A Polícia Federal cumpriu no último domingo, dia 13 de novembro, por ocasião da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, dois mandados de prisão preventiva – um em São Luís e outro em Santa Inês, no Maranhão – de candidatos que se inscreveram para o certame, mas eram foragidos da Justiça.
A ação contou com a participação de 10 policiais federais. Os foragidos respondiam por crimes de estelionato e de trânsito.
Ambos foram recolhidos a unidades prisionais e estão à disposição do Poder Judiciário.
O cantor Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, fará show em São Luís no dia 16 de dezembro no Multicenter Sebrae
Erasmo Carlos sempre foi um artista do futuro. Ou melhor, um artista que une presente, passado e futuro num tempo próprio, repleto de rock´n´roll e poesia, numa viagem da qual, há 60 anos, ele nos convida a participar. Ícone da Jovem Guarda, o eterno Tremendão foi um dos criadores desse movimento cultural tão especial, e que introduziu o rock no Brasil.
Artista múltiplo, e que passou por tantas revoluções musicais e sociais, Erasmo Carlos chega pleno aos 81 anos, completados em junho, arrombando a festa novamente com sua nova turnê, O FUTURO PERTENCE À… JOVEM GUARDA.
E esse show, que já passou pelo RS, SP, RJ, MG, entre outras cidades, chegará a São Luís no próximo dia 16 de dezembro no Multicenter Sebrae; com produção assinada pelo experiente José Pinto / Flávia Bittencourt Produções Artísticas. Os ingressos já estão venda na Bilheteria Digital.
Gozando de boa saúde e entusiasmado para esse seu encontro com os fãs maranhenses, Erasmo Carlos manda um recado ao público maranhense: “Mais que um show, será uma celebração à vida. Mais que um passeio pelos grandes sucessos da Jovem Guarda, essa será uma verdadeira viagem musical onde canto meus grandes sucessos, dos amigos e daqueles que tanto admiro. Repertório bom é o que não falta, muito menos energia da minha parte para estar em breve com vocês maranhenses” declarou o Tremendão.
Policiais federais posicionados em local de prova para garantir segurança do Enem
A Polícia Federal participou neste domingo (13/11), juntamente com outros órgãos de segurança, da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, compondo a Operação Integridade e Logística, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Seopi/MJSP). No Maranhão, houve cumprimento de mandado de prisão em aberto em um dos locais de provas.
A operação teve por fim garantir a segurança e a lisura na realização do evento, cabendo à Polícia Federal o exercício de suas atribuições constitucionais, de modo que foram realizadas ações de polícia judiciária e de inteligência visando a prevenção e repressão de eventuais fraudes ocorridas.
PF realizou ações de polícia judiciária e de inteligência visando a prevenção e repressão de eventuais fraudes ocorridas
Participaram das ações mais de 500 policiais federais, distribuídos em todos estados da Federação e no Distrito Federal. Durante o dia, foram cumpridos 30 mandados de prisão em aberto, relativos aos candidatos, nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
O cumprimento das medidas se deu de forma a não causar qualquer tumulto ou atrapalhar a concentração dos participantes do certame.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Drª Virgínia de Azevedo, destacou as conquistas da cidade de Caxias e a importância da conscientização
Estudantes da Rede Municipal de Caxias estiveram em São Luís (MA), no último dia 10, para receber o Prêmio MPT na Escola Estadual. Eles foram os grandes vencedores da etapa estadual, em resultado divulgado pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA). A solenidade de entrega ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, na Areinha.
Os alunos participaram do concurso, que foi dividido entre os grupos, conforme o grau de escolaridade do 4º ao 7º ano do ensino fundamental.
Um dos estudantes caxienses vencedores recebe o prêmio das mãos de integrante do MPT
Caxias superou os sete municipios concorrentes e ao lado de São José de Ribamar levou o prêmio, sendo que Caxias apresentou a maior quantidade de vencedores.
Os estudantes caxienses abordaram os temas: Combate ao trabalho infantil e Incentivo à aprendizagem profissional. Os alunos concorreram em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia. Caxias teve sete trabalhos vencedores.
A premiação é de grande importância não somente para as crianças, mas também para as famílias que vêem seus filhos conseguirem destaque por meio da educação, como destaca Wisclay Fernandes pai de Wycaro Oliveira. “Esse prêmio é importante pela sua grandeza, sinto orgulho em ter um filho dedicado, que compreendeu o sentido da competição e realizou um desenho bem interessante e real”, frisou Wisclay Fernandes (pai de aluno).
Outra aluna da rede pública municipal de Caxias sendo premiada por seu trabalho
O aluno campeão na categoria desenho foi o aluno Wycaro Fernandes Oliveira da U.I.M Magnólia Hermínia, destacou a ideia do desenho. “A minha inspiração era mostrar a diferença entre brincar e trabalhar sendo criança. Fiz uma linha onde mostrei os dois lados, um a tristeza da criança que trabalha e o outro a alegria da criança que brinca”, lembrou o aluno Wycaro.
“Eu quis escrever o que é certo e o que é errado. Dizer que o trabalho infantil não é bom, nenhuma criança merece trabalhar. Estou feliz em ganhar o prêmio por que a gente se sente valorizada, obrigada”, disse Kamilly Dayea da Silva, frisa a aluna.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Drª Virgínia de Azevedo, entrega prêmio a estudante de Caxias vencedor
A coordenadora de Projetos MPT na Escola no Município, Delcy Silva, destacou a colaboração das coordenações e a conscientização dos alunos da rede municipal. “Os prêmios conseguidos foram por conta da colaboração das coordenações da Semect, do envolvimento das pessoas do Plantão Socioeducacional, a percepção e engajamento da secretária de Educação e o envolvimento das escolas, todos visando uma só causa, combater o trabalho infantil”, destacou.
As escolas da Rede Municipal que tiveram destaque no Prêmio foram: UIM Márcia Marinho; UIM São Raimundo (Escola campo); UEM São José; UIM Profa. Magnólia Hermínia; UIM Gentil Frazão (Escola Campo) e UIM Filomena Machado Teixeira.
Aluno caxiense premiado fala sobre a sua satisfação em ter alcançado a conquista
A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Drª Virgínia de Azevedo pontuou às conquista da cidade de Caxias e a importância da conscientização. “O referido prêmio visa conter e extinguir o trabalho infantil no Brasil, que tem revelado uma triste realidade do trabalho infantil e que deve ser combatida com veemência. A cidade de Caxias (MA) está de parabéns por todas as conquistas, e por enfrentar, combater, e sobretudo transformar essa realidade da cidade. Só através da conscientização poderemos combater essa prática”, destacou a procuradora que é responsável pelo Projeto MPT na Escola no Estado.
O encontro contou com palestra com o Promotor de Justiça Drº Márcio Tadeu, que falou sobre a Importância dos Conselhos Tutelares no Combate ao Trabalho Infantil (MPMA). A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, ressaltou com emoção às conquista da cidade de Caxias e a sobre às ferramentas de combate ao trabalho infantil adotadas por meio da educação.
Representante da Coordenação de Projetos do Prêmio MPT no Município também foi agraciada na cerimônia
“Caxias levou todos os primeiros prêmios em todas às categorias. Isso para nós e motivo de honra, feita pelos nossos professores e gestores. E isso se dá pela participação direta de um gestor preocupado com a educação, como o Prefeito Fábio Gentil. Percebemos que o nossos alunos tem uma visão holística que tem essa percepção de combate ao trabalho infantil”, ressaltou Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.
A comissão julgadora do prêmio foi composta pela procuradora do Trabalho do MPT-MA, Virgínia de Azevedo Neves; a juíza do Trabalho, Liliana Soares Bouéres; o promotor de Justiça, Gleudson Malheiros; a auditora fiscal do Trabalho, Lea Cristina da Costa Léda e o pedagogo Rodson Salazar, técnico em Assuntos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão (Sedes).
Estudantes caxienses e coordenadores municipais premiados em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, em São Luís
O MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate à Infância, no Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O objetivo do projeto é levar as temáticas do combate ao trabalho infantil e do incentivo à aprendizagem por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento, além de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e incluir a conscientização e a prevenção do trabalho infantil e de proteção dos adolescentes trabalhadores. Os vencedores nacionais serão conhecidos no dia 1º de dezembro em cerimônia on-line.
Confira abaixo os nomes dos estudantes vencedores em suas respectivas categorias:
Categoria Conto
Grupo 1
O trabalho de uma criança, de Williane Georgia Silva Santos do município de Caxias.
Grupo 2
Nas páginas dos livros nos tornamos livres, de Rainara Luzia Costa dos Santos do município de Caxias.
Categoria Poesia
Grupo 1
Criança que trabalha, de Kamilly Dayra da Silva Sousa do município de Caxias.
Grupo 2
Adolescência e trabalho, de Maithan de Carvalho Oliveira do município de Caxias.
Categoria Música
Grupo 1
Diga não ao trabalho infantil, de Luís Guilherme Anunciação de Moura do município de Caxias.
Grupo 2
Quero sonhar, de Fernando Pereira Correia, Heitor da Silva Araújo e Isac Leonardo Cantanhede Moreira do município de São José de Ribamar.
Categoria Desenho
Grupo 1
Trabalho Infantil, de Wikaru de Oliveira Fernandes do município de Caxias.
Grupo 2
Eu estudante, Eu profissional, de Raimundo Bezerra de Morais Silva do município de Caxias.
Comentários