Mais um grito de alerta da classe política volta a expor crise no transporte por ferryboat

Deputado federal Víctor Mendes, natural de Pinheiro, na Baixada Maranhense, recomendou aos usuários que não viagem na embarcação “José Humberto” e aconselhou a todos que tenham paciência e coragem

Ferryboat: viagem na embarcação alugada pelo Governo do Maranhão no Pará foi desaconselhada por Victor Mendes

O deputado federal Víctor Mendes (MDB) é mais uma voz da classe política a alertar sobre a grave crise que atinge o transporte por ferryboat que opera entre São Luís e a Baixada Maranhense desde a intervenção decretada na empresa Serviporto, há mais de dois anos e meio, por força de um decreto assinado pelo então governador Flávio Dino (PSB). Faltando quatro dias para o início das viagens gratuitas, autorizadas pelo governo, a fim de facilitar o deslocamento de eleitores para votar no 2º turno, a expectativa se volta à segurança e ao conforto de quem resolver embarcar nessa “aventura”.

Em postagem nas redes sociais, o parlamentar lamentou a precariedade que marca o serviço nos dias de hoje e comparou a situação atual ao que ocorria no transporte aquaviáro na década de 80. Em tom de desabafo, após recente viagem no ferryboat José Humberto, Victor Mendes fez menção à Banav, uma das empresas paraenses contratadas de forma nebulosa pelo governo estadual para operar a travessia entre os terminais de passageiros da Ponta da Espera e do Cujupe.

“Hoje, gostaria de agradecer à empresa Banav, por um momento de nostalgia, de volta ao tempo, mais precisamente aos anos 80, quando pegávamos ferries da antiga Codomar. Eram cinco horas de espera e mais cinco de travessia. Só faltaram a galinha, o porco e o bode que se misturavam aos passageiros. Obrigado Banav, obrigado ferryboat José Humberto!”, ironizou o parlamentar, que desde criança utiliza com frequência o transporte aquaviário por ter nascido em Pinheiro, na Baixada Maranhense.

Crise no transporte por ferryboat que opera entre São Luís e a Baixada Maranhense não foi aplicada mesmo com o aluguel de embarcações no vizinho estado do Pará

Recomendação

Víctor Mendes reforçou seu alerta aos amigos e demais usuários do serviço, desaconselhando as viagens no ferryboat José Humberto. “Aqueles que não desejam sofrer como na década de 80,. não usem esse ferry. Não comprem passagem, não incentivem a operação dessa embarcação. Vamos trocar as viagens feitas por ele”, recomendou.

O deputado disse acreditar que, talvez dessa forma, sem receita, a empresa proprietária da embarcação seja obrigada a desistir do Maranhão e volte ao seu lugar de origem. “Mais um conselho aos usuários do ferry nesses dias: muita paciência e coragem!”, adverte.

Ceprama comemora 33 anos com vasta programação cultural nesta quinta-feira (27)

O Centro de Produção de Artesanato do Maranhão (Ceprama) celebra 33 anos de arte e cultura nesta quinta-feira (27) com uma vasta programação festiva, que reunirá alguns dos grupos mais representativos do folclore do estado. A expectativa é que um público expressivo prestigie o evento, cuja produção certamente estará à altura da grandiosidade histórica e artística do espaço, fundado em 20 de outubro de 1989.

A programação do aniversário de 33 anos do Ceprama terá início às 18h, na Concha Acústica, e terá as seguintes atrações: Grupo da Melhor Idade C.C.C. Madre Deus, Boi da Madre Deus, Fuzileiros da Fuzarca, Tribo de Índios Cayapó, Bloco Tradicional os Curingas, Bloco Tradicional Os Feras, Bloco Tradicional Os Baratas, Bloco Tradicional Os Apaixonados, Bateria da Turma do Quinto e Bateria da Turma de Mangueira.

Histórico

Atividades do Ceprama representam importante vetor para o turismo no Maranhão, especialmente em São Luís

Durante anos, o Ceprama fez parte da economia do Estado, pois em suas instalações funcionava a fábrica Cânhamo, tecelegem, cuja matéria prima era a fibra da canabis. Hoje, o Ceprama é um aparelho que além de fomentar o rico artesanato das mais diversas tipologias, é utilizado pela comunidade em geral como palco de shows, ações sociais, casamentos, feiras, dentre outros eventos.

“Toda essa diversidade de ações só é possível graças à visão empreendedora do secretario de Estado de Turismo, Paulo Matos, no cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo governador Carlos Brandão”, destaca o diretor do Ceprama, Jorge Beckman.

Por toda a representatividade do Ceprama para a sociedade maranhense, em especial para a Madre Deus e entorno, é mais do que justa e merecida a comemoração dos 33 anos de história dessa valorosa instituição, em parceria com várias manifestações culturais e o Conselho Cultural da Madre Deus.

Abaixo, o convite e a programação completa:

TIM reforça 5G para festival de música no Maranhão

A diretora de Vendas da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Graciela Berlezi, diz que tem percebido uma rápida adesão do público ao 5G, apesar de a tecnologia ser muito recente

A diretora de Vendas da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Graciela Berlezi, está nos preparativos para o TIM Music Maranhão e espera um grande volume de tráfego de dados durante o festival, como aconteceu no Rock in Rio, primeiro grande evento com a internet de quinta geração, em que 20% dos dados foram na rede 5G da TIM.

Apesar da tecnologia ainda ser muito recente, a diretora afirma que a empresa tem percebido uma rápida adesão do público e o volume aumenta durante os eventos.

Para garantir mais qualidade na conexão, a TIM vai reforçar o sinal na área. A programação será nos dias 5 e 6 de novembro, no Espaço Reserva.

Vídeo: 1º foguete produzido 100% no Brasil é lançado no espaçoporto de Alcântara

O foguete VSB-30 foi lançado a partir da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que foi desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

23 de outubro! Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a data tornou-se ainda mais significativa! O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou o lançamento do veículo suborbital VSB-30, a partir da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), que foi desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O projeto faz parte da Operação Santa Branca.

Com produção brasileira e carga útil 100% nacional, o VSB-30 é um foguete da família sonda, que possuiu estágios à propulsão sólida, estabilizado rotacionalmente e com capacidade de transportar cargas de até 400 kg, em altitudes na faixa de 270 km. Neste lançamento, o foguete levou a bordo o experimento científico “Forno Multiusuários”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Estiveram presentes no evento, o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, que veio acompanhado por sua comitiva composta de diretores, secretários e chefes de gabinetes do ministério. Além disso, presenciaram o lançamento, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), coronel engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura.

“Primeiramente, temos que comemorar o sucesso da Operação Santa Branca. É motivo de orgulho vermos a competência dos profissionais brasileiros, que não desistiram do sonho de realizar lançamentos aqui no CLA. O VSB-30 é um foguete brasileiro e, isso será o início de um ciclo de muitas conquistas que, com certeza, virão”, disse o ministro Paulo Alvim.

Autoridades presentes ao lançamento, concretizado com sucesso após exaustiva preparação

Lançamento VSB-30

O lançamento do foguete ocorreu às 14h20 e atingiu o apogeu com 4 minutos e 1 segundo, já com altitude de 227 km, totalizando um voo de 7 minutos e 44 segundos. A carga útil caiu a 185 quilômetros da costa e militares especializados neste tipo de missão, a bordo de helicópteros da FAB, fizeram o resgate da carga.

“A Operação Santa Branca se concretizou com sucesso. Houve uma grande preparação com as equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço e da Empresa ORBITAL, que fizeram a PSM, um experimento que estamos em processo de homologação. Foram meses de preparação para esse momento e, para nós do CLA, é uma sensação de dever cumprido. Agora temos todos os dados necessários para apresentar às empresas lançadoras”, relatou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. 

Segurança da Operação

Estiveram presentes no lançamento ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, que veio acompanhado por sua comitiva composta de diretores, secretários e chefes de gabinetes do ministério

A fim de garantir o total sucesso da Operação Santa Branca, diversas medidas de segurança foram tomadas. Para as pessoas que moram na região do CLA, a FAB emitiu comunicados alertando toda a população. Além disso, pescadores e ribeirinhos foram orientados quanto a pesca no local. O mesmo cuidado foi feito com relação ao espaço aéreo, que estava bloqueado para voos na região.

De acordo com o tenente-coronel engenheiro Rogério Moreira Cazo, a segurança é o item fundamental para o sucesso da operação. Na questão orgânica, o Grupo de Segurança e Defesa (GSD) fez toda a escolta do foguete até chegar à área de integração do veículo. “Fizemos toda vigilância de área, com o controle de acesso e de imagens. Fizemos um trabalho perimetral com a colocação de barreiras que pudessem garantir a total segurança de todas as pessoas”, explicou o Oficial. 

Já com relação à segurança do lançamento, o cuidado foi criterioso, principalmente pelo fato de, aproximadamente, 95% da carga ser composta por combustível. Nessa questão, o tenente-coronel Moreira relatou que o foguete do Programa Espacial Brasileiro trabalha com combustível sólido, assim, para evitar incidentes, foram realizados testes de descargas eletrostáticas e o isolamento total da aérea de lançamento. “Fizemos o monitoramento de todas as questões possíveis que poderiam ocorrer e eliminamos todas elas. Além disso, nos resguardamos para que qualquer situação fosse resolvida e sanada. Com todos esses cuidados, atingimos o nosso objetivo e a missão foi um sucesso”, concluiu. 

Assista:

Aprovado requerimento do vereador Marlon Botão que agiliza licenças para eventos culturais

Vereador Marlon Botão quer viabilizar expedição de licenças para realização de eventos culturais para fortalecer a economia

A Câmara Municipal de São Luís aprovou o Requerimento nº 1017/2022, de autoria do vereador Marlon Botão (PSB), que viabiliza a expedição, com mais agilidade, de licenças para realização de eventos culturais na capital maranhense. O objetivo é desburocratizar as permissões e fortalecer a economia, por meio do incentivo à maior geração de trabalho e renda pelo setor de entretenimento.

Em seu requerimento, Marlon Botão pede à Prefeitura de São Luís que instale uma Central Única de Deliberação de Eventos para que donos de bares, pequenos comerciantes, produtores culturais e músicos possam realizar suas atividades dentro da legalidade, após obter as licenças com mais celeridade e praticidade.

“Assim, o Município vai arrecadar, a economia local vai se fortalecer e as pessoas que realizam eventos contarão com importante ajuda para continuar trabalhando”, destaca Marlon Botão.

Teódulo Aragão conquista cada vez mais apoio com humildade e forte identificação com o povo de Caxias

Teódulo Aragão com Edileuza Alves, após degustar o famoso cachorro quente preparado pela amiga

O presidente da Câmara Municipal de Caxias, Teódulo Aragão, segue firme no objetivo de viabilizar o seu nome na disputa para prefeito, em 2024. Com humildade e forte identificação com o povo, Teódulo percorre quase diariamente diversas localidades do município, onde é sempre muito bem recebido pelas pessoas.

Recentemente, em visita a um dos redutos populares de Caxias, o presidente da Câmara Municipal foi bastante cumprimentado pelos cidadãos presentes, que elogiaram sua simplicidade e disposição de estar sempre junto ao povo. Teodulo aproveitou para degustar o famoso cachorro quente da Edileuza Alves, que classificou como “padrão FIFA”, retribuindo com um abraço afetuoso a atenção e o carinho com que foi tratado.

Repercussão positiva

Ao registrar o momento em suas redes sociais, Teódulo Aragão foi surpreendido com dezenas de comentários positivos, a maioria elogiando a sua naturalidade ao relacionar-se com os caxienses mais humildes, aos quais sempre manifesta especial apreço. Ao responder aos internautas, o presidente da Câmara Municipal agradeceu a consideração, citando nominalmente cada um dos que aplaudiram a sua atitude.

Em meio a tanto apoio recebido, houve quem exaltasse a atuação política de Teódulo Aragão, vereador mais votado da história de Caxias, e defendesse o seu nome como melhor opção para a sucessão do prefeito Fábio Gentil.

Guarapiranga recebe ações de saúde em São José de Ribamar

Tratamento odontológico foi uma das ações oferecidas pela Prefeitura de São José de Ribamar à comunidade Guarapiranga

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou na manhã deste sábado (22), uma Ação Itinerante em Guarapiranga. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro.

Doses de vacina também foram aplicadas na população durante a ação de saúde

A atividade contou com a realização de consultas, exames de preventivo, testagem rápida, atendimento odontológico, mamografia realizada pela Central da Mama, dentre outros atendimentos. 

Raio-X mostra dano à estrutura óssea de um dos pacientes atendidos

A moradora Adriana Sousa de Oliveira afirma que a ação foi muito proveitosa e só tem a agradecer. “A ação tá sendo maravilhosa. Queremos que aconteça mais vezes”, disse Adriana.

Durante a ação de saúde, moradores de Guarapiranga puderam aferir a pressão arterial

A Secretária Municipal de Saúde, Bernadete Leite, fala um pouco sobre a iniciativa. “Estamos aqui em Guarapiranga iniciando o programa Saúde Presente e em breve estaremos em outros bairros do município”, comentou.

Mulheres da comunidade obtêm orientações sobre como melhor cuidar da saúde

A ação é uma realização da Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, onde são levadas ações de saúde ao povo ribamarense dos bairros mais distantes.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima