta também sua decisão em não assumir o Governo do Estado considerando que “a sanção de inelegibilidade (art. 14 da Constituição Federal) decorrente do exercício provisório de chefe do Executivo estadual, neste período de seis meses antes do pleito, representa evidente impedimento jurídico à sua pretensão de reeleição ao cargo de deputado estadual. Nesta circunstância, tal fato constitui-se em um axioma jurídico de justa causa legítima motivadora de sua escusa ao chamado”.
Argumenta, ainda, que o chamamento do presidente do Tribunal de Justiça, na qualidade de autoridade subsequente prevista na Constituição Estadual, mantém a estabilidade administrativa e preserva a linha sucessória constitucional do Estado do Maranhão.
Prefeito Dr. Julinho mantém calendário de antecipação do 13º salário a servidores de São José de Ribamar, como no primeiro ano de sua gestão
A gestão da Prefeitura de São José de Ribamar tem feito a diferença aos ribamarenses e movimenta a economia em mais uma ação, com a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário, que estará nas contas dos funcionários nesta, sexta-feira (10), como foi feito, também, no primeiro ano da gestão.
Assim como é feito com o salário mensal dos servidores, desde o primeiro mês que assumiu a administração, a prefeitura também garante aos aposentados, pensionistas, comissionados e efetivos, o direito e a dignidade em reconhecer a valorização de cada profissional que faz parte desse momento histórico de transformação em São José de Ribamar.
Populares manifestaram extrema satisfação durante a inauguração das obras de infraestrutura
Um sonho realizado! Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores da Rua 4 do Residencial Abdalla II e da Rua do Ferreiro, no Conjunto Roseana Sarney agora podem sair de casa e andar por vias recuperadas e pavimentadas com revestimento em bloquetes. Os serviços foram executados com recursos próprios da Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo-SEMIU. A Rua 4, possui 147 metros de extensão e a Rua do Ferreiro, possui um total de 130 metros, conforme o cronograma da Prefeitura.
Paula Azevedo comemora com a população a pavimentação das vias públicas
As obras foram prometidas no início da gestão da Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), em 2019, quando ela caminhou com os moradores e garantiu revitalizar ruas e levar melhorias para as comunidades. Na época, a prefeita conversou com a população, que em sua maioria, se dizia desesperançosa, no entanto, as promessas gradativamente se tornaram realidade e Paula ganhou a confiança popular, desde então, foram várias melhorias, o corredor de transportes do Abdalla II foi completamente restaurado, beneficiando as duas comunidades com mais transporte e qualidade de vida, além de serviços de regularização fundiária e um vasto cronograma de ações que vem sendo cumprido nas duas localidades e em todo o município.
Uma das ruas que teve o piso revestido com bloquetes, favorecendo a mobilidade
Paula vem desconstruindo falácias dos seus opositores, com uma linguagem popular, porém bastante eficaz, ela discursou, comparando a antiga realidade das vias recuperadas com a atual. “Quando caminhamos na Rua 4 do Conjunto Abdalla II e na Rua do Ferreiro, no Residencial Roseana Sarney, nós víamos ruas intrafegáveis, era realmente muito difícil. Desde então, percebemos que seriam necessárias várias intervenções e assim fizemos, estamos cumprindo todo o cronograma e ampliaremos nossos projetos e melhorias, pois a população das comunidades merecem”, assinalou.
Paula Azevedo honrou a palavra ao pavimentar as vias, fato reconhecido e aplaudido pela população
O secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto, falou sobre o cronograma de obras. “Nessa quinta-feira (9), estamos entregando estas duas ruas mas o trabalho não para, também seguimos trabalhando na Comunidade Roseana Sarney, na Rua Mestre de Obras, que possui 375 metros de extensão e na Rua do Servente, que possui 130 metros, em seguida iniciarmos as obras da Rua do Carpinteiro, que possui 312 metros, todas serão pavimentadas em bloquetes com recursos próprios do município. Nossa prefeita Paula Azevedo também deu a ordem de serviço para recuperação da Avenida 4 e da Rua 2 do Conjunto Abdalla II, que juntas possuem aproximadamente 300 metros de extensão, esse é um compromisso que nós assumimos e cumpriremos como o prometido”, disse ele.
A prefeita Paula Azevedo com representantes da comunidade, que manifestaram gratidão pela execução das obras
Marisa Ferreira é moradora do Abdalla II há mais de 20 anos e explicou que ficou emocionada ao ver a Rua 4 pavimentada. “Agora, eu fico orgulhosa com a minha rua, por muitos anos nenhum transporte parava na porta da minha casa, isso era uma realidade triste, mas hoje o que eu vejo são crianças brincando, pessoas circulando livremente, sem medo dos dias de chuva, isso é simplesmente emocionante”, disse.
O mote da campanha alusiva à data já diz tudo: “Se é especial, é na Villa do Vinho”
Dia dos Namorados especial é na Villa do Vinho Bistrô, com reservas para almoço e jantar e menu especial para a data
O charmoso restaurante e wine store comandado por Werther Bandeira, na Avenida Mário Andreazza na Cohama, é sem dúvida o palco dos mais charmosos eventos, casamentos e point de celebrações da cidade. E portanto, é a escolha ideal para celebrar a data mais romântica do ano.
Como o Dia dos Namorados (12) será no próximo domingo, a casa oferece três opções: almoço e dois turnos para o jantar, todos com música ao vivo com repertório romântico, como cortesia aos namorados, sem cobrança de couvert artístico.
Para a data será oferecido um único Menu Especial, que inclui 3 opções de entrada, prato principal e sobremesa; com bebidas à parte; e somente para reservas confirmadas. O almoço será das 12H às 16h, com pocket show da cantora Patrícia Ribeiro à partir das 13H. Já o jantar terá dois horários. Das 18H às 21H com o maravilhoso sax de Henrique Cardozo. E das 21H15 às 00H15 com pocket show da cantora Sara Meireles.
“Sabemos que essa data é importante para criar memórias felizes entre os casais apaixonados, e estamos preparando tudo com o maior carinho para receber nossos clientes. Estamos com vagas limitadas e somente sob reserva, para garantir o máximo de conforto a todos, sem filas e demoras nos pedidos. Queremos primar pelo atendimento impecável e pelo sabor, e assim criar um momento para celebrar o amor em todos os detalhes” explicou Werther Bandeira.
Para quem quiser garantir uma das 3 opções de celebrações do Dia dos Namorados Especial by Villa do Vinho, pode fazer sua reserva pelo fone (98) 981253311.
O acervo da Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès tem mais de 500 títulos, para estimular o hábito da leitura
O Projeto “Cidadania e Leitura” promoverá manhã de atividades lúdicas neste sábado (11), das 9h às 12h, na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (sede da ACIB – rua da Igreja, s/n, Vila Ariri). A ação visa garantir o acesso ao livro e à leitura de qualidade, assim como estimular o interesse da comunidade pela biblioteca, instrumento de conhecimento e construção da cidadania.
“Será mais um momento de convivência da comunidade com a biblioteca oportunizado pelo Cidadania e Leitura”, afirma a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.
Na programação deste sábado (11), haverá atividades como Contação de História, brincadeiras populares e apresentação do espetáculo “O Baú Encantado”, com o Grupo Pique Esconde Artes.
Destaque também para a leitura, com acesso ao cervo de mais de mil títulos da biblioteca comunitária e de mais de 500 obras do Carro Biblioteca da SAB, e exposição de obras literárias que estarão à disposição de leitores de todas as idades. Ao final, os participantes recebem lanche produzido por empreendedores da área.
A Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès foi naugurada no dia 14 de maio deste ano pelo “Cidadania e Leitura”, que é realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Instituto Cultural Vale e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB).
É o segundo espaço de leitura entregue pelo projeto na área Itaqui-Bacanga. O primeiro foi a Biblioteca Comunitária Maria Aragão, inaugurada em outubro último, na Vila Bacanga.
Serviço
O quê: programação do Projeto “Cidadania e Leitura”, na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès
Onde: sede da biblioteca (ACIB – rua da Igreja, s/n, Vila Ariri)
A audiência pública contou com a participação de representantes do poder público, de entidades e da sociedade civil em geral
A solução para a crise no transporte público de São Luís depende fundamentalmente de competência, boa vontade e da consciência de que a operação das linhas de ônibus é um serviço essencial. De sua parte, as empresas cumprem à risca as obrigações contratuais, mesmo com a alta dos combustíveis e outros custos inerentes à atividade, que comprometem gravemente a receita do sistema. Sacrificadas ao extremo, as concessionárias não vislumbram qualquer possibilidade de reequilíbrio que não esteja condicionada ao apoio efetivo do poder público municipal, algo inexistente, apesar dos sucessivos apelos já feitos, sobretudo em momentos de greve. O assunto, mais uma vez, entrou em pauta na Câmara Municipal, durante a audiência pública que marcou o encerramento das atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes.
Durante mais de três horas, o transporte público de São Luís foi tema de discussão, com ênfase na crise que desequilibra o serviço
Uma das questões abordadas na audiência pública foi a intransigência da prefeitura no que se refere ao suporte adequado ao serviço, postura que em nada condiz com a obrigação da administração pública de proporcionar bem estar à população. Em vez de cumprir seu papel, a administração municipal se recusa a conceder um auxílio financeiro â altura das necessidades do sistema e dos seus 700 mil usuários, ou seja, da grande maioria dos habitantes da capital. E, agindo assim, vai na contramão de outras gestões Brasil afora e do exterior, que há tempos compartilham a responsabilidade de oferecer um transporte público de qualidade à população.
O preço da omissão da prefeitura é a precarização do serviço e a insatisfação generalizada de quem depende dos ônibus para se locomover. Acusadas de não conservar a frota, as empresas, na verdade, nada mais são do que vítimas de uma conjuntura que inviabiliza o lucro, uma vez que a atividade é um negócio e, como tal, deve remunerar seus investidores de forma justa e sustentável. Diante de um cenário tão desfavorável, até mesmo os recursos para manutenção mecânica, substituição de peças e outros insumos são limitados.
A promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, comentou a atuação do Ministério Público para a melhoria da qualidade do transporte
Tanto descaso gerou um ambiente de caos, que resulta, em última instância, na fuga de passageiros para outros meios de transporte. A propósito, essa migração de usuários de ônibus para outras modalidades de locomoção compromete o direito de ir e vir, já que os cidadãos que recorrem a tal mudança se lançam em arriscadas aventuras para chegar aos seus destinos.
E de quem é a culpa por mais essa deturpação? Sem dúvida, é novamente da Prefeitura de São Luís, que além de negar apoio às empresas de ônibus, se mostra incapaz de coibir a atuação do transporte irregular. Seria o caso, então, de uma intervenção do Ministério Público ou mesmo da Justiça restabelecer a legalidade, com a respectiva condenação do Município por não fazer cumprir a lei?
O vereador Chico Carvalho, presidente da CPI dos Transportes, conduziu os trabalhos durante a audiência pública
São múltiplos os fatores que deixaram o sistema de transporte público da Grande Ilha à beira de um colapso. Praticamente todos foram abordados pela CPI dos Transportes, encerrada na tarde desta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de São Luís. A expectativa se volta, agora, para o relatório, que deve ser preciso ao apontar a culpa pela instabilidade do serviço.
Comentários