Anatel garante segurança de uso de radiofrequências para lançamento de foguete em Alcântara

Este é o primeiro lançamento privado realizado no Brasil e marca o início da efetiva participação brasileira no mercado de lançamento de satélites

De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, a Anatel tem o dever de fiscalizar o uso das frequências para assegurar que o lançamento ocorra sem maiores imprevistos

Servidores da Anatel Maranhão e da Anatel Bahia participaram, de ação no Centro de Lançamento de Alcântara para garantir a segurança do uso do espectro radioelétrico durante o lançamento HANBIT-TLV, foguete sul-coreano desenvolvido pela empresa Innospace. no âmbito da Operação Astrolábio.

Este é o primeiro lançamento privado realizado no Brasil e marca o início da efetiva participação brasileira no mercado de lançamento de satélites.

De acordo com a Lei Geral de Telecomunicações, a Anatel tem o dever de fiscalizar o uso das frequências. No caso, para assegurar que o lançamento ocorra sem maiores imprevistos, a Anatel monitora o espectro de radiofrequências para evitar que haja interferências indevidas que comprometam as comunicações entre o centro de controle do lançamento e os receptores e transmissores do foguete lançado.

Avaliando o evento, o gerente da Anatel no Estado do Maranhão, André Rodrigues Pessoa, anotou que “a participação da Anatel tem sido constante nas campanhas de lançamento de Alcântara. Foi utilizada a expertise da Agência, adquirida com a participação de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016, o que tem contribuído para que os lançamentos ocorram de forma segura, sem interferências.”

Para maiores detalhes sobre o lançamento, confira o canal institucional da Força Aérea Brasileia no YouTube, por meio do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=dDYk6CUFDqI.

Com 129 casos confirmados de varíola dos macacos, Maranhão começa a vacinar grupos prioritários nesta terça-feira (21)

O Maranhão recebeu 478 doses da vacina. Além de São Luís, também iniciam a ação de imunização os municípios de Imperatriz e Bacabal

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia, nesta terça-feira (21), às 9h, a Campanha de Vacinação Contra Monkeypox, doença anteriormente chamada de “‘varíola dos macacos”. O Maranhão possui 129 casos da doença confirmados. A abertura da vacinação será no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.

O Maranhão recebeu 478 doses da vacina. Além de São Luís, também iniciam a ação de imunização os municípios de Imperatriz e Bacabal. Em São Luís, a vacina monkeypox estará disponível no Centro de Saúde (SAE) do bairro de Fátima, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Hospital Universitário Presidente Dutra, além do SAE Bacabal e SAE Imperatriz.

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina é a Jynneos, produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante utilizado nos Estados Unidos e na Europa.

Para a vacinação, serão priorizadas a proteção das pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença. Se enquadram nesses critérios:

  • Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade;
  • Pós-exposição: pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundia de Saúde (OMS).

Nesse último caso, pós-exposição, também existem regras específicas. O público apto a se vacinar precisa:

  • Ter tido um contato de médio ou alto risco de exposição (Quadro1) com um caso index suspeito, provável ou confirmado para mpox;
  • Ter entre 18 a 49 anos de idade;
  • Comparecer ao serviço para vacinação até 4 dias após a exposição.

SERVIÇO

O quê: Monkeypox: Maranhão inicia vacinação de grupos prioritários
Quando: Nesta terça-feira (21), às 9h
Onde: Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Hospital Universitário Presidente Dutranj

Iracema Vale discute fortalecimento da economia com representantes da classe empresarial maranhense

Iracema Vale em reunião com presidentes de entidades representantes da indústria, comércio e agronegócio do Maranhão (Fotos: Biaman Prado)

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta segunda-feira (20), a visita de entidades representantes da indústria, comércio e do agronegócio do Maranhão. Na ocasião, foi debatido a importância do fortalecimento das relações entre o setor empresarial e o Poder Legislativo para garantir mais desenvolvimento ao estado.

Participaram do encontro o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; o vice-presidente da Fiema, Cláudio Azevedo; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo; o presidente da  Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio), Maurício Feijó; e o presidente da Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE), Odilon Duarte.

Também estiveram presentes na reunião a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Socorro Noronha; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho; o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Fernandes; e o superintendente da Fiema, César Miranda.

Ao lado dos deputados estaduais Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), Ariston Ribeiro (PSB) e Francisco Nagib (PSB), Iracema Vale destacou a importância de fomentar as cadeias produtivas. “Ficamos muito feliz em receber todas as instituições que ajudam o Maranhão a prosperar, gerar emprego e renda. Colocamos esta Casa à disposição para ouvir o setor produtivo, que é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

O deputado Francisco Nagib, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia, disse que o diálogo com esses setores é crucial no sentido de implementar iniciativas para movimentar a economia local. “É extremamente necessário estreitar os laços com esses setores para que possamos gerar mais trabalho e renda aos maranhenses”, ressaltou.

Presidente Iracema Vale com representantes da classe empresarial após reunião realizada na Assembleia Legislativa

Economia

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, apresentou as principais demandas dos setores que movimentam a economia do Maranhão. “Estamos alinhados com as propostas do governador Carlos Brandão e com a presidente da Assembleia. Temos certeza de que avançaremos no desenvolvimento do nosso estado”, disse.

Para Maurício Feijó, presidente da Fecomércio, a união entre o Parlamento Estadual e as entidades é necessária. “Essa parceria me deixa muito otimista. A deputada Iracema abriu esse espaço de diálogo para que, juntos, possamos traçar novos caminhos em prol dos maranhenses”, destacou.

O presidente da Faema, Raimundo Coelho, elogiou a iniciativa dos parlamentares em receber os representantes de entidades que são indispensáveis para geração de emprego e renda. “Esse debate com todos os setores fortalece o empresariado, mas, acima de tudo, atende às necessidades dos maranhenses”, afirmou.

Dr. Julinho entrega Concha Acústica revitalizada com acessibilidade

A entrega foi realizada pelo prefeito Dr. Julinho, que tem realizado uma gestão inovadora e garantindo a dignidade para o ribamarense.

A prefeitura de São José de Ribamar entregou a Concha Acústica totalmente revitalizada. Foram anos de espera, mas a atual gestão garantiu o compromisso firmado e entregou para o município um dos principais cartões postais da cidade.

A entrega foi realizada pelo prefeito Dr. Julinho, que tem realizado uma gestão inovadora e garantindo a dignidade para o ribamarense.

Na reforma foi feita cobertura metálica, recuperação estrutural de concreto armado, implantação da acessibilidade, com piso tátil e plataforma elevatória; substituição do granito e substituição de esquadrias e aparelhos sanitários, além de outros serviços.
Para o prefeito, foi uma honra ter entregue a Concha que faz parte da história da cidade.

O prefeito Dr. Julinho destacou que a obra é fruto de recursos próprios, além de emendas parlamentares, e simboliza um momento histórico para São José de Ribamar

“A obra é fruto de recursos próprios, além de emendas parlamentares. Com isso, tivemos a honra de fazer parte desse momento histórico para São José de Ribamar”, destacou Dr. Julinho.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas), Gilvana Duailibe, essa obra tem um valor imensurável. “Temos um prefeito que honra, não só o nosso São José, mas todo o nosso Largo de São José, que será todo reformado e revitalizado”, frisou Gilvana.

OAB divulga lista de candidatos ao Quinto Constitucional

Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, localizada no bairro Calhau

A Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB-MA) tornou pública a lista de candidatos e candidatas que irão disputar o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).

As inscrições foram encerradas na última semana, contando com a participação de 37 representantes – sendo 28 homens e 9 mulheres – já demonstrando uma disputa acirrada, visto que o regimento do processo exige a seleção de seis homens e seis mulheres para compor a lista de 12 nomes que serão escolhidos e encaminhamos para o Conselho Estadual da OAB. 

De acordo com a lista, o primeiro inscrito foi o advogado Gilson Ramalho de Lima, representando a região sul do estado. O postulante ao cargo é reconhecido pela forte atuação no direito eleitoral e do consumidor, tendo ocupado, entre outros cargos, o de membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e procurador do Município de Imperatriz. 

Na lista constam, ainda, vários filhos de magistrados e ex-magistrados, além de outros nomes conhecidos pela atuação como advogados, juízes eleitorais e funções administrativas. Confira a lista completa dos inscritos no processo de formação da lista sêxtupla para a vaga de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão:

1. GILSON RAMALHO DE LIMA2. GUSTAVO ARAUJO VILAS BOAS3. ANA LETICIA SILVA FREITAS FIGUEIREDO4. ANTONIO DE MORAES REGO GASPAR5. HUGO ASSIS PASSOS6. ORLANDO DA SILVA CAMPOS7. GABRIEL AHID COSTA8. JOSE AFONSO BEZERRA DE LIMA JUNIOR9. RIOD BARBOSA AYOUB10. JOSINEILE DE SOUSA PEDROZA11. POLLYANNA SILVA FREIRE LAUANDE12. DIEGO MENEZES SOARES13. PETRONIO ALVES MACEDO14. RITA MONYELLY BARRETO LIMA15. STENYO VIANA MELO16. VALERIA LAUANDE CARVALHO COSTA17. ANTONIO JOSE SALES BACELAR COUTO18. ITALO GUSTAVO E SILVA LEITE19. ALESSANDRA BELFORT E SILVA20. JOSE ALENCAR DE OLIVEIRA21. GUSTAVO SAUAIA DE OLIVEIRA22. SIDNEY ROBSON BARROS COSTA23. MARCIO ANTONIO PINTO DE ALMEIDA FILHO24. JOSE DOS SANTOS FERREIRA SOBRINHO25. ANA CRISTINA BRANDAO FEITOSA26. LORENA SABOYA VIEIRA SOARES27. ANTONIO PACHECO GUERREIRO NETO28. GUSTAVO DE ALBUQUERQUE BELFORT29. HARLEY WANDEY TELES RODRIGUES BRISSAC30. AMAURI BASTOS SANTOS31. RHELMSON ATHAYDE ROCHA32. ANNA GRAZIELLA SANTANA NEIVA COSTA33. GENIVAL ABRAO FERREIRA34. ABDON CLEMENTINO DE MARINHO35. SAULO JOSE PORTELA NUNES CARVALHO36. FLAVIO VINICIUS ARAUJO COSTA37. JOSE ANTONIO FIGUEIREDO DE ALMEIDA SILVA

Prefeito Hilton Gonçalo planeja implantação de escolas agrícolas em povoados de Santa Rita

O prefeito Dr Hilton Gonçalo dialoga com o do presidente do Sebrae, Celso Gonçalo, e com o vice-prefeito, Berré Gonçalves, sobre projetos inovadores na área de educação

O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, visitou, nos últimos dias, diversos povoados do município, destinando uma atenção especial à educação. O gestor está discutindo a implantação do ensino técnico agrícola através da instituição de escolas agrícolas. O ensino a ser disponibilizado é uma parceria entre a Prefeitura, Sebrae, Senar e Embrapa.

No povoado São José dos Enfezados, Dr Hilton acompanhado do presidente do Sebrae, Celso Gonçalo, e do vice-prefeito, Berré Gonçalves, avaliaram a implantação de cursos voltados para pecuária como inseminação de animais e melhoramento do rebanho no município. O local é conhecido como importante celeiro produtivo em Santa Rita, pois fica na região de beira de campo, onde há uma grande riqueza natural.

No povoado Juçara, Dr Hilton esteve na escola Rosimar do Santos e juntos com os moradores está discutindo a possibilidade de instalação da escola agrícola.

No povoado Juçara, Dr Hilton esteve na escola Rosimar do Santos e juntos com os moradores está discutindo a possibilidade de instalação da escola agrícola

Santa Rita tem um dos maiores programas de educação do Maranhão. O prefeito é responsável por ter criado a primeira escola em tempo integral quilombola, assim como tem discutido a implantação do primeiro IEMA quilombola.,

Toda rede municipal conta com escolas reformas e adequadas para oferecer o melhor do ensino as crianças e aos jovens e adultos que fazem parte do programa de alfabetização.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima