O batalhão pesado da Maioba abre, neste domingo (30), a tradicional morte do boi, ritual secular que marca a despedida de mais uma temporada, após uma maratona com dezenas de apresentações na Grande Ilha de São Luís e em outras cidades maranhenses.
Diversas atrações vão animar a apaixonada nação maiobeira e o público geral, em quatro dias de alegria, vibração e amor à genuína cultura popular do Maranhão. O palco da festa será o Viva Maiobão, que foi preparado com todo capricho para receber os brincantes e a multidão que participará do grandioso evento, com entrada franca.
Atrações
Além das toadas e do toque das matracas, pandeirões e do tambor-onça, uma verdadeira seleção de artistas de renome no cenário local apresentarão repertórios que agradarão em cheio o gosto do público presente.
Animarão as quatro noites festivas os cantores Andson Mendonça, Fabiana Alves e Roberto Souza, Bruno Rodrigues, Fran Teixeira, Pablo Mix e Banda, Banda Imagem, além de uma pitada de humor, com o palhaço Fraldinha.
Serviço
O que: trasicional programação da morte do Boi da Maioba
Quando: dias 30 e 31 de julho, 1º e 2 de agosto, a partir das 18h
O humorista piauiense João Cláudio Moreno é uma das atrações da comemoração do aniversário de 200 anos de Caxias. O artista se apresenta neste sábado, às 19h, na programação da Feirinha Gastronômica, no Mirante da Balaiada (Rua das Sombrinhas, Morro do Alecrim).
A Prefeitura convida as famílias caxienses a se divertir, em mais um evento preparado com todo carinho para celebrar o bicentenário da Princesa do Sertão, cidade que tanto orgulha os maranhenses.
E para abrir a noite de alegria, a banda Os Radiofônicos (cover dos Beatles) tocará o melhor do repertório dos Garotos de Liverpool, que firmaram a banda mais icônica e de maior sucesso do rock mundial.
O administrador da NASA, Bill Nelson, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, dialogaram sobre o Programa Espacial Brasileiro e foram informados sobre oportunidades de parceria para uso do Centro Espacial de Alcântara
Representantes do Programa Espacial Brasileiro (PEB) recepcionaram, no último dia 25, o administrador da NASA, Bill Nelson, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. Em visita às dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a comitiva norte-americana conheceu a estrutura destinada aos estudos tecnológicos e foi informada sobre as oportunidades de parceria para uso do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão.
O dirigente da NASA e a diplomata dos EUA foram recebidos por diversos representantes do Programa Espacial Brasileiro (PEB), como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon; e o diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin.
Em seu discurso, a ministra Luciana Santos mencionou as empresas que possuem licença de operação para lançamentos do Centro Espacial de Alcântara (CEA) e reiterou que a base de lançamentos brasileira está aberta a novas parcerias com empresas estrangeiras.
A visita da NASA ao Brasil começou no último dia 24, quando Bill Nelson e Elizabeth Frawley Bagley encontraram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Luciana Santos no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
O Centro Espacial de Alcântara (CEA) é disponibilizado pelo governo brasileiro para parcerias com empresas estrangeiras
Em seu discurso, o administrador da NASA mostrou grande interesse em expandir as parcerias entre os países e citou compartilhar o sonho citado pelo presidente Lula, de que as tecnologias espaciais possam um dia, não só salvar a Amazônia, mas também, melhorar a qualidade de vida da região. Além disso, comentou sobre o Earth Information Center da NASA, um ambiente de dados em tempo real de diversos satélites americanos que disponibilizam suas informações em uma plataforma aberta. Segundo ele, o compartilhamento dessas informações pode auxiliar no monitoramento de biomas, oceanos e dos ciclos climáticos do planeta.
O diretor do INPE apresentou a família de plataformas do instituto, P250 e P100, dizendo que os países poderiam desenvolver novas missões utilizando o legado brasileiro. Além disso, o INPE citou que o Brasil, por meio da Embrapa, poderia oferecer conhecimento e tecnologias para produção de alimento em ambientes hostis à vida, como a Lua, ou Marte, por exemplo.
Ao final, a ministra agradeceu a visita, e salientou a importância do exímio trabalho realizado pelo INPE e como esse trabalho o coloca em destaque no Brasil e internacionalmente como uma instituição de excelência.
Os alimentos em cor-de-rosa são fontes ricas de nutrientes essenciais para a saúde
Desde que o longa metragem “Barbie” estreou nas telonas no último dia 20 de julho, uma onda rosa tomou conta do mundo. A cor passou a fazer parte do vestuário, dos cenários e da paisagem dos brasileiros. Na natureza, a cor também está presente: muito além da beleza visual, os alimentos em cor-de-rosa são fontes ricas de nutrientes essenciais para a saúde.
A nutricionista do Grupo Mateus, Olímpia Fontenelle, explica que a cor rosa presente em frutas e legumes geralmente é resultado da presença de pigmentos naturais como licopeno, antocianinas e betalaínas. “Esses compostos não apenas embelezam nossos pratos, mas também desempenham um papel fundamental na manutenção da nossa saúde e bem-estar”, afirma a especialista.
O licopeno, geralmente encontrado em alimentos como tomate e melancia, é um poderoso antioxidante, associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e ao combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. E, quando se pensa em fruta cor de rosa, o primeiro alimento que vem à mente é a pitaya, correto: Pois saiba que, além de refrescante, essa fruta é rica em vitamina C, cálcio e magnésio. “Essas são substâncias importantes para o sistema imunológico, para os ossos e os dentes”, enumera a nutricionista.
Entre os legumes, o rosado mais comum é o da beterraba e dos rabanetes
Já entre os legumes, o rosado mais comum é o da beterraba e dos rabanetes. “A beterraba é uma excelente fonte de ferro e potássio, contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular e para o bom funcionamento do sistema nervoso. Os rabanetes são ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e em fibras, que auxiliam na digestão. O repolho roxo, com sua tonalidade rosa-arroxeada, é uma fonte valiosa de antioxidantes, vitamina C e vitamina K. Contribui para a saúde óssea, redução do colesterol e proteção contra danos causados pelos radicais livres. Todos são ótimas opções para saladas e acompanhamentos”, recomenda Olímpia.
Incluir alimentos cor-de-rosa em nossa dieta é uma forma divertida, deliciosa e saudável de aproveitar os benefícios oferecidos por esses pigmentos naturais, mas é importante lembrar que uma dieta equilibrada deve abranger alimentos de várias cores. “Assim, você garante a ingestão de nutrientes diversos e essenciais”, reforça a nutricionista”.
Comentários