Comissão do Senado que investigará caos no transporte por ferryboats no Maranhão será instalada nesta quarta-feira (17)

Na primeira reunião, marcada para as 11h, ocorrerá a escolha do presidente e do relator e será definido o plano de trabalho

Balsa José Humberto, alugada pelo governo estadual no Pará, opera em meio a sucessivas panes e é o retrato do caos no transporte aquaviário que interliga São Luís e a Baixada Maranhense

A Comissão Temporária Externa do Senado Federal que investigará a crise no transporte por ferryboat no Maranhão (CTEFBOAT) será instalada na manhã desta quarta-feira (17). Na primeira reunião, marcada para as 11h, serão escolhidos o presidente e o relator e definido o plano de trabalho, que inclui vistorias nos terminais de embarque e desembarque e nas embarcações que operam a travessia entre a Ilha de São Luís e o continente.

A comissão tem em sua composição os três senadores do Maranhão – Roberto Rocha (PTB), Roberth Bringel (União) e Eliziane Gama (Cidadania) -, além de Eduardo Girão (Podemos-CE) e Ângelo Coronel (PSD-BA).

Na primeira parte da reunião, que ocorrerá no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 15, no formato semipresencial, será oficializada a instalação da CTEFBOAT e serão eleitos o presidente e o relator da comissão. Na segunda parte, será definido o plano de trabalho.

O objetivo da comissão é Vlverificar, in loco, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a situação da travessia de ferryboat que conecta a região ocidental do Estado do Maranhão à ilha de São Luís.

O serviço vem passando por grave crise desde a intervenção decretada pelo Governo do Estado, há mais de dois anos, na Serviporto, maior empresa responsável pelo transporte aquaviáro de passageiros e cargas entre a capital e a Baixada Maranhense.

Othelino inicia oficialmente sua campanha à reeleição com grande adesivaço

Othelino Neto teve a companhia do filho na largada da campanha a mais uma reeleição

Com um grande adesivaço realizado às 00h01 desta terça-feira (16), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), deu a largada à sua campanha à reeleição. O parlamentar acompanhou todo o movimento, conversou com populares e mostrou-se entusiasmado com a interação das pessoas nesses primeiros momentos oficiais da campanha eleitoral.

O presidente da Assembleia Legislativa adesiva carro com material da sua campanha, em dobradinha com a candidata a deputada federal Flávia Alves

Com tema ‘Pra Fazer Muito Mais’, Othelino vai disputar o pleito deste ano com o mesmo número das eleições anteriores: 65065.

O deputado disse estar entusiasmado e com todo o gás para percorrer o estado, levando sua mensagem de esperança e apresentando suas propostas para continuar servindo ao povo maranhense.

Othelino Neto demonstrou confiança ao iniciar o período oficial de campanha política

“Agora é pra valer! Iniciamos oficialmente, hoje, nossa caminhada rumo à reeleição. Já temos muitos serviços prestados, mas queremos continuar sendo uma voz ativa no Parlamento Estadual para fazermos muito mais ainda. Nos próximos dias, vou estar assim, nas ruas, percorrendo os municípios para conversar com as pessoas e falar sobre as nossas propostas”, afirmou.

Othelino Neto e Flávia Alves empunham bandeiras das suas candidaturas com apoiadores

O adesivaço, realizado juntamente com a candidata a deputada federal, Flávia Alves Maciel, aconteceu na Avenida Beira-Mar, em frente à Praça das Mercês. Othelino Neto concorre ao seu quarto mandato na Assembleia Legislativa.

De dar dó: ferryboat da Serviporto confiscado e sucateado por Flávio Dino está inundado e ameaça afundar na Baía de São Marcos

Acima, o ferryboat Cidade de Tutóia em plena operação e abaixo a embarcação inundada, prestes a afundar

Imagens obtidas com exclusividade por este blog escancaram, mais uma vez, o descaso do Governo do Maranhão com o transporte aquaviário que opera na travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense. Confiscado e sucateado após a intervenção decretada pelo ex-governador Flávio Dino na Serviporto, o ferryboat Cidade de Tutóia foi abandonado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), está inundado e ameaça afundar na Baía de São Marcos, conforme revelam as fotos que ilustram esta matéria.

A destruição do patrimônio da maior empresa que realiza o transporte de passageiros e cargas entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e de Cujupe, em Alcântara, é de dar dó. E há quem afirme que é consequência de um ato criminoso, pois a intervenção decretada há mais de dois anos por Flávio Dino, que nesta terça-feira (16) deu a largada em sua campanha ao Senado Federal, não teria amparo jurídico, uma vez que a Serviporto sempre deteve uma autorização precária para operar o serviço, não uma concessão, o que tornaria a medida legal.

Fontes do blog revelam que, antes da intervenção arbitrária, o ferryboat Cidade de Tutóia estava em perfeitas condições de navegação, faltando apenas o motor. Mas agora, depois de tanto tempo ancorada, sem qualquer manutenção, a embarcação virou sucata e se nada for feito de imediato, está condenada a afundar, restando aos proprietários um prejuízo milionário.

Em tempo: o blog tomou conhecimento que o governo estadual contratou outra empresa do Pará, sem licitação, para operar o serviço de transporte aquaviário entre a capital maranhense e o continente. Tal empresa, segundo informações, seria mais bem conceituada do que as contratadas anteriormente pelo Estado, também no vizinho Pará.

Acontece que o Governo do Maranhão não investirá um único centavo na compra ou reforma de ferryboats. Na verdade, está alugando uma única embarcação da empresa paraense, a fim de afastar o risco de um colapso ou mesmo de uma tragédia no transporte aquaviário que opera entre a Ponta da Espera e o Cujupe.

Será o fim da crise no serviço ou mais um engodo palaciano, tendo em vista o início da campanha eleitoral?

Tributo a Marília Mendonça em show no São Luís Shopping

A cantora Lorena Alexandre realizará show gratuito no shopping

A saudade da Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, é grande. E, por isso, o São Luís Shopping realizará um tributo emocionante no próximo dia 27 com a cantora Lorena Alexandre.

O show cover acontecerá na Praça de Alimentação do piso 2 e homenageia toda trajetória musical de Marília Mendonça. O evento é gratuito.

No repertório, estão previstas canções que marcaram a carreira da cantora Marília Mendonça, como: Infiel, Supera, E de quem é a culpa?, Todo Mundo vai Sofrer, Amante Não tem Lar, entre outras.

“ É muito gratificante estar passando pelo Brasil e recebendo o carinho dos homens, mulheres, crianças. A gente não pode deixar o legado da maior rainha do Brasil. Se Marilia estivesse viva hoje teria orgulho do trabalho que estou fazendo” afirmou Lorena.

Serviço

O que: Tributo a Marília Mendonça

Onde: São Luís Shopping (Praça de Alimentação, piso 2)

Quando: 27 de agosto

Hora: 19h

Ingressos: entrada gratuita

Adesivaço marca primeiro dia de campanha de Fernando Braide

Apoiadores de Fernando Braide adesivaram seus veículos na presença do candidato a deputado estadual

A campanha do candidato a deputado estadual Fernando Braide (PSC) começou com força total. À meia-noite desta terça-feira (16), ele promoveu um adesivaço em seu comitê, localizado à Avenida dos Holandeses, no Quintas do Calhau, em frente ao Villa Reale Buffet, e reuniu dezenas de apoiadores.

Fernando Braide aplica adesivo em veículo no início do período oficial de campanha eleitoral

A adesivação de veículos continuará durante todo o período de campanha, das 8h às 20h, assim como o comitê estará de portas abertas para receber todos os apoiadores de Fernando Braide. De acordo com ele, seu comitê será um ponto de encontro para extensão do diálogo que vem sendo mantido desde antes da pré-campanha, pois seu mandato será pautado nas necessidades dos maranhenses.

O candidato a deputado estadual Fernando Braide recepcionou eleitores na entrada do espaço montado para adesivagem de veículos com seu material de campanha

“Agradeço a todos os apoiadores que saíram de suas casas para estarem aqui, à meia noite, nessa virada tão importante e que marca o início de nossa campanha rumo à Assembleia Legislativa”, destacou Fernando Braide. “Com muita força e fé sairemos vitoriosos e, a partir de janeiro de 2023, o povo do Maranhão terá um parceiro que lutará dia e noite por mais qualidade de vida para todos”.

Prefeitura de Ribamar entrega kit merenda escolar em Juçatuba e Bom Jardim

Kits com alimentos da merenda escolar são produzidos pela agricultura familiar

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, participou da entrega dos kits merenda escolar a estudantes de Juçatuba e Bom Jardim

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizou a entrega de kits merenda para as famílias de alunos municipais da Escola Municipal Professora Rosa Raimunda Paixão Garcês, do quilombo na zona rural de Juçatuba, e, também, em escolas de Bom Jardim.

Os alimentos fornecidos aos estudantes são produzidos pela agricultura familiar, produtores rurais do próprio município, que tem a garantia de venda da sua mão de obra na parceria com a prefeitura.

Dezenas de pais de alunos compareceram ao ato de entrega dos alimentos

A diretora da escola, Ednalva Luiza, relata que 168 alunos foram beneficiados com o kit merenda. Segundo ela, a atual gestão da prefeitura sempre esteve presente cuidando da alimentação dos alunos.

“Eu como mãe de aluno fico muito feliz por meu filho está recebendo uma alimentação saudável. Fico contente também com a oportunidade para as pessoas que trabalham com esses produtos”, disse Marcela Garcês, mãe do aluno Eliomar Garcês.Dezenasd

Gêneros alimentícios são produzidos por agricultores familiares ribamarenses

Segundo o prefeito Dr. Julinho, levar um alimento saudável, de qualidade e produzido por nosso povo para a mesa de famílias e alunos, é mais uma forma de cuidar da nossa gente.

Instituto Alcoa lança segunda edição da campanha “Educador de Valor” que reconhece importância do trabalho dos profissionais da Educação

O Instituto Alcoa lança, no dia 9 de agosto, a campanha “Educador de Valor”, uma iniciativa que visa promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos(as) educadores(as), profissionais essenciais envolvidos na missão de transformar realidades a partir da garantia de uma Educação de qualidade e com equidade.

Há mais de 30 anos, a Educação é uma das principais frentes de ação do Instituto Alcoa, que acredita ser esse um dos fatores centrais para o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades, aprofundadas diante das consequências da pandemia de Covid-19.

“Considerando as dimensões continentais do Brasil e as particularidades de cada região, a Educação é uma das pautas mais desafiadoras. Investir na qualidade e equidade de acesso do ensino que o país oferece às nossas crianças e jovens é urgente, e isso passa pela valorização dos educadores e das educadoras que, todos os dias, se dedicam à profissão de ensinar. Devemos celebrar, diariamente, a contribuição desses profissionais na formação dos estudantes”, destaca Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

Por entender e reconhecer que os(as) educadores(as) têm impacto direto em uma aprendizagem significativa e no desenvolvimento de toda uma sociedade, a campanha envolve uma série de iniciativas, dando visibilidade à atuação de educadores(as) e disseminando ideias, sugestões e oportunidades de ações para que todos e todas possam valorizar os(as) educadores(as) a partir da sua realidade cotidianamente.

A proposta é realizar um amplo processo de reconhecimento público dos(as) educadores(as) nas três regiões específicas onde o Instituto Alcoa atua ou que fazem parte das áreas de influência da Alcoa: 1. Juruti (PA): Juruti, Óbidos e Santarém; 2. Poços de Caldas (MG): Andradas, Caldas, Divinolândia/SP e Poços de Caldas; e 3. São Luís (MA): São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Como participar

A campanha conta com três etapas. Na primeira etapa, que vai de 9 a 24 de agosto, todas as pessoas interessadas poderão indicar educadores(as) que estejam em atividade no ano de 2022 e atuem em escolas públicas (municipal e/ou estadual) na etapa de Ensino Fundamental I ou II (1º ao 9º ano). É importante destacar que a campanha considera educador(a) os(as) professores(as), assim como os membros da equipe gestora (diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores etc.).

As indicações deverão ser feitas por meio de formulário online disponível no site da campanha: www.educadordevalor.com.br. Os(as) cinco educadores(as) de cada território com o maior número de indicações estarão aptos(as) para a próxima etapa, que será a de “Reconhecimento público”.

Na segunda etapa – que será realizada de 20 de setembro a 4 de outubro -, serão divulgadas no site da campanha as histórias sobre as jornadas de vida dos(as) 15 educadores(as) indicados(as) e todos(as) poderão escolher um(a) educador(a) que gostaria de reconhecer e valorizar do seu território. Assim, os(as) nove educadores(as) mais votados(as) no “Reconhecimento público” serão, então, valorizados(as) pela campanha.

Como parte do reconhecimento, os(as) educadores(as) irão receber um “kit conhecimento”, composto por: tablet, brindes do Instituto Alcoa e Alcoa localidade, divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa e participação em uma atividade online sobre a temática de valorização de educadores(as), o “Evento de Reconhecimento”. O encontro, aberto e gratuito, será realizado no final de outubro e contará com a participação de especialistas na temática de Educação.

Ao longo de toda a campanha, o Instituto Alcoa irá divulgar nos seus veículos de comunicação – como o perfil no Facebook e Instagram, site e comunicados digitais – diversos materiais a respeito do tema de Educação. Além disso, todos que participarem da iniciativa receberão um selo digital “Parceiro(a) da Educação – eu valorizo quem educa!” e acesso a um kit com materiais digitais sobre o assunto.

Fique por dentro

Todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, podem ser acessados no site www.educadordeval www.educadordevalor.com.br.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Porque apoio Braide e Brandão

Marlon Botão reafirma seu apoio ao governador Carlos Brandão e ao prefeito Eduardo Braide

Quando decidi, aos 19 anos, que seria candidato a vereador de São Luís, uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes e ainda bastante afetada pela histórica desigualdade social, não o fiz perseguindo qualquer interesse político ou ambição particular. O que sempre me moveu – e que também move as pessoas maravilhosas que tenho ao meu redor – foi a convicção de que tinha algo a oferecer à nossa cidade. E assim, com o pé no chão e muita vontade de fazer a diferença, fui eleito com a responsabilidade de ser o mais jovem vereador da história da Câmara Municipal de São Luís.
.
Como vereador, tenho cumprido a promessa de trabalhar pelo certo, de fazer do meu mandato instrumento de transformação social, com independência, sem nunca ceder a qualquer tipo de pressão política. E esta carta aberta é justamente para falar sobre isso.
.
Tenho sido criticado por defender, na Câmara Municipal, e por toda a cidade, as atuações do governador Carlos Brandão e a do prefeito Eduardo Braide. Os que me criticam julgam – vejam só – impossível reconhecer e apoiar o trabalho de ambos – já que Brandão e Braide são “adversários” políticos. Esse pensamento revela uma cultura tacanha da política brasileira, mas em especial do cenário maranhense, que enxerga a política como um jogo de “nós” contra “eles”.
.
Eu não acredito que a boa política, aquela que verdadeiramente tem impacto positivo na vida das pessoas, seja feita dessa forma.
.
Apoio Brandão por todo o seu histórico de lutas em defesa do povo maranhense, pelo trabalho revolucionário que ele fez ao lado de Flávio Dino nos últimos sete anos; pelos hospitais regionais, as escolas dignas, as ruas dignas, os Iemas, os restaurantes populares. E da mesma forma apoio Braide, que já no primeiro ano de mandato conseguiu cumprir mais de 20% das promessas de campanha; apoio Braide pela criação de mais Unidades Básicas de Saúde, pelo Asfalto Novo, pelo olhar mais humano e compromissado com a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga; pelo programa Alvará Zero, que já beneficiou mais de 14 mil empresas; pela criação da Agência de Desenvolvimento Econômico etc. etc.
.
No meu modo de ver, Brandão e Braide não são adversários, pelo contrário: são aliados, ainda que estejam em espectros políticos distintos, na luta por um Maranhão mais justo, por uma São Luís com mais oportunidades; por uma cidade que cuida da sua população mais vulnerável e cria condições para o desenvolvimento econômico de forma sustentável.
.
Nós, maranhenses, ganhamos muito com Brandão no governo e Braide na prefeitura de São Luís. Ambos são políticos incansáveis, e que estão preocupados, acima de tudo, com o bem estar da população, com o desenvolvimento do nosso estado. Nesse contexto, todas as questões políticas ficam menores – ou pelo menos deveriam.
.
Se quisermos superar o atraso imposto ao Maranhão por décadas de uma política retrógada, voltada para os próprios interesses, que nunca priorizou as necessidades da população, precisamos implementar um esforço integrado entre os poderes, independentemente de divergências político-partidárias. Nem o maior dos pessimistas julgaria que, em pleno século 21, quando a população de outras capitais goza dos avanços da ciência e da tecnologia, nós ainda estaríamos lutando para garantir direitos básicos aos maranhenses, como asfalto, saneamento básico, água encanada etc.
.
O Maranhão não pode mais ser penalizado por disputas partidárias, por jogos de poder. É hora de priorizar o desenvolvimento do estado, a geração de emprego e renda, as políticas públicas de amparo aos mais pobres.
.
Então, para que fique bem claro: eu estarei sempre do lado de quem defende o povo de São Luís e do Maranhão; de quem põe o interesse coletivo acima de qualquer questão política. É isso que Carlos Brandão e Eduardo Braide estão fazendo. E é por isso que ambos têm o meu apoio e podem contar comigo para fazer o Maranhão avançar cada vez mais e superar qualquer adversidade.
.
Nenhuma pressão política, ou ataque de qualquer natureza, pode mudar isso. Não sou movido por conveniências, mas por convicção e uma fé inabalável na força do nosso povo.
.
Contem sempre comigo,
.
Marlon Botão (PSB), vereador de São Luís.

Itaqui foi o 2º porto público em movimentação de cargas no 1º semestre; Ponta da Madeira liderou entre os portos privados

Porto do Itaqui registrou números expressivos na movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano e apresentou variação positiva em relação ao mesmo período de 2021

O Porto do Itaqui ocupou a segunda colocação em movimentação de cargas entre os terminais portuários públicos do Brasil no primeiro semestre de 2022, atrás apenas do Porto de Santos, em São Paulo. Entre os portos privados, o da Ponta da Madeira, operado pela Vale no Maranhão, foi o que mais movimentou cargas no país nos primeiros seis meses deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (ANTAQ).

O Ponto do Itaqui também se destacou na variação positiva da.movinentação de cargas no período pesquisado, com alta de 1,6%. Apenas o terminal maranhense e o de Santos (SP) superaram o desempenho registrado no primeiro semestre do ano passado.

Quanto aos números absolutos da movimentação de cargas, Itaqui registrou 15,7 milhões de toneladas, um incremento de 1,6%. O porto paulista, que lidera esse quesito, movimentou 62,6 milhões de toneladas, um acréscimo de 5,6% em comparação ao mesmo período de 2021. Os portos de Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ) movimentaram 25,8 e 22,9 milhões de toneladas, respectivamente.

Ponta da Madeira lidera entre os portos privados

Em relação aos terminais de uso privado (TUPs), o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) foi a instalação que mais movimentou em 2022, com 74,1 milhões de toneladas. No entanto, o porto da Vale do Maranhão registrou variação negativa em volume de cargas movimentadas (- 10,8%).

O Terminal de Tubarão (ES) ficou em segundo lugar entre os portos particulares, com 31,5 milhões de toneladas (+11,3%). Em terceiro, apareceu o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ). A instalação fluminense movimentou 30,1 milhões de toneladas (-14,4%).

Zé Inácio destaca potencial cultural e turístico de Alcântara e visita obra em Cururupu viabilizada por emenda de sua autoria

O deputado Zé Inácio visita ruínas históricas da cidade de Alcântara

Em visita a Alcântara no último domingo (14), o deputado estadual Ze Inácio (PT) destacou o potencial cultural e histórico da cidade, agraciada com o título de Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O parlamentar, que concorre à reeleição, se comprometeu a continuar lutando em defesa dos bens preciosos do município, que são a sua história e a sua cultura, a fim de fortalecer o turismo.

Zé Inácio ressaltou que Alcântara é um dos municípios mais ricos em história e cultura do país, consolidado como um importante polo turístico do Maranhão. 
“Enquanto deputado estadual, continuarei na luta em defesa da nossa cultura, da nossa história, tradição e das nossas belezas naturais”, afirmou. 

Praça da Família

O prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, cumprimenta Zé Inácio em agradecimento à destinação da emenda parlamentar que viabilizou a construção da Praça da Família no município

O deputado também esteve em Cururupu e, na companhia do prefeito Aldo Lopes e demais companheiros e lideranças, visitou e vistoriou a obra de construção da Praça da Família, no bairro Vila Liege. 

A praça é fruto de uma emenda parlamentar de autoria de Zé Inácio proporcionará mais desenvolvimento ao município, promovendo mais cidadania e lazer.

No vídeo abaixo, o deputado estadual Zé Inácio exalta a história, a cultura, as belezas e o potencial turístico de Alcântara:

Abaixo, vídeo com imagens da visita do parlamentar a Cururupu:

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima