Dezenas de noivos foram presenteados na cerimônia pela Prefeitura de Santa Rita
O prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo, participou na última quinta-feira (17), do 2º Casamento Comunitário do município. Na oportunidade, 70 casais celebraram a união matrimonial. O evento contou com a presença do juiz Thadeu Melo de Alves, os desembargadores José Gonçalo Filho e Sebastião Bonfim, a promotora Karine Guará, o presidente da Câmara, Frenilson Carvalho, a prefeita de Bacabeira Fernanda Gonçalo e outras autoridades.
O prefeito Hilton Gonçalo cumprimenta casal de idosos que oficializou união na solenidade
Um dos destaques no Casamento Comunitário promovido pela Justiça do Maranhão foi o casal Aureliano e Maria do Rosário de 99 e 90 anos, respectivamente, eles vivem juntos há 69 anos e finalmente conseguiram oficializar uma união de quase sete décadas.
O prefeito Hilton Gonçalo com casais e o juiz que conduziu a cerimônia de casamento comunitário
O prefeito Dr. Hilton Gonçalo afirmou: “Eu sei que hoje é um momento único na vida de cada cônjuge que está prestes a contrair seu matrimônio, por isso quero ressaltar que esta cerimônia é motivo de orgulho. E aqui aproveito para reforçar que a Prefeitura de Santa Rita é uma parceira da Justiça do Maranhão e com muito orgulho digo que sempre daremos total apoio a atividades como essa”.
Hilton e Fernanda Gonçalo, perfeita de Bacabeira, com representantes do Poder Judiciário na solenidade
Na oportunidade, além de ter cedido o Centro de Convenções para realização da cerimônia, a Prefeitura de Santa Rita distribuiu presentes para os recém-casados. A entrega de eletrodomésticos, cestas e outros produtos foi feita graças ao apoio dos comerciantes da cidade.
Como forma de prevenção a doença, a prefeitura está realizando testagens em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda à sexta, das 8h às 16h30
Em razão do crescimento no número de casos de Covid-19 em todo o país e estado do Maranhão, a Prefeitura de São José de Ribamar decretou, na última quinta-feira (17), obrigatório o uso de máscaras de proteção em todos os ambientes fechados, sendo públicos ou privados do município.
Como forma de prevenção a doença, a prefeitura está realizando testagens em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda à sexta, das 8h às 16h30. Na Secretaria de Turismo, de domingo a domingo, das 8h às 18h, e aos sábados, nas UBS Matinha, Kiola, Bom Jardim e Miritiua.
Para combater o vírus, a vacinação está acontecendo em todas as UBS de São José de Ribamar, de segunda à sexta, das 8h às 16h30, e na UBS Honório Gomes, localizada na Praça da Matriz, aos sábados e domingos das 8h às 13h.
O decreto entrou em vigor desde sua publicação, na última quinta-feira (17) e seguirá por tempo indeterminado.
Referência na área da Infectologia, Dr. David Uip, é recebido pelas autoridades da universidade Ceuma
O representante da Mantenedora da Universidade Ceuma Clóvis Fecury prestigiou a palestra do Dr. David Uip
A Universidade Ceuma recebeu na noite desta sexta-feira (18), o Prof. Dr. David Uip, médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para palestrar sobre “Otimização do uso de antimicrobianos: Uma opção de tratamento”. Na ocasião, também foi concedida, pela Academia Maranhense de Medicina, o diploma de Acadêmico Honorário.
Ivan Fecury, Diretor do Grupo Educacional Ceuma, destacou a importância da visita do Dr. David Uip, “É uma satisfação muito grande receber o Professor Dr. Davi Uip, um dos maiores infectologistas do Brasil, que tem contribuído muito com a medicina do estado de São Paulo e do país. Foi um médico muito importante durante a pandemia da Covid e nos honra muito a visita dele nas instalações da Universidade Ceuma” colocou o Diretor.
Durante a palestra o Dr. David Uip abordou questões inerentes aos princípios gerais do uso de antimicrobianos, resistência, duração de tratamentos e sobre a Covid 19. “São dois temas muito importantes. Um que me preocupa demais, que é o uso de antimicrobianos e o que está acontecendo nesse momento no Brasil e no mundo em relação a uma arma fundamental no tratamento de doenças e, o outro tema, é a modernidade do tratamento da Covid”.
O coordenador do curso de Medicina da Universidade Ceuma, professor-doutor José Márcio Leite, entrega diploma de membro honorário da Academia Maranhense de Medicina ao médico infectologista David Uip
Além da palestra, o Dr. Uip também visitou os diversos laboratórios e centros de medicina presentes na universidade.
A visita pelas instalações foi acompanhada por diversas autoridades da Universidade. “É realmente impressionante quando você conhece o futurismo que existe nas instalações do Ceuma. Chama a atenção também a integração entre professores, alunos e funcionários. É motivo, não só de orgulho, mas de criar expectativas em replicar em outros locais o que se tem no Ceuma. O contexto todo da Universidade é algo que empolga”, ressaltou o Dr. Uip.
A cerimônia também contou com a presença dos membros da Academia Maranhense de Medicina pela outorga como acadêmico honorário. O professor-doutor José Márcio Leite, coordenador do curso de Medicina e presidente da Academia de Medicina, falou sobre a honraria, “Hoje é um dia de extrema relevância, não só para o curso de Medicina da Universidade Ceuma, mas também para a Academia de Medicina, por podermos homenagear uma grande referência nacional da infectologia”, destacou o Dr. Márcio Leite.
Dr. David Uip assina livro para registrar sua presença na Universidade Ceuma
into muito honrado em ser recebido de uma forma tão carinhosa. Estou muito grato em receber essa honraria dos médicos do Maranhão”, declarou o Dr. David Uip.
Ação faz parte da 5ª fase da Operação PHASEOLI, de erradicação de plantações de Cannabis sativa
Policiais federais seguem em direção a uma das plantações avistadas em sobrevoo de helicóptero
A Polícia Federal deflagrou, no período de 11 a 18 de novembro deste ano, na região oeste do estado do Maranhão, a quinta fase da Operação PHASEOLI.
Estruturas montadas por traficantes foram destruídas pelos policiais junto com a droga
A operação consiste em uma série de ações policiais que visam erradicar plantações de Cannabis sativa, erva popularmente conhecida como maconha. Neste ano, tais ações já ocorreram em território paraguaio e no estado do Pará, ainda serão executadas nos estados de Pernambuco e Bahia.
Maconha localizada foi queimada na própria área de plantação
No estado do Maranhão, a Polícia Federal destruiu mais de 62 mil m² de área plantada, erradicou mais de 132 mil pés de maconha, bem como 672 kg de maconha prontas para o tráfico, que se encontravam nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme/MA e Centro Novo/MA.
Uma das áreas onde a operação da PF localizou plantação de maconha no Maranhão
Todas as substâncias entorpecentes encontradas e destruídas perfazem o equivalente a 44 toneladas de maconha prontas para venda.
Policial desce de helicóptero em uma das áreas onde foi encontrado cultivo de maconhada
A operação teve como escopo reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar as condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso responsável pela produção da droga.
Aeronave sobrevoo aldeias indígenas e terras da União, onde foram localizadas plantações da droga
Para deflagração da operação, a Polícia Federal empregou cerca de 50 servidores e 01 helicóptero, bem como contou com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA/MA, que disponibilizou mais uma aeronave com 09 operadores, e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão com emprego de 04 socorristas.
Policiais avistam plantação de maconha em sobrevoo de helicóptero no interior do Maranhão
A operação foi denominada PHASEOLI em alusão a Caliothrips phaseoli: espécie polífaga, capaz de causar danos em diversas culturas de interesse agrícola, como feijão, soja e outras fabáceas.
Comentários