Ministro Waldez Góes e governador Carlos Brandão debateram o apoio do Governo Federal aos municípios maranhenses atingidos por chuvas intensas (Foto: Dênio Simões/MIDR)
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDIR) reconheceu, nesta quarta-feira, a situação de emergência em toda a Grande Ilha de São Luís e definirá nos próximos dias que tipo de apoio o Governo Federal dará aos municípios maranhenses atingidos por desastres naturais. O ministro da pasta, Waldez Góes, discutiu com o governador maranhense, Carlos Brandão, forma de apoio às cidades maranhenses castigadas por chuvas intensas. Saiba mais aqui neste link.
Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital, São Luís, estão aptas a solicitar recursos do MIDR para atendimento à população afetada. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial da União (DOU).
No primeiro mês de 2023, foram registrados 400 mm de chuvas no estado, o dobro do esperado para o período. Além das fortes chuvas, o Maranhão também tem sofrido com enchentes de rios.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Marcial Lima a postura participativa da Câmara, com a participação dos 31 vereadores na votação do reajuste salarial para os professores da rede municipal de ensino de São Luís
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Marcial Lima (Podemos) destacou a aprovação, em plenário, da aprovação do projeto de lei que aplica o reajuste salarial de 15% a ser concedido pela Prefeitura de São Luís aos professores da rede de ensino do Município. A reposição dos dos vencimentos do magistério, extensiva a aposentados e pensionistas, foi aprovada em plenário na sessão desta quarta-feira (8).
Marcial Lima elogiou os seus pares no parlamento por terem protagonizado uma sessão bastante participativa, com o registro da presença de todos os 31 vereadores, que resultou a aprovação da mensagem do Poder Executivo em regime de urgência.
O vereador também fez questão de enaltecer o trabalho e a luta do Sindicato dos Profissionais do Magistério Público Municipal de São Luís (Sindeducação) pela valorização salarial da categoria.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fez questão de participar da reunião e reforçar o compromisso da sua gestão com o fortalecimento do projeto
A Prefeitura de Caxias promoveu uma reunião, no último dia 7, com expositores da Feirinha da Gente. O encontro aconteceu no auditório da prefeitura, com a presença da equipe de organização, produção e divulgação da Feirinha da Gente, um dos mais importantes eventos do gênero no Maranhão, que acontece todos os domingos.
“Reunimos aqui todos os expositores para mostra o regulamento para essa nova temporada 2023, além de ouvi-los e pontuar as novidades para mais essa etapa de trabalho, inclusive com orientação para melhor aproveitamento dos espaço e atender da melhor forma o publico presente”, disse Tatiane Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.
Outra grande novidade para esse ano é o edital ‘Fazendo a Cultura acontecer’, que já foi lançado e vai permitir que a Feirinha ganhe também uma versão Itinerante, sendo realizada em alguns bairros da cidade.
Um número expressivo de expositores da Feirinha da Gente compareceu ao encontro, realizado no auditório da Prefeitura de Caxias
“Então iremos receber artistas não só de Caxias para continuar mostrando os seus trabalhos, talentos de outras cidades do leste maranhense terão a possibilidade de mostrarem seus trabalhos na Feirinha da Gente e Feirinha Gastronômica”, completou Taty Sobral.
O projeto criado pela Prefeitura de Caxias através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico repreenta uma fonte de renda e vitrine para mais de 150 expositores do município que fazem um comércio alterantivo acontecer aos domingos na Praça Vespasiano Ramos no Centro Histórico de Caxias (MA). O prefeito de Caxias, Fábio Gentil e o secretário Léo Barata fizeram questão de estar no evento e reforçar o compromisso com o fortalecimento do projeto.
“Este é o ano ano jubilar em Caxias, estamos prepando uma nova roupagem e grandes atrações para comemorar os 200 da Adesão de Caxias à Independência do Brasil e os 200 anos do nascimento do Poeta Gonçalves Dias”, pontuou Leonardo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, com os expositores da Feirinha da Gente em gesto que simbolizou o apoio da administração municipal ao projeto
“Nada melhor que começar os trabalhos em 2023 com a programação de Carnaval dentro da Feirinha, que já é tradição e resgatando os antigos Carnavais e assim atrair famílias inteiras se divertir e ver de perto a nossa cultura na Feirinha e movimentar nosso comércio”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).
Atrações de domingo (12)
A Feirinha da Gente já retorna das atividades neste domingo (12), com as atrações: DJ Faby, Marchinha Os Marechais e Pagoblack, além do Baile dos Idosos e dos Centros da Juventude.
Além das atrações musicais e artisticas tem: café da manhã, artesanato local, almoço, drinks, produtos da agricultura familiar, atendimentos de saúde, dentre outras opções.
A reunião deixou os expositores satisfeitos, pois confirmou a apoio total da Prefeitura de Caxias ao trabalho que desenvolvem na Feirinha da Gente
“Mais um ano de Feirinha da Gente e nós do artesanato caxiense. E, nós estamos muito felizes com esta parceria com o secretário Léo Barata, que tem nos concedido as barracas para que possamos expor o artesanato. É maravilho chegar ao local e ter o espaço para que possamos expor o artesanto, muitos artesãos vêm de longe, e é muito gratificante contar co esta parceria. É muito bom estarmos mostrando a força do artesanto. Porque estamos contando a história do nosso povo por meio do artesanto”, disse Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).
Você e sua família são convidados para o retorno da Feirinha da Gente, na 1ª edição de 2023, na Praça Vespasiano Ramos, no Centro Histórico de Caxias.
Wellington expôs o caso em suas redes sociais e cobrou esclarecimento à Prefeitura de Turiaçu
O deputado estadual Wellington do Curso mostrou o flagrante de um paciente sendo carregado em uma rede por populares por falta de ambulância e por falta de infraestrutura na estrada de acesso ao povoado Vila dos Crentes, em Turiaçu, no litoral ocidental do estado. O parlamentar cobrou explicações da prefeitura local sobre o grave episódio, que retrata o descaso com a saúde pública no município.
Wellington informou que já oficiou a Prefeitura de Turiaçu para que preste os devidos esclarecimentos. Após esse procedimento, adotará as medidas cabíveis para resolver o problema.
“Situações como essa não podem mais existir no Maranhão, em pleno ano de 2023”, condenou o deputado, que pede a opinião da população maranhense sobre o caso.
Marlon Botão apresentou requerimento que pede a construção de uma escola de ensino básico no Residencial Paraíso
O vereador Marlon Botão (PSB) tratou como prioridade, na volta dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de São Luís, o investimento em educação na área Itaqui-Bacanga. . Na primeira sessão depois do fim do recesso parlamentar, Marlon Botão já apresentou requerimento que pede a construção de uma escola de ensino básico no Residencial Paraíso. . “Nos últimos anos, a exemplo do que fiz na Zona Rural desde o início do mandato, eu estive cada vez mais perto das comunidades do Itaqui-Bacanga, conhecendo de perto a realidade das famílias”, disse. . “E o que constatei é que, em muitos bairros da região, apesar de a área Itaqui-Bacanga ser responsável por boa parte da riqueza gerada na capital, falta quase tudo para a população. Falta posto médico, falta área de lazer e também falta escola”. . Residencial Paraíso . O requerimento 006/2023, aprovado nesta semana, pede a construção de uma escola no Residencial Paraíso. . “Centenas de famílias moram nesse bairro, são famílias compostas por trabalhadores e trabalhadoras humildes, que precisam de uma escola pública de qualidade – e que seja perto – para os seus filhos”, disse. . “Com a construção da escola no Residencial Paraíso, outros bairros adjacentes serão contemplados e com isso a gente ameniza um pouco do problema geral que, infelizmente, afeta toda a área Itaqui-Bacanga, ofertando um ensino de qualidade para as nossas crianças, para que elas possam construir um futuro melhor”. . Avanços . Marlon Botão destacou os avanços que vem conquistando na região nos últimos anos. . “Graças a essencial parceria do prefeito Eduardo Braide, que é sensível aos problemas da região, estamos conseguindo aos poucos mudar para melhor a realidade da área Itaqui-Bacanga, com uma presença constante nos bairros, sempre em contato com as famílias”, disse. . “Já trouxemos mutirões populares, construímos quadras esportivas, reformamos escolas e unidades de saúde. E também fiz questão de implantar, de maneira permanente, os nossos projetos sociais aqui na área. Graças a esse trabalho, estamos conseguindo desenvolver o Itaqui-Bacanga cuidando da população que mais precisa”. . De acordo com o parlamentar, o objetivo é assegurar que mais escolas e postos de saúde sejam construídos em localidades estratégicas do Itaqui-Bacanga, para garantir o acesso ao maior número de famílias possível. . “Não é um trabalho fácil, mas temos a parceria e o empenho do prefeito Braide com a gente, então tenho total confiança de que é possível. Vamos garantir cada vez mais resultados positivos na prática para o Itaqui-Bacanga”, finalizou Marlon Botão.
Osmar Filho destacou, na tribuna, que o tema eventos tem como referência a cidade de São Luís, mas que temos que usar como experiência para todo o estado
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (7), o deputado estadual Osmar Filho (PDT) anunciou que protocolou duas proposições de suma importância para o estado e para a população.
A primeira, uma audiência pública, vai reunir segmentos públicos e privados para debater problemas decorrentes da falta de segurança e do descumprimento de direitos dos consumidores pelas empresas que organizam grandes shows e eventos. “Este é um tema que tem como referência a cidade de São Luís, mas que temos que usar como experiência para todo o estado”, disse Osmar, citando fatos ocorridos no último final de semana em um show realizado em um shopping da cidade, quando foram registrados sérios problemas.
O pedetista destacou que, de fato, eventos dessa natureza impulsionam a economia do estado, mas lembrou que é necessário um planejamento apurado e a fiscalização por parte do poder público para que abusos não sejam praticados e os usuários não sejam penalizados. Ele acrescentou, ainda, que não foi o único a ter despertado para o debate do tema na Casa e que, por isto, pretende unir esforços aos outros parlamentares que têm interesse no debate.
Aparteando a sua fala, o deputado Neto Evangelista (União Brasil) o parabenizou pela iniciativa, observando que este é um tema sensível, que realmente precisa de atenção. Evangelista fez um comparativo entre eventos desta natureza realizados em São Luís e em Teresina, capital do estado vizinho do Piauí. “De fato, é uma coisa que ninguém entende, tanto em nível de organização quanto referente aos custos praticados por esses eventos”, enfatizou o parlamentar.
Defesa da Baixada
Osmar Filho também falou da sua proposta de criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, que tem como objetivo encontrar mecanismos de melhorias para os indicadores socioeconômicos da região. “A Baixada tem grande potencial turístico e, ainda assim, é uma das mais pobres e vulneráveis do estado”, frisou.
O deputado pontuou que a ideia é promover um amplo planejamento no intuito de fomentar o turismo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região, mas sempre com o foco na proteção do meio ambiente.
A parlamentar lembrou com tristeza a morte de um bebê por estupro supostamente cometido pelo próprio pai, em Barra do Corda, e um caso de abuso sexual praticado por um casal contra um filho, na cidade de São Mateus
A deputada federal mais jovem do Brasil manifestou indignação e sede de justiça após casos de estupro de crianças e adolescentes, com a morte de um bebê de apenas quatro meses no Maranhão, tendo o próprio pai como suspeito
Ao discursar pela primeira vez na tribuna da Câmara dos Deputados, a deputada federal Amanda Gentil (PP) anunciou que propôs a criação da Frente Parlamentar contra o Abuso Sexual da Criança e do Adolescente. Amanda pediu ao colegas de plenário que assim o requerimento aprovando a sua iniciativa, a fim de aprimorar a fiscalização de um crime que a cada dia assusta mais o Brasil e que no Maranhão é bastante comum, tendo como caso mais recente a morte de um bebê de apenas quatro meses com claros sinais de violência sexual. E para indignação geral, o principal suspeito é o próprio pai da criança.
Mulher mais jovem a exercer mandato na Câmara Federal na atual legislatura, Amanda Gentil ressaltou, ao iniciar sua fala, que sua intenção era subir na tribuna com alegria no coração, típica dos jovens, que é oriunda de uma família de políticos, e que herdou a vocação do avô, o saudoso deputado estadual Zé Gentil, e do pai, Fábio Gentil, prefeito mais bem avaliado da história de Caxias.
Porém, foi tomada por uma dor imensa após tomar conhecimento da morte de um bebê em Barra do Corda, no centro-sul do Maranhão, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com claros sinais de estupro, cometido, segundo testemunhas, pelo próprio pai. A parlamentar relembrou um caso semelhante ocorrido na cidade maranhense de São Mateus, onde um pai e uma mãe foram presos também por praticar estupro contra um filho.
“Estou aqui hoje para dar visibilidade a esse tipo de assunto, porque eu sei que dói falar, dói escutar, mas deve doer mais ainda para essas crianças que passam por isso todos os dias “, lamentou Amanda Gentil, assumindo o compromisso de lutar por essacausa.
Ela ressaltou que na condição de deputada federal escolhida para ocupar o cargo por um número de pessoas, não poderia se calar diante de fatos tão graves e absurdos que entristecem o Maranhão e expõem o estado negativamente para todo o país e para o mundo. A parlamentar frisou que o Brasil é, hoje, o segundo país do ranking mundial da exploração sexual de crianças e adolescentes, com quase 500 mil casos por ano e que dentre as ocorrências, quase 90% das vítimas são só sexo feminino. “Mas aqui não diferencio sexo masculino do feminino, porque sei que quando a situação envolve abuso sexual, não há diferença de gênero”, salientou.
Amanda observou que os deputados federais não tem apenas a função de legislar, mas também de fiscalizar, para que leis criadas sejam de fato aplicadas e os abusadores sejam punidos severamente pelos seus atos. Movida por sede de justiça diante de crimes tão covardes e cruéis, ela reforçou seu pedido de apoio ao seu requerimento que institui a Frente Parlamentar contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. “Peço a vocês, colegas deputados, apoiem essa causa junto comigo e assinem a criança da frente parlamentar para que possamos discutir de e.forma mais abrangente esse tipo de assunto”, conclamou.
O Rio Poty Hotel, na Ponta d’Areia, tem sido escolhido por diversas empresas devido à sua excelente estrutura e ótima localização
São Luís – O Rio Poty Hotel & Resort foi o local escolhido pela empresa Psiu para realizar sua Convenção Comercial 2023, evento marcado por muito aprendizado e troca de experiências entre os colaboradores.
O tema foi “Jornada das Estrelas Psiu” e a programação, realizada no Salão Palmeira, contou com a presença do presidente do grupo, Francisco Rocha.
O empreendimento da Ponta d’Areia tem sido escolhido por diversas empresas devido à sua excelente estrutura e ótima localização, que facilita bastante a logística.
As instalações, com seus salões com capacidade para públicos numerosos, bem como as demais áreas e os dois restaurantes, são fatores que fazem toda a diferença.
O hotel iniciou recentemente uma bateria de reformas e passa por um retrofit visando proporcionar ainda mais conforto aos hóspedes e público em geral.
A ampla reforma começou no ano passado e engloba melhorias na infraestrutura, climatização e incremento na área de lazer, que ganhará, por exemplo, quadras de tênis e beach soccer.
Folia gratuita acontece domingo, 12, na Praça de Alimentação do piso 2
Já é carnaval no São Luís Shopping. Neste domingo, 12, a partir das 15h, a diversão da criançada está garantida no Bailinho de Carnaval, evento gratuito realizado na Praça de Alimentação do piso 2 com show da Banda Curumim Peralta, pinturinha facial e recreação com conforto, segurança e comodidade.
“O nosso circuito da folia tem atraído muitas crianças, que se divertem sob a animação das marchinhas carnavalescas com muito conforto e segurança”, assinalou Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping.
Evento GRATUITO
domingo, 12 de fevereiro
15h – Pinturinha Facial e Recreação
16h – Banda Curumim Peralta com Concurso de Fantasia
Comentários