Justiça reconduz vereadores ao cargo em Cândido Mendes

Juiz decidiu pela nulidade do processo político-administrativo que resultou na cassação dos mandatos políticos dos parlamentares

Plenário da Câmara Municipal de Cândido Mendes terá que readmitir, por decisão judiciais, os quatro vereadores que tiveram os mandatos cassados

Sentença do juiz Lúcio Paulo Fernandes (titular da 2ª Vara de Pinheiro, respondendo por Cândido Mendes) reconduziu ao cargo quatro vereadores que foram afastados pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cândido Mendes, Josenilton Santos do Nascimento e pelo vereador Tayron Costa Pereira, presidente da Comissão Processante do Legislativo Municipal.

Na análise e julgamento do Mandado de Segurança proposto pelos vereadores Tayron Sousa de Jesus, Whebert Barbosa Ascenção, Wadson Teixeira Almeida e Nivea Marsônia Pinto Soares, o juiz decidiu pela nulidade do processo político-administrativo que resultou na cassação dos mandatos políticos dos parlamentares.

A cassação dos mandatos do grupo de vereadores ocorreu em sessão extraordinária da Câmara de Cândido Mendes em 26 de junho de 2023, com base na denúncia do eleitor Juraci Moura Filho, alegando quebra de decoro parlamentar.

Segundo a denúncia, Tayron Sousa de Jesus teria convocado e presidido sessão, em 21 de novembro de 2022, que resultou na cassação dos mandatos de outros três vereadores (Cleverson Pedro Sousa de Jesus, Jaelson de Araújo Ribeiro e Joelson Reis Correia) e causado um tumulto no plenário.

Os outros vereadores (Whebert Barbosa Ascenção, Wadson Teixeira Almeida, Nívea Marsônia Pinto Soares e Joelson Reis Correia), foram acusados de terem colaborado com essa cassação, assinando as atas da sessão.

MANDADO DE SEGURANÇA

O grupo de vereadores deu entrada em Mandado de Segurança na Justiça, sustentando a ilegalidade da cassação, diante da ausência do devido processo legal, contraditório e ampla defesa; generalidade da acusação; violação da imunidade parlamentar; nulidade da deliberação acerca do recebimento da denúncia; falta do voto secreto e de maioria qualificada; cerceamento de prova testemunhal requerida pela defesa; inobservância de prazo mínimo de 24 horas para convocação da sessão de julgamento, dentre outras razões.

O Ministério Público se manifestou no Mandado de Segurança pela concessão do pedido do grupo de vereadores cassados, a fim de se declarar a nulidade do Processo Administrativo em razão da nulidade da deliberação acerca do recebimento da denúncia e da nulidade na composição da comissão processante.

Na sentença, o juiz observou que deixou de haver o devido sorteio dos vereadores que integraram a comissão processante, o que implica a nulidade de seus atos.

DIREITO AO DEVIDO PROCESSO LEGAL, CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA

Conforme o entendimento do juiz, a cassação dos parlamentares deixou de seguir o processo legal, o contraditório e a ampla defesa, e representou afronta ao direito fundamental a um processo justo, à democracia, ao direito ao voto, ao sistema eleitoral representativo, e, em especial, ao fundamento constitucional da soberania popular.

“Assim, havendo mácula na sua formação, também existe nas decisões por ela proferidas, pois a comissão processante deve se guiar pela licitude e lisura do procedimento, tendo em vista que a condução do processo pode resultar na cassação de um mandato eletivo, retirando-se de determinado cargo um cidadão que foi democraticamente eleito através de um escrutínio que representa verdadeira soberania popular”, ressalta a sentença.

O juiz declarou a nulidade do processo administrativo n.º 01/2023, que tramitou na Câmara Municipal de Cândido Mendes e tornou sem efeito as decretações de extinção e vacância dos cargos dos vereadores Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Whebert Barbosa Ascenção, Wadson Jorge Teixeira Almeida e Nivea Marsônia Pinto Soares.

Por fim, determinou a recondução imediata, com o restabelecimento dos mandatos, dos parlamentares mencionados ao cargo de vereador do município de Cândido Mendes.

Mesa Diretora indica nomes dos parlamentares que integrarão a Comissão de Recesso

Palácio Manuel Beckman, sede da Assembleia Legislativa do Maranhão

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou, por meio da Resolução Administrativa 976/2023, os nomes dos deputados que integrarão a Comissão de Representação Interna, designada para atuar durante o recesso parlamentar. O período de recesso vai até o dia 31 de julho de 2023.

Conforme o documento, foram designados os deputados Wellington do Curso (BPD-PSC), Ricardo Rios (PCdoB), Neto Evangelista (UNIÃO), Solange Almeida (PL) e Ana do Gás (PCdoB). 

A Comissão de Representação Interna ficará responsável pelas questões inadiáveis surgidas durante o recesso, atendendo ao disposto na Constituição Estadual.

Os parlamentares terão o papel de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos das autoridades públicas. 

Comissão Eleitoral retifica edital, e Consulta Pública da UFMA será realizada na sexta-feira, 21

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 17, a Comissão Eleitoral da Consulta Pública aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a), em cumprimento de decisão judicial, estabeleceu nova data da votação que definirá a composição da lista tríplice com os nomes indicados pela comunidade acadêmica para ocupar os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade.

A Comissão Eleitoral esclarece que a Consulta Pública regida pela Resolução nº 454/2023-CONSUN segue todas as normativas internas da Universidade e permanecerá na modalidade remota, por meio do sistema Helios Voting, visando a um processo democrático e eficiente, que garanta a participação de toda a comunidade acadêmica.

Ficou definido que a votação ocorrerá na próxima sexta-feira, 21 de julho.

Para mais informações, acesse a retificação do edital.

Deputada Amanda Gentil entrega duas pás-carregadeiras e uma motoniveladora para melhorar estradas vicinais e desenvolver zona rural de Caxias

A deputada federal Amanda Gentil entrega as chaves das duas pás-carregadeiras e da motoniveladora ao prefeito Fábio Gentil para uso prioritário em melhorias da infraestrutura das estradas vicinais que levem ao desenvolvimento da zona rural de Caxias

A deputada federal Amanda Gentil (PP) entregou, nesta segunda-feira (17), ao prefeito Fábio Gentil (Republicanos) duas pás-carregadeiras e uma motoniveladora para uso em obras de infraestrutura no município. As três máquinas serão utilizadas, prioritariamente, em melhorias nas estradas vicinais que levem ao desenvolvimento da zona rural caxiense.

As duas pás-carregadeiras e a motoniveladora foram adquiridas com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Valed do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao entregar as máquinas, Amanda Gentil destacou o apoio do Governo Federal a Caxias e o foco no desenvolvimento do município, por meio da melhoria da trafegabilidade das estradas vicinais. “Assim, podemos mostrar, cada vez mais, o respeito que temos à população”, assinalou Amanda Gentil.

A deputada federal ressaltou que a entrega das máquinas é apenas um pouco do trabalho que seu mandato realizará no município e também é uma retribuição a todas as benfeitorias implementadas pelo prefeito na cidade.

Fábio Gentil disse ter recebido as três máquinas com grata satisfação e fez questão de exaltar a atuação da deputada federal em prol do povo caxiense. Ele afirmou que as máquinas demonstram a importância de ter uma parlamentar atuante e preocupada com o povo, como Amanda Gentil.

O prefeito destacou, também, o apoio da deputada Daniella, que soma esforços com Amanda na luta por benefícios para Caxias e para todo o Maranhão.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Deputado Wellington solicita transparência sobre aplicação dos recursos dos royalties e vouchers do turismo em Barreirinhas

Wellington do Curso afirmou que o município de Barreirinhas, além de contar com expressivo volume de recursos públicos, recebe também outros montantes oriundos da iniciativa privada, a exemplo de royalties e vouchers

O deputado estadual Welington do Curso (PSC) informou ter apresentado requerimento na Assembleia Legislativa para que o prefeito da cidade de Barreirinhas preste alguns esclarecimentos. O objetivo é garantir transparência sobre a aplicação dos recursos dos royalties e vouchers do turismo no município, vez que os relatos da população demonstram a falta de atenção do Poder Público em direitos básicos como educação, saúde, infraestrutura e outros.

Ao expor os fatos, Wellington do Curso afirmou que o município de Barreirinhas, além de contar com expressivo volume de recursos públicos, recebe também outros montantes oriundos da iniciativa privada, a exemplo de royalties e vouchers.

“As empresas e os operadores de turismo pagam taxas..Barreirinhas é um município com muitos atrativos. Então, cadê o dinheiro dos vouchers? Mais grave ainda: em 2022, a cidade de Barreirinhas recebeu mais de R$ 3,6 milhões de royalties do petróleo, da energia eólica. Já em 2023, recebeu R$ 3 milhões. Onde foi parar o dinheiro dos royalties e da arrecadação? Acionei o prefeito para que preste os esclarecimentos”, disse Wellington.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Transporte público: apresentado novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica da Grande São Luís

O diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, apresentou o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que vai operar na frota de ônibus da Grande Ilha

A cidade de São Luís (MA) começa a operar neste mês de julho com um novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que integrará os ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense.

O sistema foi apresentado nesta manhã de segunda-feira, dia 17, em evento realizado no auditório do SEST SENAT, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades ligadas ao sistema de transporte público, a exemplo de Paulo Pires, diretor-executivo do SET São Luís.

Também prestigiaram a solenidade diversos gerentes e coordenadores do SET e de empresários do ramo de transporte publico, como Natália Carvalho.

Paulo Pires e demais membros da equipe envolvido da execução do projeto de implantação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica

Durante a apresentação, os presentes puderam conferir os benefícios desse novo sistema: além de garantir mais rapidez e segurança aos passageiros, ele irá ofertar melhores serviços aos usuários. A implantação de todo o sistema envolve a colocação de outros validadores nas catracas dos coletivos urbanos e semiurbanos da região metropolitana de São Luís.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Ex-presidente Sarney já teve alta após sofrer acidente doméstico

O ex-presidente José Hospital deixou hospital com diagnóstico de isquemia cerebral

O ex-presidente da República e ex-senador José Sarney teve alta hospitalar ao meio-dia desta segunda-feira (17), informou a Diretoria Médica do UDI Hospital, onde o paciente estava internado desde a manhã de domingo (16), após sofrer uma queda em sua residência, em São Luís.

O último boletim médico divulgado pelo UDI Hospital informava que Sarney só teria alta em 24 horas. Porém, com a melhora progressiva do quadro clínico do ex-presidente, a liberação foi antecipada.

Os exames diagnosticaram uma pequena área de inquemia cerebral em Sarney, causada pelo acidente doméstico.

Confira o último boletim médico com informações sobre o estado de saúde do ex-presidente José Sarney:

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima