Pela sua magnitude, o evento movimentará não somente a cadeia do esporte, mas do turismo, e o Rio Poty Hotel & Resort garante estar preparado para atender todos o público diversificado
SÃO LUÍS – O gerente do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira, afirmou que o empreendimento receberá atletas que participarão da décima segunda edição dos Jogos Universitários de Praia (JUBs Praia), de 23 a 30 de abril. Os participantes ficarão hospedados em vários hoteis de São Luís, que também estão se preparando para a demanda da temporada.
O Rio Poty Hotel & Resort é estratégico para o evento, uma vez que os jogos serão realizados na área da Península da Ponta d’Areia e na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, ou seja, em suas proximidades.
O JUBs 2023 Praia reunirá mais de 2,5 mil atletas do Brasil inteiro em 12 modalidades esportivas e contará com uma grande estrutura.
Turismo
“O evento, pela sua magnitude, movimentará não somente a cadeia do esporte, mas do turismo, e nós estamos preparados para acolher grupos da melhor maneira possível”, disse Armando Ferreira, que é também presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), acrescentando que os atletas ocuparão não somente quartos, mas também salões do empreendimento.
O evento incluirá as modalidades basquete, beach hand, beach soccer, beach tênis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, skate, surf, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto.
Ato ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) no gabinete do prefeito
Entrega do projeto de revisão do Plano Diretor de São Luís à Prefeitura foi feito em ato no gabinete do prefeito (Fotos: Fabrício Cunha)
Uma comissão da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) formada pelos vereadores Dr. Gutemberg Araújo (PSC), Concita Pinto (PCdoB), Marlon Botão (PSB), Edson Gaguinho (União Brasil), Daniel Oliveira (PL), líder do governo; e Ribeiro Neto (Mais Brasil), 2º vice-presidente da Casa, fizeram a entrega oficial do projeto de revisão do Plano Diretor da capital maranhense, ao prefeito Eduardo Braide (PSD).
O texto foi repassado na manhã desta quarta-feira (22) durante um ato realizado no Palácio de La Ravardière, sede do Executivo municipal. Na oportunidade, o vereador Daniel Oliveira (PL), novo líder do governo, afirmou que o ato representa um dia histórico para a cidade. Ele destacou a importância da revisão da norma, após vários anos de espera.
“Hoje é um dia histórico para a cidade, pois foi à data que marcou a entrega do documento que pavimenta a estrada para colocar São Luís novamente na rota do desenvolvimento. É um resgate para a cidade que precisa ser modernizada, melhorada”, comentou.
O entendimento também foi o mesmo do vereador Dr. Gutemberg (PSC), que foi o relator da proposta de revisão da norma na Comissão Especial. De acordo com o parlamentar, a Câmara entrega para a sociedade um plano construído dentro de uma discussão democrática.
“Mostramos ao prefeito que o texto da proposta foi construído de forma coletiva ouvindo a sociedade, o Ministério Público e a Defensoria Pública, para que pudéssemos entregar aquilo que talvez não tenha sido um Plano ideal, mas foi a melhor proposta que conseguimos fazer dentro de uma discussão absolutamente democrática que contribuiu de forma superlativa com a cidade”, declarou.
O 2º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), que representou o presidente Francisco Chaguinhas (Podemos), ressaltou que o novo Plano Diretor representa a retomada dos projetos e, consequentemente, dos investimentos que gerarão impostos e empregos para a população ludovicense. Ele lembrou que a capital maranhense ficou parada no tempo “há uns seis anos” e agora, com a nova lei, tende a se revitalizar para gerar projetos e empregos.
O vereador Dr. Gutemberg (PSC), que foi o relator da proposta de revisão do Plano Diretor na Comissão Especial, destacou que a Câmara Municipal entrega à sociedade um documento construído a partir de uma discussão democrática
“Entregar o Plano Diretor da nossa cidade com uma revisão esperada desde 2006 é motivo de muita alegria e um momento que marca essa legislatura. Eu tenho certeza que é um Plano Diretor que vem para fazer a diferença, gerando empregos e oportunidades para nossa cidade. O futuro se faz agora e nós estamos escrevendo esse futuro hoje”, enfatizou o vice-presidente.
A presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final (CCJ), vereadora Concita Pinto (PCdoB), externou sua gratidão em fazer parte dessa história como presidente da CCJ, que contribuiu para revisão do projeto.
“Externar minha gratidão em fazer parte dessa legislatura e dessa história como presidente da CCJ, revisando esse projeto, a quem eu agradeço todos da Câmara Municipal que foram importantes para este momento importante e histórico para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Incid vai avaliar o texto
O prefeito Eduardo Braide (PSD) disse que a entrega oficial do documento marca uma trajetória importante para os trabalhos da gestão municipal, inclusive, destacando que a norma estabelece os regramentos e instrumentaliza o processo de desenvolvimento da cidade pelo prazo de 10 anos, impactando diretamente não só as ações do poder público, como também no dia a dia da população ludovicense.
“Dia histórico para a cidade de São Luís, no qual acabo de receber o Plano Diretor da nossa cidade, aprovado pela Câmara Municipal. Agora nós vamos encaminhar ao Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), que fará a análise de todo o texto que foi aprovado para que a gente possa marcar a sanção e, depois da sanção, nós vamos iniciar imediatamente a discussão da Lei de Zoneamento da cidade. Gratidão a todos aqueles que fizeram parte desse processo, que não começou agora, e temos que reconhecer todos que estiveram envolvidos. Realmente é um sonho da população ter o plano revisado, e a Câmara cumpriu um papel fundamental”, afirmou o prefeito.
Quem participou?
Também estavam presentes na entrega do documento, o Procurador Geral da Câmara, Samyr Jorge Berbieri Waquim; o secretário Municipal de Assuntos Políticos (Semap), Márcio Andrade; e a presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto.
Aprovação definitiva
O Projeto de Lei nº 0174/2019 (oriundo do Poder Executivo), que trata da atualização da norma urbanística foi aprovado pela Câmara na sessão do último dia 13 de março. O prefeito tem, a partir do recebimento do texto, 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto aprovado. Se for vetada total ou parcialmente, a proposição retorna para o Legislativo dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.
Marlon Botão também integrou a comissão de vereadores que fez a entrega oficial do projeto de revisão do Plano Diretor de São Luís
De acordo com o Estatuto da Cidade (lei federal nº 10.257/2001), o Plano Diretor deve ser revisado a cada 10 anos, mas o documento não passava por um processo deste tipo desde 2016. A demora ocorreu por idas e vindas do projeto, recomendações de suspensão do Ministério Público e polêmicas provocadas em torno da discussão sobre a diminuição da zona rural.
Diretrizes do novo plano
Entre os objetivos centrais do projeto destacam-se atualizações relacionadas à acessibilidade contam com inclusão de 13 artigos que estão estruturados, conforme a Lei nº 12.587/12 – Política Nacional de Mobilidade Urbana que compatibiliza a Lei de Mobilidade Urbana de São Luís (Lei nº 6.292/17) com a norma urbanística.
Outra mudança trazida pelo projeto é a exclusão da área de transição entre zona urbana e zona rural, criação do conselho municipal rural sustentável e a criação do fundo de desenvolvimento rural sustentável. Outra inovação foi na parte que trata do uso do solo urbano e rural, que ganhou nove artigos, tratando da alteração no macrozoneamento ambiental e alteração no macrozoneamento urbano.
A atualização da Lei nº 4.669/2006, que dispõe sobre a regra urbanística, tramitou com algumas alterações em relação à norma vigente. O dispositivo atual, por exemplo, conta com 168 artigos, enquanto a proposta de revisão conta com 208 artigos. Além disso, 19 artigos foram excluídos; 86 artigos permaneceram sem alteração; 63 artigos alterados e/ou atualizados; e 59 artigos incluídos com atualização de tabelas e mapas.
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informa que recebeu, no dia 20 de março, uma denúncia contra o Restaurante Outback – unidade de São Luís (MA).
A notícia de fato foi transformada em procedimento preparatório. A partir de agora, o MPT-MA vai requisitar e oficiar os envolvidos para obter mais informações.
O caso foi distribuído ao procurador do Trabalho Maurel Mamede Selares, que está sendo substituído pelo procurador do Trabalho Marcos Sérgio Castelo Branco Costa.
Conforme o andamento das investigações, o MPT-MA poderá instaurar inquérito civil ou arquivar o caso.
Entenda o caso
A advogada Beatriz Salgado desencadeou a polêmica ao denunciar o caso nas redes sociais após ter sido atendida de joelhos por funcionários da filial da rede de restaurantes em São Luís, localizada no Shopping da Ilha.
A advogada relatou, ainda, que chegou a pedir para a funcionária não a atender de joelhos. Entretanto, a colaboradora respondeu que não seria possível, pois se tratava de norma da empresa, que determinava que os funcionários tinham que ficar no “mesmo patamar” dos clientes durante os atendimentos.
Policial penal também foi sentenciado por participação em crimes
Com base em Denúncia apresentada pela 1ª Promotoria de Justiça de Rosário, a Justiça condenou o professor César Adriano Correia Mendes a 32 anos, 11 meses e 24 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de estupro de vulnerável de forma continuada contra dois adolescentes e de estupro contra outras 12 vítimas.
A condenação envolve, ainda, outros dois crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente: “Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente” (artigo 240) e “Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la” (artigo 244-B).
Também foi condenado o policial penal Daniel Dias Gabriel, pelo crime de estupro de vulnerável contra duas vítimas, a 9 anos, 8 meses e 12 dias de reclusão.
Entenda o caso
A 1ª Promotoria de Justiça de Rosário ofereceu Denúncia, em 4 de outubro de 2022, contra César Adriano Correia Mendes, vulgo “César Show” ou “Farofinha”, e Daniel Dias Gabriel pela prática de crime de estupro e estupro de vulnerável contra adolescentes do município de Bacabeira.
Conforme o inquérito policial que fundamentou a Denúncia, César Adriano havia sido contratado naquele ano para atuar em escolas públicas de Bacabeira como professor de dança, organizando ensaios de festas juninas, quando criou grupos em aplicativos de mensagem.
Após obter o contato dos alunos, utilizou-se de uma das jovens para convencê-los a enviar fotos nuas ou em atitudes libidinosas. De posse de tal material, o denunciado passou a chantageá-los, ameaçando publicar as imagens, caso os adolescentes não tivessem relação sexual com ele.
De acordo com a promotora de justiça Maria Cristina Lobato Murillo, os adolescentes eram ameaçados inclusive com a utilização de arma de fogo. A mãe de uma das vítimas foi a responsável por denunciar o caso à Polícia.
Renomado na medicina, o cardiologista é chefe dos serviços de arritmia e eletrofisiologia cardíacas do Hospital do Coração e do Hospital Edmundo Vasconcelos em São Paulo
A Universidade Ceuma recebeu, na manhã do último dia 17, o Prof. Dr. José Carlos Pachón Mateos para uma palestra com o tema “Milhões de anos de história natural da Síncope Vagal e seu tratamento sem marca-passo por meio da cardioneuroablação” para discentes e docentes no campus Renascença. Antes, porém, também realizou uma visita às instalações do prédio de Medicina em que pode conhecer a inovação e tecnologia que o ambiente proporciona aos alunos.
Renomado na medicina, o cardiologista é chefe dos serviços de arritmia e eletrofisiologia cardíacas do Hospital do Coração e do Hospital Edmundo Vasconcelos em São Paulo prof. Dr. da Pós Graduação em Cardiologia da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC).
O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. José Márcio Leite, destacou como essa palestra evidencia o crescimento desse curso na Universidade Ceuma – que também conta com convênio de estágio eletivo no Instituto Dante Pazzanese (SP). “Esse eixo integrativo com São Paulo traz um upgrade muito grande para o nosso curso”, explicou o coordenador.
Ao ser questionada a respeito da importância desse tipo de evento para o corpo discente de Medicina, a reitora Cristina Nitz afirmou que esse é um momento muito importante de troca de experiências. “O nosso maior objetivo é permitir que os nossos alunos possam ter contato com esses grandes profissionais e sigam esse exemplo de estudiosos, pesquisadores, de pessoas que fazem a diferença e que podem modificar vidas”, elucidou.
“Estou profundamente emocionado e grato por estar diante de vocês neste momento tão importante”, agradeceu o Dr. Pachón durante seu discurso de encerramento ao público. Por todo o seu mérito, o cardiologista também foi homenageado pela Academia Maranhense de Medicina. “Receber o título de academico honorario desta instituição é uma grande honra e responsabilidade. Sinto-me extremamente privilegiado pois a realização do médico somente se completa quando existe o reconhecimento de seus pares”, finalizou.
O professor-doutor Agenor Almeida Filho inclui entre as inúmeras demandas estruturantes do Maranhão a construção de uma ponte sobre o Golfão Maranhense, ligando a Ilha de São Luis (Praia da Ponta d’Areia) ao continente, mais precisamente, ao município de Alcântara.
Se reveste de uma importância muito grande a presença do Gov. Carlos Brandão, na comitiva do Presidente Lula, na viagem à China. Em primeiro lugar, fica evidenciado de modo inequívoco, o prestígio do mesmo junto ao Presidente da República, bem como as possibilidades de negócios advindos dessa viagem ao oriente.
O governador Carlos Brandão, seguramente, deverá, a partir das suas idéias e das demandas já diagnosticadas, realizar as tratativas políticas e técnicas, no sentido de garantir investimentos no Maranhão, cujas repercussões serão percebidas a médio e longo prazos.
Indubitavelmente, a China além de maior parceiro comercial do Brasil, apresenta tecnologia de ponta e expertise em várias áreas, que podem ser perfeitamente replicadas e adequadas ao Maranhão. Particularmente, com relação à infraestrutura, as obras são bem feitas, mais baratas e com prazo de execução mais curto.
Dentre as inúmeras demandas estruturantes que o nosso Estado apresenta, destaco a necessidade da construção de uma Ponte sobre o Golfão Maranhense, ligando a Ilha de São Luis (Praia da Ponta D’areia) ao continente, mais precisamente, ao município de Alcântara. Estudos técnicos apontarão a melhor localização para sua edificação.
Considerando que o Governo do Maranhão possui suas prioridades e suas limitações orçamentárias e financeiras, necessário se faz buscar alternativas que venham a complementar o elenco de possibilidades, sem perder de vista as Parcerias Público-Privadas (PPP’s) ou, ainda, a formação de Consórcios, cujos executores teriam isenção fiscal, por um determinado espaço de tempo, assim como um prazo determinado para exploração, através da cobrança de pedágio, por exemplo.
Seguem abaixo algumas vantagens da construção da Ponte São Luís-Alcântara, não necessariamente nesta ordem:
– Eliminação do martírio histórico, proporcionado pelo falido sistema dos ferry-boats;
– Fomento do interesse de vários países, inclusive da China, pela Base de Alcântara, por sua localização estratégica;
– Desenvolvimento de todos os municípios do norte do Estado;
– Escoamento mais rápido da produção agrícola e do Pescado da Região Norte do Estado;
– Incremento do Turismo nos municípios da Baixada e Litoral Norte, com a visita às belezas naturais, evidenciadas pela Floresta dos Guarás;
– Favorecimento de investimentos na indústria e comércio da área beneficiada;
– Encurtamento do tempo de viagem ao Estado do Pará; e
– Favorecimento da exploração da riqueza mineral, existente nos municípios do norte do Maranhão, através da facilitação do seu transporte;
Certamente, existem outras necessidades no Estado do Maranhão, no que concerne a uma melhor estruturação, porém o Gov. Carlos Brandão saberá fazer as melhores escolhas e priorizar aquelas obras, que marcarão para sempre a sua condição de gestor eficiente e um legado que sempre será lembrado e, no caso particular da Ponte São Luís-Alcântara, a eterna gratidão do povo da Baixada e do Litoral Norte.
Feliz e produtiva viagem à China, Gov. Carlos Brandão!
* Doutor em Linguística, Geógrafo e Professor Titular do IFMA
O universo dos vinhos é algo que além de prazeroso, leva a descobertas sensoriais e muito prazer na degustação de diferentes uvas e aromas.
E quem quiser se aprofundar e aprender mais sobre vinhos, o Empório Fribal promove o curso “Introdução ao Mundo do Vinho” com dez tipos de vinhos e duração de cinco horas.
O renomado sommelier do Empório Fribal Afrânio Freitas ministrará o curso, que terá duração de cinco horas
O curso será ministrado pelo renomado sommelier do Empório Fribal Afrânio Freitas e o evento acontece nos dias 29 e 30 de março, das 19h às 21h30, ao preço de R$ 300,00, com pagamento em duas vezes no cartão ou pix.
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (98) 988017266.
Wellngton ratificou proposição de sua autoria em que solicita a implantação do valor de R$ 4.420,55 para os profissionais do magistério
O deputado estadual Wellington do Curso voltou a se posicionar l, na manhã dessa terça-feira (21), em defesa dos professores da Rede Pública do Estado. Dessa vez, o parlamentar fez referência às manifestações pacíficas realizadas pela categoria como forma de protesto para garantir o cumprimento da Lei do Piso Salarial.
Na ocasião, Wellington ratificou proposição de sua autoria em que solicita a implantação do valor de R$ 4.420,55 para os professores.
“Os professores da Rede Pública de Ensino realizaram uma manifestação para chamar a atenção do Governo quanto ao cumprimento da Lei do Piso Salarial. Já apresentei essa demanda por meio de indicação e me coloco à disposição para intermediar esse diálogo entre educadores e Governo. A implantação do valor equivalente a R$ 4.420,55 é uma medida de justiça para com esses profissionais que tanto fazem pelo Maranhão”, disse Wellington do Curso.
A atração ‘D.P.A. – Detetives do Prédio Azul’ aterrissa no Shopping Taboão, em um circuito misterioso, de 25 de março a 23 de abril
O mistério e magia em torno da turma do prédio azul chega no São Luís Shopping. A atração infantil ‘D.P.A. – Detetives do Prédio Azul’ acontecerá de 25 de março a 23 de abril, com entrada gratuita, e será uma aventura repleta de desafios e diversão na Praça de Eventos.
Os participantes precisam correr contra o tempo para recuperar os artefatos mágicos de Berenice, Brisa, Theobaldo e Berta e conseguir salvar todo o reino bruxesco das mãos dos vilões.
Em um cenário inspirado na Biblioteca Banida de Ondion, as crianças começarão a buscar pistas no Armazém do Leocádio e descobrirão que os personagens caíram em uma armadilha e perderam seus objetos. Após isso, cada integrante deverá desvendar as pistas encontradas através de uma charada para encontrar o livro mágico da Vó Berta.
A última tarefa será voltar por um caminho distinto ao que os participantes entraram e organizar os livros com títulos de personagens da série, com um recado de cada um deles.
A aventura, destinada ao público infantil, funcionará de segunda a sábado, das 10h às 21h40*; e aos domingos das 12h às 21h40*. *Entrada da última sessão.
“O seu pequeno pode virar um Detetive do Prédio Azul. Reúna a criançada para curtir um cenário cheio de mistério, magia e pistas para serem desvendadas”, afirmou Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping.
FIQUE POR DENTRO
– Evento gratuito
– Local: Praça de Eventos
– Circuito para crianças de 4 a 10 anos – Espaço baby para crianças de 2 a 4 anos.
– Cerca de 20 minutos de duração
– É necessário fazer inscrição no local
– Confira o regulamento e venha desvendar vários mistérios com a gente.
O governador Carlos Brandão (PSB) destacou, em postagem nas redes sociais, a doação de cinco consultórios odontológicos feita recentemente pela Universidade Ceuma à Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os equipamentos de saúde bucal serão instalados nos batalhões de Polícia Militar dos municípios de Coroatá, Presidente Dutra e São José de Ribamar.
O ato que formalizou a parceria e a doação dos cinco consultórios odontológicos às unidades da PM do Maranhão aconteceu no Campus Renascença e foi assinado pela reitora Maria Cristina Nitz e pelo secretário de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, que é graduado em Direito pela Universidade Ceuma e professor do mesmo curso na instituição de ensino superior.
Sobre a iniciativa da Universidade Ceuma de doar os consultórios odontológicos à SSP, Carlos Brandão avaliou como uma grande conquista em termos de assistência e qualidade de vida para os policiais militares maranhenses. “É um passo importante para a ampliação dos atendimentos de saúde aos agentes de segurança do nosso estado”, comentou o governador.
Comentários