Sem um governador extremista e perseguidor, Maranhão tem tudo para recuperar transporte por ferryboat

Com seu equilíbrio e visível inclinação ao diálogo, Carlos Brandão tem chance de dar fim ao caos no transporte por ferryboat que opera entre São Luís e a Baixada Maranhense

O Maranhão tem tudo para viver uma nova era a partir de agora, quando deixa de estar sob a influência de governantes extremistas e perseguidores. Visivelmente mais equilibrado, afeito ao diálogo e sem inclinação para impor retaliações, Carlos Brandão, reeleito para governar por mais quatro anos, no último dia 2, tem em suas mãos a chance de livrar a população do caos e da incompetência que marcam a prestação de serviços públicos, alguns de forma direta, outros em caráter de permissão.

Um dos serviços mais impactados pela má gestão é o transporte por ferryboat, que há mais de dois anos e meio tem sua maior operadora, a Serviporto, sob intervenção do Estado, medida que levou ao sucateamento de embarcações da empresa e a deixou à beira da inviabilidade técnica e financeira. Com a vontade expressada por Brandão de governar de forma eficiente, otimizando a máquina pública, é possível que haja a tão esperada reorganização da travessia aquaviária entre São Luís e a Baixada Maranhense, favorecendo usuários e os permissionários que operam a rota.

Se de fato quiser imprimir a sua própria marca no governo e apagar qualquer resquício de radicalização e revanchismo, Brandão deve eliminar as más práticas e até mesmo exonerar de cargos-chave da administração estadual pessoas que em nada contribuíram para torná-la melhor. Pelo contrário, afundaram certos órgãos do Estado em um mar de incompetência, tamanha a sua inaptidão para exercer as funções para as quais foram nomeados. A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), responsável por gerir os terminais de ferryboat e estabelecer normas para a prestação do serviço, é, inquestionavelmente, um dos principais focos dessa instabilidade.

Para ser eficiente e dar o devido retorno aos impostos pagos pela sociedade, o governador tem que administrar com isenção, movido apenas pela missão de corresponder às expectativas daqueles que lhe deram o voto de confiança. Com base nessa premissa, deve escolher – ou manter – parcerias que verdadeiramente ofereçam serviços de qualidade ao povo.

Nesse contexto, nada depõe contra a Serviporto, que por décadas sempre cumpriu sua obrigação de operar o transporte por ferryboat com boas condições técnicas e de segurança, fazendo investimentos constantes na manutenção das suas embarcações, no aumento da sua frota, em mão de obra qualificada e em outras melhorias.

Intervenção desastrosa e tragédia anunciada

É público e notório que após o confisco das embarcações, da receita e de outros itens do património da Serviporto, o serviço de transporte aquaviário entre São Luís e a Baixada piorou absurdamente e passou a ser prestado sem o mínimo de conforto, com número reduzido de embarcações e sob risco permanente de acidentes, dando margem a um clima de tragédia anunciada.

Já passou da hora de o governo estadual restabelecer a normalidade da travessia entre a Ilha de São Luís e o continente, via terminais de passageiros da Ponta da Espera e do Cujupe. Carentes, nos últimos anos, de um transporte aquaviário eficaz e humanizado, os mais de 2 milhões de usuários clamam ao bom senso e à racionalidade de Brandão, para que resolva o problema definitivamente, de preferência, devolvendo a operação do serviço a quem tem capacidade técnica e experiência para gerenciá-lo.

Workshop sobre plantas na Terra Zoo

Várias espécies são excelentes para decorar um ambiente, que sempre fica mais bonito e agradável com vegetação

O botânico Samuel Gonçalves, a equipe da Terra Zoo e a beleza das plantas da Terra Zoo Quixaba

Quanto mais bem cuidadas, mais bonitas ficarão. Pensando nisso, a Terra Zoo promoveu dois workshops com Samuel Gonçalves, um na Terra Zoo Quixaba, em frente ao Parque do Rangedor, e outro na loja do Calhau, ao lado da escola COC. Samuel, que ficou famoso com o perfil @umbotaniconoapartanento, deu dicas valiosas aos presentes. Ele é professor, palestrante, doutor em botânica, biólogo e colecionador de plantas.

As lojas Terra Zoo são grandes parceiras dos amantes da natureza e apreciadores de plantas de um modo geral. Lá se encontra uma variedade incrível de produtos para cuidar de plantas e jardins, de fertilizantes e ferramentas, à vasos e cachepots, é só escolher o tamanho adequado para o tipo de folhagem para favorecer o crescimento da planta.

Além da função decorativa, as plantas filtram o ar, reduzindo crises alérgicas filtrando impurezas do ar. Elas auxiliam na umidificação do ambiente, ao sugar a água da terra para suas folhas, e muitas possuem propriedades medicinais. Algumas ervas cultivadas em casa, tais como erva doce, cidreira, carqueja, alecrim, entre outras, tem poder medicinal e podem ajudar em diversos tratamentos para a saúde.

Othelino agradece vitória nas urnas e reforça apoio a Lula no segundo turno

Othelino Neto foi o segundo deputado estadual mais votado do Maranhão, com quase 85 mil votos, e reafirmou seu compromisso com o povo

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), agradeceu ao povo do Maranhão por tê-lo reconduzido ao mandato parlamentar por mais quatro anos. Ele também parabenizou o governador reeleito Carlos Brandão (PSB) e o senador eleito, Flávio Dino (PSB), pela vitória nestas eleições, afirmando que, a partir de agora, será um militante de Lula no segundo turno das eleições presidenciais.

Othelino Neto, que foi o segundo deputado estadual mais votado do Maranhão, com quase 85 mil votos, reafirmou o seu compromisso com todos os maranhenses.

“Agradeço a cada um que me deu o privilégio de votar em mim e permitir essa vitória. A forma de retribuir é continuar tratando com respeito e cuidando com responsabilidade dos maranhenses, utilizando este mandato que o povo do Maranhão acaba de renovar para cuidar dos seus interesses”, afirmou.

O chefe do Legislativo maranhense disse, ainda, que seu mandato continuará sendo municipalista e que seguirá levando benefícios não só aos municípios em que atua, mas a todos que necessitarem do seu apoio. “Continuarei destinando emendas, levando benefícios, por meio de Indicações, e estimulando que programas sociais cheguem a todos os municípios”, garantiu Othelino.

Reconhecimento

Othelino Neto também parabenizou o governador reeleito Carlos Brandão, pela vitória ainda no primeiro turno, e o senador eleito, Flávio Dino, pela expressiva votação.

“O governador Carlos Brandão demonstrou muita capacidade de aglutinação política e o resultado disso foi a eleição em primeiro turno. Um sinal de que a população do Maranhão aprova a forma como ele vem conduzindo o Estado e o modelo que foi inaugurado pelo então governador Flávio Dino, hoje, senador eleito. Faço um cumprimento também especial a ele, que teve uma expressiva votação, o que demonstra o carinho que o povo do Maranhão tem com ele pela forma como se dedicou, durante sete anos e três meses, a cuidar de cada maranhense”, assinalou o parlamentar.

Segundo turno

O chefe do Parlamento Estadual falou, ainda, do orgulho que sentiu do povo nordestino, cuja região garantiu que o ex-presidente Lula terminasse em primeiro lugar nas eleições presidenciais e garantindo o segundo turno. Othelino Neto afirmou que continuará sendo um militante entusiasmado da candidatura de Lula.

“Foi a persistência simples e humilde do povo pobre do Nordeste, que deu uma maiúscula votação ao ex-presidente Lula. É a partir do Nordeste e sensibilizando o povo brasileiro, que eu tenho convicção de que o ex-presidente Lula será eleito no fim deste mês, no segundo turno. Eu continuarei sendo, agora exclusivamente, porque só tem uma campanha a ser feita, um militante entusiasmado, aqui no nosso estado, da sua eleição”, declarou Othelino Neto.

Deputado Wellington se emociona na tribuna ao agradecer conquista do 3º mandato

O deputado estadual Wellington do Curso fez um discurso emocionado na tribuna ao agradecer a sua segunda reeleição

O deputado estadual Wellington do Curso (PSC) não conteve a emoção e foi às lágrimas ao agradecer, em discurso na na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (4), a sua segunda reeleição. Ele afirmou que a renovação do seu mandato é uma conquista do povo e que sua vitória na eleição foi um propósito de Deus.

Com voz embargada, Wellington exaltou sua trajetória como professor e, com a humildade de sempre, disse que o seu mandato continua sendo do povo, concedido pela terceira vez por Deus. Sobre a votação que recebeu, inferior ao desempenho nas urnas obtido pelos demais parlamentares, Wellington novamente se referiu à força divina que o conduz.

Wellington comemora no plenário, com o gesto da vitória, a conquista só seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual

“Deus não me deu nada a mais do que o necessário para eu voltar para esta casa. Me deu o suficiente”, declarou, com resignação e gratidão. “Ele me disse: meu filho, Eu vou te dar o necessário para voltar para aquela casa. Tu és o sal da terra, tu és o equilíbrio naquela casa. Tu vais voltar com a votação que eu vou te dar, nada mais, nada menos. Não é o primeiro, não é o segundo, não é o mais bem votado. Eu vou te adorar na Assembleia Legislativa segunda a minha vontade. E eu estou aqui segundo a vontade de Deus “, concluiu Wellington, aos prantos e sob aplausos dos colegas de plenário presentes.

Assista:

Chef Danilo Dias levará sua cozinha regional para o Wine Celebration

Atualmente, o Chef está à frente do Restaurante Flor de Vinagreira, um dos espaços de referência no Centro Histórico de São Luís

Apaixonado por gastronomia e há mais de 14 anos conectado à culinária regional maranhense, Danilo Dias é um dos profissionais de know-how que abrilhantará a edição 2022 do Wine Celebration, confirmado para esta sexta-feira, 7 de outubro, às 21h, no Palazzo Eventos, no bairro Araçagi.

Atualmente, o Chef está à frente do Restaurante Flor de Vinagreira, um dos espaços de referência no Centro Histórico de São Luís e que privilegia o cardápio tradicional.  Danilo, diga-se de passagem, é um dos mais talentosos chefs da nova geração e, também, um dos mais criativos.

Ele iniciou a carreira no restaurante Feijão de Corda, onde coordenou a cozinha por uma década. Além disso, participou de concursos como “Cozinheiro da Turma Philadelphia”, em 2013, tendo sido selecionado entre os dez melhores do país.

No concurso “Melhor PF do Brasil”, criado pela Ticket, em 2014, foi premiado ao apresentar o segundo melhor prato. Tem um vasto currículo e experiências profissionais que o colocam em um lugar de destaque na gastronomia contemporânea.

Dr. Julinho demonstra força e consegue votação expressiva em Ribamar para os seus aliados

O prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, foi um cabo eleitoral importante para os seus candidatos

As eleições aconteceram no último domingo e um sentimento de gratidão toma conta do atual prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, pela votação expressiva e a força política demonstrada dentro do território ribamarense.

O chefe do executivo ribamarense agradeceu ao apoio e a votação expressiva destinada aos seus deputados que, juntos, receberam mais de 15 mil votos, sendo mais de 7 mil para Josimar de Maranhãozinho (deputado federal), e mais de 7 mil para o deputado estadual Pará Figueiredo.

Além disso, o prefeito Dr. Julinho agradece pelos votos destinado ao candidato Weverton Rocha para o Governo do Maranhão.

“Sou grato a todos os ribamarenses que nos ajudaram nesse momento tão importante. Tenho certeza que é uma via de mão dupla, onde os nossos candidatos, que já tem nos ajudado em nosso município, continuarão destinando emendas para melhorias de áreas como saúde, educação e assistência social. Muito obrigado, ribamarense! É com o coração cheio de alegria que deixo aqui registrado o meu sentimento de gratidão”, destacou o prefeito Dr. Julinho.

Virada de lote: últimos ingressos para o show de Capital Inicial em São Luís, sábado, dia 8, no Blue Tree Hotel

Está à venda o segundo lote de ingressos para o show da turnê que marca os 40 anos da banda Capital Inicial em São Luís, no próximo sábado, no Blue Tree Hotel (Calhau). De acordo com a organização, restam poucos ingressos, que estão sendo vendidos a preços especiais, a fim de garantir maior presença possível de público no evento, que será inesquecível.

Uma noite história em celebração aos 40 anos de uma das mais aplaudidas bandas de rock do Brasil é o que promete o show de Capital Inicial em São Luís, dia 8 de outubro, às 21h, no Blue Tree Towers Hotel (Calhau). 

O projeto ‘Capital Inicial 4.0’ presenteará o público com um repertório abrangendo faixas preferidas dos fãs, novidades e versões inéditas dos clássicos hits. A iniciativa é da Pororoca Produções em associação com a Acontece Produtora.

“Um privilégio incluir São Luís nessa turnê emocionante da banda Capital Inicial, que tem uma trajetória marcante na música brasileira e merece todos os nossos aplausos. Nós estamos preparando tudo com muito carinho para que o evento seja uma noite inesquecível”, disse Ricardo Fernandes, da Pororoca Produções.

Serviço

O quê: Show Capital Inicial

Quando: Dia 8 de outubro, às 21h

Onde: Jardim do Blue Tree Towers Hotel (Calhau)

Ingressos: Bilheteria Digital (Rio Anil, Site e App) e site https://www.bilheteriadigital.com/capital-inicial-4-0-08-de-outubro

Informações via Whatsapp: (98) 98314-7915 / 98183-0007

Governo Federal apoia ocupação responsável em Barreirinhas para favorecer o turismo e a população nos Lençóis Maranhenses

Na segunda oficina do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” realizada no município foram abordados temas como agenda de eventos turísticos para a região e para o estado, potenciais para o desenvolvimento na região das praias de Atins, Bar da Hora e Passa Bem

Lençóis Maranhenses é um dos atrativos turísticos nacionais beneficiados pelo projeto “Brasil, essa é a nossa praia”

Porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, a cidade de Barreirinhas (MA) recebeu, semana passada (26 a 29.09), mais uma rodada de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”. A iniciativa, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem o objetivo de reunir os órgãos públicos e a população para apoiar o planejamento e ocupação responsável do território para benefício do turismo e da comunidade local.

CLIQUE AQUI e acesse.

Esta é a segunda oficina realizada na cidade maranhense. Os encontros que aconteceram no município tiveram como pauta temas como a agenda de turismo para a região e para o estado, os potenciais para o desenvolvimento na região das praias de Atins, Bar da Hora e Passa Bem. Além disso, o encontro serviu para debater sobre a definição de trechos e classificação de orla, os projetos previstos ou em implantação, entre outros.

A primeira visita do Projeto em Barreirinhas aconteceu em maio deste ano, com uma visita da equipe técnica do Ministério do Turismo. O próximo encontro na cidade está marcado para o mês de novembro, quando será realizada uma audiência pública para a validação do Plano de Gestão Integrada de orlas da cidade.

Programa

A iniciativa no Ministério do Turismo, “Brasil, essa é a nossa praia!”, apoia 10 cidades do país na construção dos planos de gestão integrada do Projeto Orla, a cargo da União. Além de Barreirinhas, o projeto passa por Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ), Cabo Frio (RJ), Cruz (CE), São Sebastião (SP), Imbé (RS), Salvador (BA) e Natal (RN).

Durante o encontro, são realizadas oficinas, produção de materiais informativos e documentos para auxiliar os municípios participantes e demais interessados. Os gestores dos municípios também comparecem a uma reunião para discutir e trocar experiências sobre boas práticas para os municípios.

O projeto também divulga atividades referentes ao Turismo Responsável, relacionando a elaboração dos PGI’s (Plano de Gestão Integrada) e ao Projeto Orla. As principais pautas trabalhadas foram desenvolvimento de estudos e sugestão de estratégias e mecanismos de fomento ao turismo responsável, com foco em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária; desenvolvimento do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável; elaboração de e-book, manuais, guias ilustrados e vídeos explicativos; disponibilização de Curso de Extensão EAD sobre Turismo Responsável para gestores públicos e privados.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima