Marlon Botão e a luta por uma educação básica de qualidade em São Luís

O vereador Marlon Botão se reuniu com a secretária Caroline Salgado (SEMED) e apresentou uma lista de demandas para a pasta, que vão desde reformas pontuais até a criação de uma nova creche na Vila Sarney.

O vereador Marlon Botão (PSB) tem se destacado na Câmara Municipal como um dos parlamentares mais ativos quando o assunto é educação. Membro da Comissão de Educação e criador do projeto Blitz da Educação, nesta semana o vereador se reuniu com a secretária Caroline Salgado (SEMED) com uma lista de demandas para a pasta, que vão desde reformas pontuais até a criação de uma nova creche na Vila Sarney.
.
“Uma coisa que aprendi com a nossa Blitz da Educação, nas centenas de fiscalizações que já fizemos em escolas e centros educacionais da capital desde 2020, é que a gente não pode parar nem um único dia. O trabalho por uma educação básica de qualidade em São Luís, se a gente quiser mesmo apresentar resultados positivos na prática, deve ser diário”, disse o vereador.
.
“É por isso que hoje, mesmo que as atenções de todos estejam voltadas para as eleições presidenciais, eu estou aqui trabalhando normalmente, trazendo as nossas demandas, porque, para mim, garantir uma educação básica de qualidade para as crianças de São Luís é mais que um compromisso, é uma missão de vida”.
.
Demandas
.
De acordo com Marlon Botão, uma das principais demandas apresentadas à secretária Caroline Salgado foi o pedido de construção de uma creche na Vila Sarney, na Zona Rural de São Luís.
.
“Vim pedir à secretária Caroline, apresentando os números que coletamos nos relatórios das nossas fiscalizações, a construção de uma creche na Vila Sarney, na nossa Zona Rural. A gente conseguiu identificar nessa região muitas mães e pais de família que trabalham e não têm com quem deixar seus filhos pequenos, o que termina por prejudicar essas famílias”, disse.
.
“Essa é uma realidade, aliás, em grande parte da Zona Rural. Propomos a criação da creche na Vila Sarney por se tratar de um ponto estratégico, que vai beneficiar famílias de diversas outras localidades. Tratei disso com muita atenção, conversando com a população e também com o prefeito Eduardo Braide, que sempre foi um parceiro nessa nossa luta e desde quando assumiu tem operado uma revolução na educação básica de São Luís. Estou confiante de que vamos conquistar mais esse benefício para a população da Zona Rural”.
.
Ainda de acordo com Marlon Botão, a reunião com a secretária Caroline Salgado foi uma oportunidade para cobrar outras pautas da educação que estão em andamento.
“Temos muitos Projetos de Lei e Requerimentos aprovados na Câmara, voltados para a educação básica de São Luís, que precisam ser postos em prática pela prefeitura, então essa foi também uma oportunidade para pedir celeridade à secretária Caroline nessas questões”, disse.
.
“Pedi parecer sobre o meu Projeto de Lei que inclui na grade curricular das escolas de São Luís noções básicas sobre a Lei Maria da Penha, para que a gente conscientize e empodere as nossas crianças desde a base; tratei sobre o pedido de construção de uma escola para atender as milhares de famílias do Residencial Luiz Bacelar, e das reformas de escolas no Ipem São Cristóvão, na Vila Sarney, Vila Embratel, Gapara, Fumacê, Vila Bacanga, Anjo da Guarda, Rio Grande, Sá Viana, Vila Cascável, Vila Isabel, Vila Nova República, Vila Esperança e Pedrinhas”.
.
Segundo o parlamentar, o saldo da conversa foi positivo.
.
“Saio animado da reunião com a secretária Caroline Salgado, porque recebi dela a confirmação de que a prefeitura de São Luís pretende atender a todos os nossos pedidos dentro do seu cronograma de obras”, disse Marlon Botão.
.
“Como eu disse, nós estamos conseguindo entregar muitos resultados positivos na prática para a população justamente pela parceria fundamental do prefeito Eduardo Braide, que já demonstrou todo o seu comprometimento com a educação das nossas crianças. Quando Câmara e Prefeitura trabalham juntas, o povo só tem a ganhar. E é isso que vamos continuar fazendo. A educação básica de São Luís será referência em todo o estado”, finalizou.

Neste sábado tem evento de adoção na Terra Zoo em Imperatriz

Negão ganhou um novo lar durante o primeiro evento de adoção da Terra Zoo em Imperatriz

Homens e animais de estimação sempre estiveram unidos, desde os tempos mais remotos. Entretanto, é cada vez maior o número de casos de maus-tratos contra os animais, cometidos pelos seres humanos, como o que presenciamos em 2019 Imperatriz, quando um motorista foi preso por amarrar um cão à sua moto e arrastá-lo pela cidade. O caso ganhou forte repercussão nas redes sociais.

Felizmente o cão foi resgatado ainda com vida, permanecendo sob os cuidados do Grupo de Proteção aos Animais de Imperatriz (GPAI) que o batizou de ‘Negão’. Negão foi adotado pelo casal Carlos Eduardo e Glaucia Prado no primeiro evento de adoção realizada pela Terra Zoo em Imperatriz no dia 23 de março deste ano. Junto com negão, outros 13 cães e 16 gatos ganharam novos lares.

Desde então, a Terra Zoo vem realizando eventos de adoção de cães e gatos sem raça definida ( filhotes e adultos) na cidade, diminuindo o abandono. Neste sábado, 05/11, acontece mais um na Terra Zoo de Imperatriz (BR010 Coco Grande) em parceria com a ong GPAI – GRUPO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE IMPERATRIZ ( @g.p.a.i).

O que você precisa para adotar um pet:

  1. Ser maior de idade;
  2. Ter em mãos um documento de identificação e comprovante de residência;
  3. Precisa passar por uma entrevista com a ong, visando avaliar questões como o perfil do adotante ( e sua família), a rotina da casa, histórico com outros animais e a segurança.

Os cães e gatos vão pra casa vermifugados e com a primeira dose da vacina. E mais, você pode comprar o enxoval do seu novo pet com 10% de DESCONTO, somente no dia da adoção, e somente na loja que estiver acontecendo o evento de adoção. Importante lembrar, que após a adoção, a responsabilidade de manter a carteirinha de vacinação atualizada passa a ser do adotante.

Compartilhe essa ideia! Quanto mais pessoas souberem desse evento, mais animais serão adotados diminuindo o abandono.

MAIORES INFORMAÇÕES:

GPAI – GRUPO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE IMPERATRIZ
FACEBOOK: GPAI – GRUPO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE IMPERATRIZ
INSTAGRAM: @g.p.a.i
E-mail: [email protected]

São Luís Shopping faz a abertura do Natal neste sábado

Evento acontecerá na Praça de Alimentação do piso 2 pocket show das Irmãs Madrigal e cortejo natalino com o Papai Noel

Como acontece todos os anos, a abertura do Natal no comércio da capital maranhense ocorrerá neste sábado, 5, às 16h, no São Luís Shopping. O tradicional evento acontecerá na Praça de Alimentação do piso 2, com atrações: um pocket show das Irmãs Madrigal e cortejo natalino com o Papai Noel.

O Papai Noel vai chegar trazendo uma experiência mágica, com muita luz e alegria. As pessoas vão se encantar com um cenário lúdico, cheio de interações e movimentos, unindo a tradição natalina com a tecnologia.

“A abertura dos festejos natalinos já é uma tradição do São Luís Shopping e queremos, mais uma vez, surpreender positivamente o público “, afirmou Igor Quartin, gerente de Marketing do shopping.

Igor Quartin afirmou que o pocket show das Irmãs Madrigal, a animação da Disney queridinha do momento, promete encantar as pessoas que estarão presentes ao evento.

“Serão momentos marcantes, de encanto, magia e beleza. Teremos ainda o cortejo com Papai Noel, que transmite um sentimento de afeto e carinho neste período natalino tão especial para crianças e adultos”, concluiu Quartin.

Blue Tree São Luís é o primeiro hotel do Maranhão a oferecer rampa de acesso em piscina para cadeirantes

Os amigos Álex Andre e Juan Duarte puderam aproveitar a rampa para cadeirante recém instalada na piscina do Blue Tree São Luís

A piscina do Hotel Blue Tree São Luís Hotel acaba de ganhar uma rampa de acesso à piscina, o que o torna o primeiro do seu segmento, no Maranhão, a oferecer esse tipo de acessibilidade a clientes com algum tipo de limitação corporal.  Com isso, o empreendimento maranhense passa a ser 100% acessível para pessoas com limitações permanentes ou temporárias. As áreas comuns e os apartamentos foram adaptados e o hotel ganhou barras de apoio, piso tátil, corrimão em escadas, rampas e elevadores com sonorização.  

O professor de Educação Física, atleta e técnico, Álex André, 28 anos, cadeirante há quatro, após um acidente de moto, elogiou o projeto. “Esse tipo de iniciativa é muito importante porque nos permite ir a qualquer lugar sem nenhum tipo de constrangimento”, disse.

O atleta, Juan Duarte, 25 anos, portador de deficiência nas pernas, considerou positiva a iniciativa do Blue Tree São Luís. “É comum muitos cadeirantes deixarem de sair de casa por falta de espaços adaptados”, observou. Ele e Álex puderam aproveitar a piscina do hotel com a rampa para cadeirante, recém instalada, sem qualquer tipo de restrição.

Foto 2 – O hotel está totalmente adaptado para receber pessoas com alguma limitação corporal

A profissional de Educação Física, que trabalha com atendimento de pessoas com deficiência, Lilian Carvalho, classificou como positivo o projeto de acessibilidade implementado pela direção do hotel. “É muito positivo termos espaços como esse que possam receber pessoas sem distinção e que poderão ter acesso a todos as áreas do hotel”, destacou     

A diretora geral do hotel, a empresária Jacira Haickel, garantiu que o Blue Tree São Luís está 100% acessível e dentro da legislação vigente. “Nosso objetivo é atender ao público em geral independente de sua condição física”, assegurou.

Universidade Ceuma faz a alegria de crianças com ação social em creche de São Luís

Equipe da Universidade Ceuma uma série de atividades de cunho educativo e de responsabilidade na Creche Escola Sonho de Criança

O Escritório-Escola Antenor Mourão Bogéa e a Coordenação de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma promoveram, na manhã de 29 de outubro, uma ação social na Creche Escola Sonho de Criança, no Residencial Terra Livre.

A ação social foi mais uma das inúmeras iniciativas da Universidade Ceuma em.benefício da comunidade

Foram realizadas as seguintes atividades: entrega de brinquedos, de cestas básicas, de lanche, recreação, produção de slimes, pintura facial, atendimento jurídico, atividade de responsabilidade social na área da criança, juventude e sócio assistenciais, aferição de pressão e glicemia, orientações sobre carteira de vacinação e estética facial.

Equipes do Escritório-Escola e da Coordenação de Responsabilidade Social da Universidade Ceuma levaram mais alegria para as crianças atendidas pela creche

Dona Rita foi uma das participantes do evento, e, muito feliz, agradeceu a iniciativa. “Foi um sucesso e muito proveitoso para todos nós. Auardamos ansiosamente a próxima ação”, disse dona Rita.

Confira algumas imagens da ação:

MOB censura comentários no Instagram após povo achincalhar gratuidade de ferryboats na eleição

Viagem gratuita de ferryboat na eleição: críticas marcaram operação do serviço

À espera de elogios de usuários por ter ofertado transporte por ferryboat gratuito no 2º turno da eleição, a Agência Estadual de Mobilidade e Serviços Públicos (MOB) foi surpreendida com um bombardeio de críticas em seus perfis na rede social Instagram pela forma como conduziu o serviço, considerada ineficaz. A reprovação dos internautas levou a autarquia a censurar todos os comentários na postagem seguinte, que também exaltou a “benfeitoria”, classificada por muitos como compra de votos escancarada.

A desaprovação do serviço nos dois dias e meio em que vigorou a gratuidade foi praticamente unânime. Muitos usuários se manifestaram de forma bastante dura, beirando o escárnio. A insatisfação foi compartilhada por proprietários e gestores das empresas que fornecem e operam as embarcações que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense, à custa de altos investimentos. Acionistas, diretores e gerentes alegaram que a perda de receita gerada no período em que não houve cobrança de passagens agravou a crise interminável que atinge o setor, desencadeada após a intervenção do Governo do Estado na Serviporto, que em fevereiro de 2023 completará três anos, salvo um ato de bom senso que dê fim ao confisco do patrimônio privado.

Em meio às sucessivas manifestações de repúdio ao modo como o transporte por ferryboats funcionou sem ônus financeiro para o público, houve quem acusasse a MOB de não oferecer alguns benefícios anunciados, como o acesso livre a vans, e até quem garantisse que pagou a tarifa normalmente por ter se deparado com o caos e o tratamento desumano dispensado aos passageiros no embarque e ao longo das viagens. “Van de graça? Foi meu ovo”, protestou o internauta @jeanroots. “Eu fui sábado votar e paguei. Vim segunda e paguei. Que gratuidade foi essa mesmo que eu não vi?”, questionou @jefferson_carvalho_araujo. “Eu paguei minha passagem em um ferry nojento, que demorou três horas”, reclamou @elza8459.

Travessia foi marcada por caos e tratamento desumano aos passageiros desde o embarque, segundo usuários que se manifestaram nas redes sociais

Múltiplos transtornos e favorecimento político

O descaso, a humilhação e a compra de votos também foram foram condenados por quem se aventurou na travessia gratuita entre os terminais da Ponta da Espera e de Cujupe. “Um descaso total com os eleitores, uma humilhação. Cada ferry levando somente 15 motos. Foi então que o pessoal ficou com raiva, foi lá, fez confusão e começaram a colocar 40 motos. Eu, particularmente, fiz questão de querer pagar minha passagem, mas não aceitou”, relatou, desapontado, @jheff_brown_409. “Serviço lixo”, resumiu @antoniojosesilvaaa. “Pela péssima qualidade do serviço oferecido deveria manter a isenção da cobrança de taxas”, sugeriu, em tom de desgosto, @brunnocarvalho12. “Mecanismo simples de compra de voto barato e eficiente. Parabéns, MOB”, ironizou @wanderson_lopes. “Agora é moda falar que tudo é democrático. Até o fornecimento de um serviço medíocre de ferryboat é democrático “, arrematou @luisfernando.ts.

Ao ver frustrada sua expectativa de reconhecimento popular pelo feito, apresentado pela mídia governista como algo grandioso, a MOB reagiu com intolerância e feriu gravemente o direito constitucional â liberdade de expressão.

Confira alguns comentários mais incômodos, que levaram a MOB a impor censura em suas redes sociais:

PRF liberou todos os 10 trechos de rodovias federais no Maranhão, sem registro de feridos

Desmobilização de manifestantes em rodovia federal no Maranhão ocorreu pacificamente

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, às 20h51 dessa quarta-feira (2), que todos os 10 trechos de rodovias federais que haviam sido interditados no Maranhão por manifestantes bolsonaristas inconformados com a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva a presidente da República foram liberados. O último ponto desobstruído foi o KM-131 da BR-010, no município de Estreito, que havia sido fechado totalmente por cerca de 40 pessoas.

Segundo a PRF, não há mais nenhum ponto com interdição total ou parcial na malha rodoviária federal do Maranhão. “O cenário atual é de trânsito livre em todas as rodovias federais do estado”, informou a Superintendência Regional da instituição.

A PRF garantiu que a liberação de todos trechos ocorreu de forma pacífica, resultando em nenhuma pessoa ferida.

Abaixo, o comunicado:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima