Universidade Ceuma abre inscrições para Vestibular de Bolsas no Campus Imperatriz

A Universidade Ceuma abriu inscrições para o Vestibular de Bolsas no Campus Imperatriz. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até 7 de dezembro, doando 1 kg de alimentos como contrapartida.

O vestibular oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para as turmas de 2023.

A data da prova objetiva e da redação (presencial) será definida por agendamento.

Clique aqui para efetuar sua inscrição.

PF cumpre mandados em São Luís em operação de combate a contrabando e lavagem de dinheiro

Mercadorias contrabandeadas apreendidas pela Polícia Federal no curso da Operação Mercador

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29/11), a Operação Mercador PI, com o objetivo de reprimir a lavagem de dinheiro decorrente da prática de crimes de contrabando de cigarros, bem como os crimes financeiros na região da fronteira do Brasil com o Uruguai.

Na ação de hoje, 30 policiais federais cumprem 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Teresina/PI, Francisco Santos/PI e São Luís/MA.

A investigação pela Polícia Federal no Piauí ocorreu paralelamente à Operação Mercador Fenício, da Polícia Federal na Paraíba, deflagrada na data de 10 de novembro de 2022, cujo trabalho contou com provas compartilhadas com a operação deflagrada hoje, mediante autorização judicial.

O grupo estabelecido no Piauí seria responsável pela lavagem de dinheiro e remessa de valores a diversas empresas com sede no Rio Grande do Sul, bem como do interior do Pará.

Conforme a investigação, há indícios de lavagem de dinheiro de crimes como o contrabando e descaminho, entre outros, a partir do recebimento de valores por empresas diversas que atuam em diversificados ramos empresariais, como postos de combustíveis e supermercados.

Os recursos eram enviados de diversos estados do Brasil por pessoas físicas e jurídicas, muitas sem identificação de origem e sem atividade relacionada aos estabelecimentos comerciais suspeitos que pudesse justificar a remessa dos valores.

Os crimes investigados na operação são lavagem de dinheiro, associação criminosa e contrabando.

Vereador acusa secretário de reter auxílio emergencial para o transporte em São Luís e alerta que recurso pode voltar para a União se não for repassado

O vereador Álvaro Pires informou que o recurso foi depositado pelo Governo Federal na conta da Prefeitura de São Luís no último dia 30 de outubro

O vereador Álvaro Pires (PMN) denunciou, na manhã desta terça-feira (29), que o  secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Baluz, esconde o Auxílio Emergencial de Transporte do Idoso, aprovado pelo Congresso Nacional e que foi depositado na conta da Prefeitura de São Luís no último dia 30 de outubro.

Levantamento junto ao Portal da Transparência do Governo Federal comprovou que o pagamento do auxílio, que segundo o vereador era emergencial, foi depositado na conta da prefeitura no dia 30 de outubro, ou seja, o dinheiro já está há 30 dias retido nos cofres municipais.

Página do Portal da Transparência confirma que o recurso já foi creditado e já está disponível

Em tempo: faltando cerca de 10 dias úteis para empenho, conforme especifica a lei, o dinheiro pode voltar aos cofres da União.

E mais: o montante é de quase R$ 9 Milhões e foi repassado para compensar a gratuidade do transporte de idosos a partir de 65 anos.

Pra fechar: em São Luís, idosos a partir de 60 anos tem direito à gratuidade no transporte coletivo.

Assista:

Com informações do Blog do Felipe Mota.

Cricielle, PT-MA, é indicada para o GT de Meio Ambiente de Transição do Governo Lula

Cricielle vai colaborar na transição para o futuro governo Lula, que terá inicio em 1º de janeiro de 2023

“Com muita honra, passo a fazer parte da equipe de transição do Governo Lula, no GT de Meio Ambiente, representando o Maranhão”, declarou Cricielle, feliz e ciente de suas responsabilidade e representatividade.

Integrante da Executiva Nacional do PT, a suplente de deputada estadual tem como marca da sua trajetória o enfrentamento do racismo, a luta ambiental, por saneamento nas periferias, e a proteção dos territórios tradicionais.

“Estarei ao lado de grandes referências como Marina Silva, Carlos Minc e Izabelle Teixeira ajudando Lula a construir o Brasil do Futuro”, se compromete Cricielle.

Mulher que matou para não ser estuprada é absolvida em Coroatá

A 1ª Vara de Coroatá realizou, na última semana, uma sequência de sessões do Tribunal do Júri, presidida pela juíza titular Anelise Reginato. Em destaque, a sessão realizada na terça-feira, dia 22 de novembro. No banco dos réus, Catarina Gomes do Rego, julgada sob acusação de prática de crime de homicídio que vitimou Raimundo Nonato Oliveira, fato ocorrido em 13 de junho de 2004. Raimundo Nonato foi morto a pauladas. O conselho de sentença decidiu pela absolvição de Catarina Gomes, acatando a tese da defesa.

Conforme o inquérito policial que apurou o caso, Catarina teve a ajuda de Francinês da Cunha Abreu para cometer o homicídio. Foi apurado, ainda, que elas teriam matado Raimundo Nonato para evitar que ele estuprasse Catarina. A denúncia deste caso foi recebida em 28 de agosto de 2007, sendo que o processo havia sido suspenso quanto à ré Catarina Gomes do Rego em 20 de outubro de 2010, em razão de ela não ter sido encontrada, à época, para citação. Já a ré Francinês da Cunha Abreu foi igualmente absolvida, quando submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri.

MATOU O CUNHADO

Outra sessão de destaque na semana de júris em Coroatá foi o julgamento de Antônio da Rocha Alves. Ele estava sendo julgado sob acusação de prática de homicídio. A vítima foi Manoel Pereira da Silva Neto, morto em 24 de agosto de 2015, com um disparo de arma de fogo. Consta na denúncia que, na data do crime, a vítima ingeria grande bebida alcoólica, chegando em casa com os ânimos exaltados, momento em que teve uma forte discussão com Raimunda Silva Oliveira, sua esposa e irmã da vítima.

Temendo ser agredida pelo marido bêbado, Raimunda saiu, indo se abrigar na casa de familiares. Ato contínuo, Antônio Alves armou-se de uma espingarda do tipo ‘bate-bucha’ e foi ao encontro de Manoel, chamando-o para fora de casa. Quando Manoel saiu, foi alvejado com um tiro, sendo em seguida socorrido por populares, mas não resistiu e faleceu. O denunciado foi preso logo em seguida, em estado de embriaguez.

O Tribunal do Júri entendeu que Antônio Alves foi culpado pela morte de Manoel. Ele, então, recebeu a pena de 13 anos de reclusão. Como já estava preso desde 2015, houve a detração, restando 5 anos e 8 meses. O restante da pena deverá ser cumprido em regime semiaberto. “Incabível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos porque a pena aplicada é superior a quatro anos e o crime foi cometido com violência à pessoa, conforme o artigo 44 do Código Penal, assim como é incabível o sursis porque a pena aplicada é superior a dois anos de reclusão”, concluiu a magistrada na sentença.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima