Deputado Wellington se reúne com aprovados no concurso da polícia e professores do Maranhão em Imperatriz

O.deputado Wellington do Curso reafirmou o seu compromisso com os professores em diálogo com representantes da categoria em Imperatriz

Durante a sessão itinerante que ocorreu em Imperatriz na última sexta-feira (3), o deputado estadual Wellington do Curso esteve em reunião com os aprovados no último concurso da Polícia Militar do Maranhão. Além deles, Wellington também ouviu as demandas apresentadas por professores da Rede Pública do Estado, que na ocasião realizavam manifestação para garantir a implantação do piso salarial de R$ 4.420,55.

Após ouvir os relatos, Wellington reafirmou o seu compromisso em defender a categoria e informou que já encaminhou as demandas ao Governo do Estado.

O parlamentar também fez questão de ouvir aprovados no concurso da Polícia Militar e assegurar que continua na luta pelas nomeações

“Ouvi os aprovados no último concurso da Polícia Militar e, também, recebi os professores da Rede Pública de Ensino. Meu compromisso sempre será defender essas categorias que tanto fazem pelo Maranhão. Inclusive, já havia encaminhado essas solicitações ao Governo do Estado. Nomeação de aprovados, mais policiais e, também, implantação do piso salarial dos professores é uma luta nossa. Contem comigo!”, disse o deputado Wellington.

Classe política e autoridades reforçam importância da ‘Assembleia Itinerante’ e parabenizam a iniciativa

Classe política e autoridades marcam presença na sessão itinerante da Assembleia em Imperatriz

Prefeitos, deputados federais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias das regiões Tocantina e Sul do Maranhão enalteceram a iniciativa de realização da ‘Assembleia Itinerante’ e parabenizaram a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), pelo evento, ocorrido nesta sexta-feira (3), na Câmara de Vereadores de Imperatriz.

Além dos deputados estaduais, o evento reuniu dezenas de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade civil. Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, o diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Newton de Barros Belo Neto, o presidente da OAB de Imperatriz, Bruno Guilherme, além dos deputados federais Rubens Júnior (PT), Márcio Jerry (PCdoB) e Josivaldo JP (PSD).

“Imperatriz, hoje, está sendo a capital política do nosso estado do Maranhão. Essa sessão itinerante é muito importante e eu parabenizo a deputada Iracema Vale e todos os outros 41 parlamentares que, além de trazerem a Assembleia para Imperatriz, também beneficiaram a cidade com emendas para a saúde”, declarou o deputado federal Márcio Jerry.

Soluções

O prefeito de Balsas, Dr. Erik, afirmou que a realização da ‘Assembleia Itinerante’ tem um significado muito importante para as regiões Sul e Tocantina, no sentido de ouvir as demandas da região e propor soluções.

“A presença dos deputados estaduais na nossa região é muito importante para sentirem a nossa realidade, ouvirem as nossas demandas e poderem legislar com conhecimento de causa.  Essa iniciativa da presidente Iracema Vale de trazer os deputados estaduais para uma sessão oficial, em Imperatriz, nos deixou muito felizes e esperançosos em dias melhores para nossa região”, assinalou.

O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, também parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa. “Fazer uma sessão deliberativa em Imperatriz mostra a preocupação da presidente Iracema Vale e dos deputados em levar os serviços ao interior do estado. Isso é essencial para que tenhamos uma democracia mais unida e garantirmos serviços à população”, afirmou.

Maranhão tem 32 municípios ameaçados de perder verba federal da saúde por não terem comprovado gastos mínimos previstos na Constituição

No Maranhão, 32 municípios não transmitiram dados de sua execução orçamentária de saúde em 2022 ao Sistema de Informação de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) até o prazo-limite, encerrado na última quinta-feira (2). A partir dessa data, os entes federados que ainda não homologaram os dados relativos ao 6º bimestre do ano passado estão sujeitos à suspensão das transferências constitucionais e à suspensão das transferências voluntárias.

Da lista, constam as seguintes cidades maranhenses: Alto Parnaíba, Bacabeira, Balsas, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Bela Vista do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Capinzal do Norte, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Fortuna, Godofredo Viana, Graça Aranha, Grajaú, Guimarães, Itapecuru-Mirim, Junco do Maranhão, Lima Campos, Loreto, Matinha, Nova Colinas, Porto Franco, Raposa, Riachão, Sambaíba, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São João do Carú, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Vitória do Mearim.

Mais da metade dos municípios maranhenses listados, um total de 17, não transmitiram ao SIOPS dados de nenhum dos seis bimestres do exercício passado e estão em situação ainda mais complicada. São eles Bela Vista do Maranhão, Godofredo Viana, Graça Aranha, Grajaú, Guimarães, Junco do Maranhão, Loreto, Matinha, Nova Colinas, Porto Franco, Sambaíba, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São João do Carú, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Vitória do Mearim.

Há casos, ainda, de cidades do Maranhão que apesar de terem homologado as informações orçamentárias dos últimos dois meses de 2022, deixaram de transmitir dados relativos a bimestres anteriores, entre o primeiro e o quinto. Alguns exemplos são Amapá do Maranhão, Anapurus, Benedito Leite, Buriti Bravo, Cidelândia, Cururupu, Davinópolis, Gonçalves Dias, Monção, Miranda do Norte, Nova Iorque, Santa Inês e São José dos Basílios.

Percentual mínimo constitucional

Com a informação relativa a 2022 inserida no SIOPS, será possível verificar se o ente federado investiu em ações e serviços públicos de saúde os percentuais mínimos previstos na Constituição Federal – via de regra 12% da arrecadação própria para Estados e 15% para municípios.

Caso estes percentuais não sejam atingidos, o estado ou município pode ter transferências constitucionais condicionadas até atingir o valor mínimo previsto em lei. Neste caso, os valores, ao invés de serem depositados na conta única do ente federado, vão diretamente para os respectivos fundos de saúde.

A Coordenação do SIOPS se coloca à disposição para mais informações ou esclarecimento de dúvidas por meio dos telefones (61) 3315-3173/3172/2901/2823 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

Clique aqui para verificar a situação de cada ente federado.

Elas cantam: happy hour com repertório exclusivamente feminino é aposta do Rio Anil Shopping para o dia 8 de março

Canções compostas por mulheres, interpretadas por mulheres. Essa é a proposta do Rio Anil Shopping para celebrar o dia 8 de março. A partir das 19h, a praça de alimentação receberá as cantoras Simone Mouzzy, Any Silva e Renata Vaz, que vão fazer um happy hour especial com um repertório exclusivamente feminino.

De acordo com a gerente de marketing do shopping, Camila Ramm, a ideia é homenagear as mulheres e proporcionar um momento de descontração e lazer.

“O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante e merece ser comemorado. Queremos oferecer um dia especial, então estamos preparando diversas outras surpresas para as nossas clientes ao longo do dia. Queremos que as mulheres se sintam especiais e valorizadas nesta data tão importante”, afirma.

Música na Praça

E, por falar em música ao vivo, quem continua animando as sextas-feiras no mês de março é o projeto Música na Praça. A programação acontece sempre das 19h às 21h e promete animar o happy hour que inicia o final de semana.

Nesta sexta-feira (03), a trilha sonora fica por conta do pop, rock e mpb de Luciano Priss. Na semana seguinte, quem embala o som é o sertanejo de Eron Monteiro (10/03), que na semana seguinte (17/03) é substituído por Renata Vaz. Completando o mês, se apresentam Davi Luso (24/03) e o sertanejo de Tárcio e Tarcísio (31/03).

Iracema Vale é homenageada com Título de Cidadã Imperatrizense

Iracema Vale com o Título de Cidadã Imperatrizense entre os vereadores Flamarion Amaral, autor da proposição, e o presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Sousa

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi homenageada, nesta sexta-feira (3), com o Título de Cidadã Imperatrizense. A honraria foi proposta pelo vereador Flamarion Amaral (PCdoB) e entregue à chefe do Parlamento Estadual na sessão solene de instalação do ‘Assembleia Itinerante’, na Câmara de Vereadores de Imperatriz.

A homenagem foi um reconhecimento dos vereadores aos relevantes serviços prestados pela deputada Iracema Vale à sociedade. Na solenidade, ela agradeceu pela honraria e ratificou seu compromisso não somente com Imperatriz, mas com toda a Região Tocantina.

“É um privilégio receber essa distinção. Guardarei com muito carinho esse momento no meu coração. Ser deputada tem me dado muitas alegrias e, com certeza, receber esse carinho da população de Imperatriz é uma delas. Vim como presidente da Alema e saio como cidadã imperatrizense. Tenham certeza de que serei aliada e parceira desta cidade”, declarou Iracema Vale.

Iracema Vale foi homenageada durante o ‘Assembleia Itinerante’, no município de Imperatriz

O presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Sousa, afirmou que o Poder Legislativo Municipal tem o prazer de receber Iracema Vale como a mais nova cidadã de Imperatriz. “Receba o carinho da cidade, que agora a acolhe como uma legítima filha e lhe presta uma justa homenagem”, disse.

O vereador Flamarion Amaral, autor da proposição, justificou a entrega da comenda como uma forma de reconhecer a trajetória de Iracema Vale. 

“Além de uma grande mulher, a presidente Iracema também já foi vereadora, prefeita e, agora, é deputada estadual. O nosso requerimento foi aprovado por unanimidade, pois reconhecemos seu compromisso e de todos os outros deputados com a nossa cidade”, assinalou.

Rafaela Albuquerque e Lara Moreira são convidadas especiais da 3ª edição do Café ACM Mulher

Rafaela Albuquerque, consultora de imagem

“O que sua imagem comunica”, este é o tema que o Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial do Maranhão (ACM), discutirá na 3ª edição do Café ACM Mulher, que acontecerá na próxima terça-feira (7), no Villa Reale Buffet, no Calhau.

De acordo com a presidente do conselho, a empresária Jacira Haickel, com as atenções voltadas para o Dia Internacional da Mulher, a ACM, mais uma vez, promoverá o evento que é uma oportunidade de aumentar a rede de relacionamento das empresárias maranhenses com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino, discutindo, por exemplo, quais  ferramentas podem ajudar as mulheres a construírem o seu negócio, de forma que possam, inclusive, ultrapassar os obstáculos que constantemente enfrentam no seu percurso.

Lara Moreira, proprietária da loja Villa e Villa Shoes

Além do espaço para networking, de exposição de produtos e serviços de empresas lideradas por mulheres, apresentação de cases de sucesso, a 3ª edição do Café ACM Mulher terá o momento do talk-show, com um bate papo descontraído entre as empresárias Rafaela Albuquerque (consultora de imagem), Lara Moreira (Loja Villa e Villa Shoes) e Uildinora Salgado (que será a mediadora). A proposta do tema “O que sua imagem comunica”, é debater sobre o quanto a primeiras impressões pessoais são importantes para fortalecer relações na vida profissional e pessoal, e que, sim, esta é uma a das principais ferramentas, o investimento na marca pessoal, na autovalorização, para se alcançar algum objetivo com sucesso.

Uildinora Salgado também confirmou presença no no Café ACM Mulher

A 3ª edição do Café ACM Mulher começa às 17h e conta com apoio e patrocínio do Grupo Villa – Villa Shoes, Enphoc Eventos, Central de Eventos e Villa Reale Buffet.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima