COREN investiga conduta de profissional de enfermagem em lipo que causou morte de mulher no interior do Maranhão

Erinalva de Jesus Dias no hospital, momentos antes de ser submetida à cirurgia estética que provocou sua morte

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) anunciou, por meio de nota, que adotará providências administrativas em relação ao caso de uma paciente que morreu após se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração, no último dia 31, no município de Lago dos Rodrigues, distante 77 quilômetros de Bacabal. A entidade investigará o envolvimento de um suposto profissional de enfermagem no procedimento estético que causou o óbito.

Erinalva de Jesus Dias, mais conhecida como Ery, teve morte cerebral se submeter à operação conhecida como “Lipo Lad” (drenagem e definição da barriga), realizada de forma clandestina no Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa, em Lago dos Rodrigues. De acordo com informes locais, a unidade de saúde não dispõe de aparato médico para realizar cirurgia plástica. 

Ery, que trabalhava oferecendo a clientes o procedimento que acabou provocando sua morte, decidiu, por conta própria, se submeter à cirurgia.

Conforme a apuração dos fatos, Ery deu entrada no hospital por volta das 22h de quarta-feira, 31, de maio. Durante a cirurgia, a paciente passou mal e precisou ser encaminhada às pressas para o Hospital Regional de Bacabal. Segundo relatos, o médico responsável pelo procedimento clandestino acompanhou a mulher na ambulância. 

Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa, no município de Lago dos Rodrigues

Também circulam informações de que a paciente fez o longo percurso na ambulância entre Lago dos Rodrigues e Bacabal sem oxigênio. A paciente deu entrada no Hospital Laura Vasconcelos em estado gravíssimo e, no dia seguinte, foi declarada a morte cerebral.

O Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa também divulgou nota por meio da qual anunciou a instauração de um processo administrativo para investigar as circunstâncias do fato be negou participação dos profissionais que estavam de plantão no momento da cirurgia estética mal-sucedida, bem como da diretoria da unidade de saúde.

Abaixo, as notas divulgadas pelo COREN-MA e pelo Hospital Municipal Raimundo Joaquim de Sousa, em Lago dos Rodrigues:

Em clima de arraial, Leonardo Soares recebe apoio de todos os segmentos da UFMA e fortalece pré-candidatura à vice-reitoria

O pré-candidato a vice-reitor da UFMA, Léonardo Soares, entre o reitor Natalino Salgado e o pró-reitor da AGEUFMA e pré-candidato a reitor, Fernando Carvalho

O professor-doutor Leonardo Soares, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reuniu mais de mil pessoas, entre técnicos administrativos, professores e estudantes da Universidade e convidados no “Arraiá do Léo”, em uma grande demonstração de força da sua pré-candidatura a vice-reitoria. O evento ocorreu sábado, 3, na sede da Associação dos Servidores da UFMA – ASSUMA.

Em um clima festivo, o evento teve a participação do reitor Natalino Salgado; do pré-candidato à reitoria da UFMA, Fernando Carvalho Silva; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), Washington Oliveira, de lideranças sindicais, dirigentes de entidades representativas da UFMA, como SINTEMA e ASSUMA, e de associações atléticas de diversos cursos da UFMA.  Mais que uma festa junina, a noite se transformou em uma grande manifestação de apoio público a Leonardo Soares. 

Leonardo Soares recepcionou o reitor Natalino Salgado e um grupo numeroso de apoiadores

Atrações – O forró pé de serra Não Gela fez a abertura da programação, que teve ainda a banda de percussão Matraca, da Atlética de Medicina, Boi da Lua, Dança Portuguesa Raízes de Portugal, Boi de Axixá, e Cacuriá do Gutinho. Leonardo Soares agradeceu aos convidados e destacou a grande alegria em poder contar com um batalhão gigante de apoiadores à sua pré-candidatura à vice-reitoria da UFMA.

“Muito obrigado aos amigos e amigas pelas manifestações públicas de apoio. É estimulante fazer essa celebração à cultura popular com a presença de tanta gente que nos incentiva nessa caminhada. Nossa pré-campanha cresceu e agora vou bater de porta em porta na UFMA, no continente e em São Luís, levando a mensagem do nosso grupo para toda a comunidade acadêmica, disse Leonardo Soares.

Leonardo Soares mostrou a força da sua pré-candidatura a vice-reitor da UFMA ao reunir mais de mil pessoas no “Arraial do Léo”

UFMA do futuro – Com o slogan “O Futuro nos Move”, o pré-candidato lembrou aos apoiadores e apoiadoras que o futuro é o regime daquilo que pode e deve ser feito no presente. “Essa é a nossa concepção de identidade política. Acreditamos que tudo o que agora está sendo feito ou gestado é movido pelo futuro da UFMA. Pensar a UFMA do futuro é ser guiado pelo desejo de melhorar o que somos como instituição. Partimos dos pilares articulados, que são a educação, inclusão e sustentabilidade”, afirmou Leonardo Soares.

Representantes de todos os segmentos da universidade prestigiaram o evento junino promovido pelo pré-candidato a vice-reitor Leonardo Soares

FRASES DE LÉO

“Pensamos a educação como valor prioritário, pois não há futuro e democracia sem que a educação superior seja acessível e tratada como um direito inalienável”. 

“A UFMA do futuro é a universidade de mais inclusão”. 

“A sustentabilidade não se limita à dimensão ambiental, embora ela seja condição necessária para que outras dimensões possam existir. A universidade precisa ser um lugar em que a sustentabilidade faça parte da política institucional. Para além da dimensão ambiental, precisamos ter sustentabilidade nas relações sociais, culturais, territoriais, econômicas e político-institucionais”.

UFMA outorgará, nessa quarta-feira (7), Honraria Mérito Cultural à cantora Alcione pelos 50 anos de carreira artística

A cantora maranhense Alcione será homenageada pela UFMA por seus relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da cultura em nível nacional e por sua consagrada trajetória na história da música popular brasileira

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Natalino Salgado Filho, presidirá a cerimônia de outorga da Dignidade Universitária Mérito Cultural pelos 50 anos de carreira da cantora Alcione nessa quarta-feira, 7, a partir das 16h, no Teatro da Cidade (Rua do Egito, Centro). A artista maranhense receberá a homenagem pelos relevantes trabalhos prestados no desenvolvimento da cultura em nível nacional e por sua consagrada trajetória na história da música popular brasileira. O evento é restrito a convidados.

Neste ano, Alcione foi a grande homenageada do “Prêmio da Música Brasileira”, a maior premiação da canção nacional. Fãs e admiradores também comemoraram o anúncio da Estação Primeira de Mangueira de que a Marrom será o Enredo Oficial da Escola para o Carnaval de 2024! A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais. Moradores de Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e da antiga União Soviética já tiveram o privilégio de se emocionarem em grandes shows da cantora.

Discografia de sucesso: Alcione gravou compactos — o primeiro, em 1972 —, LPs, DVDs e 42 Álbuns, que lhe concederam 26 Discos de Ouro, sete de Platina, sendo dois deles de Platina Duplo, três DVDs de Ouro e um de Platina. Sua galeria particular de troféus conta com mais de 350 peças (prêmios e honrarias que vão desde os títulos de Cidadã Benemérita até as mais altas comendas do país, como a “Ordem do Rio Branco”, e a do “Mérito Timbiras”, concedida pelo Estado do Maranhão, e medalhas relevantes como a “Tiradentes” e “Pedro Ernesto”, concedidas pela ALERJ).

Entre as premiações relativas à MPB, estão os 21 troféus arrebatados nas 29 edições do “Prêmio da Música Brasileira”. Outros títulos edificantes foram os de “Madrinha do Corpo de Bombeiros do RJ” e de “Melhor Cantora Popular”, concedido pela Academia Brasileira de Letras. A Marrom também é detentora de diversas premiações internacionais, como o “Grammy Latino” na categoria “Melhor álbum de samba”, “O Pensador de Marfim” (concedido pelo Governo de Angola).

E ainda: “Diplome de Médaille D´or” (da Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris), “Extraordinary Contribuition to Brazilian Culture and Positive Image” (concedida no 9º Annual Brazilian International Press Award, na Flórida), “Personalidade Negra das Artes” (Conselho Internacional de Mulheres) e “A Voz da América” (ONU). Segundo a cantora, “as homenagens são flores em vida, jamais imaginei receber tamanho carinho… E vindo de tantas instituições, pessoas tão diferentes e por todos os cantos do planeta”, afirmou Alcione.

Redes sociais – Conectada com a atualidade, como não poderia deixar de ser, a artista angariou milhares de seguidores em suas redes: 1.400.000 no Instagram, 869.000 no Facebook e 197.500 no Twitter. Criada ouvindo os grandes cantores da época, nacionais e internacionais, sempre transitou entre os variados gêneros e estilos musicais: samba, jazz, bolero, reggae e canções românticas.

E, apesar de ser tratada como sambista, adora gravar e interpretar o que lhe convém e emociona. E a galeria de hits é imensurável: “Não Deixe o Samba Morrer” (uma espécie de hino para os sambistas), “Sufoco”, “Você Me Vira a Cabeça”, “A Loba”, “Meu Ébano”, “Mulher Ideal”, “Garoto Maroto”, “Estranha Loucura”, “Nem Morta”, “Além da Cama”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “Gostoso Veneno”, entre dezenas de outros sucessos.

Maranhão na Tela comemora 15 anos com volta a seu formato original e lança calendário de atividades 2023

 Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, o Festival acontecerá em nova data e, já no próximo dia 05 de junho, abre inscrições para sua Mostra Competitiva

Abertura do Maranhão na Tela, que volta ao formato presencial, em comemoração ao aniversário de São Luís

O Maranhão na Tela volta a ser realizado em formato presencial, de 04 a 09 de setembro, em comemoração ao aniversário de São Luís. A edição também marca a volta do evento para o Kinoplex Golden e contará com realização de uma agenda de capacitações para Lei Paulo Gustavo. O Festival tem patrocínio do Instituto Cultural Vale – ICV, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do MinC. 

Em todas as suas edições, o Maranhão na Tela apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento. Neste ano todas as peças de divulgação são baseadas na obra Santos Juninos, do artista Wal Paixão. 

Competitiva 

Dando início às atividades do Maranhão na Tela 15 Anos, a partir de 05 de junho estarão abertas as inscrições para Mostra Maranhão de Cinema, mostra competitiva que o festival realiza com exclusividade para filmes e videoclipes maranhenses. Serão selecionados 04 longas-metragens e 12 curtas e 16 videoclipes. 

Em todas as suas edições, o Maranhão na Tela apresenta a obra de um artista plástico maranhense, a partir da qual é criada a identidade visual do evento

As inscrições para Mostra Maranhão de Cinema são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 30 de junho pelo site do festival (www.maranhaonatela.com.br), onde também está disponível o regulamento da mostra. O resultado será divulgado no dia 31 de julho.

Atividades Formativas

As atividades formativas desta edição incluem a realização de 05 cursos teóricos, 02 oficinas práticas e 01 masterclass com o diretor homenageado.  Os cursos teóricos serão realizados em duas etapas e serão todos direcionados para Lei Paulo Gustavo. Na primeira etapa, serão oferecidos os cursos de Legislação, com o detalhamento dos artigos e do decreto para o audiovisual, e de Gestão de Projetos, com o detalhamento executivo e da prestação de contas. 

Os cursos teóricos são fruto de uma parceria com o SEBRAE Maranhão, terão carga horária de 6h cada um e serão realizados no SEBRAELAB. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de junho, no site do festival.  A segunda etapa de cursos ainda não tem data definida, pois o objetivo é realiza-los quando os editais estiverem abertos, já que serão voltados para o detalhamento das inscrições em todas as linhas direcionadas ao audiovisual.

Mavi Simão, idealizadora do festival Maranhão na Tela, concede entrevista sobre o evento

Sobre as oficinas práticas, a primeira será sobre produção de videoclipes e a segunda sobre produção de documentários. Ambas capacitarão os alunos para realização das obras com uso de aparelhos celulares. As oficinas acontecerão na segunda quinzena de agosto, no Parque Botânico São Luís e os alunos serão selecionados previamente, a partir de parcerias com ONGs que desenvolvem trabalhos direcionados aos jovens.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:

Inscrições Mostra Competitiva – de 05 a 30 de junho

Inscrições Cursos 1ª etapa – de 30 de junho a 10 de julho.

Curso de Legislação Lei Paulo Gustavo – dia 15 de julho

Curso de Gestão de Projetos para Lei Paulo Gustavo – dia 16 de julho.

Inscrições Cursos 2ª etapa – a definir, de acordo com o lançamento dos editais de audiovisual da Lei Paulo Gustavo no Maranhão.

Realização Oficinas – de 14 a 25 de agosto

MARANHÃO NA TELA 15 ANOS

De 04 a 09 de setembro

Kinoplex Golden – Golden Shopping – Calhau

Realização: Mil Ciclo Filmes

Patrocínio: Instituto Cultura Vale – ICV, Ministério da Cultura – MinC

Todas as atividades têm acesso gratuito

Mais informações: http://www.maranhaonatela.com.br

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima