Caxias: programa “Minha Casa é 10” finaliza construção da primeira residência

Primeira casa construída por meio do maior programa habitacional do interior do Maranhão já teve as obras concluídas e está pronta para ser entregues

O maior programa habitacional municipal do Maranhão, o “Minha Casa é 10”, idealizado pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil, está realizando muitos sonhos. A primeira residência construída com recursos da administração municipal foi finalizada.

O imóvel está localizado no bairro Teso Duro e está pronto para ser entregue à família beneficiária, de forma totalmente gratuita.

E várias outras casas estão em construção, por meio do programa, e todas são destinadas a pessoas que integram a parcela da população caxiense que mais precisa.

“Minha casa é 10. Isso é dignidade! Isso é respeito com o povo! Isso é Caxias!”, destaca a prefeitura em mensagem destinada ao povo.

Assista:

Pará Figueiredo fortalece aliança com o povo e com a classe política em São José dos Basílios e Pindaré-Mirim

Em São José dos Basílios, Pará Figueiredo fortaleceu alianças com o povo e com a população na disputa da reeleição à Assembleia Legislativa

O deputado estadual e candidato à reeleição Pará Figueiredo (PL) mantém agenda permanente de visitas a municípios maranhenses neste início de período oficial de campanha eleitoral. O parlamentar esteve nesta sexta-feira (26) em São José dos Basílios e Pindaré-Mirim, onde fortaleceu alianças com o povo e com a classe política.

Pará Figueiredo foi recepcionado em Pindaré-Mirim pelo ex-prefeito Henrique Salgado, aliado forte na corrida eleitoral

Em São José dos Basílios, Pará Figueiredo obteve declarações de apoio de um número expressivo de cidadãos. Líderes políticos e populares da cidade também firmaram compromisso de marchar junto com o deputado rumo às urna e com Júnior Lourenço (PL), que concorre à reeleição à Câmara Federal.

Na visita a Pindaré-Mirim, o parlamentar foi recepcionado pelo ex-prefeito Henrique Salgado e seu grupo político. Na reunião com as lideranças, Pará Figueiredo reafirmou sua disposição de continuar apoiando o município, em busca de soluções para as demandas da população.

Centenas de eleitores participaram de ato político de campanha com a presença do deputado estadual Pará Figueiredo

Ao encerrar a agenda, o deputado reforçou a certeza de que está no caminho certo e de que conta com um suporte político e popular que fará a diferença na disputa pela renovação do seu mandato.

TCU veta repasse retroativo a professores de precatórios do Fundef ao julgar denúncia do MPF, do MP de Contas e do MP do Maranhão

O Tribunal de Contas da União apreciou, na sessão plenária do dia 17 de agosto, representação formulada pelos Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Maranhão e Ministério Público de Contas do Maranhão acerca de irregularidades que possam ocorrer na aplicação dos recursos provenientes de precatórios relativos ao extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), em razão da promulgação do parágrafo único do art. 7º da Lei 14.057/2020.

O mencionado dispositivo estabeleceu que ao menos 60% dos valores recebidos por ente público a título de precatórios do Fundef devem ser destinados aos profissionais do magistério ativos, inativos e pensionistas, na forma de abono, sem que haja incorporação à remuneração dos referidos servidores.

Um dos pontos de discussão referiu-se à possibilidade de uso desses recursos ante a ausência de regulamentação da matéria, o que, inclusive, motivara a adoção de medida cautelar pelo Tribunal determinando aos entes municipais e estaduais beneficiários que se abstivessem de utilizar os valores no pagamento a profissionais do magistério, ou a quaisquer outros servidores públicos, a qualquer título, até mesmo de abono (Acórdão 1.039/2021 – Plenário).

O relator, ministro Walton Alencar Rodrigues, destacou que, quando da adoção da cautelar, anuíra às considerações feitas pelos representantes, no sentido de que a promulgação do parágrafo único do art. 7º da Lei 14.057/2020 criou cenário legal de incerteza quanto à forma de utilização dos recursos provenientes de precatórios do extinto Fundef e dos acordos a serem feitos com a União.

Nada obstante, assinalou que, recentemente, fora sancionada a Lei 14.325/2022, que prevê repasse de precatórios do Fundeb para pagamento de professores e especifica quais profissionais têm direito ao rateio, um dos aspectos mais relevantes que necessitavam de regulamentação no nível federal.

Embora o supracitado normativo não tenha exaurido por completo a regulamentação do tema, o relator assinalou que, em dezembro de 2021, o Congresso Nacional promulgara a Emenda Constitucional 114/2021, estabelecendo que 60% dos recursos de precatórios do Fundef a serem recebidos por estados e municípios deverão ser repassados aos profissionais do magistério, independentemente de acordos.

Ademais, continuou, como os repasses aos profissionais do magistério não mais dependem de acordos firmados com a União, a regulamentação da Lei 14.057/2020 deixou de ser um condicionante para a efetivação de tais repasses.

Pagamentos retroativos vetados

O ministro Walton Alencar Rodrigues observou, contudo, que a própria EC 114/2021 delimitou sua incidência apenas aos recebimentos futuros ao dispor, em seu art. 5º, que as receitas que os estados e municípios “receberem” a título de precatórios do Fundef “deverão” ser aplicadas na educação, com o repasse mínimo de 60% para pagamento de abono a profissionais do magistério.

Segundo o relator, a escolha legislativa foi clara no sentido de que os recursos já recebidos não se submetem à nova disposição constitucional, não havendo que se falar em retroatividade da EC 114/2021, uma vez que violaria a coisa julgada e o ato jurídico perfeito, o que é vedado pelo art. 5º, caput, inciso XXXVI, da Constituição Federal. Tal entendimento foi corroborado por recente decisão do STF na ADPF 528, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Ao final, o relator propôs e o Plenário acolheu, por unanimidade, firmar os seguintes entendimentos em relação aos recursos federais pagos por meio de precatórios relativos à complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – Fundef, os “precatórios do Fundef”:

  • I) a destinação de 60% do montante dos precatórios do Fundef para os profissionais do magistério só é admitida nos casos em que o pagamento do respectivo precatório tenha ocorrido após a promulgação da EC 114/2021, vedada qualquer outra hipótese;
  • II) os recursos de precatórios do Fundef recebidos anteriormente à promulgação da EC 114/2021 não podem ser usados para pagamento das despesas de pessoal especificadas no item 9.2.1 do Acórdão 2.866/2018 – Plenário;
  • III) a destinação de 60% do montante dos precatórios do Fundef para os profissionais do magistério deve seguir as disposições da Lei 14.325/2022, inclusive quanto à necessidade de regulamentação local, por meio de leis específicas, sem as quais não pode haver a efetivação dos repasses aos referidos profissionais.

Para mais informações, a coluna recomenda a leitura do Voto condutor do Acórdão 1.893/2022 – Plenário.

Acompanhado de Marcos Castro e Dr. Gonçalo, Fernando Braide participa de ação no bairro São Francisco

Fernando Braide recebeu o apoio do vereador Marcos Castro em atividade de campanha na rotatória do São Francisco

O candidato a deputado estadual Fernando Braide (PSC) se reuniu, nesta quinta-feira (25), com apoiadores na rotatória do bairro São Francisco, em São Luís, com o objetivo de divulgar sua candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O candidato a deputado federal Dr.Gonçalo também participou do corpo a corpo promovido por Fernando Braide no retorno do São Francisco

Durante a ação, Fernando Braide cumprimentou motoristas e pedestres que passavam pelo local. Entre tantos com quem teve a oportunidade de dialogar, mesmo que rapidamente, Fernando pôde ouvir palavras de incentivo, de que sua caminhada será vitoriosa.

Fernando Braide é recebido com simpatia ao entregar material de campanha

O candidato a deputado estadual e irmão do prefeito de São Luís esteve acompanhado na ação do vereador Marcos Castro (PMN) e do candidato a deputado federal Dr. Gonçalo (PODE).

Defesa Civil e Alumar realizam treinamento conjunto para Plano de Atendimento à Emergência

Treinamento foi o primeiro de uma série de
exercícios simulados relacionados ao PAE (Plano de Atendimento à Emergência)

São Luís, 25/08/20220 – A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o Consórcio ALUMAR realizaram, na tarde desta quinta-feira (25/8), o primeiro de uma série deexercícios simulados relacionados ao PAE (Plano de Atendimento à Emergência) – como é de obrigação das empresas de acordo com a legislação vigente.

Os participantes discutiam os procedimentos a serem adotados em uma situação hipotética de emergência apresentada por um orientador

O treinamento, na modalidade Tabletop (de mesa), é um exercício sem atividade operacional, na qual os participantes discutem os procedimentos a serem adotados em uma situação hipotética de emergência apresentada por um orientador.

Equipes da Alumar, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros participaram do evento e apririmoraram seus conegrdddf

Os treinamentos Deverão ter seu auge em novembro.próximo, com a realização de um simulado de campo coordenado pela Defesa Civil. Na ocasião, será simulada uma situação de evacuação de segurança e testada a capacidade de atuação coordenada entre os representantes das empresas, dos bombeiros, da Defesa Civil, das polícias e dos demais participantes do evento.Aluma

Reitor Natalino Salgado visita avenida que circunda toda a UFMA

O reitor Natalino Salgado percorreu toda a extensão da avenida perimetral, acompanhado de outros membros da administração superior da UFMA

O reitor Natalino Salgado Filho visitou, no último domingo (21), acompanhado de parte da equipe da gestão superior, a mais nova avenida da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trata-se da avenida perimetral, que circunda toda a universidade, totalizando um percurso de 5 quilômetros.

A equipe liderada pelo reitor caminhou pelos 5 quilômetros da via que circunda todo o campus

Totalmente asfaltada e com serviços de meio fio e drenagem, a avenida, em breve, será entregue e servirá de espaço de caminhada, corrida, ciclismo, skate e diversas outras atividades para a comunidade da UFMA e dos bairros do entorno.

Além da pista, asfaltada com material de qualidade, a avenida é dotada de elementos paisagísticos

A via também vai dar acesso ao novo prédio que abriga os cursos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BICT) e ao Espaço da Ciência e do Firmamento (Planetário).

Um dos trechos da avenida proporciona vista aprazível do Rio Bacanga, que margeia q universidade

Além do verde exuberante, no percurso, há, ainda, duas belas lagoas, de encher os olhos!

O reitor Natalino Salgado e sua equipe aproveitaram a visita para se exercitar

A obra foi executada da pelo governo estadual e deixa a UFMA mais bem estruturada em termos de vias de acesso e circulação. “Com mais essa bela iniciativa, vamos avançando para melhorar, a cada dia, a nossa universidade”, destacou Natalino Salgado.

Os membros da administração superior da UFMA registram um dos momentos do percurso

Entidade de administradores hospitalares lança campanha para adesão de novos associados

O presidente da FBAH, Márcio Moreira, e o diretor da Regional Maranhão, Plínio Tuzzolo,, que está em campanha para adesão de novos associados para a entidade voltada para administradores hospitalares no estado

Os desafios atuais da área da saúde são enormes, assim como é complexo e desafiador o futuro da administração hospitalar no Brasil e no mundo. Um exemplo disso é o momento atual, no qual os serviços de saúde ainda trabalham para pôr um fim à pandemia da Covid19; e já aparecem novas doenças e possíveis pandemias, a exemplo da Varíola dos Macacos.

É nesse cenário de incertezas que a atuação em rede traz um grande diferencial. E é mais que necessária e relevante a atuação da FBAH/Federação Brasileira de Administradores Hospitalares; que no Maranhão tem como Diretor Regional o experiente administrador e gestor hospitalar Plínio Valério Tuzzolo.

A Federação Brasileira de Administradores Hospitalares existe há 51 anos e tem disseminado conhecimento técnico e novas soluções de gestão da saúde, além de compartilhar melhores práticas entre seus associados, promovendo a maior qualificação e valorização dos profissionais gestores e administradores de saúde. E tem como Missão promover a melhoria da saúde no Brasil, o aprimoramento, a qualificação e a valorização profissional dos Gestores e dos Administradores Hospitalares.

Realizações

Entre tantos feitos da FBAH, destacam-se a criação do Código de Ética do Administrador Hospitalar Profissional, a publicação do primeiro Cadastro Brasileiro de Administradores Hospitalares além da promoção de congressos nacionais e regionais, cursos, debates, seminários, workshops, lives e webinars sobre temas relevantes para a categoria; disseminando conhecimento e fortalecendo um sólido networking entre gestores e entidades de saúde do país e da América Latina.

Atualmente a FBAH tem como Presidente Márcio Gonçalves Moreira, e conta com um total de 7 diretorias regionais, incluindo a do Maranhão. E por aqui, vale ressaltar o atual trabalho do Dir. Regional Plínio Tuzzolo, que está com uma campanha de admissão de novos associados – administradores hospitalares e gestores de saúde de todo o Estado.

Para os novos associados da FBAH-MA fica a certeza de uma ação mais fortalecida em rede, que vai ajudar a capacitar, empoderar e facilitar as futuras tomadas de decisões em busca do melhor equilíbrio e resultados positivos no setor da saúde, gerando mais valor e facilitando o benchmarking e o networking entre os associados.

Os interessados em se associar à FBAH-MA podem entrar em contato com a Diretoria Regional pelo fone (98) 991168836 ou pelo email: [email protected]  

Deputado Pará Figueiredo mostra força ao liderar motociata gigantesca em Peritoró

Pará Figueiredo durante a motociata, ao lado do empresário e apoiador Gustavo do Posto Ipiranga

Com apoio do empresário Gustavo do Posto Ipiranga, o deputado estadual e candidato à reeleição Pará Figueiredo (PL) liderou uma gigantesca motociata em Peritoró, nesta quinta-feira (25). Durante o evento, o parlamentar reafirmou sua força política e deu mais um passo importante rumo às urnas, com chances crescentes de vitória.

Pará Figueiredo discursa para o povo,.ao lado do empresário Gustavo do Posto Ipiranga, que manifesta aprovação

Participaram do cortejo motorizado mais de 500 motocicletas, dezenas de vans e vários outros veículos, que levaram o nome de Pará Figueiredo por todo o município, chamando a atenção da população. Foi, certamente, um dos mais grandiosos atos políticos da atual campanha eleitoral em Peritoró e em todo o interior do Maranhão.

Centenas de veículos integraram o cortejo motorizado em Piritoró em apoio à candidatura de Pará Figueiredo à reeleição

Pará Figueiredo agradeceu o apoio do empresário Gustavo do Posto Ipiranga e todos os que ajudaram na realização da motociata e se comprometeu a trabalhar por mais conquistas para a cidade em retribuição à mobilização em torno da sua candidatura à reeleição.

Assista:

DNIT atende requerimento da vereadora Cynthia Lucena e fará duplicação do trecho da BR-316 entre Caxias e Timon

A vereadora Cynthia Lucena obteve conquista histórica com a aprovação do seu requerimento que pede a duplicação do trecho da BR-316 entre Caxias e Timon

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará a duplicação do trecho da BR-316, entre Caxias e Timon, em atendimento a um requerimento apresentado pela vereadora Cynthia Lucena (PP). A obra é um antigo anseio da população caxiense e, uma vez executada, tornará a rodovia federal mais segura, evitando mortes como as que já ocorreram em graves acidentes automobilístico, além de favorecer a mobilidade e a economia.

Cynthia Lucena destaca, em seu requerimento, subscrito pelos demais vereadores de Caxias, o risco permanente de colisões e outros tipos de desastres no segmento da BR-316 entre Caxias e Timon, que já ceifaram a vida de número significativo de pessoas, causando forte comoção popular.

O documento ressalta o movimento diário de cidadãos caxienses que trabalham em Teresina, capital do vizinho estado do Piauí, que enfrentam perigo constante em seus deslocamentos, além das dificuldades inerentes às más condições da pista.

Em seu requerimento, a vereadora Cynthia Lucena cita ainda a importância económica da BR-315, com ênfase para o escoamento da produção de soja na região leste do Maranhão e outros negócios estratégicos, o que reforça a necessidade de duplicação e outras intervenções que melhorem as condições de trafegabilidade da rodovia federal.

Abaixo, cópia do requerimento:

Ministério da Justiça oferece conexão a policiais lotados em regiões do Maranhão sem cobertura de internet

Acesso dos profissionais de segurança pública à rede mundial de computadores agiliza o atendimento à população, na eficiência na gestão das políticas do setor e na redução dos índices de violência e criminalidade

Em um país como o Brasil, com 8,5 milhões de km², terrenos montanhosos e isolados, o acesso universal à informação é um desafio. Pensando em sanar esse problema, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem disponibilizado links de internet via satélite a policiais do Maranhão e de vários outras unidades da federação.

Nos últimos dois anos, 1000 links foram repassados às Polícias Civis e Militares e para o Corpo de Bombeiros. Sendo que 19 estados foram contemplados (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins). Atualmente, encontram-se instalados 518 pontos e 482 estão em fase de instalação.  

Na prática, o acesso à internet para esses profissionais agiliza o atendimento à população, na eficiência na gestão das políticas públicas de segurança e na redução dos índices de violência e criminalidade. 

Para aderir 

O Projeto Segurança Pública Conectada é uma parceria com o Ministério das Comunicações. As soluções são oferecidas gratuitamente às unidades da federação. O órgão interessado deverá encaminhar ofício diretamente à Secretaria Nacional de Segurança Pública, via e-mail: [email protected]. Informações adicionais: (61) 2025-3750. 

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima