APAE de São Luís: a luta é diária por inclusão, respeito e mais oportunidades

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro

Superar barreiras para garantir mais respeito e inclusão é a luta de mais de 46 milhões pessoas com deficiência no Brasil, que tem no dia 21 de setembro um dia especial de conscientização coletiva

Para todos que atuam na APAE de São Luís há 51 anos, todo os dias são de luta em prol das pessoas com deficiência intelectual e/ou multipla. Mas o dia 21 de setembro é ainda mais importante: Foi instituído em 2005, pela Lei nº 11.133/2005, como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; com  o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O Presidente Sebastião Vanderlaan de Almeida Rolim lembra que a inspiração maior vêm do fundador da entidade, o já falecido Prof. Expedito Alves de Melo, que foi um incansável lutador em prol da causa da inclusão da pessoa com deficiência enquanto viveu. Ele que teve dois filhos com deficiência intelectual, acabou abraçando a luta de muitos mais, e inspirando uma verdadeira legião de pais, profissionais e voluntários que atuam de forma dedicada e incansável em várias frentes.

A APAE de São Luís ao longo dos anos foi ampliando sua atuação. Em 1992 foi fundado o Laboratório de Análises Clínicas e o Setor responsável pelo Teste do Pezinho. Em 2001 aconteceu a habilitação da APAE de São Luís como Referência Estadual em Triagem Neonatal. Em 2002 aconteceu o convênio com o SUS/SEMUS e em 2003 a Fundação da Clínica Escola Sta. Edwiges. Em 2007 foi implantado o Programa de Saúde Auditiva e em 2020 houve a implantação do Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19.

Atualmente a entidade presta serviços de reconhecida excelência nas áreas de Assistência Social, Saúde, Educação (Escolarização, Educação e Qualificação Profissional e Inclusão no Mercado de Trabalho), Reabilitação, Arte e Cultura. Em todas essas frentes, a instituição promove uma verdadeira transformação na qualidade de vida de milhares de alunos com deficiência e de seus familiares, e sobrevive com recursos federais e estaduais; além de doações de empresas e pessoas físicas.  

A vice-presidente, Arionildes Silva e Silva, e a gestora da APAE de São Luís, Christiane Diniz, são exemplos de ativismo engajado em prol do respeito e inclusão das pessoas com deficiência

Arionildes Silva e Silva é uma dessas mães que poderiam ser denominadas de “apaexonadas” no melhor e mais forte sentido da palavra.  Ela buscava o melhor tratamento para a filha Alenilce da Conceição Silva, na época com 14 anos, e com síndrome de down quando chegou até a APAE de São Luís em 1995. Aos poucos foi se envolvendo nas atividades da entidade e há mais de 26 anos ininterruptos é uma presença forte na instituição, onde atualmente é Vice – Presidente.

“Busquei a APAE de São Luís por indicação do médico neuropediatra da minha filha, que estava adolescente na época e uma fase bem difícil e regredindo muito, e com vários problemas hormonais também. Então ele me garantiu que o melhor e mais completo tratamento para ela seria na APAE de São Luís, o que de fato foi realidade”, conta ela, que sentiu um verdadeiro alívio ao ver a filha sendo acolhida por uma equipe multidisciplinar e se desenvolvendo com os estímulos recebidos na Escola Eney Santana, mantida pela APAE de São Luís.

A APAE de São Luís é uma organização social civil assistencial, educacional, filantrópica e sem finas lucrativos, que trabalha com afinco para promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e/ou múltipla.

“Também representamos o movimento da pessoa com deficiência perante organismos municipais, estaduais e nacionais, para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, lutando pela perspectiva da inclusão social desse público que merece todo o respeito e condições de vida mais dignas”, declara o Presidente Sebastião Vanderlaan Rolim.

A assessora jurídica, Dra. Conceição Rolim, e o presidente da APAE de São Luís, Sebastião Vanderlaan Rolim, convidam empresas, voluntários e pessoas da sociedade em geral a se engajarem nessa luta

A gestora da APAE de São Luis Christiane Diniz acha importante dar visibilidade a essa causa e ter o dia 21 de setembro como uma data especial de luta, pois há muito a ser feito ainda:

“No Brasil temos mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, mas infelizmente o que predomina ainda é a discriminação, o capacitismo, o infantilismo, ou seja, as barreiras atitudinais. Para nós que fazemos a gestão de uma organização social civil, o nosso papel vai além da busca por esses direitos e garantias, mas sobretudo, garantir a participação ativa na sociedade das pessoas com deficiência e com igualdade de direitos e de tratamento” explicou a gestora.

Ela lembrou que há leis que disciplinam o direito à educação e à contratação obrigatória da pessoa com deficiência no mercado de trabalho; no entanto na prática, ainda há muita falta de empatia e de oportunidades, além da dificuldade de acesso à formação e capacitação profissional dos PCD´s.

“O maior avanço que precisamos conquistar é comportamental, pois ainda há muita discriminação na sociedade. Precisamos evoluir no entendimento de que a pessoa com deficiência é diferente, mas é capaz de ser socialmente feliz e produtiva a sua maneira; e tem muito a nos ensinar e a contribuir” finalizou Christiane Diniz.      

Othelino e Flávia Alves intensificam campanha em Bequimão e Penalva

Othelino Neto e Flávia Alves demonstraram força política em Bequimão, onde consolidaram diversos apoios

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), candidato à reeleição, e a candidata a deputada federal, Flávia Alves (PCdoB), foram pro corpo a corpo em agenda de campanha, neste domingo (18), nos municípios de Bequimão e Penalva. Eles foram recepcionados por lideranças dessas cidades da Baixada Maranhense, que confirmaram apoio aos seus projetos de trabalharem em prol dos maranhenses.

Em Bequimão, Othelino e Flávia fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade e, em seguida, reuniram-se com lideranças e apoiadores. O encontro foi organizado pelo ex-prefeito Antônio Diniz, que declarou apoio à dupla para que o município seja beneficiado com muito mais ações.

Na ocasião, Othelino Neto lembrou da parceria de longas datas com a cidade e renovou seu compromisso com a população. “Bequimão é uma cidade que sempre deu sua contribuição em todas as minhas eleições. No último pleito, fui o quinto mais votado de todo o estado e, hoje, volto novamente em cada município para pedir o voto e a confiança da população para continuar o trabalho pelo estado”, afirmou o parlamentar.

Líderanças políticas e populares de Penalva marcham juntos com Othelino Neto e Flávia Alves rumo às urnas

Penalva

No início da tarde, Othelino e Flávia também estiveram em Penalva, em mais um encontro com populares, organizado pela liderança Samuel Silva, a quem eles agradeceram pelo apoio e reiteraram o compromisso de continuarem trabalhando juntos pelo município.

“Samuel é uma liderança que se consolida a cada dia mais. Com a nossa parceria, começamos a escrever hoje uma nova história para Penalva”, disse Othelino.

Ato de campanha de Othelino e Flávia Alves registrou participação popular expressiva

Flávia Alves também apresentou suas propostas e as bandeiras que vai defender na Câmara Federal. “Minha missão é fazer a política do bem, apoiada por pessoas bem intencionadas, para levarmos os serviços às pessoas que realmente precisam”, afirmou a candidata.

Feira das Profissões abre com estudantes ávidos por conhecer cursos da UFMA

As atividades ocorrem até o dia 22, com apresentação cultural e participação de 50 estandes das mais diversas áreas do conhecimento

Os 50 estandes instalados no Centro de Convenções da UFMA estão divididos por áreas de conhecimento

Eu estava com dúvida entre o curso de Biblioteconomia e Direito, e, com a realização da feira, pude decidir qual curso seguir”. Essa certeza agora está na mente e no coração da estudante Bianca Gorveia, 17 anos, da escola Centro Educa Mais Estado do Espírito Santo, do município de Vitória do Mearim, a 180 Km da capital, que veio participar da Feira das Profissões, que teve início nesta terça-feira, 20, no Centro de Convenções da UFMA.

Pela primeira vez participando da Feira, Bianca lembra que, desde pequena, sempre quis estudar Direito. O interesse pelo curso de Biblioteconomia é mais recente, coisa de dois ou três anos, movido por uma atração pela leitura. “Hoje vou tirar a minha dúvida na Feira das Profissões. Quando visitei o estande de Biblioteconomia, gostei muito das explicações sobre a área, mas o curso de Direito ganhou o meu coração”, afirmou.A Feira das Profissões, que vai até o dia 22, tem por objetivo orientar estudantes do ensino médio e aqueles que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para tentar uma vaga na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), único método para ingresso na UFMA, a decidir qual curso seguir e que profissionais desejam ser.

Os 50 estandes instalados no Centro de Convenções da UFMA estão divididos por áreas de conhecimento. Logo que o visitante entra no Centro de Convenções da UFMA, o primeiro espaço observado é o do curso de Comunicação Social, seguindo no corredor à direita, estarão os cursos da área das ciências e exatas e sociais, já no corredor à esquerda, os da área de humanas e saúde, além de poder conhecer, também, os estandes do Hospital Universitário (HU-UFMA), do Núcleo de Avaliação de Empreendedorismo (NAVE), das Atléticas e da Pró-reitoria de Ensino.Mauro Júnior, estudante do Colégio Marista, em São Luís, diz já ter participado de outras feiras, realizada por seu colégio, com o objetivo de conhecer as profissões, mas a da UFMA dá um conhecimento mais amplo de qual carreira seguir.

“Avalio a realização dessa Feira de maneira bastante positiva, até porque acredito que o importante é ter esse conhecimento prévio para descobrir o que queremos fazer no futuro. Esse evento é tão importante para quem ainda não se decidiu por qual área seguir, quanto para quem já escolheu o que fazer e que pode conhecer amplamente o curso escolhido”, enfatizou, adiantando que, assim como a Bianca, também pretende estudar Direito.

Ele frisou ainda que sua decisão em visitar os estandes da UFMA foi para conhecer mais do curso que optou por estudar. “Eu já tinha vindo à Universidade em outras ocasiões, acho muito bom vir à UFMA, é até inspirador, e hoje, mais que especial. Vim para conversar com pessoas que são da área, que são estudantes do curso, e ter uma visão mais ampla do curso”, disse Mauro.

Assim como todo jovem que, desde pequeno pensa em ser muitas coisas quando crescer, com Mauro não foi diferente. Desde o ensino fundamental e médio, ele já quis fazer muitos cursos, como Engenharia Elétrica e Medicina, por exemplo. “Com o passar do tempo, fui vendo, analisando e, com o suporte da Feira das Profissões, acabei decidindo seguir por essa área do conhecimento”, afirmou.

Após dois anos ocorrendo somente on-line, devido à pandemia de covid-19, a UFMA volta a realizar, presencialmente, a Feira das Profissões, que está aberta à comunidade ludovicense e às escolas públicas ou privadas. Esta edição, trouxe uma novidade: um tour pela Cidade Universitária para conhecer a extensão e sua estrutura arquitetônica que compõe os cem hectares existentes.

A pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra, destacou que a feira está de volta à presencialidade e que esse é um momento de grande satisfação e de muita felicidade para todos. Segundo ela, são mais de 120 escolas inscritas que devem passar pelo espaço, recebendo uma média de 13 mil participantes até o dia 22. “É um envolvimento muito grande entre a comunidade acadêmica da UFMA, que está recebendo os estudantes da Educação Básica. Por causa da pandemia, durante dois anos, realizamos a Feira em formato virtual. Agora, com o retorno 100% presencial, as novidades são muitas, como as atrações culturais, apoiadas pela Secretaria de Cultura, um tour pela Cidade Universitária Dom Delgado, organizado pelo curso de Turismo, e a realização de algumas atividades científicas e experimentais, no Espaço da Ciência e do Firmamento”, detalhou a pró-reitora.

Boas vindas

Para receber os expositores e visitantes, neste primeiro dia de atividade, na abertura da Feira das Profissões 2022, o Boi Novilho Branco, sotaque de orquestra, se apresentou, mostrando a valorização da cultura maranhense. Após a apresentação do grupo, o reitor Natalino Salgado deu as boas-vindas à comunidade acadêmica e aos visitantes, destacando que a UFMA está em festa, haja vista que virou um centro de discussão do saber, da educação e da cultura.

“Hoje, a Universidade está um brilho, contagiante. Estamos aqui em um espaço cultural, que é o Centro de Convenções, preenchido de estandes que contam com o apoio dos professores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento da UFMA, prontos para receberem os estudantes do Ensino Básico, dos mais diversos colégios do Maranhão, públicos ou privados, que visitam a Feira no desejo de obter informações sobre os cursos de graduação da Universidade. Este é um momento para despertar nos jovens qual a profissão que vão seguir no futuro, porque essa escolha faz parte de um sonho, às vezes influenciado em várias circunstâncias. Aqui, terão a oportunidade de conversar com os estudantes da UFMA, com nossos docentes, então, este é um momento muito significativo”, finalizou o reitor.

A Feira das Profissões 2022, realizada pela Pró-reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Educação (Seduc), da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu), e do Laboratório Ilha da Ciência da UFMA.

Acesse a programação

Zé Inácio participa de reunião com lideranças em Bequimão

A reunião liderada por Zé Inácio em Bequimão, sua terra natal, foi bastante participativa

O deputado estadual e candidato à reeleição Zé Inácio esteve na cidade de Bequimão onde participou de uma grande reunião com lideranças e a população à convite do prefeito João Martins e do ex-prefeito Zé Martins.

Zé Inácio, que é natural de Bequimão, falou sobre as ações que vem realizando na cidade ao longo dos anos, sempre com o apoio da gestão municipal, nas mais diversas áreas, principalmente na saúde, educação e infraestrutura.

O deputado Zé Inácio percorreu ruas e avenidas de Bequimão em cortejo motorizado, acompanhado por apoiadores

E reafirmou seu comprometimento com a cidade e com os moradores de Bequimão. Em seu discurso João Martins ressaltou a importância da reeleição de Zé Inácio, que é o único deputado estadual já eleito no município e que tem sido uma voz firme e atuante na Assembleia em defesa de melhorias para a região da Baixada Maranhense.

Após a reunião houve uma grande carreata que percorreu as ruas da cidade. 

Homem que assassinou companheira e feriu filha é condenado a 18 anos de prisão

Reclusão de 18 anos e 8 meses e mais 3 meses de detenção. Essas foram as penas impostas a Paulo Sérgio Sousa Lima, julgado nesta terça-feira (20) pelo Poder Judiciário da Comarca de Timbiras. Ele foi a júri popular sob acusação de crimes de feminicídio e lesão corporal, tendo como vítimas Josélia Silva Gomes e a criança L.M., companheira e filha. A sessão foi presidida pelo juiz Pablo Carvalho e Moura, titular da unidade judicial, e foi realizada na Câmara de Vereadores de Timbiras, tendo durado quase todo o dia.

Durante a sessão, o Ministério Público manifestou-se pela condenação do acusado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e lesão corporal grave, em relação à ex-companheira e à filha, respectivamente. A defesa sustentou a tese da necessidade de desclassificação da conduta para lesão corporal seguida de morte, por ausência de ‘animus necandi’ (intenção de matar) em relação ao crime que vitimou Josélia. Postulou, ainda, o afastamento das qualificadoras imputadas na pronúncia ao denunciado, em relação a ambos os crimes.

O CASO

A denúncia do caso relata que, no dia 1º de março de 2020, em Riacho dos Vianas, localidade rural de Timbiras, Paulo Sérgio teria matado a companheira com um tiro de espingarda. Na ocasião, ele teria ainda atingido também a filha do casal, que estava nos braços da mãe. O disparo deixou sequelas na criança, como a incapacidade para as ocupações habituais. Segue narrando o inquérito policial que vítima e denunciado viviam juntos há 4 anos, tendo uma filha de um ano e 11 meses.

Relatou que, na data e local mencionados, Paulo Sérgio, sem nenhuma discussão aparente e motivado por ciúmes, disparou contra a própria mulher, que veio a falecer posteriormente em função da gravidade da lesão. Antes de morrer, Josélia teria falado à mãe que Paulo Sérgio estava com ciúmes e, após atirar nela, saiu dizendo “é desse jeito que eu faço”. O denunciado fugiu, levando consigo a arma do crime. Atualmente, ele encontra-se preso.

Por fim, Paulo Sérgio cumprirá a pena em regime, inicialmente, fechado. Além do magistrado, atuou na sessão o promotor de Justiça Carlos Augusto Soares, titular de Codó e respondendo por Timbiras. Na defesa de Paulo Sérgio atuou o advogado Pedro Gustavo Rocha Vilarinho, nomeado pelo juiz.

Secretário de Segurança Pública ministra Aula Magna do curso de Direito da Universidade Ceuma

O secretário de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, abordou o tema “Revista Pessoal e ‘Atitude Suspeita’: uma Análise à Luz da Jurisprudência do STJ”

A coordenação do curso de Direito da Universidade Ceuma promoveu, na noite dessa segunda-feira (19), a Aula Magna do curso de Direito, do semestre 2022.2. O convidado foi o Prof. Me. Silvio Leite, secretário de Segurança Pública do Maranh, que ministrou uma palestra com a temática “Revista Pessoal e ‘Atitude Suspeita’: uma Análise à Luz da Jurisprudência do STJ”. O evento foi realizado no Auditório Expedito Bacelar.

A Aula Magna reuniu número expressivo de acadêmicos de Direito da Universidade Ceuma

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Jaqueline Sena, deu as boas-vindas aos novos alunos. “Sejam bem-vindos à Universidade Ceuma e disfrutem de tudo que esta instituição disponibilizará a vocês. Agradeço ao Professor Silvio Leite por estar conosco nesse momento”, destacou a Profa. Jaqueline Sena.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Jaqueline Sena, deu as boas-vindas aos novos alunos

O palestrante da noite ressaltou sua felicidade em retornar à Universidade Ceuma, onde foi coordenador do curso de Direito.

O palestrante com a membros da Coordenação do curso de Direito e professores da graduação

“O meu sentimento é gratidão. Aqui nessa casa eu me formei e fiz a minha especialização. Aqui eu leciono desde 2012 e fui coordenador durante oito anos. Trouxe um tem bastante atual, um tema que o aluno, independente se é ingressante ou concluinte, deve estar informado”, disse o Prof. Silvio Leite.

Inclusão de mais 105 mil famílias maranhenses no Auxílio Brasil nos últimos 3 meses escancara legado de miséria nos 7 anos de governo de Flávio Dino

Em sete anos como governador, Flávio Dino piorou diversos indicadores sociais e tornou o Maranhão a rota principal da miséria no Brasil

Mais de 105 mil famílias do Maranhão foram incluídas pelo Governo Federal entre julho e setembro. O aumento progressivo do contingente de pessoas no estado que dependem do programa criado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para sobreviver com o mínimo de dignidade escancara o legado de miséria dos sete anos de governo de Flávio Dino (PSB), que agora pretende se eleger senador.

Em agosto, 1.191.101 (um milhão, cento e noventa e um mil, cento e uma) famílias recebiam o Auxílio Brasil. Já em setembro, a quantidade de famílias favorecidas subiu para 1.206.138 (um milhão, duzentos e seis, cento e trinta e oito), um acréscimo de exatas 15.037 famílias. De julho para agosto, o acréscimo havia sido seis vezes maior: 90.427 (noventa mil, quatrocentos e vinte sete). Os números mostram que nos últimos três meses nada menos do que 105.464 (cento e cinco, quatrocentos e sessenta e sessenta e quatro) famílias do estado passaram a receber a ajuda de R$ 600,

Das 27 unidades da federação, o Maranhão é a oitava com maior número de famílias contempladas pelo Auxílio Brasil. Proporcionalmente, no entanto, o estado governado por Flávio Dino até 31 de março deste ano tem o maior número de habitantes que obtêm parte ou todo o sustento graças à ajuda federal: uma a cada seis famílias são assistidas, conforme dados deste mês, divulgados pelo Ministério da Cidadania, executor do programa.

O mapa do Auxílio Brasil traça o caminho da miséria no país e aponta o Maranhão como destino principal, infelizmente, desmentindo qualquer propaganda oficial. Também mostra que a promessa de justiça social e desenvolvimento feita por Flávio Dino em 1º de janeiro de 2015, data em que o então comunista e hoje socialista assumiu o primeiro dos seus dois mandatos de governador, não passou de engodo.

O estranho é que apesar de ter aumentado a pobreza extrema e de ter piorado vários outros indicadores, Flávio Dino continue liderando, com larga vantagem, todas as pesquisas de intenções de votos para o Senado Federal até o momento.

Confira abaixo os números gerais do Auxílio Brasil e Sá na a posição do Maranhão:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima