Iracema Vale fala de potencialidades e protagonismo feminino no Fórum de Políticas Públicas para Mulheres

O evento do Governo do Estado tem como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas visando à construção de políticas públicas para mulheres

Iracema Vale lembrou que, pela primeira vez, em 188 anos, a Assembleia Legislativa do Maranhão tem uma mulher à frente da presidência e consolidou a maior bancada feminina da história

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta quarta-feira (24), do Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), no Multicenter Sebrae. O evento contou com a presença da ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves.

“Hoje, nesse grande encontro, temos a oportunidade de discutir políticas capazes de garantir que cada vez mais mulheres consigam atingir suas potencialidades, protagonizar suas vidas e nos espaços por elas ocupados”, afirmou Iracema Vale.

A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Governo do Maranhão para promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município do Estado, visando à construção de políticas concretas que possam transformar a realidade das mulheres maranhenses.

Em pronunciamento, a parlamentar também lembrou que, pela primeira vez, em 188 anos, a Assembleia Legislativa do Estado possui uma mulher à frente da presidência, bem como também consolidou a maior bancada feminina da história do Parlamento maranhense ao eleger 12 deputadas estaduais.

“Nós fizemos história elegendo a primeira mulher presidente. E ter uma voz feminina no comando é também sobre ter vez. Além disso, 12 mulheres foram eleitas e as vozes dessas deputadas estão ecoando muitas outras. A representatividade feminina é fundamental para o exercício da democracia e continuaremos, juntas, lutando pelas maranhenses”, salientou.

Estiveram presentes, ainda, as deputadas estaduais Daniella (PSB), Solange Almeida (PL), Andréia Rezende (PSB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudia Coutinho (PDT), Dra. Viviane (PDT), Janaína Ramos (Republicanos), Edna Silva (Patriotas), além dos deputados Roberto Costa (MDB), Ricardo Arruda (MDB), Ricardo Rios (PCdoB) e Davi Brandão (PSB).

Reflexões

Segundo a ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, a programação do evento irá trazer importantes reflexões sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres e a sua implementação em níveis locais, estaduais e nacionais, principalmente as que visam à autonomia econômica, geração de renda, o combate ao feminicídio e o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“O grande desafio no Brasil, não só no Maranhão, é dar conta de criar uma cura, onde as pessoas se respeitem e onde sejam valorizadas em todos os espaços, principalmente as mulheres. Nós precisamos reconstruir o Brasil e formar uma nova cultura para acabar com o feminicídio”, acrescentou a ministra.

Intercâmbio

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, ressaltou que haverá painéis com palestrantes renomadas na área, durante os dois dias de evento. “A ideia é articular e mobilizar, junto ao Governo Federal, intercâmbios e agendas coletivas, a fim de fortalecer a defesa e a valorização das mulheres em todo o país”, frisou.

Também marcaram presença no evento a senadora Eliziane Gama (Cidadania); a Subdefensora-Geral do Estado, Cristiane Marques; a vereadora Karla Sarney (PSD), representando a Câmara Municipal; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; e a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio (PCdoB), representando a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Comitiva de vereadores se reúne com ministro das Comunicações em busca de solução para a telefonia em São Luís

Encontro liderado pelo presidente da Câmara, Paulo Victor, também discutiu a implantação de um projeto visando fortalecer a conectividade nas escolas públicas da capital maranhense

Em Brasília, vereadores se reuniram com ministro das Comunicações, Juscelino Filho (Foto: divulgação)

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), acompanhado dos vereadores Nato Júnior (PDT), Álvaro Pires (PMN), Raimundo Penha (PDT) e Octávio Soeiro (Podemos), se reuniu, tarde desta terça-feira (23), em Brasília, com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O objetivo foi debater e solicitar medidas para aprimorar os serviços de telefonia e internet na cidade.

Na reunião, também foram discutidas demandas para a implantação de um projeto elaborado pelo Ministério das Comunicações (MCom), visando fortalecer a conectividade nas escolas públicas e a expansão da tecnologia 5G na capital maranhense.

Em comentário nas redes sociais, o chefe do Legislativo ludovicense avaliou o encontro e afirmou que vai seguir a missão de buscar ainda mais avanços para São Luís.

“Em Brasília, estive reunido com o ministro das Comunicações @juscelinofilho, do governo @lulaoficial. Excelente conversa! Seguimos na missão de trazer ainda mais avanços para a Ilha. #vaidarcerto”, declarou.

O encontro demorou quase uma hora e, segundo representantes do legislativo ludovicense, o ministro Juscelino Filho foi bastante receptivo às propostas, tanto que se comprometeu, em nome do governo federal, a atender o pleito dentro do que for possível.

“O ministro Juscelino Filho foi muito atencioso e receptem atender essas demandas e se comprometeu a nos ajudar dentro do que for possível. Acredito que, em breve, teremos boas notícias para a capital maranhense”, revelou Álvaro Pires.

Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, reage a suposto ritual de feitiçaria em frente à sua casa

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e ao lado o aparente despacho colocado em frente à sua residência

O prefeito de Caxias/MA, Fábio Gentil, revelou, em vídeo publicado nas suas redes sociais, que ao acordar cedo, nesta quarta-feira (24), se deparou, na frente da sua casa, com uma cruz feita de areia, rodelas de limão e velas. 

No vídeo, o prefeito cogitou a possibilidade de tratar-se de um trabalho de feitiçaria feito contra ele. No entanto, confrontou o ritual reafirmando que é cristão e temente a Deus.  

Flagrante

As imagens das câmeras de segurança da casa do prefeito flagraram uma pessoa que aparece na porta da residência com o rosto encoberto montando o que seria um despacho.

“Hoje, quero externar a todos que olharem esse vídeo que sou cristão e que confio a minha vida a Jesus, então todo o mal que me desejares poderá voltar para a pessoa que desejou. Continuo em minhas orações perdoando e pedindo a Deus que olhe por todos. Deus é pai!”, disse Fábio Gentil em suas redes sociais.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Magia negra

Segundo Wikipedia“a magia negra, ou feitiço, é popularmente conhecido como manejo de forças sobrenaturais com intenções e processos malévolos. É qualquer tipo de magia que se utiliza da sombra, e não da luz, para alcançar seus objetivos. O manejo dessas forças é realizado de várias maneiras por aqueles que creem em sua possibilidade e eficácia, que vão desde a performance de rituais, complexos cerimoniais (como as do ritual satânico laveyano e da goécia medieval), quanto gestos simbólicos cotidianos de malíciainveja ou outra emoção negativa direcionada (como o famoso mau-olhado).”

Promulgada lei do vereador Astro de Ogum que amplia horário de festas até as 4h da manhã em São Luís

O vereador Astro de Ogum apresentou o projeto de lei para atender pedido dos promotores de eventos

Com objetivo de ampliar e detalhar os horários de encerramento das atividades comerciais, a fim de proporcionar uma regulamentação mais clara e precisa para diferentes tipos de estabelecimentos e eventos na cidade, foi promulgada a Lei n° 7.369, de autoria do vereador Astro de Ogum(PCdoB), que altera o chamado Código de Postura do Município, no seu art. 177, Inciso VI, da Lei 1.790/68.

Apresentada pelo parlamentar atendendo pedido dos promoteres de eventos, o novo regramento legal traz alterações importantes para o funcionamento de estabelecimentos e festas na capital.

“Essa alteração não apenas beneficia um nicho específico, mas São Luís como todo, que é uma cidade onde o turismo é muito forte. Saiu ganhando a cadeia produtiva que gira em torno dos eventos noturnos. A situação estava ficando insustentável. As pessoas faziam um auto investimento para a realização de show ou coisa parecida, e antes do consumidor chegar, às autoridades já estavam lá para exigir o término. Um absurdo”, explicou.

ENTENDA AS MUDANÇAS:

O novo texto estabelece horários específicos para o encerramento das atividades em bares, restaurantes, boates, buffets, casas de eventos e de recepções, shows musicais em locais abertos, shows musicais em locais privados com isolamento acústico, cafeterias, lojas de conveniência, lanchonetes, trailers e similares. As festividades juninas, carnaval, passagem de ano novo, eventos na área da Lagoa da Jansen e na Av. Litorânea, e eventos especiais também terão novo regramento.

O horário de encerramento das atividades de bares e restaurantes, que passa a ser diariamente às 03:00 horas sofreu significativa alteração. O mesmo aconteceu com o seguimentos de boates, buffets, casas de eventos e de recepções, os quais poderão funcionar até às 04:00 horas, conforme as normas legais aprovadas pelo órgão competente.

Já os shows musicais em locais abertos deverão terminar às 02:00 horas, exceto nos feriados e finais de semana, quando poderão se estender até às 03:00hs. E o mesmo tipo de evento, em locais privados com isolamento acústico poderão funcionar até às 04:00 horas, desde que estejam em conformidade com as normas legais.

As cafeterias poderão funcionar 24 horas, entretanto, não poderão comercializar bebidas alcoólicas de qualquer espécie e sob qualquer forma. As lojas de conveniência terão permissão para funcionar durante todo o dia, mas a venda de bebidas será proibida após as 02:00 horas, sujeita a multa que varia de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00.

Lanchonetes, trailers e estabelecimentos similares poderão funcionar 24 horas, desde que não realizem a venda de bebidas alcoólicas, caso contrário, deverão encerrar suas atividades às 02:00 horas.

Em relação a eventos especiais, como festas juninas e de carnaval, o horário de encerramento foi estabelecido às 04:00 horas quando houver a utilização de som mecânico. Já na passagem de ano novo, não haverá restrições de horário.

“Esse mérito não é apenas meu e, sim, do Parlamento Ludovicense, pois apenas apresentei o problema, através do Projeto de Lei, e foi acolhido e aprovado por unanimidade”, finalizou Astro.

Segue cópia da lei promulgada:

Internacional Marítima completa 35 anos como referência no mercado

Internacional Marítima realiza operações em diferentes regiões do Brasil

Referência no segmento marítimo no Maranhão e Brasil, a Internacional Marítima celebra 35 anos no mercado. A empresa segue com atuação estratégica de assegurar qualidade e segurança nas atividades que englobam os serviços de apoio marítimo.

Empresa realiza operações de apoio marítimo com excelência e segurança

Com uma equipe altamente qualificada, a empresa caminha e solidifica a sua atuação junto aos clientes e colaboradores, apoiada no crescimento sustentável e primando pela satisfação das pessoas e empresas, com foco na melhoria contínua das suas operações.

Embarcações da Internacional Marítima em plena operação em rota aquaviaria

Hoje, a Internacional Marítima está presente nos estados do Maranhão, Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

CDL doa cestas básicas a vítimas de enchentes no Maranhão

Cestas básicas foram adquiridas com os recursos que seriam gastos na festa em comemoração aos 58 anos da CDL São Luís

A CDL São Luís realizou, nessa terça-feira (23), a entrega de cestas básicas à campanha SOS Enchentes: Empresa Solidária, coordenada pelo Governo do Estado, com a participação de diversas entidades empresariais. As doações são direcionadas às famílias dos municípios maranhenses atingidos pelas enchentes.

Em abril, a CDL São Luís completou 58 anos e, por decisão da diretoria, converteu o recurso que seria utilizado nas comemorações festivas em cestas básicas. 

“A responsabilidade social corporativa é uma prática permanente da nossa entidade, que está sensibilizada quanto à importância da contribuição das empresas e entidades para promover o bem estar social e a qualidade de vida; por isso, estamos participando da campanha e motivando nossos associados a também fazerem suas doações”, afirma o presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro.

Além de cestas básicas, a campanha SOS Enchentes também recebe doações de materiais de higiene pessoal, água mineral, roupas, colchões ou redes, roupas de cama ou de banho, enxoval de bebê e utensílios de cozinha.

Em parceria com o Sesi, Prefeitura de Santa Rita oferece mutirão de atendimentos de saúde e social

Mutirão mobilizou profissionais de diversas áreas para prestar atendimento à população de Santa Rita

A população de Santa Rita está sendo beneficiada com mais uma grande ação de atendimentos de saúde e serviços sociais, através da parceria estabelecida entre a Prefeitura e o SESI, que foi iniciada na terça-feira, 23 de maio.

Até quinta-feira, 25 de maio, o SESI Itinerante vai oferecer atendimentos com clínico geral, oftalmologista, cardiologista, pediatra, saúde ocupacional e dentistas, assim como são realizados testes rápidos e exames laboratoriais.

O prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, fez questão de acompanhar presencialmente os atendimentos e dialogar com dirigente do SESI e médica

O vice-presidente da Fiema/Sesi, Celso Gonçalo, participou do evento e destacou a parceria. “O nosso interesse maior é de ajudar, por isso juntos, Sesi e Prefeitura são parceiros em benefício do povo”.

As unidades móveis do SESI estão instaladas no novo hospital municipal de Santa Rita. No local é possível fazer uma triagem completa e se for necessário exames complementares é possível fazer o encaminhamento imediato.

O prefeito Hilton Gonçalo dialoga com profissional de saúde sobre detalhes de consultas e outros procedimentos ofertados no mutirão

Além dos serviços de saúde, o SESI está oferecendo o curso de panificação que vai garantir a inserção de santaritenses no mercado de trabalho ou até mesmo começar a desenvolver seu próprio negócio.

Ainda é possível fazer recadastramento em programas sociais como o Bolsa Família e as equipes do SESI estão distribuindo diariamente um sopão para a população.

Moradora de Santa Rita não perdeu oportunidade de se submeter a um exame de visão durante a ação de saúde

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, destacou as ações desenvolvidas: “Agradecemos a parceria com o SESI, pois aqui estamos oferecendo um tripé muito importante para a sociedade de Santa Rita. Os atendimentos de saúde, a questão social e a qualificação para geração de emprego e renda”.

Brandão reage a manifestação racista contra alunos do IEMA nos Jogos Escolares Ludovicenses

O governador Carlos Brandão (PSB) se solidarizou aos atletas/estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) que foram vítimas de racismo durante uma partida de futsal contra o equipe do Colégio Upaon-Açu, da rede particular de São Luís, disputada no ultimo domingo (21), no Ginásio Costa Rodrigues, pelos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL’s 2023). O caso foi noticiado em primeira mão por este blog nessa quarta-feira (23). Reveja aqui e aqui.

O ato preconceituoso, atribuído a torcedores que assistiam à partida da arquibancada, foi registrado pela arbitragem na súmula do jogo, válido pela categoria infanto. A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL) se pronunciou sobre o episódio racista por meio de nota oficial, garantindo que o fato está sendo apurado pela Comissão Disciplinar e Pedagógica dos JEL’s.

Em postagem nas redes sociais, Brandão manifestou solidariedade aos alunos do IEMA que foram vítimas de racismo cometido por torcedores e reafirmou que o seu governo está oferecendo apoio psicológico aos estudantes e que a gestão segue combatendo todo tipo de discriminação étnico-racial.

Repúdio do IEMA

A direção do IEMA também divulgou nota oficial sobre o caso, por meio da qual afirmou ter como princípio rejeitar qualquer forma de discriminação e promover instrução, cidadania, inclusão e diversidade. “Manifestamos publicamente nossa solidariedade aos alunos do IEMA São Luís que foram vítimas de atos racistas durante os Jogos Escolares Ludovicenses, no último domingo (21)”, reagiu a instituição, acrescentando que além de assistência psicológica, está dando suporte jurídico aos estudantes.

Leia a baixo a nota, na íntegra;

Aprovado PL de Iracema Vale que obriga comunicação à DPE dos nascimentos sem identificação de paternidade

O Projeto de Lei 155/2023 foi aprovado pelo plenário, na sessão desta terça-feira. A parlamentar justifica que a proposição visa amparar crianças que se encontram nessa situação

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, ressaltou que o seu projeto busca o reconhecimento de paternidade, ajudando também a estreitar os vínculos de afetividade entre pais e filhos

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (23), em segundo turno, o Projeto de Lei 155/2023, de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação de nascimento sem identificação de paternidade à Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA). A matéria segue para sanção governamental.

Segundo a proposição, os oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Maranhão ficam obrigados a encaminhar, de forma trimestral, à DPE-MA, existente em sua circunscrição, relação por escrito dos registros de nascimento, realizados em seus cartórios, em que não conste a identificação de paternidade.

De acordo com o texto, a relação deve conter todos os dados informados no ato do registro de nascimento, inclusive o endereço da mãe do recém-nascido, seu número de telefone, caso o possua, nome e endereço do suposto pai, se este tiver sido indicado pela mãe na ocasião da realização do registro.

Na realização de tais registros, conforme o projeto, será informado que a mãe tem, além do direito de indicação do suposto pai, na forma do disposto no art. 2º da Lei Federal nº 8.560/1992, o direito de propor em nome da criança a competente ação de investigação de paternidade, com vistas a inclusão do nome do pai no registro civil de nascimento.

Além disso, em caso de comarcas que ainda não possuem núcleo de DPE-MA, a comunicação deve ser encaminhada para a Defensoria Geral. Os oficiais ficam, ainda, obrigados a informar às mães acerca do direito que possuem em procurar a DPE-MA, para orientação jurídica inerente à inclusão do genitor no registro civil de nascimento.

Dados

Em justificativa encaminhada à Assembleia, a matéria afirma que, no Maranhão, no período de 1º de janeiro de 2016 à 17 de janeiro de 2023, foram contabilizados 613.118 nascimentos, destes, 57.067 não tiveram a identificação de paternidade. Na cidade de São Luís, no mesmo período, foram registrados 80.388 nascimentos e, em apenas 39, havia a indicação do vínculo paterno.

“A nossa proposição é uma tentativa de resolver o problema, a fim de amparar crianças que se encontram nessa situação. Desta forma, se busca o reconhecimento de paternidade, ajudando também a estreitar os vínculos de afetividade entre pais e filhos”, afirmou Iracema Vale.

Segundo a parlamentar, houve diversas reuniões com representantes da DPE-MA para que tal projeto pudesse ser exitoso. “Agora, conseguimos aprovar esta proposição aqui na Casa, o que eu considero ser um avanço para o Maranhão”, comemorou.

Ministério do Turismo finalmente menciona um atrativo do São João do Maranhão

Torta de camarão ganhou destaque em divulgação promocional do Ministério do Turismo para o São João deste ano

O Ministério do Turismo deu destaque ao arroz de cuxá e à torta de camarão, dois pratos típicos do Maranhão, como atrativos da gastronomia junina, apontando as iguarias como atrativos para os visitantes durante os festejos que se aproximam. Em meio às ações de divulgação que vem realizando para promover o São João em diferentes regiões do Brasil este ano, foi a primeira vez que o órgão fez menção a alguma particularidade maranhense relacionada à festa.

Por meio da sua comunicação institucional, o Ministério do Turismo lembrou que faltam poucos dias para os festejos juninos no país e indicou entre os atrativos do grandioso folguedo estão as comidas típicas, que encantam o paladar e movimentam milhares de visitantes nos tradicionais destinos do país.

“Canjica, pamonha, quentão, pinhão… hummm! O que não faltam são opções para os amantes da gastronomia regional brasileira realizarem uma verdadeira viagem pelo sabor e pela cultura do nosso país. Mas você sabia que em cada cantinho do Brasil há um sabor ou curiosidade culinária específica nesta época do ano?”, indagou a pasta.

No Maranhão, por exemplo, o arroz de cuxá e a torta de camarão dão um toque especial na culinária junina do estado e têm presenças garantidas nas barraquinhas dos arraiais. O primeiro prato é um dos xodós dos maranhenses e é feito com ingredientes como: vinagreira, diferentes especiarias, farinha de mandioca e camarão.

O fruto do mar, também, é um dos principais componentes do segundo prato e dá um charme à mais na receita, que, apesar de ser típica do período junino, permanece na gastronomia regional durante todo o ano. Com tantos sabores inconfundíveis, é difícil resistir.

Embora tardia, a divulgação certamente valoriza o São José do Maranhão, estimulando o fluxo turístico no estado durante a festança. Que sirva de exemplo para que no próximo ano órgão realize uma ação planejada e com mais visibilidade.

Saiba mais aqui.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima