Prefeito Fábio Gentil é ovacionado na abertura dos Jogos Escolares de Caxias

.

O prefeito Fábio Gentil referencia estudante cadeirante, símbolo da inclusão promovida por sua gestão nas competições esportivas

Sem jogos escolares há mais de dois anos em Caxias, a prefeitura realizou nesta quarta-feira 22, a abertura dos JECS e uma multidão de estudantes e a população compareceram ao Ginásio João Castelo.

Em seu discurso, o prefeito Fábio Gentil foi muito aplaudido quando falou da inclusão no esporte e mencionou as inaugurações que estão em pauta para o final deste mês de junho, que contemplam hospitais, centro de atendimento a saúde, escolas dentre outros, enfatizou a parceria do governo do estado que destinou para Caxias agora mais de 40km de asfalto.

O prefeito discursa ao lado da deputada estadual Daniella, que também foi bastante aplaudida pelo público presente por sua atuação parlamentar em favor do município

A deputada estadual Daniella, ao iniciar seu discurso, teve que parar a fala por conta dos aplausos que ensurdeceram a todos no ginásio.

Fábio Gentil mostra que sua popularidade contínua em alta e que Daniella já caiu nas graças dos caxienses.

Fábio Gentil dá abraço emocionado em menino cadeirante na abertura dos Jogos Escolares de Caxias

Vereadores, secretários e lideranças políticas marcaram presença na abertura dos jogos escolares caxiense.

Assista:

Azul terá voo diário para os Lençóis Maranhenses a partir de 5 de setembro

A partir de 5 de setembro, a Azul terá um voo panorâmico ligando Jericoacoara, Parnaíba, Barreirinhas e São Luís, explorando toda a beleza da Rota das Emoções. Em dezembro, a Azul expande sua presença no Piauí e passa a operar em São Raimundo Nonato, região da Serra da Capivara

Lençóis Maranhenses: destino turístico paradisíaco terá acesso por via aérea em dois meses e meio

Rios, praias, dunas, igarapés, riquíssima biodiversidade, além de excelente gastronomia e intensa vida cultural. O trecho do litoral nordestino que vai do Ceará até o Maranhão, passando pelo Piauí, tem belezas e atrações capazes de agradar vários tipos de visitante. Foi nesse contexto que a Rota das Emoções surgiu, em 2005. O roteiro propõe um passeio pelos três estados, com paradas em cartões-postais como Jericoacoara, no litoral cearense, Delta do Parnaíba, no Piauí, e Lençóis Maranhenses.

Pois agora, fazer esta rota ficou ainda mais emocionante. A partir de 5 de setembro, a Azul terá um voo panorâmico diário partindo de Aracati, no Ceará, às 8h, com destino a Fortaleza. Da capital cearense, o voo decola para Jericoacoara, destino paradisíaco de águas claras e areia branca. A próxima parada é em Parnaíba, já no Piauí, uma das entradas para conhecer o exuberante Delta do Parnaíba. De lá, o voo segue para Barreirinhas, no Maranhão, a terceira base de operações da Azul no estado e a entrada para os belíssimos Lençóis Maranhenses. A última parada é em São Luís, onde o cliente pode se conectar a toda a malha doméstica da Azul. No sentido contrário, o voo de volta parte de São Luís às 15h20 e cumpre o mesmo trajeto, chegando em Aracati às 21h55. O voo inédito será a bordo da aeronave Cessna Grand Caravan, uma experiência única de explorar as belezas do litoral nordestino.

Lençóis Maranhenses

Milhares de dunas, lagoas de água cristalina e a grandiosidade do Oceano Atlântico. Esse é o cenário que forma os Lençóis Maranhenses. Localizado a 270 quilômetros de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui cores e encantos que só podem ser captados pelos nossos próprios olhos. São cerca de 10 mil lagoas, algumas temporárias e outras perenes, entre elas as famosas Lagoa Bonita, do Descanso e do Gavião.

O parque fica bem perto do Centro de Barreirinhas, cidade que é a principal porta de entrada para os lençóis. Uma boa maneira de conhecer alguns dos lagos é a bordo de jipes 4×4, passeios que são oferecidos pelas agências de turismo locais. Os veículos percorrem várias trilhas até as dunas e fazem paradas estratégicas para que os visitantes possam se refrescar nas águas mornas e cristalinas do lugar.  Outro modo de contemplar o espetáculo natural é navegando o rio a bordo de uma das lanchas, ou voadeiras, como os locais chamam esse tipo de embarcação. Durante o tour, é possível avistar os famosos guarás, pássaros que impressionam pela penugem de forte coloração vermelha.

O passeio nos leva também a lugares como Mandacaru, na foz do rio. O pequeno povoado abriga um dos cartões-postais do lugar, o Farol de Mandacaru, ou Farol de Preguiças, como alguns o conhecem. Inaugurado em 1940, tem 35 metros de altura e oferece uma visão panorâmica da região. Chegar ao topo exige uma certa disposição física, já que é preciso enfrentar os 160 degraus da escada, construída em formato caracol. 

Hoje, a Azul já oferece voos para Parnaíba e Jericoacoara, partindo de Viracopos, em Campinas, e de Confins, em Belo Horizonte. A partir de setembro, a companhia irá aumentar a presença em Parnaíba e Jericoacoara com quatro voos semanais para Campinas. Com isso, a cidade cearense passará a ter voos diários da Azul.

A outra grande novidade é que, em dezembro, a Azul incrementa sua malha no Nordeste e passa a operar no aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí. A nova base será a terceira da companhia no estado, que já conta com voos para Parnaíba e para a capital, Teresina. São Raimundo Nonato é a porta de entrada do Parque Nacional Serra da Capivara, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por ser considerado o berço da civilização sul-americana, já que a área tem a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos da América.

A nova rota, às quintas e domingos, vai conectar a São Raimundo Nonato a Petrolina e Recife, em Pernambuco, de onde o Cliente poderá se conectar a toda malha aérea da Azul. Confira abaixo as principais atrações de alguns destinos da Rota das Emoções e saiba mais sobre o novo destino São Raimundo Nonato, no Piauí.

Leia mais aqui.

Com foco no Nordeste, marcas da PepsiCo patrocinam festas de São João

TODDY® leva influenciadores(as) para Campina Grande; CHEETOS® lança álbum com músicas nas vozes de Mari Fernandez e Nathanzinho; e PEPSI® garante pedágio grátis para quem for curtir o forró no interior da Bahia

O Nordeste é uma praça altamente estratégica para a PepsiCo e, atualmente, a companhia conta com nove centros de distribuição e quatro plantas fabris na região

Depois de dois anos sem festas de São João, os(as) nordestinos(as) estão com o grito de “anarriê” e “alavantú” preso na garganta. Para ajudar a manter viva a tradição no Nordeste, TODDY®, CHEETOS® e PEPSI®, marcas da PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, são patrocinadoras oficiais de uma das maiores festas dessa época – o São João de Campina Grande (PB) – e estarão presentes ainda em outros estados.

Por meio das marcas TODDY®, CHEETOS® e PEPSI®, a companhia traz ainda uma série de ações que prometem aumentar a conexão com os(as) consumidores(as) da região. Para TODDY® e CHEETOS®, é a primeira vez na festa de mais de 30 dias com os(as) principais artistas da região como Elba Ramalho, Juliette, Xand Avião, Dorgival Dantas, Zé Vaqueiro, Nathanzinho, Mari Fernandez entre outros. Em Campina Grande estão previstos shows no Parque do Povo entre os dias 10 de junho e 10 de julho.

PEPSI® abre caminho para a festa

Tradição na Bahia, todos os caminhos levam ao São João de cidades do interior onde rola muita comida típica e shows dos grandes forrozeiros como Ademário Coelho e Targino Gondim. Para sair de Salvador (BA), em direção às cidades interioranas, o(a) baiano(a) passa pelo pedágio da BR-324 e nos dias 23 e 24 de junho, as filas são enormes, o que torna a viagem cansativa. Pensando em tornar a experiência melhor, PEPSI® vai abrir as cancelas para 10 mil baianos(as) que toparem provar PEPSI® Black.

No São João de Campina Grande, PEPSI® terá um estande com um ambiente para fotos instagramáveis e distribuição de copos como brindes no Parque do Forró. “Estamos sempre pensando em como podemos impactar positivamente a vida das pessoas. Essa é a proposta da campanha #TomaEsseSãoJoão com ousadia e efervescência que unem PEPSI® Black com essa festa nordestina. É um orgulho para nós estarmos juntos dos(as) consumidores(as) nordestinos(as) na volta do São João”, conta Diego Bastian, Gerente de Marketing de PEPSI®.

TODDY® mistura influencers

Para mostrar que TODDY® mistura bem com tudo, a marca convidou influenciadores(as) nordestinos(as) para se misturarem no São João de Campina Grande (PB), presencialmente e mostrar para todo o Brasil o que rola na festa.

A Vaca de TODDY®, influenciadora oficial da marca, vai ser a anfitriã do São João e vai se apresentar no palco da festa, no Parque do Povo.

“Estamos empolgados com essa participação no São João 2022 e esperamos estar ainda mais próximos dos nossos consumidores no Nordeste. Assim como os 57 milhões de nordestinos(as), estávamos ansiosos pelo retorno das festas juninas e nossa campanha Mistura com TODDY® se conecta com essa diversão, além da diversidade de sabores, ritmos e culturas que engloba os nove estados da região”, afirma Thaís Nascimento, Gerente de Marketing de TODDY®.

Para conferir tudo que vai rolar no São João da Mistura com TODDY®, os(as) fãs e consumidores(as) podem seguir nas redes @VacaRealOficial.

CHEETOS® lança álbum

O São João 2022 vai marcar ainda o lançamento do álbum “Na Pegada do Bichão” com músicas gravadas pelos(as) jovens artistas cearenses Mari Fernandez e Nattan. No feat de milhões, como anunciaram em suas redes sociais, o ritmo é o piseiro e as letras falam de amor com a linguagem que todo(a) nordestino(a) conhece.

“Estar presente no São João é uma forma de reforçar o posicionamento da marca no Nordeste e nos aproximarmos cada vez mais do público nordestino. CHEETOS® é uma marca leve e divertida e tem tudo a ver com esse clima de festa e descontração”, destaca Daniel Camillo, Diretor de Marketing de CHEETOS®.

No São João de 2021, a marca inovou ao lançar CHEETOS® Arraiá com sabores característicos de festas juninas – Cocada e Milho na Manteiga – em uma edição limitada. Para saber mais sobre as ações de CHEETOS® no São João 2022, os(as) consumidores(as) podem seguir a marca em todas as redes sociais.

PepsiCo no Nordeste

O Nordeste é uma praça altamente estratégica para a PepsiCo. Atualmente, a companhia conta com nove centros de distribuição e quatro plantas fabris, localizadas nas cidades de Feira de Santana (BA), Itaporanga D’Ajuda (SE), Recife e Petrolina (PE), para produção de achocolatados, biscoitos, snacks e água de coco, respectivamente. Além de uma fazenda própria de coco que atende à marca KERO COCO® – uma fazenda modelo da companhia utilizada também para pesquisas, demonstração de técnicas agrícolas e realização de treinamentos.

Ao todo, a PepsiCo emprega cerca de 2 mil colaboradores(as) diretos(as) e indiretos(as) no Nordeste. Por meio de suas atividades, contribui ainda com a geração de renda para 90 produtores(as) agrícolas e com o fomento da economia local.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br.

I Congresso de Locutores e Blogueiros do Maranhão acontece nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa

O I Congresso de Locutores (as), Blogueiros (as) e Carros de Som do Maranhão (CONLOMAR) acontecerá nesta sexta-feira (24), das 9h às 17h, no Auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa. O evento, o maior do ramo em todo o estado é uma realização da Associação dos Locutores (as) e Blogueiros (as) do Maranhão (Alocomar), com apoio do deputado estadual Dr. Yglésio.

Além de profissionais que utilizam a voz e a escrita como ferramentas de trabalho, no comércio lojista, em sites da internet e em carros de som, o congresso reunirá nomes consagrados da comunicação de massa local, que repassarão aos presentes um pouco da sua experiência profissional, com ênfase na busca permanente de aprimoramento, visando a uma atuação qualificada no mercado de trabalho.

Foram convidados a participar do evento o jornalista e professor universitário Werton Araújo (TV Mirante), o apresentador de televisão Wagner Silva, o renomado locutor Frank Matos, voz oficial dos desfiles de escolas de samba de São Luís; o jornalista e blogueiro Jhon Ribeiro, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Jorge Coutinho e vários outros comunicadores com vasta experiência na radiofônica, na TV e na publicidade no Maranhão.

Para acesso ao congresso será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19. Mais informações pelo número (98) 98341-7797.

Deputado Wellington encaminha indicação à Prefeitura de São Luís para retirar idade limite de 35 anos no concurso da Guarda Municipal

O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, a indicação de n° 3.868/2022, para retirar a idade limite de 35 anos do rol de requisitos para ingresso na Guarda Municipal de São Luís. A proposta busca alterar a Lei municipal n° 7.000/2022, que inovou ao impor a restrição de idade no dispositivo legal.

Como fundamento, o deputado Wellington citou precedentes jurídicos que atestam que essa exigência é incompatível com as atividades desenvolvidas por um guarda municipal.

“Em análise à Lei nº 7.000, de 13 de maio de 2022 verifica-se que o § 3º do artigo 5º prevê que são requisitos para inscrição no concurso de ingresso na carreira da Guarda Municipal a idade mínima de 18 anos e a máxima de 35 anos, para todos os cargos. Ocorre que tal previsão já foi questionada em outros estados, a exemplo de São Paulo, em que o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou uma lei municipal de Rio Claro, que estabelecia limite etário para ingresso na Guarda. Diante desse precedente, encaminhei indicação ao prefeito Eduardo Braide para que promova a alteração necessária na legislação e, assim, evite maiores transtornos e judicializações”, disse o deputado Wellington do Curso.

Entenda o caso

Atualmente, é requisito para ingresso na Guarda Municipal de São Luís ter a idade máxima de 35 anos. Em São Paulo, questão similar foi julgada. Ao propor a ADI, a Procuradoria-Geral de Justiça considerou indevida a discriminação da idade para preenchimento do cargo. A PGJ apontou ainda violação ao princípio da razoabilidade e ao enunciado da Súmula 683 do Supremo Tribunal Federal. Por unanimidade, a ação foi julgada procedente. No voto, o relator, desembargador Claudio Godoy, citou precedentes do TJ-SP no mesmo sentido, inclusive ao afastar o argumento do município de que o limite de idade era necessário por questões de aptidão física. Com base em tais argumentos, o deputado estadual Wellington do Curso encaminhou indicação à Prefeitura de São Luís.

Arraial da Leitura agita a Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès nesta quinta-feira (23)

A programação temática será toda voltada para o ciclo festivo deste mês de junho

O clima junino contagia o Projeto “Cidadania e Leitura” na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (Vila Ariri), que receberá o Arraial da Leitura, nesta quinta-feira (23), das 14h às 17h. Sempre abordando o calendário cultural do estado, a programação temática será toda voltada para o ciclo festivo deste mês de junho.

“A ideia é trabalhar esse período tão especial e rico da cultura maranhense que vivemos para ampliar o leque de conhecimento das crianças e suas vivências do cotidiano, a partir do livro e da leitura”, ressalta a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do Projeto “Cidadania e Leitura”.

A programação destaca o espetáculo infantil “O desejo de Catirina”, Contação de Histórias do Ciclo Junino, Leitura e manuseio de livros do acervo do próprio espaço e do Carro Biblioteca da SAB. Ao final, as crianças saboreiam lanche produzido por empreendedores da área.

No roteiro das atividades, manifestações populares, a exemplo do bumba meu boi e do tambor de crioula, e personagens como Pai Francisco e Mãe Catirina ganharão a cena no projeto, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com apoio da Lei Rouanet, patrocínio do Instituto Cultural Vale e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB).

“A Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe, sem dúvida, é um espaço que está contribuindo para incentivar a leitura entre crianças jovens e adultos da nossa comunidade”, afirma a diretora da Microrregião da ACIB na Vila Ariri, Ruthe Araújo França.

“O Projeto Cidadania e Leitura veio somar ao trabalho de educação que a ACIB vem desenvolvendo. A instalação das Bibliotecas é uma ação importante e necessária para a qualidade do ensino das escolas da àrea Itaqui-Bacanga, que já está surtindo efeitos positivos”, destaca River Souza, presidente da ACIB.

Instalada na sede da ACIB (rua da Igreja, s/n, Vila Ariri), a Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès foi inaugurada no dia 14 de maio, sendo a segunda entregue pelo projeto “Cidadania e Leitura” na área Itaqui-Bacanga – a primeira foi a Biblioteca Comunitária Maria Aragão, aberta em outubro último, na Vila Bacanga.

Serviço

O quê: Arraial da Leitura, na Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès

Onde: Sede da Biblioteca Comunitária Luiz Phelipe Andrès (ACIB – rua da Igreja, s/n, Vila Ariri)

Quando: Nesta quinta-feira (23), das 14h às 17h

Classe empresarial de São Luís repudia arrogância de chefe jurídico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, filho de secretário adjunto da SEMGOV

Caio Murad é acusado de exercer com arrogância e negligência o cargo de assessor jurídico da SEMMAM

A classe empresarial de São Luís tem reagido com repúdio à postura do chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), Caio Murad, filho de Emílio Murad, adjunto da Secretaria Municipal de Governo da gestão do prefeito Eduardo Braide.

Segundo alguns empresários, Caio se comporta como se ele próprio fosse o secretário da pasta, comparece quando quer ao trabalho, não analisa processos e persegue funcionários da SEMMAM.

O maior motivo de revolta da classe empresarial é a demora na emissão de licenças ambientais, cujos processos têm que ser analisado por Caio Murad, que não demonstra nenhuma boa vontade de dar celeridade aos procedimentos.

Insatisfeitos, os empresários alertam a secretária Karla Lima sobre os estragos provocados pelo assessor jurídico ao desempenho e à imagem da pasta perante o público e o próprio prefeito Eduardo Braide.

TCU constata que o Maranhão é o estado com mais professores sem nível superior e o 3° em pagamento de salários a servidores da educação já falecidos

Mais dois tristes dados sobre a educação pública no Maranhão vieram à tona de fontes oficiais após sete anos e três meses de má gestão e falácias do ex-governador Flávio Dino (PSB), atual pré-candidato a senador. O Tribunal de Contas da União (TCU) a coordenou auditoria que identificou inadequação da formação dos professores para as disciplinas de Português e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e constatou que o Maranhão é estado o estado que apresenta maior número de indício de falhas nesse quesito.

De acordo com a auditoria do TCU, nada menos do que 3.889 professores não têm diploma de nível superior na rede pública de ensino do Maranhão, situações apontadas como potencialmente irregulares. Em todo o Brasil, foram 18.869 casos, nos 26 estados e seus respectivos municípios, além do Distrito Federal, que apresentou apenas oito casos de possíveis inadequações.

A auditoria teve como relator o ministro Augusto Nardes, que fez o acompanhamento dos dados para verificar os primeiros resultados alcançados com o Sistema Informatizado de Auditoria em Programas de Educação (Projeto Sinapse). “Há uma deficiência persistente em nosso sistema de ensino, qual seja, a existência de professores sem terem concluído o curso superior”, observou o ministro-relator do TCU.

Salários pagos a falecidos

Outro aspecto fiscalizado pelo Sinapse é o de possíveis servidores falecidos recebendo remuneração com recursos do Fundeb após a data da morte. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio.

A respeito dessa situação, foram encontradas 3.315 situações com indícios da irregularidade de falecido recebendo pagamentos Brasil afora. O destaque positivo novamente é o DF (apenas 15 casos), junto com Roraima (29 possibilidades) e Santa Catarina (26 indícios). Por outro lado, os estados com mais casos de servidores mortos recebendo remuneração são o de São Paulo, com 670 situações, Bahia (357) e Maranhão, com 262 indícios.

Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria e identificou irregularidades graves no ensino público do Maranhão

A auditoria dos tribunais de contas por meio do Sinapse também verificou haver indícios de irregularidades em relação à titularidade indevida da Conta Única e Específica vinculada ao Fundeb. Além de créditos estranhos ao Fundeb realizados nessa Conta Única e Específica vinculada ao Fundo.

O Fundeb é o principal instrumento de financiamento da Educação básica, com recursos da ordem de R$ 220 bilhões de reais em 2021 (foram R$ 170 bilhões em 2020), que impactam o futuro de mais de 45 milhões de alunos.

Saiba mais

O Projeto Sinapse é de iniciativa do Tribunal de Contas da União, por meio da sua Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação). Uma das suas premissas é desenvolver e executar o projeto em conjunto com todos os tribunais de contas brasileiros. “Há um potencial de abrangência nacional, queremos atingir todos os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.569 municípios”, vislumbrou o ministro-relator Augusto Nardes.

“Já estão integrados ao Sinapse os tribunais de contas dos estados de Pernambuco (TCE-PE), Mato Grosso (TCE-MT) e Rondônia (TCE-RO). Para este ano de 2022, há previsão de ingresso no Sinapse dos tribunais de contas dos estados do Amazonas (TCE-AM), Pará (TCE-PA), Bahia (TCE-BA), Piauí (TCE-PI), Minas Gerais (TCE-MG) e Mato Grosso do Sul (TCE-MS)”, listou Nardes.

O Sinapse é uma aplicação web para realizar fiscalizações remotas e contínuas em programas de educação executados pela União, estados, Distrito Federal ou municípios. O objetivo é identificar indícios de irregularidades por meio do cruzamento e análise de dados, com a definição de tipologias e aplicação das respectivas trilhas de auditoria.

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1341/2022 – Plenário

Flávia Alves cumpre extensa agenda no interior do estado e recebe apoio de lideranças políticas

Flávia se reuniu com lideranças de Barreirinhas, entre elas o ex-prefeito Miltinho Dias, a secretária da Saúde, Karina Keise, e o pré-candidato a deputado estadual Marcos Caldas

A advogada Flávia Alves, pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB, participou de extensa agenda neste final de semana, que incluiu visitas a vários municípios maranhenses, onde ouviu demandas da população, recebeu apoio de lideranças e discutiu propostas para as eleições de 2022.

Na sexta-feira (17), Flávia se reuniu com lideranças de Barreirinhas, entre elas o ex-prefeito Miltinho Dias, a secretária da Saúde, Karina Keise, e o pré-candidato a deputado estadual Marcos Caldas. Na oportunidade, ela compartilhou suas ideias de políticas públicas para o município e defendeu a importância da representação feminina na Câmara Federal.

No sábado (18), a pré-candidata visitou o povoado de Laranjeiras, em Arari, junto com o deputado estadual Rafael Leitoa, participando da celebração de aniversário do senhor Farias, importante liderança da região. Flávia conversou com moradores e ressaltou que Arari precisa que as estradas vicinais estejam em boas condições para atender melhor às necessidades da comunidade.

Flávia Alves foi muito bem acolhida pelo povo em visitas a municípios do interior do Maranhão

Ainda no sábado, em São José de Ribamar, Flávia Alves participou do ‘Encontro dos Amigos do Jota’, promovido pelo deputado estadual Jota Pinto e a vereadora de São Luís, Concita Pinto. O ato contou com a presença de representantes de 68 municípios do Maranhão. Na ocasião, o pré-candidato a deputado estadual, Jota Pinto, e Concita Pinto declararam apoio às pré-candidaturas de Flávia Alves a deputada federal, de Flávio Dino ao Senado e à reeleição de Carlos Brandão ao governo.

Durante o encontro, Flávia falou sobre a importância de diálogos que fortaleçam a boa política e de seguir em frente com o Governo Brandão e Flávio Dino. “O Maranhão merece continuar se desenvolvendo. Esse projeto, que foi iniciado em 2015, é muito importante para a vida dos maranhenses e vem dando certo. Estamos juntos nessa caminhada”, destacou.

Flávia Alves finalizou sua agenda no domingo (19), parabenizando a cidade de São João do Sóter pelos seus 26 anos de emancipação.

PF prende ex-ministro e pastor evangélico maranhense em operação contra corrupção no MEC

PF cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões nos Estados de Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta (22/06), o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e o pastor evangélico maranhense Gilmar Santos, radicado há mais de 40 anos em Goiás, no curso da operação “Acesso Pago”, destinada a investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação.

Com base em documentos, depoimentos e Relatório Final da Investigação Preliminar Sumária da Controladoria-Geral da União, reunidos em inquérito policial, foram identificados possíveis indícios de prática criminosa para a liberação das verbas públicas.

As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal, após declínio de competência à Primeira Instância. A investigação corre sob sigilo.

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões nos estados de Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal. Outras medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas.

O crime de tráfico de influência tem pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses).

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima