The Best 2022 marcou os 40 anos de colunismo de Nedilson Machado

Nedilson Machado entre os parceiros que são fundamentais para o sucesso do Prêmio The Best

O buffet Villa Reale foi palco de uma grande festa na premiação dos vencedores do troféu The Best 2022, concedido pelo colunista Nedilson Machado aqueles que se destacaram em vários setores, contribuindo com seu trabalho para o desenvolvimento de seus segmentos.

O evento foi bastante prestigiado pela imprensa e convidados dos homenageados, tendo como atrações musicais os shows de Jamil Jackson e Fabrícia.

Vale destacar que a festa impecável e animada, marcou também os 40 anos de colunismo do jornalista Nedilson Machado, que é sem dúvida, um ícone do colunismo social e da noite maranhense.

Programado para segunda-feira (19) lançamento de foguete sul-coreano na base de Alcântara

Operação faz parte de acordo com empresa estrangeira para primeiro lançamento privado no país

O lançamento teve a data confirmada pela INNOSPACE, por meio do site oficial da empresa, mas pode ser alterada devido a anormalidades no processo de preparação e mudanças das condições climáticas.

Está prevista, para o dia 19 de dezembro, às 6h (horário de Brasília), a primeira tentativa do lançamento suborbital do foguete HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A data foi confirmada pela INNOSPACE, através de seu site oficial, mas pode ser alterada devido a anormalidades no processo de preparação e mudanças das condições climáticas.

O lançamento, faz parte da Operação Astrolábio, uma parceria entre o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa sul-coreana INNOSPACE, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O objetivo da Operação é realizar o ensaio em voo do foguete sul-coreano HANBIT-TLV e do Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), carga útil brasileira que irá a bordo do veículo lançador.

Foguete sul-coreano é transportado para a plataforma de lançamento na base de Alcântara

De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, o lançamento marca um novo capítulo da atividade espacial no Brasil. “É a primeira empresa privada a fazer esse tipo de atividade e isso só ocorre porque houve um esforço continuado de várias décadas, especialmente em 2019 com a aprovação do acordo de salvaguardas, que passou a permitir que essas empresas operem a partir do CLA”, explica.

A ideia é que a partir desse lançamento pioneiro, o CLA passe a operar vários outros lançamentos comerciais que estão em negociação.

Foguete e carga útil

O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Dessa forma, proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

Já o SISNAV é um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), seus dados irão transmitir dados de telemetria para análise. A equipe técnica verificará se o sistema opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas  como vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.

O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, da Coreia do Sul

O SISNAV está inserido dentro do SISNAC (Sistema de Navegação e Controle) que fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), projeto este do IAE, apoiado pela AEB e dentro do Programa Espacial Brasileiro.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Josivaldo JP recebe diploma do TRE e se destaca como deputado federal que mais cresceu em votação

Josivaldo JP ergue aos mãos ao céus para agradecer a Deus após ser diplomado para exercer o segundo mandato de deputado federal

A solenidade de diplomação dos eleitos em 2022, realizada na noite deste sábado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) foi o fato mais importante da política maranhense, e marcou o fim do processo eleitoral deste ano. A atenção do público foi direcionada para os deputados estaduais, federais, senador e governado que assumirão o mandato no ano que vem.

No auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, local escolhido para o evento, 18 deputados federais, 42 estaduais, um senador, além de seus suplentes, e o governador do Estado ficaram lado para receber o diploma que lhes garante definitivamente o exercício do mandato.

Josivaldo JP com a esposa, Priscila, os quatro filhos e a mãe na cerimônia de diplomação

Um deles foi destaque do evento por sua história de vida e também por ter sido o deputado federal reeleito mais votado proporcionalmente, obtendo o maior crescimento no número de votos entre todos os deputados federais reeleitos. Trata-se de Josivaldo dos Santos Melo, ou simplesmente Josivaldo JP (abreviação das iniciais de Josivaldo e Priscila, sua esposa, com quem é casado há quase 20 anos).

Filho de lavrador, Josivaldo começou a sua vida profissional como auxiliar de mecânico e vendedor ambulante até se tornar um empresário de sucesso na cidade de Imperatriz e logo depois virar deputado federal, assumindo o lugar de Eduardo Braide, em 2020, quando este foi eleito prefeito de São Luís.

O deputado federal Josivaldo JP e a esposa, Priscila, exibem o diploma entregue pela Justiça Eleitoral

Com um trabalho diferenciado e um estilo inovador de fazer política, Josivaldo conseguiu um feito quase inacreditável para muitos que foi reelerger-se, saindo de uma votação de pouco mais de 20 mil votos em 2018 para quase 80 mil votos na eleição deste ano. O maior salto proporcional de votos registrado entre todos os deputados federais reeleitos.

Logo após receber o diploma, acompanhado da esposa Priscila, Josivaldo não conteve a emoção e deu graças a Deus pela vitória nas urnas e por poder representar o povo maranhense mais uma vez na Câmara Federal. “A minha palavra neste momento é gratidão a Deus por tudo que estou vivendo e por este dia marcante na minha vida e da minha família”, disse ele. O momento foi acompanhado de perto pelos seus quatro filhos e pela mãe, dona Joana, de 80 anos de idade.

O deputado federal Josivaldo JP com a mãe, Joana, na solenidade de diplomação

“Josivaldo é um deputado que nos orgulha por sua história de superação. É um exemplo para todos que acreditam que é possível vencer na vida apesar de todas as dificuldades. Me orgulho mesmo de ter votado nele”, disse uma eleitora de JP presente no evento.

A solenidade de diplomação dos eleitos foi conduzida pela presidente do TRE-MA, desembargadora Ângela Salazar, com a presença de dirigentes partidários, prefeitos, parlamentares, familiares, correligionários e demais autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Josivaldo JP não esconde a alegria e a satisfação ao exibir o diploma que o torna apto a assumir pela segunda vez o mandato de deputado federal

A presidente do TRE-MA, Ângela Salazar, afirmou que a Justiça Eleitoral reorganizou-se para proporcionar à sociedade um processo transparente e confiável. “Trabalhamos em um clima de suspeição e ataques à Justiça Eleitoral e de constantes ameaças ao Estado Democrático de Direito. No entanto, enfrentamos esses obstáculos e mostramos, com firmeza e eficácia, que a democracia venceu. Esta solenidade representa a legitimação do processo eleitoral no Maranhão”, disse.

QUADRO COMPARATIVO DE VOTAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS (2018/2022)

• Josivaldo JP obteve em 2018 23.113 votos e em 2022 79.699 (crescimento de quase 250 porcento);
• Pedro Lucas teve em 2018 111.538 votos e em 2022 159.786 votos;
• Josimar de Maranhãozinho obteve em 2018 195.768 votos e em 2022 158.360 votos;
• Juscelino Filho obteve em 2018 97.075 votos em 2022 142.419;
• André Fufuca obteve em 2018 105.583 votos e em 2022 135.078 votos;
• Aluísio Mendes obteve em 2018 105.778 votos e em 2022 126.577 votos;
• Marreca Filho obteve em 2018 79.674 votos em 2022 116.246 votos;
• Márcio Jerry obteve em 2018 134.223 votos e em 2022 106.143;
• Júnior Lourenço obteve em 2018 117.033 votos e em 2022 93.123 votos;
• Rubens Júnior obteve em 2018 111.584 votos em 2022 91.872 votos;
• Cléber Verde obteve em 2018 101.806 votos e em 2022 70.275 votos;
• Pastor Gil obteve em 2018 47.758 votos e em 2022 69.530 votos;

Diplomado pelo TRE, Othelino Neto assumirá seu quarto mandato de deputado estadual

Othelino Neto recebe o diploma das mãos de membro da Justiça Eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), foi diplomado para o quarto mandato de deputado estadual, durante cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), neste sábado (17), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Acompanhado da sua esposa, Ana Paula Lobato (PSB), também diplomada primeira suplente de senador, o parlamentar disse que está com as energias renovadas e que continuará trabalhando pelo estado.

A solenidade foi conduzida pela presidente da Corte Eleitoral, desembargadora Ângela Salazar.

Reeleito com cerca de 85 mil votos, Othelino Neto ratificou o seu compromisso com os maranhenses. “Agradeço ao povo do Maranhão que me honrou com uma expressiva votação, o que reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando ainda mais pelo nosso estado”, afirmou o chefe do Legislativo Estadual.

Além de Othelino, também foram diplomados o governador Carlos Brandao (PSB), o vice-governador Felipe Camarão (PT), o senador Flávio Dino, duas suplentes de senador, 18 deputados federais, 42 deputados estaduais e seus respectivos suplentes.

Othelino Neto exibe o diploma que o torna apto a exercer seu quarto mandato de deputado estadual

A primeira suplente de senador, Ana Paula Lobato, destacou a alegria do momento e reafirmou a sua disposição de trabalhar pelo povo do Maranhão. “Substituirei o senador Flávio Dino, quando ele assumir o Ministério da Justiça no governo Lula com a certeza de que faremos muito pelos mais necessitados e lutaremos por justiça social. O país voltará a sorrir”, disse.

O governador Carlos Brandão afirmou que a diplomação representa mais um momento importante da sua vida pública. “Significa a vitória da democracia e a continuidade dos avanços no nosso Maranhão”, completou.

Formalidades

O diploma, entregue pelo TRE/MA, certifica que os eleitos e reeleitos estão com o registro de candidatura deferido e que cumpriram todas as formalidades previstas na Constituição Federal, tornando-os aptos para a posse do seu mandato a partir de 1º de fevereiro de 2023.

O parlamentar não escondeu a alegria e a satisfação ao ser diploma para exercer o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão

Em seu discurso, a presidente do TRE/MA, desembargadora Ângela Salazar, destacou o trabalho da Corte Eleitoral nestas eleições que, segundo ela, foram desafiadoras. “Contudo, com a colaboração dos servidores, dos magistrados, dos membros do Ministério Público Eleitoral, força de segurança pública, candidatos, candidatas e partidos políticos, enfrentamos as ameaças à nossa democracia”, declarou.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima