Gasolina aumenta no Maranhão a partir de hoje (1º), mesmo com voto único e contrário do deputado Wellington

Deputado Wellington do Curso se pronunciou na tribuna da Assembleia Legislativa contra o reajuste de preços dos combustíveis no Maranhão

A alíquota que incide no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) teve aumento no Estado do Maranhão neste sábado (1°). O reajuste decorre de lei estadual sancionada pelo Governo e aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2022, tendo como único voto contrário o do deputado Wellington do Curso.

Sobre o aumento, o deputado Wellington reafirmou que seguirá na luta para diminuir a alíquota do ICMS e, assim, beneficiar o consumidor maranhense.

O parlamentar acompanha fiscalização dos órgãos competentes em posto de combustíveis na capital maranhense

“Como deputado estadual, fui o único a votar contra o aumento de impostos no Maranhão. A votação ocorreu em dezembro de 2022, na legislatura passada. O Projeto de Lei foi sancionado pelo Governo do Estado no dia 23 de dezembro para começar a ter vigência com três meses após publicação, isto é, a partir de abril. Infelizmente, meu voto isolado não conseguiu barrar o aumento. Reafirmo que sigo na luta pela diminuição da alíquota do ICMS, tendo, inclusive, uma ação judicial com o objetivo de reconhecer a essencialidade da gasolina e consequentemente baixar ooteca do combustível. A luta continua!”, disse o deputado estadual Wellington do Curso.

Zé Inácio destaca união de esforços do Parlamento Amazônico para o presente e o futuro

O deputado estadual Zé Inácio teve participação de destaque na Primeira Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico do ano de 2023

O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou, na última quinta-feira (30), da Primeira Reunião Ordinária do ano de 2023 do Parlamento Amazônico, em Rondônia.

Grupo de deputados, incluindo alguns maranhenses, que participaram da Primeira Reunião do Parlamento de 2023

Zé Inácio se reuniu com parlamentares dos nove estados que compõem a Amazônia Legal e com autoridades do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDIR).

Zé Inácio enfatizou os bons reflexos da atuação do Parlamento Amazônico para o presente e o futuro

O deputado estadual maranhense considerou a reunião mais um importante momento, em que os membros do Parlamento Amazônico puderam, juntos, unir esforços e ações para gerar impactos positivos, que refletem e refletirão no presente e no futuro.

No Dia da Mentira, Brandão reforça necessidade do combate às fake news

Em postagem nas redes sociais, no início da manhã deste sábado, 1º de abril, data popularizada como Dia da Mentira, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), reforçou a necessidade do combate às fake news.

Brandão alertou para o prejuízo causado pelas notícias falsas à democracia e à unidade do país, uma vez que causam a divisão do povo brasileiro.

O governador conclamou cada cidadão a fazer sua parte, defendendo a verdade e não compartilhando desinformação

Empresários e poder público definem plano de ação com reforço do policiamento e do monitoramento para conter criminalidade no Centro Histórico de São Luís

Campanhas de sensibilização, aumento de efetivo e de ações mais efetivas na área da segurança pública, reforço ao monitoramento e uma ampla articulação institucional em favor do Centro Histórico resultaram da Plenária realizada pela ACM

O subcomandante da Polícia Militar, coronel Aritanã Lisboa, detalha ações de segurança pública ostensiva direcionadas ao Centro Histórico de São Luís com base no apelo feito por empresários

Integração, união de esforços e ações permanentes de sensibilização da população e empresários para as questões ligadas ao Centro Histórico são os principais resultados da plenária realizada pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), na noite de 29 de março, que reuniu instituições a atores públicos e privados para um debate sobre segurança na área, um dos principais pontos turísticos da capital.

Entre as propostas e encaminhamentos apresentados para a questão, que envolve questões sociais e de infraestrutura na área, destacam-se a realização de campanhas de sensibilização da população, integração em favor de melhorias, aumento de efetivo de segurança na área e de ações mais fortes no campo da segurança pública, reforço ao monitoramento da área e uma ampla articulação institucional em favor do Centro Histórico.

A plenária decorreu de denúncias trazidas à casa, que dão conta de roubos sistemáticos de cabeamentos de telefonia e internet, suspensão sucessiva do fornecimento de energia na área em razão da destruição do cabeamento, associados a uma situação de insegurança geral, que afeta moradores, turistas e os empresários instalados na área, ocasionando prejuízos recorrentes e o fechamento de estabelecimentos empresariais ali instalados.

Plenária registrou participação expressiva de empresários e de representantes de outros segmentos da sociedade

A convite da ACM, participaram da plenária o coronel Aritanã Lisboa, subcomandante da Polícia Militar; major Rildo, do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTUR); Kátia Bogéa, presidente da  Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH); Fábio Ribeiro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL); Felipe Mussalém, presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes); Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão; José Jorge Soares, diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão; Armando Ferreira, diretor do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Silvio Cesar Ribeiro Adler, assessor da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania; e David Coldebella, titular da Secretaria Municipal de Obras e Seviços (Semosp).

Para a ACM, a Plenária foi um momento bastante significativo da entidade, com participação de quase 100 pessoas. O diálogo foi liderado pelo diretor Francisco Neto, que tem vários empreendimentos instalados no Centro Histórico. “Ficou acordado que, já no próximo dia 15, sediaremos a reunião do Núcleo Gestor do Centro Histórico, onde cada um dos que estiveram aqui presentes vão propor e discutir seu plano de ação de melhorias para área e, assim, trazermos de volta os nossos clientes e a segurança que tanto precisamos”, explicou o empresário.

Durante o evento, o ex-presidente da Casa, Felipe Mussalém trouxe sugestões no sentido da realização de uma ampla campanha em favor do Centro Histórico e de ações, a exemplo de um programa de qualificação para os empresários do Centro Histórico visando a ocupação produtiva da área, segundo ele, de fundamental importância para dar vida ao local, berço da histórica econômica da capital e que abriga a primeira e atual sede da ACM.

O empresário do ramo do entretenimento Ricardo Fernandes foi um dos que reivindicou mais segurança para o Centro Histórico durante a plenária na ACM

Da parte da ACM, o VP para Assuntos de Economia e Finanças, Fernando Duailibe, trouxe à Plenária proposta do presidente Cristiano Barroso Fernandes tratando de uma articulação em favor da continuidade do debate, para levantamento de mais detalhes da problemática e de outras necessidades do Centro Histórico, em áreas como segurança, estacionamento, acessibilidade, limpeza e ordenamento da ocupação e das atividades econômicas, entre outras.

“Precisamos unir esforços para encontrar as melhores soluções para o nosso Centro, que concentra o maior acervo patrimonial da cidade, que nos credenciou para o título de Patrimônio Mundial, que completou 25 anos recentemente. As entidades empresariais entendem que as soluções virão a partir desse movimento de acolhimento do nosso Centro Histórico e da vontade de fazer acontecer. Não podemos deixar que persistam situações como as que foram denunciadas na plenária e pelos empresários da área, por tudo o que o Centro Histórico representa para a cidade, para o turismo, para seus moradores e para a economia em geral”, assinalou Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM.

Ranking da ANEEL aponta que o Maranhão é o 2º estado onde mais falta energia e onde o fornecimento mais demora a voltar

Indicadores que medem a duração e a frequência das interrupções do fornecimento de energia elétrica no Brasil, divulgados esta semana pela Agência Nacional de Elétrica (ANEEL), apontam que a Equatorial Maranhão é a segunda pior colocada desse ranking, dentre 29 empresas do setor energético avaliadas. O resultado significa que o Maranhão é o segundo estado brasileiro onde falta mais energia e onde o fornecimento mais demora a ser restabecido.

Os dados gerais mostram que a qualidade da distribuição de energia elétrica alcançou, em 2022, o melhor resultado da série histórica acompanhada desde 2000. Por outro lado, revelam que a concessionária maranhense de energia elétrica foi na contramão do cenário nacional, pelo menos no quesito avaliado, que está diretamente relacionado à eficiência da prestação dos serviços aos consumidores.

No levantamento, a ANEEL apurou os indicadores DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que é o tempo que, em média, no período de observação, cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica – e FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, correspondente ao número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação.

A classificação foi elaborada com base no Desempenho Global de Continuidade (DGC), que leva em conta a duração e a frequência das interrupções em relação ao limite estabelecido pela ANEEL.

Vice-lanterna

Em penúltimo lugar no ranking da duração e da frequência das interrupções do fornecimento de energia elétrica, a Equatorial Maranhão só supera a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul, pertencente ao mesmo conglomerado energético. Dentre as concessionárias de grande porte (com mais de 400 mil consumidores), que somam 29 empresas do setor, a distribuidora maranhense registrou DGC 1,26, desempenho menor apenas do que o da distribuidora gaúcha, que alcançou 1,57. A título de comparação, a primeira colocada, a Companhia Jaguari de Energia (CPFL SANTA CRUZ, SP), obteve índice de 0,52, o que significa menos da metade do tempo de duração e da frequência das quedas de energia no período analisado em relação à Equatorial Maranhão.

Completa a lista das três concessionárias com maior duração e frequência de interrupções do fornecimento de energia elétrica, junto com a Equatorial CEEE (RS) e a Equatorial Maranhão, a Equatorial Goiás, antepenúltima colocada.

Na parte superior do ranking, além da CPFL SANTA CRUZ, SP, campeã da avaliação, aparecem, pela ordem, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN, RN) e a Energisa Tocantins (ETO, TO). A distribuidora que mais evoluiu em 2022 foi a CPFL PAULISTA (SP), com um avanço de 11 posições, seguida por CPFL PIRATININGA (SP) e CPFL SANTA CRUZ (SP), que melhoraram, respectivamente, oito e quatro colocações, em comparação com o ano de 2021.

As concessionárias que mais regrediram no ranking foram a COPEL (PR), que registrou queda de 12 posições, seguida por ESS (SP), COELBA (BA), ELEKTRO (SP) e CEMIG (MG), todas com recuo de quatro colocações em comparação a 2021.

Média nacional

O levantamento da ANEEL aponta que os consumidores brasileiros ficaram 10,93 horas, em média, sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 7,2% em relação a 2021, quando registrou-se 11,78 horas, em média. A frequência (FEC) das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 5,99 interrupções em 2021 para 5,37 interrupções, em média, por consumidor, em 2022, o que significa uma melhora de 10,4% no período. 

O gráfico abaixo exibe o ranking e outros dados apurados pela ANEEL:

Saiba mais aqui.

Domingo tem pocket show com Mario Bros cover no São Luís Shopping

Evento gratuito acontecerá a partir das 15h, com atividades recreativas, música e muito mais

Ele veste uma camisa vermelha de mangas compridas, um macacão azul com botões amarelos, sapatos marrons, luvas brancas e um boné vermelho com um “M” vermelho impresso em um círculo branco. Trata-se do personagem Mario Bros, inspiração do pocket show cover que acontecerá domingo, 2 abril, na Praça de Alimentação do piso 2 do São Luís Shopping. O evento é gratuito, a partir das 15h, com recreação e pintura facial.

Mario, que é retratado como um encanador corpulento, vive na terra fictícia do Reino do Cogumelo com Luigi, seu irmão mais novo e mais alto. O personagem é um encanador italiano baixinho rechonchudo e bigodudo vindo do Brooklyn que reside no Reino dos Cogumelos. Ele repetidamente tem a missão de resgatar a Princesa Peach do vilão Bowser e impedir seus diversos planos de destruir e dominar o reino. Mario também tem outros inimigos ou rivais, incluindo Donkey Kong e Wario.

“O São Luís Shopping preparou momentos de muita alegria e diversão com atividades recreativas, música e muito mais para a garotada. Sem dúvidas, será um domingo suoer divertido para toda a família”, assinalou Igor Quartin, gerente de Marketing do shopping.

Fique por dentro

Evento gratuito

Dia – 2 de abril (domingo)

Horário -15h: Recreação;

16h: Pinturinha facial

Pocket Show Mario Bros cover

Local -Praça de alimentação, piso 2

Boi da Maioba reúne batalhão para mais um ensaio show neste sábado (1º), no Viva Maioba

O Boi da Maioba, maior e mais popular batalhão de bumba meu boi do Maranhão, realiza mais um ensaio show neste sábado (1º), no Viva Maioba. A expectativa é que a brincadeira volte a reunir uma multidão, como é tradicional desde as prévias juninas até a temporada oficial de apresentações.

O ensaio show terá início às 22h e se estenderá até às 3h, segundo a programação divulgada pela Diretoria. O presidente José Inaldo Ferreira convida todos os maiobeiros a levar suas matracas e pandeirões para participar do ensaio, repetindo a animação que costuma marcar todos os encontros do batalhão pesado, que em 2023 comemora 126 anos de fundação.

Camisas oficial

A Diretoria do Boi da Maioba informa que já está à venda a camisa oficial da temporada 2023. Para adquirir o manto, confeccionado com todo capricho e estampado com ilustrações em frente e costas, basta acessar o link disponibilizado na bio do Instagram ou entrar em contato pelos números de Whatsapp 98 98453-1300 e 98 98119-0342.

O Boi da Maioba conta com o patrocínio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima