Paulo Victor repudia sucessivos escândalos na Prefeitura de São Luís e silêncio de Braide

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, fez graves acusações à gestão do prefeito Eduardo Braide

Em postagem nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (9), o presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, manifestou repúdio aos sucessivos escândalos que marcam a atual administração municipal da capital. Segundo o vereador, a cidade está sob uma gestão desastrosa, em todos os níveis.

Paulo Victor registrou que além de catastrófica, a gestão de Eduardo Braide apresenta indícios de irregularidades em diferente áreas. “E o silêncio sepulcral do prefeito só ratifica o caos”, detonou o chefe do Legislativo.

SMTT

Um dos escândalos mais recentes ocorridos no âmbito da prefeitura foi a retirada, em plena madrugada, de um veículo de luxo do pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) sem o cumprimento dos trâmites legais, com a chancela e a presença do secretário da pasta, Diego Rodrigues.

A saída clandestina do veículo, que seria de propriedade de uma juíza, foi filmada por vigilantes que estavam de plantão como forma de preservar sua integridade diante do ato ilícito.

Abaixo, a postagem em tom de repúdio feita pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor:

Universidade Ceuma e IOA/ITC firmam convênio para investir na formação de alunos

Instituições ensino vão importar cadáveres congelados dos Estados Unidos e da Europa para uso em aulas de educação continuada na área de saúde

O IOA/ITC e a Universidade Ceuma investem em um importante diferencial para o mercado de trabalho por meio de laboratórios de última geração e a importação de cadáveres congelados dos Estados Unidos e países da Europa

Em recente pesquisa realizada pela BBC News Brasil, no ranking Universitário Folha (RUF 2019), que avaliou 30 universidades públicas com curso de Medicina, identificou que há uma falta crônica de cadáveres, prejudicando a formação discente de médicos no Brasil. O RUF avalia as universidades em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. A maioria das instituições consultadas relata que faltam corpos suficientes para dissecação e acusam falta de recursos para preservar os cadáveres.

É imprescindível para os estudos médicos a utilização de material humano para o ensino dos futuros profissionais da área da saúde. Pensando na solução do ensino anatômico, observando, construindo experiências por meio das identificações de estruturas e órgãos em um cadáver, a Universidade Ceuma promove junto com Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos (ITC) um importante diferencial para o mercado de trabalho por meio de laboratórios de última geração e a importação de cadáveres congelados dos Estados Unidos e países da Europa.

Para uma educação continuada completa, a Universidade Ceuma estabeleceu o convênio com o ITC, pioneiro no Brasil, assim cumprindo a missão de ampliar as formas de ensino para os profissionais da saúde que buscam seu aperfeiçoamento, alinhando conhecimento com a prática, por meio de simulações de técnicas avançadas. Uma experiência real em procedimentos clínicos ou cirúrgicos, a partir de um aprendizado consistente e realístico em cadáveres frescos.

Rio Anil Shopping inicia programação de arraial indoor nesta sexta-feira (9)

Já é São João no Maranhão! Quem gosta da festividade já está com as matracas a postos para entrar no clima das festividades juninas. No Rio Anil Shopping, a programação contará com arraial indoor. Serão dois palcos diferentes: na praça de eventos, o espaço está preparado para as apresentações de grupos de bumba-meu-boi e demais atrações folclóricas. Já na praça de alimentação, as apresentações serão de artistas locais, trazendo o melhor da música maranhense e dos ritmos juninos. 

A programação inicia nesta sexta-feira (9), a partir das 17h, em grande estilo, com cortejo pelos corredores do shopping, seguido de apresentação do Boi da Maioba. Na sequência, o Boi de Nina Rodrigues e o Boi de Morros continuam as apresentações. Na praça de eventos, quem embala o happy hour de sexta-feira é o músico Sandro Oliver.

Atrações

A superintendente do Rio Anil Shopping, Francine Machado, destaca o caráter de animação e alegria do período junino. “A valorização da cultura maranhense é um ponto fundamental desse arraial indoor, que busca manter viva a tradição do São João e enaltecer as raízes culturais do estado. Além disso, a divisão dos palcos em dois ambientes distintos permite que os participantes desfrutem de uma experiência ainda mais prazerosa, com melhor conforto sonoro e a possibilidade de escolher entre diferentes atrações simultaneamente”, reforça Francine. 

As atrações continuam no sábado (10), a partir das 18h, com apresentação do Boi de Axixá, seguida do Boi Encanto do Olho D’Água. Ambos se apresentam na praça de eventos. Já na praça de alimentação o show é de Diel França. No domingo, por sua vez, o Boi Lendas e Magias inicia as apresentações na praça de eventos também às 18h e, às 19h30, quem sobe ao palco é a Companhia Barrica. Gil Lemos completa o rol de apresentações do final de semana, na praça de alimentação. O arraial indoor segue até o dia 25 de junho, com programação em todos os finais de semana. 

Serviço

Arraial Indoor do Rio Anil Shopping

Data: A partir de 9 de junho

Horário: A partir das 17h

Local: Rio Anil Shopping

Mais informações aqui

UFMA chega a 68 cursos de pós-graduação stricto sensu com a aprovação de novos cursos de mestrado e doutorado

Foram aprovados mais três cursos de doutorado: em Química, em Cultura e Sociedade e Rede Prodema, além de um curso de mestrado profissional em Ciência da Informação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou, no último dia 7, o resultado da avaliação das propostas para novos mestrados e doutorados. A UFMA conquistou os doutorados em Cultura e Sociedade e em Química e o mestrado profissional em Ciência da Informação. Além de ser a nova integrante da Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema – Doutorado.

Para o professor Fernando Carvalho Silva, pró-reitor da AGEUFMA, este resultado reflete o esforço que vem sendo feito, ao longo dos anos, para melhorar a pós-graduação na UFMA: “O doutorado em Cultura e Sociedade e o doutorado em Química, bem como o mestrado profissional em Ciência da Informação são fruto e reflexo de um trabalho muito bem feito, a partir de um planejamento desses programas e do esforço coletivo dos professores, técnicos-administrativos e alunos e, claro, do suporte dado pela gestão superior da nossa Universidade. É uma ação coletiva que resulta neste resultado muito significativo para todos nós”, comemorou.

NÚMEROS – Em uma década e meia, os números da pós-graduação da UFMA ampliaram muito. Em 2007, a Universidade possuía apenas 12 programas de pós-graduação, oferecendo 12 mestrados e 02 doutorados. Hoje, com as recém-noticiadas conquistas, a UFMA passa a ter 50 mestrados e 18 doutorados.

Para a diretora de Pós-Graduação da UFMA, professora doutora Flávia Nascimento, “O avanço da pós-graduação na UFMA desde o início da gestão de prof. Fernando, em 2007, é inquestionável. Os dados mostram que em 2007 tínhamos 13 cursos de pós-graduação stricto sensu na Ufma, sendo 11 de mestrado e 2 de doutorado. Atualmente, temos 68 cursos, sendo 50 de mestrado e 18 de doutorado.

Para a diretora de pós-graduação, este aumento de doutorados reflete fortemente a formação de recursos humanos extremamente qualificados, tanto para a própria UFMA quanto para as demais IES do estado e do país. “Se analisarmos os números de doutores titulados levando em conta o intervalo temporal do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), temos que, no primeiro PDI da gestão (2007-2011), alcançamos o número de 30 doutores formados (média de 6 por ano), já no segundo (2011 – 2016) alcançamos 169 doutores formados (média de 34 por ano) e no terceiro e mais recente PDI (2017-2021), alcançamos 383 doutores formados em 5 anos (média de 77 doutores por ano)”.

O crescimento da pós-graduação também alcançou os câmpus da UFMA no interior do estado. Antes restritos à capital, hoje a UFMA oferece cursos de mestrado em Imperatriz (Mestrado em Sociologia, Comunicação, Saúde e Tecnologia, Formação Docente em Práticas Educativas e Ciência dos Materiais), Chapadinha (Ciência Animal) e Bacabal (Letras)e um doutorado em Imperatriz (Ciência dos Materiais). Há ainda perspectivas de abertura de cursos em outros centros.

Os cursos de pós-graduação da UFMA também evoluíram quanto ao quesito qualidade. Um dos indicadores da qualidade dos cursos é a nota a eles atribuída pela CAPES. Em 2007, a universidade apresentava um curso com conceito 5 e dois com conceito 4. Atualmente, apresenta 3 cursos com conceito 6, 12 cursos com conceito 5 e 29 cursos com conceito 4.

TRAJETÓRIAS – Os programas de pós-graduação em Química (PPGQUIM) e em Cultura e Sociedade (PGCULT) iniciaram suas atividades, respectivamente, em 1995 e em 2010, apenas com cursos de mestrado.

Em 2022, referente a avaliação quadrienal de 2017-2020, o PPGQUIM alcançou a nota 4 na avaliação da Capes, o que permite pleitear o doutorado. Pelas redes sociais, a coordenação do programa afirmou que “Esse é o resultado da dedicação e compromisso dos nossos docentes, discentes, egressos, secretário e demais colaboradores. Ao longo dos anos, o Programa consolidou-se com grande capacidade de atração de alunos, docentes, jovens pesquisadores no Brasil e no Exterior”.

O PGCULT alcançou sua nota 4 também em 2022 e, por conta do crescimento da sua trajetória científica, agora foi contemplado com o doutorado. “Essa aprovação é o reflexo do compromisso e dedicação de toda a equipe do PGCULT em promover a excelência acadêmica e a produção de conhecimento relevante nas áreas de cultura e sociedade”, registrou a página do programa no Instagram.

Os dois programas foram selecionados para participarem do edital “Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG – Amazônia Legal)”, surgido como resultado do trabalho de uma subcomissão da CAPGPI, composta por coordenadores dos programas notas 5 e 6, a pedido da Ageufma. A comissão formada selecionou 12 programas, dentre os quais o PGCULT e o PGQUIM.

O PGCULT se integrou à proposta do edital com o tema Biodiversidade, apresentando o projeto “Conservação da biodiversidade: interface da economia criativa com a qualidade ambiental” e o PPGQUIM, com o tema Energia, com o projeto “Consolidação de quatro programas de Pós-Graduação com ações centradas na área estratégica de energia e as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”.

Estas duas iniciativas foram importantes para que ambos os programas pudessem atingir a nota 4, o que dá direito, junto à Capes, de encaminhar o pedido do doutorado.

Além disso, no mesmo cenário, a Universidade passa a integrar a Rede do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Prodema. A UFMA irá oferecer vagas de doutorado para o programa em rede no primeiro semestre de 2024.

Já o mestrado em Ciência da Informação era um desejo antigo do Curso de Biblioteconomia. O curso tem ampliado a sua trajetória de pesquisa, projetos de iniciação científica, com a revista Bibliomar e a qualificação do seu corpo docente. Para a coordenadora da proposta aprovada, Profa. Dra. Cássia Cordeiro Furtado, o mestrado era um desejo profissional de toda a classe bibliotecária e foi aprovado em momento oportuno pois irá atender o estado do Maranhão e áreas do entorno. “Nosso curso de graduação já fez 50 anos e merecia oferecer para a comunidade acadêmica um programa de pós-graduação. Eu espero que a classe bibliotecária fique satisfeita com o que nós planejamos, a comissão está muito feliz, pois foi um trabalho árduo que acontece desde 2020, quando começamos a elaborar o projeto. Estamos com anseio para começar logo e 2024 vai ser um marco na história da biblioteconomia do Maranhão”, expressa.

A UFMA divulgou uma Nota de Felicitações pela aprovação dos novos cursos, parabenizando-os e registrando o resultado como uma ação coletiva de professores, técnicos-administrativos e discentes, bem como registrando o trabalho de condução da Ageufma no crescimento da pós-graduação. A nota pode ser lida aqui.

Arraiá Solidário da APAE com o melhor do São João neste sábado, dia 10

No dia 10 de junho, a partir das 18h, o Estacionamento da APAE (Av. Granja Barreto, nº 1, Outeiro da Cruz) será palco de uma festa cheia de animação e solidariedade. O objetivo desse evento é arrecadar recursos para a ampliação do CAEE Eney Santana, nosso Centro de Atendimento Educacional Especializado, que atende cada vez mais alunos em busca de inclusão.

A entrada é gratuita e a diversão está garantida! Teremos atrações incríveis, arrasta para o lado e confira a programação!

Além disso, contamos com o apoio da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Faculdade Santa Terezinha – CEST, que estarão presentes para prestigiar e contribuir com a APAE de São Luís.

Participe dessa noite de alegria, música e solidariedade! Sua presença faz a diferença e apoia nosso compromisso de promover inclusão e oferecer atendimento especializado de qualidade na saúde, educação e assistência social para pessoas com deficiência e comunidades carentes.

Venha se divertir e ajudar quem precisa! Esperamos você no Arraial Solidário da APAE de São Luís!

Tumas preparatórias para o concurso do BOMBEIROS, ENEM e CFO iniciarão dia 13 de junho no Curso Wellington

O Curso Wellington, unidade Monte Castelo, está com matrículas abertas para turmas preparatórias para o concurso público do BOMBEIROS, e uma turma temática para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). As aulas terão início em 13 de junho de 2023.

“É com orgulho que a Família Curso Wellington segue fazendo a diferença na vida de muitos maranhenses por meio da educação. Recordista em aprovação em diferentes seletivos, o Curso Wellington oferecerá preparação de alto nível aos candidatos, a preços promocionais. Estamos com as matrículas abertas para o concurso do BOMBEIROS, e uma turma temática para o ENEM e CFO. Atentos a todos os protocolos sanitários, estaremos ofertando aos nossos alunos os meios para que concretizem o sonho da aprovação. Venha você também fazer parte desse time de vencedores”, disse o professor e fundador Wellington do Curso.

SOBRE OS CONCURSOS

O concurso para BOMBEIROS está sendo muito aguardado. O concurso já foi anunciado e autorizado pelo governo do estado e breve será liberado o edital. A exigência de escolaridade apenas de nível médio. Serão preenchidas 1.000 vagas.

ENEM

As provas do Enem estão previstas para o mês de novembro.

CFO/UEMA

Até o presente momento, as datas não foram divulgadas.

Mais informações nas redes sociais do Curso Wellington e por meio do telefone 3243-8030 (unidade Monte Castelo). As aulas na Unidade Cohab só serão retomadas após a reforma em
Agosto!

Jóia da base do Flamengo que começa a brilhar no time titular é maranhense de São Luís

Wesley comemora gol contra o Racing, no Maracanã, o primeiro da vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o time argentino na fase de grupos da Libertadores

Maranhense de São Luís, o lateral direito Wesley, de 19 anos, começa a fazer história no Flamengo e após uma série de boas atuações, conquistou a confiança do técnico Jorge Sampaoli e vai se consolidando no time titular. Autor do primeiro gol rubro-negro na vitória por 2 a 1 sobre o Racing, da Argentina, nessa quinta-feira, no Maracanã, pela fase de grupos da Copa Libertadores, a jóia da Gávea também vai caindo, aos poucos, nas graças da imensa torcida flamenguista e tem tudo para alcançar o status de ídolo.

Wesley Vinícius França Lima nasceu na capital maranhense, mas ainda na infância mudou-se com a família para Santa Catarina, no sul do Brasil. Foi descoberto pelo ex-atacante Sávio, que brilhou no Flamengo na década de 90, até ser negociado com o Real Madrid. Hoje empresário, Sávio se encantou com o talento de Wesley ao assistir a um vídeo de apenas um minuto com jogadas do então atleta amador em um time de Florianópolis, capital catarinense, que defendia.

Imediatamente, a jovem promessa foi indicada ao Departamento de Base do Flamengo, fez o teste e logo foi aprovado e incorporado. Com ótimas atuações no sub-20, Wesley chamou atenção de Sampaoli e passou a ser relacioná-lo nas partidas do time profissional, até alçá-lo à titularidade. As lesões de Matheuzinho e do uruguaio Guillermo Varella, que vinham se revezando na lateral direita rubro-negra, abriram o espaço que faltava para a jóia garimpada por Sávio começar a brilhar.

Wesley é um dos dois maranhenses que integram o atual elenco flamenguista. O outro é Pablo. Mas, diferente do zagueiro, que nunca se firmou, o jovem conterrâneo vai assumindo protagonismo e já começa a dar alegrias para a nação.

Assista aos vídeos aqui, aqui e aqui.

Caminhoneiros interditam Terminal da Ponta da Espera após serem impedidos de embarcar em ferryboat

Fila gigantesca de veículos se formou após os caminhoneiros interditarem o acesso ao Terminal da Ponta da Espera

Caminhoneiros interditaram o Terminal da Ponta da Espera durante a madrugada em protesto contra a falta de vagas em viagens para os seus veículos. O bloqueio do acesso à plataforma de embarque e desembarque provocou uma fila gigantesca e muita tensão.

Os caminhoneiros passaram toda a quinta-feira (8) aguardando para seguir viagem rumo ao Terminal do Cujupe, em Alcântara. E tinham a expectativa de embarcar no ferryboat de 4h da madrugada. Ao serem informados de que não haveria vagas, decidiram obstruir o acesso a todos. Resultado: ninguém entrava nem saia do terminal.

Um ouvinte do programa “Acorda, Maranhão”, da Rádio Mirante AM, relatou o caso ao apresentador, Marcial Lima.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Arraial Mandou Legal com gosto de quero mais São João, dias 7 e 8 de julho

O Arraial do Mandou Legal celebra o São João mais encantador do Nordeste nos dias 7 e 8 de julho em um dos palcos da cultura maranhense – o CEPRAMA. Você não pode perder!Em 2022, o Arraial do Mandou Legal fez a sua parte no retorno do do São João do Maranhão – o arraial mais encantador do Brasil fez sua volta depois do período tenebroso de paralisação com a pandemia.

Em 2023, a missão é fazer a fogueira inflamar com pitadas de tradição: do sotaque de orquestra, a musicalidade. Do sotaque de matraca, identidade cultural. Do cacuriá, gingado e sensualidade. Do tambor de crioula, a batida. E do forró pé de serra, os movimentos simples e marcantes que tornam a cultura nordestina única.

E nela, não há manifestação cultural mais encantadora do que o São João do Maranhão, que será celebrado nos dias 7 de 8 de julho – em mais uma edição do Arraial do Mandou Legal.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Grupo Mateus implementa política de saúde, segurança e meio ambiente e fortalece cultura de cuidado e redução de riscos

Equipe do Grupo Mateus em atividade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O Grupo Mateus, terceira maior rede varejista do Brasil e a maior do Norte/Nordeste, anunciou a implementação da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). A nova política, que já está em vigor, tem como slogan “Nosso Jeito de Cuidar um do Outro”, com várias ações internas de melhoria das condições de trabalho, saúde e segurança dos colaboradores e ainda ações de cuidado do meio ambiente. O documento tem como base cinco premissas fundamentais que orientarão as decisões, projetos e negócios do Grupo nos próximos anos.

“É muito importante que uma empresa do tamanho do Grupo Mateus estabeleça políticas que apontem onde ela está e onde quer chegar”, ressalta Fábio Arruda, Gerente Executivo de SSMA do Grupo Mateus. Ele destaca que não são somente ações pontuais, mas uma jornada com o planejamento de cinco anos. “São compromissos para levar o nosso jeito de cuidar a todas as pessoas e processos dentro da nossa Companhia, de modo a influenciar a nos tornar, cada vez mais, referência no varejo brasileiro”, afirma.

As cinco premissas da Política de SSMA do Grupo Mateus são: fortificar a cultura de SSMA nas decisões, processos e negócios; ter líderes como protagonistas e patrocinadores; incorporar a prática do cuidar um do outro; gerenciar proativamente todos os riscos; e focar em SSMA em todos os relacionamentos.

Plantio de mudas simbolizou o fortalecimento das ações sustentáveis desenvolvidas pelo Grupo Mateus

A implantação da política implica em melhoria das instalações, estabelecimentos de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e na redefinição de processos e rotinas de trabalho, focando nos líderes como promotores dessas ações de saúde, segurança e meio ambiente. “Essas premissas fazem parte de todos os processos de tomada de decisão no Grupo Mateus. A política enfatiza a importância de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, onde os colaboradores se preocupem com o bem-estar uns dos outros e trabalhem em conjunto para promover a segurança”, explica Fábio Arruda.

SAIBA MAIS

A implementação de uma política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) visa reduzir riscos para os colaboradores e impactos negativos para o meio ambiente, bem como ampliar a responsabilidade social e ambiental nas empresas. Ao estabelecer diretrizes claras e metas para essas áreas, as empresas podem promover um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e sustentável.

Com a implementação da Política de SSMA, o Grupo Mateus reforça seu compromisso com a segurança, a saúde e o meio ambiente, buscando ser um exemplo no setor varejista brasileiro e promovendo uma cultura de cuidado em todas as suas operações.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima