Othelino e Ana Paula mostram força política e reúnem milhares de apoiadores em Santa Inês

Othelino Neto apresentou o número que identifica a sua candidatura à reeleição na companhia de Ana Paula Lobato e equipe de campanha

Um dos maiores atos políticos de campanha já realizados em Santa Inês reuniu uma multidão, no bairro Sabbak, na sexta-feira (16), em apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), candidato à reeleição, e à vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), candidata a primeira suplente de Flávio Dino (PSB) ao Senado.

De mãos dadas, Othelino Neto e Ana Paula marcham rumo à vitória nas urnas

A caminhada pela Rua Evaristo Veiga culminou em um grande comício, organizado pelo prefeito da cidade, Felipe dos Pneus, com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças políticas da região e milhares de apoiadores do grupo.

Eleitora colou no rosto adesivo da campanha de campanha de Othelino para fortalecer seu candidato

O parlamentar falou da alegria de contar com um grande apoio em Santa Inês, cidade para a qual tanto trouxe benefícios como deputado estadual.

“Feliz em ver todo esse povo reunido em reconhecimento ao nosso trabalho realizado no município, em parceria com o governo do Estado e com o prefeito Felipe. Juntos, entregamos inúmeras obras, entre elas, o novo Mercado Municipal, tão esperado pelos feirantes e pela população”, destacou, reafirmando, ainda, seu compromisso de continuar trabalhando para viabilizar ainda mais benefícios à população santa-inesense.

Multidão participou de caminhada liderada por Othelino Neto e Ana Paula Lobato em Santa Inês

Felipe dos Pneus agradeceu a parceria com Othelino Neto e todo o ‘Time da Vitória’, que ajudaram a desenvolver Santa Inês com melhorias nas mais diversas áreas, principalmente na Saúde, Infraestrutura e Educação.

A expressiva mobilização popular reforçou a confiança do presidente da Assembleia Legislativa na renovação do seu mandato

“Fiz questão de realizar o nosso encontro no bairro Sabbak, o maior da cidade, onde conseguimos asfaltar 90% das ruas  e temos a missão de concluir esse trabalho. Aqui, também temos uma praça que estava abandonada e que agora foi totalmente revitalizada. Temos também policlínicas, restaurante popular, o Macrorregional, aliás, por toda Santa Inês tem obras do Governo do Estado, graças ao trabalho dos meus deputados Othelino e Fufuca”, disse Felipe.

Othelino Neto e Ana Paula Lobato com eleitoras que fizeram questão de declarar apoio ao casal

O grupo político, liderado por Felipe dos Pneus também apoia as candidaturas de Carlos Brandão (PSB) ao Governo do Estado, de Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal e André Fufuca à reeleição como deputado federal.

Maranhão terá apoio de Força Federal em 97 municípios para segurança no 1º turno da eleição

Força Federal atuará no reforço da segurança em 97 dos 217 municípios maranhenses no 1º turno da eleição

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança durante o primeiro turno das Eleições 2022 em 97 municípios do Maranhão. Ao todo, 561 localidades de 11 estados terão suporte de segurança na votação de 2 de outubro. As decisões devem ser referendadas pelo Plenário do TSE.

O Rio de Janeiro será o estado com maior contingente da Força Federal, que deve atuar em 167 municípios, conforme solicitação do TSE. Em segundo, vem o Maranhão, cujo TRE pediu cobertura de segurança para 97 cidades.

Também foram concedidos pedidos dos TREs do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins.  Entre as solicitações estão apoio logístico inclusive em terras indígenas.

Previsão legal

A possibilidade de requisição do auxílio das Forças Federais pelo TSE está prevista na legislação desde 1965. O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem, e para garantir a votação e a apuração”.

De acordo com a regra prevista na Res.-TSE 21.843/2004, o TSE pode requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados. Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência da Secretaria de Segurança dos respectivos estados.

Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Confira a íntegra das localidades que receberão apoio das Forças Federais

Vereadora de São Luís é rendida com arma na cabeça por assaltantes e gatilho falha 3 vezes

A vereadora de São Luís Fátima Araújo (PCdoB) relatou, em suas redes sociais, ter sido vítima de um assalto na tarde deste sábado (17), que quase lhe custou a vida. Segundo a vereadora, um dos criminosos a rendeu com uma arma na cabeça e acionou o gatilho três vezes, mas o disparo falhou.

Fátima Araújo contou que alguns dos seus assessores que estavam em sua residência também ficaram sob a mira de armas. Todos ficaram em pânico e totalmente impotentes diante da violência do assalto.

Passado o susto, a vereadora tranquilizou a todos, afirmando que está tudo bem e que ninguém saiu ferido. “Porém, por três vezes, eles atiraram e Deus colocou a mão e a arma não disparou. Levaram apenas bens materiais”, escreveu, aliviada.

Embaixador da Gastronomia do Nordeste, Chef Rafael Bruno estará no Wine Celebration 2022

São Luís – O time de chefs de cozinha que abrilhantarão o Wine Celebration revela o alto nível gastronômico do evento assinado pela AMZ Company. A edição 2022 acontecerá no dia 7 de outubro, às 21h, no Palazzo Eventos (Araçagi), em regime all inclusive.

Um deles é Rafael Bruno, pesquisador da cozinha de raiz maranhense e vencedor do Prêmio Dolmã 2022 como o melhor da região Nordeste. Além disso, foi eleito quatro vezes “Melhor PF do Brasil”. Rafael Bruno é formado pela Le Cordon Bleu e graduado em Tecnologia em Gastronomia.

Além disso, é especialista em Docência do Ensino Superior, pós-graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral e mestre em Educação. “Rafael é um expert no assunto. No ano passado, ele foi eleito pela ABBTur Melhor Chef do Turismo no Brasil com o projeto ‘Expedição Virtual: conhecendo o Brasil na quarentena’”, frisou Márcio Class, sócio-proprietário da AMZ Company, acrescentando que o convidado é, ainda, consultor gastronômico, personal chef, docente do Curso de Gastronomia em EAD da Unifatecie (PR) e Uniceuma (MA).

Projetos – Rafael Bruno participou do best-seller “Culinária Brasileira, muito prazer”, da renomada escritora Roberta Malta Saldanha. Ele atua na gastronomia social com os projetos “Rede Mulheres do Maranhão” e “Elas Empreendedoras”. Foi curador e apresentador da Mostra Gastronômica no Festival Cultural do Brasil, em Viena, na Áustria.

Ele participou, ainda, do documentário do projeto “Expedição Fartura”, representando o Maranhão, e ministrou aulas sobre culinária maranhense no Festival Fartura nas cidades de São Paulo, Belém e Fortaleza.

Sua trajetória começou em 2005, como Chef do restaurante Ponto X, com três unidades no município de Pedreiras (MA). Em 2018, recebeu o título de Embaixador da Gastronomia do Maranhão. Este ano, recebeu outro título: o de Embaixador da Gastronomia do Nordeste.

Desembargadora Sônia Amaral, egressa da Universidade Ceuma, lança livro em Brasília

A desembargadora Sônia Amaral foi prestigiada por personalidades maranhenses e com vínculos com o estado no lançamento do seu livro

A “Casa do Maranhão” em Brasília (DF), recebeu na noite da quarta-feira (14), autoridades e personalidades para a solenidade de lançamento do livro “O Rio de Heráclito”, que tem como autora a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Sônia Amaral, egressa do curso de Especialização em Magistério Superior da Universidade Ceuma.

Segundo a escritora, a escolha do título da obra faz referência ao pensamento do filósofo grego Heráclito, considerado por estudiosos o “Pai da Dialética” e autor da teoria do “Devir”, segundo a qual tudo que existe está em permanente mudança ou transformação, sujeita à razão ou inteligência que governa o mundo (“logos”) e da doutrina dos contrários, a qual busca a verdade por meio do embate entre pensamentos contraditórios. O livro é prefaciado pelo desembargador e acadêmico Lourival Serejo e traz crônicas sobre temas como cidadania, cotidiano, economia, política, corrupção e liberdade de expressão – este último defendido com entusiasmo pela autora, dentre outros. 

Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do Superior Tribunal de Justiça e membro da Academia Maranhense de Letras, realizou a apresentação da magistrada e da sua obra aos convidados. O ministro abriu os discursos da noite e prestou homenagens à escritora, enaltecendo a sua trajetória de desenvolvimento pessoal e profissional.

Estiveram presentes o Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, o engenheiro Francisco Soares (SECID-DF), o professor Afrânio Barros (secretário da Casa do Maranhão) e o advogado e jornalista Rômulo Barbosa (Ministério das Comunicações).

SÔNIA AMARAL

Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é graduada em Direito (1983) pela Universidade Federal do Maranhão, tem pós-graduação no Curso Preparatório da Magistratura pela Escola Superior da Magistratura – ESMAM, Especialização em Magistério Superior (UNICEUMA), Mestrado em Políticas Públicas (UFMA) e Mestrado em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito pela Universidade Clássica de Lisboa – FDUL).

Propostas de Lahesio para segurança incluem nomeação de concursados, delegacias modelo, defensoria de policiais e promoções por mérito

Lahesio pretende informatizar as promoções de policiais e neutralizar qualquer interferência humana no processo

O candidato do PSC ao Governo do Estado, Lahesio Bonfim, pretende revolucionar a Segurança Pública no Maranhão depois de eleito. Para o candidato, a segurança pública no estado precisa ser modernizada urgentemente. “Vamos acabar com algumas práticas antigas e outras que vieram com esse governo comunista. Policial militar vai ser promovido por mérito. Vamos acabar com esse negócio de indicação. Chega de viatura alugada e delegacia improvisada também”, disse.

Promoções e concursados

Uma das principais reclamações dos policiais militares do estado diz respeito à forma como as promoções acontecem. Muitos deles reclamam da interferência política, que piorou na atual gestão, e por vínculos de amizade. Caso seja eleito, Lahesio pretende informatizar as promoções e retirar qualquer interferência humana no processo. “Tudo o que o policial faz é registrado. Então, vamos desenvolver um software que apenas mostre os que fizeram mais. E esses serão os promovidos. Esse negócio de quem indica acaba no nosso governo”, disse.

Lahesio também pretende chamar todos os excedentes do último concurso caso seja eleito. “O Flávio Dino brincou com o sonho dessas pessoas. Todas largaram a vida e foram fazer o curso de formação. Aí terminou e eles não foram nomeados. Vamos reparar essa injustiça e chamar todo mundo que fez o curso de formação”, disse.

Delegacias

Outro problema recorrente na segurança pública estadual são as delegacias. Quase todas são improvisadas e não dispõe de estrutura mínima para o funcionamento. Para Lahesio, é preciso uma reestruturação do zero no setor. “Como um policial vai fazer um bom trabalho em uma casa alugada que não é configurada para ele trabalhar direito? Assim que assumirmos o governo vamos desenvolver uma delegacia modelo. Vai ser a mesma estrutura em todo o estado. Conforto para a população que procurar e condição de trabalho para o policial que lá está”, disse.

Outro ponto abordado por Bonfim são as constates mudanças de endereço nas delegacias. “Hoje em dia o povo não tem mais referência porque muitas delegacias mudam de endereço. Delegacia tem que ter endereço fixo. Essa farra de aluguel no nosso governo não vai acontecer”, prometeu.

Lahesio Bonfim pretende dar fim ao pacto do Governo do Maranhão com a bandidagem e estabelecer uma guerra contra o crime organizado

Tecnologia contra o crime

Lahesio ainda pretende modernizar o aparato de policiais no estado. Segundo ele, o Maranhão é um dos últimos estados no quesito tecnologia e isso dificulta no combate ao crime. “Nossas viaturas não dispõem de tecnologia mínima e nem de variedade de armamento. O policial que é chamado para atender um caso de violência doméstica, ou um assalto a banco, vai ter o mesmo material na viatura. Isso dificulta demais a ação. Tem que ter equipamento não letal para casos simples e tem que ter armamento adequado para as situações difíceis. Colete a prova de bala novo, moderno, e kit de primeiros socorros. E vamos fazer essa modernização conversando com os policiais. Vamos apresentar nossa proposta e ver o que eles acham adequado e o que pode melhorar”, disse.

O candidato também que informatizar as viaturas do estado. “Com a chegada do 5G, nós iremos implantar uma central em cada viatura para que nossos heróis e heroínas da polícia tenham informação. Vão poder consultar tudo em qualquer lugar”, disse.

Acordo com o crime organizado

Em 2016, o Governo do Maranhão foi acusado de estabelecer um acordo com o crime organizado. A denúncia foi feita pelo presidente do Conselho Diretor da Sociedade Maranhense se Direitos Humanos (SMDH) na época, Wagner Cabral. Segundo ele, havia um acordo estabelecido entre governo e crime organizado para manter a paz nos presídios.
Lahesio Bonfim pretende dar fim a este pacto e estabelecer uma guerra contra o crime organizado. “Dias atrás eu vi o jovem cabo Hélio Montelo ser morto porque o bandido o reconheceu como policial e o matou. Isso nunca tinha acontecido no Maranhão. Durante essa gestão o crime organizado se alastrou pelo interior sob o olhar e permissividade desse governo. Na nossa gestão vai ser guerra contra a bandidagem”, disse.

A defesa de policiais também está na pauta de propostas de Lahesio. Já foi encomendado um estudo para a criação de uma defensoria que disponibilize advogados gratuitamente para policiais em serviço ou fora dele. “Não vamos mais deixar o policial que age desamparado. Já estamos estudando uma forma de criar um órgão na Secretaria de Segurança que vai ter advogado concursado defendendo nossos policiais e agentes de segurança. Qualquer que seja a situação, o Estado vai defender o policial. Porque policial que se sente protegido pelo governo, protege melhor a população. E outra: no meu governo bandido vai voltar a ter medo de polícia e polícia vai parar de ter medo de atirar em bandido”, concluiu.

Crime organizado: operação do Ministério da Justiça prende quase 1.200 bandidos no Maranhão e nos demais estados do Nordeste

Equipe da Polícia Federal desembarca em município nordestino com suspeita de atuação do crime organizado

A segunda edição da operação Cangalha – coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – resultou na prisão de 1.195 integrantes de organizações criminosas. Parte das detenções foram efetuadas no Maranhão. Os trabalhos ocorreram nos nove estados da região Nordeste, com a adesão de todas as unidades da Polícia Federal, das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e engajamento de suas polícias civis e militares, das Secretarias Estaduais de Administração Penitenciária, com suas polícias penais, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Polícia Rodoviária Federal, além das Forças-Tarefas de Combate ao Crime Organizado em Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Natal (RN), João Pessoa (PB) e no estado do Piauí.

No período de 15 de agosto a 14 de setembro de 2022, 880 mandados judiciais foram cumpridos, 249 armas, 100 veículos e R$ 546 mil valores apreendidos e expedidas ordens judiciais para bloqueio de R$ 21 milhões. Em relação às drogas, 7,6 toneladas foram apreendidas. Em conjunto, houve ações de erradicação de plantações de maconha com a destruição de 271,2 mil pés da referida planta – o que corresponde a 80 toneladas. Além disso, houve a fiscalização/revistas em 62 unidades prisionais, que resultou na apreensão de 312 celulares e 228 armas brancas artesanais.

Todo esse resultado é fruto do trabalho das forças policiais que aderiram à operação e, segundo elas, equivale a um prejuízo estimado de R$ 7,1 milhões ao crime organizado nos nove estados onde foi deflagrada a operação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os três eixos de atuação da Operação Cangalha são: investigações de repressão qualificada a organizações criminosas, ações em presídios e erradicação de plantações de maconha. 

Esta é a segunda edição da Operação Cangalha e reflete a estratégia da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública em combater organizações criminosas levando em consideração as peculiaridades regionais do país. Parte do trabalho teve articulação no âmbito do projeto M.O.S.A.I.C.O., que fomenta a integração de policiais encarregados de investigar organizações criminosas com foco na sua descapitalização.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima