Alumar e Instituto Alcoa formam profissionais nas comunidades vizinhas à fábrica

Ao abraçar um papel de agente de transformação, a Alumar abriu portas para que, em 2022, centenas de pessoas conquistassem um certificado de qualificação profissional – ponte para a inserção no mercado de trabalho formal ou ainda, na busca por um novo caminho no empreendedorismo. Somente em 2022, foram investidos mais de R$480 mil na qualificação de novos profissionais.

Para facilitar o acesso à profissionalização, os cursos são oferecidos nas próprias comunidades e são orientados tecnicamente por parceiros como Senai e Sesi. Eletricista predial, soldador, cozinha empreendedora, costura sustentável e fortalecimento de lideranças comunitárias foram algumas das áreas contempladas, de acordo com a expectativa e necessidade da comunidade beneficiada.

Ao todo, 327 alunos em mais de 20 comunidades vizinhas, entre elas, Mangue Seco, Coqueiro, Maruaí, Pedrinhas, Estiva, Portinho, Vila Samara, Rio dos Cachorros, Vila Cabral Miranda, Anajatiua e Ananandiba foram formados.

Com mais pessoas qualificadas, é possível absorver a mão de obra local. Durante as obras da Área de Resíduo de Bauxita (ARB) 9, por exemplo, 40% dos colaboradores eram profissionais das comunidades vizinhas à Alumar.

Importante lembrar também que essa mão de obra também é aproveitada pela RAM – Rede de Ajuda Mútua, que engloba diversas empresas ao longo dos primeiros 24km da BR-135.

A Alumar se fez presente também na educação profissional através de investimentos do Instituto Alcoa. Um exemplo foi o Projeto Cuidar, iniciativa da organização não governamental Instituto Pobres Servos da Divina Providência que levou cursos de educação empreendedora como auxiliar administrativo, oficina de manutenção básica de cadeira de rodas, curso de libras, cuidador de idosos e de pessoas com deficiências, acessibilidades aplicada e oficinas de artes cênicas e de áudio descrição a 298 pessoas da comunidade da Cidade Operária, em especial às pessoas com deficiência.

Também voltado para as pessoas com deficiência, o Instituto Alcoa em parceria com o Senai, formou 13 alunos no curso de assistente administrativo exclusivo para para PCDs e integra as iniciativas do grupo de inclusão ABLE (Alcoans moving Beyond Limited Expectations – Alcoanos e Alcoanas indo Além de Expectativas Limitantes), que busca promover um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo.

O Projeto Arte de Ferro é um outro exemplo de uma bem-sucedida parceria com as comunidades. Desenvolvido no Centro Artístico Operário Maranhense (CAOM) o curso, que recebeu investimentos do Instituto Alcoa, capacitou, no ano passado, 60 pessoas no curso de serralheiro, uma profissão que, de acordo com a presidente do CAOM, Vera Jordão, sempre há demanda de trabalho, o que oportuniza uma colocação no mercado.

Para 2023, de acordo com a Gerente de Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares, a expectativa é trabalhar com as comunidades uma cartela de cursos ainda mais assertiva, fortalecendo o capital humano e potencializando estratégias criativas de empregabilidade.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Brandão anuncia volta de Paulo Victor à Cultura e divulga nomes de outros 5 auxiliares

O governador Carlos Brandão (PSB) divulgou, no início da noite desta sexta-feira (24), os nomes de mais seis auxiliares que vão compor sua equipe de gestão no novo mandato. O anúncio que mais gerou repercussão foi o retorno do vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), à Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Brandão também confirmou a permanência da advogada Susan Lucena na direção da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão e as nomeações de José Reinaldo Tavares na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos e de Kécio Rabelo na presidência da Fundação da Memória Republicana Brasileira.

O governador também confirmou a permanência, em sua equipe, da chefe do Cerimonial do Estado, Wallkiria Moraes; e do secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves.

Em tempo: com a recondução de Paulo Victor à Secma, assumirá a presidência da Câmara Municipal o vereador Francisco Chaguinhas, eleito em.2022 1º vice-presidente da Casa.

Carlos Brandão confirma primeiros 7 nomes da sua equipe de governo

O governador Carlos Brandão começou a redefiniu a sua equipe de auxiliares para o novo mandato

O governador Carlos Brandão (PSB) confirmou, na tarde desta sexta-feira (24), os primeiros sete nomes da sua equipe de gestão. Todos os auxiliares anunciados foram mantidos em seus respectivos cargos pelo chefe do Poder Executivo estadual.

A secretária-chefe de Gabinete, Luzia Waquim, segue na função, assim como Murilo Andrade, secretário de Estado de Administração Penitenciária; e Raul Mochel, secretário de Estado de Transparência e Controle, “que darão continuidade ao excelente trabalho de suas pastas”, destacou Brandão.

O governador também manteve em sua equipe o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo; e os presidentes do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira; e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marco Aurélio Alves Freitas.

Confira o anúncio feito pelo governador nas redes sociais:

Marcial Lima mantém incentivo à folia com Lava Pratos no Bar do Léo, no Vinhais, neste domingo (26)

Marcial Lima em clima de folia com o amigo e colega radialista Domingos Ribeiro, o cinegrafista Edu Santos e familiares

O vereador de São Luís e grande entusiasta da cultura popular Marcial Lima já planeja, com apoio dos seus amigos do grupo Tributo ao Rei do Baião, os próximos eventos voltados a proporcionar alegria às comunidades. A programação festiva terá continuidade já neste domingo, 26 de fevereiro, a partir do meio-dia, com o Lava Pratos, no Bar do Léo, na antiga Cobal do conjunto Vinhais, na capital.

Ao convidar a população para curtir mais um evento que irradiará alegria, Marcial Lima destaca que é hora de agradecer a todos aqueles que contribuíram para a realização das suas festas de Carnaval, que animaram diferentes bairros.

Marcial Lima com Domingos Ribeiro e amigos foliões em festa de Carnaval em comunidade de São Luís

Ele fez questão de mencionar o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e de todos os que integram o grupo Tributo ao Rei do Baião. “Obrigado, secretário Yuri e toda equipe da Secma. Fizemos nossa parte, por meio de boas parcerias. Quem ganha é à população, grato!”, reconheceu.

Assista ao vídeo aqui.

Deputado Wellington pede nomeação dos aprovados nas polícias Militar e Civil em reunião com secretário de Segurança Pública

O aecretário de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, e o deputado estadual Wellngton do Curso exibem o ofício com solicitação de nomeação dos aprovados:

O deputado estadual Wellington do Curso se reuniu com o secretário de Estado de Segurança Pública, Sílvio Leite, na manhã desta sexta-feira (24). O objetivo, entre outros pontos, foi tratar da nomeação de aprovados nos últimos concursos das polícias militar e civil. 

Na ocasião, Wellington protocolou o ofício n° 06/2023, em que solicita  a nomeação dos aprovados em concursos e enfatiza a necessidade de aumentar o efetivo das polícias no Maranhão. 

“Hoje, em reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública tratei de pautas importantes para os maranhenses, a exemplo da nomeação dos aprovados nos últimos concursos. Temos um efetivo pequeno e isso tem que ser corrigido. Assim, garantir a nomeação de mais policiais civis e militares é investir na segurança de todos e no combate imediato à criminalidade. Essa é uma luta nossa já antiga, mas só finalizaremos quando todos os aprovados estiverem nomeados”, disse Wellington.

Abaixo, cópia do ofício em que o deputado estadual Wellngton do Curso solicita a nomeação dos aprovados:

São Luís receberá o maior Circuito de Corrida de Rua da América Latina

Serão 4 corridas no decorrer do ano; as inscrições estão abertas; circuito terá início no São Luís Shopping

A cidade de São Luís vai receber o Circuito das Estações, o maior da América Latina de Corrida de Rua. As inscrições para o evento já estão abertas. No decorrer deste ano, serão 4 corridas: Outono no dia 16/04, Inverno no dia 25/06, Primavera no dia 01/10 e Verão no dia 17/12.

O circuito terá início no São Luís Shopping e conta com um super kit para os participantes, contendo: Camiseta HiveTech®, BioSacola, Snap-on Ultra Bottle e uma Medalha (pós-prova). Para mais informações de regulamento e inscrições, acesse site: https://www.circuitodasestacoes.com.br/sao-luis/

A Corrida de Rua ganha a cada ano mais adeptos e atrai pessoas de todas as idades e qualquer porte físico. Estima-se que existam entre 6 milhões e 10 milhões de corredores de rua no Brasil, número que varia de acordo com especialistas.

Você já deve ter se deparado nos fins de semana com eventos de corrida de rua em algum canto da cidade, seja ela qual for. Ou então já encontrou atletas profissionais ou amadores praticando o esporte em parques, praças públicas ou mesmo em avenidas.

Corredora premiada conquista medalha conquistada por vitória em prova

As corridas de ruas estão selecionadas entre os principais eventos do país. No relatório “Práticas de Esporte e Atividade Física”, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida e caminhada com alguma frequência.  

”Queremos colocar as pessoas em movimento, transformando a vida delas por meio do esporte”, disse Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping. “Em 2023, nosso convite é para a mudança. Mudança de perspectiva, de hábitos e atitudes”, acrescentou.

São muitos motivos que levam uma pessoa a praticar corrida de rua. Pode ser por questão de saúde, de estética, para superar limites ou até para começar uma transformação na vida. O primeiro passo com o tênis no pé já inicia a mudança, que só ocorrerá com persistência. É uma terapia, pois melhora a qualidade de vida. 

ProUni oferece 9.436 bolsas no Maranhão na 1ª seleção de 2023

O Programa Universidade para Todos (ProUni) está oferecendo 9.436 bolsas bolsas de estudo para o ensino superior no Maranhão em sua primeira seleção no ano de 2023. São 3.788 bolsas integrais e 5.648 bolsas parciais (de 50%), em dezenas de instituições de educação privadas no estado. O Maranhão é o 11° estados em número de bolsas ofertadas. São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro são as unidades da federação com maior quantidade de bolsas disponibilizadas pelo MEC.

O Ministério da Educação (MEC) publicou todas as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa possam consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. O período de inscrições é de 28 de fevereiro a 3 de março.

Em todo o país, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal. A consulta das opções da oferta já está disponível na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus.

 Requisitos

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para aqueles que nunca concluíram um curso de graduação.

Candidatos que realizaram as provas de 2022 e/ou de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem participar do Prouni, sendo considerada a edição do Exame em que o estudante tiver obtido a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

Confira o número de bolsas integrais e parciais ofertadas pelo Prouni por unidade da federação:

Saiba mais aqui.

Municípios do Maranhão recebem R$ 8,5 milhões para obras de infraestrutura turística

Com a verba, destinada pelo Governo Federal, via Ministério do Turismo, as cidades de São Bernardo e Araguanã poderão melhorar equipamentos turísticos, como praças e orla

Rio Turi, no município de Araguanã, é um dos atrativos turísticos da região que deverão ser beneficiados pelo recurso federal

O Ministério do Turismo (MTur) vai destinar cerca de R$ 8,5 milhões para investir na melhoria de infraestrutura turística da Praça Bernardo Coelho e Praça São Domingos em São Bernardo e revitalização do acesso à orla do balneário do rio Turi, em Araguanã, ambos municípios maranhenses.

O intuito das obras é atrair mais turistas para a região, propiciando um ambiente de conforto e segurança e garantindo o bem-estar dos visitantes e também de seus habitantes. As praças passarão por reformas e serão realizados serviços de drenagem superficial, revestimentos, instalações e serviços complementares. A orla receberá a pavimentação completa das vias de acesso ao balneário.

SÃO BERNARDO – Município com aproximadamente 28.825 habitantes, São Bernardo (MA) possui cenários exuberantes. A região é rica em cultura, destacando se nas gírias, no sotaque, na comida, nas danças, músicas e demais fatores socioculturais. Além disso, possui uma ampla tradição da pesca, farinhada, procissões religiosos e do acervo hídrico da região.

Os principais pontos turísticos do município são: Praça São Sebastião, Praça São Domingos, Praça Bernardo Coelho de Almeida, Praça da Palmeira, e como principal evento Festival do Buriti.

ARAGUANà– Município também com grande diversidade cultural, possui a pesca como principal atividade econômica. O principal atrativo turístico da cidade é o balneário do Rio Turi, onde acontecem o Festival do Peixe, Carnaval, São João e aniversário da Cidade. A obra vai proporcionar grande melhoria no turismo da cidade, fornecendo um acesso de qualidade para os turistas.

Mais de 2 milhões de pessoas caíram na folia no Carnaval do Maranhão

Multidão invadiu o Circuito Beira-mar, onde foi registrada a maior frequência de público no Carnaval

De acordo com cálculo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), mais de 2 milhões de pessoas caíram na folia no Maranhão no Carnaval 2023, promovido pelo Governo do Estado. Nos cinco dias de festa, os circuitos carnavalescos registraram a presença de oito foliões por metro quadrado, fatos constatados nas imagens das multidões que lotaram a Avenida Beira-mar e a Avenida Litorânea, principais pontos de convergência de brincantes entre a Sexta-feira e a Terça-feira Gorda, em São Luís

Mar de gente atraída ao Circuito Beira-mar na Segunda-feira de Carnaval, quando houve o show da dupla sertaneja Mayara & Maraísa

Em números precisos, 2.096.000 (dois milhões e noventa e seis mil) pessoas curtiram a folia na programação montada pelo governo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O apice da participação popular no Carnaval ocorreu na Segunda-feira, quando o público chegou a 416 mil só na Avenida Beira-mar. Naquela noite, a principal atração foi a dupla sertaneja Mayara & Maraísa, que em vídeo postado em suas redes sociais declarou ter ficado chocada com tanta gente no show que apresentou com a irmã gêmea.

Ainda segundo a SSP, no Circuito Beira-mar, cerca de 280 mil foliões se divertiram nos demais dias da festa.

Avenida Litorânea lotada de foliões: orla marítima da capital também registrou frequência espetacular de público no Carnaval

Já na Avenida Litorânea, o público atingiu 520 mil pessoas no canal no dias de Carnaval, com auge na Sexta-feira e no Sábado, quando a frequência alcançou 100 mil e 260 mil, respectivamente, conforme a SSP.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima