Iracema Vale destaca fortalecimento da Saúde com programa “Cuidar de Todos – Atenção Primária”

A parlamentar afirmou que o programa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária já criado no Estado e que tem todo o apoio do Parlamento Estadual

Ao lado do governador Carlos Brandão, Iracema Vale destacou que o programa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária já criado no Maranhão e conta todo o apoio da Assembleia Legislativa

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, na manhã desta quinta-feira (03), o lançamento do programa “Cuidar de Todos – Atenção Primária”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O ato foi conduzido pelo governador Carlos Brandão (PSB), no auditório do Hotel Blue Tree Towers, em São Luís.

“O programa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária já criado no Estado e que tem todo o apoio do Parlamento Estadual. Com ele, ações como as de prevenção à mortalidade infantil e materna, AVC, diabetes, infartos e de acidentes de trânsito serão ainda mais fortalecidas. É um dia histórico”, afirmou Iracema Vale.

Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as unidades e às equipes de Saúde da Família, conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura dos dispositivos em cada município e, consequentemente, apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.

“O projeto vai fortalecer a atenção primária à saúde para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, além de promover a melhoria dos resultados dos indicadores do setor e do enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população maranhense”, enfatizou o governador Carlos Brandão.

Primeiro Contato

Segundo o secretário da SES, Tiago Fernandes, é na Atenção Primária em Saúde que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da área. “É a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde e funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de atendimento, dos mais simples aos mais complexos”, explicou.

O superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto, acrescentou que o Governo Federal está comprometido com a saúde pública. “Após anos de crise e negligência, estamos reestruturando o Ministério para que possamos ofertar tudo que for necessário para melhorar os serviços de saúde no nosso país e esse programa fará parte disso”, afirmou.

Estiveram presentes, ainda, os deputados estaduais Ariston (PSB), Antônio Pereira (PSB), Ricardo Rios (PCdoB), Janaína Ramos (Republicanos), Solange Almeida (PL), Carlos Lula (PSB), Dra Viviane (PDT), Daniella (PSB), e Francisco Nagib (PSB); a chefe do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva; o presidente da Famem, Ivo Rezende, entre outras autoridades.

Deputado Wellington solicita melhorias para Hospital do Servidor e propõe mutirão de cirurgias

Wellington informou que solicitou ao Governo do Estado que aprecie a possibilidade de implantar mutirões da saúde, a fim de agilizar o atendimento no hospital

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou indicação na Assembleia Legislativa com o intuito de garantir melhorias no atendimento do Hospital do Servidor em São Luís. De acordo com o parlamentar, inúmeras são as reclamações dos servidores públicos quanto à marcação de consultas e procedimentos cirúrgicos.

Wellington informou, ainda, que solicitou ao Governo do Estado que aprecie a possibilidade de implantar mutirões da saúde, a fim de agilizar o atendimento no hospital.

“Após receber inúmeras solicitações, encaminhei indicação ao Governo do Estado, ma tentativa de garantir melhorias no Hospital do Servidor. Recebi muitas reclamações sobre a demora na marcação de consultas e/ou procedimentos cirúrgicos. Sabemos que o desconto é feito na folha de pagamento. Portanto, é direito do servidor ter um hospital de qualidade. Além disso, propus também a realização de mutirões. O objetivo é dar celeridade para esses pacientes que necessitam marcar suas consultas e cirurgias”, afirmou Wellington.

Evento Pet no Rio Anil Shopping promove adoção de cães e gatos

Gatos estarão disponíveis para adoção durante a campanha realizada pelo Rio Anil Shopping

Quem quiser encontrar um novo amigo de quatro patas para integrar a família já tem programação certa para este final de semana. O Rio Anil Shopping promove neste domingo (06) uma campanha de adoção de cães e gatos. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um lar amoroso e responsável para esses animais, além de conscientizar a população sobre a importância da adoção e cuidados com os pets.O evento acontecerá no subsolo do Rio Anil Shopping, próximo à Terra Zoo, das 14h às 18h. 

Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IBP), o país enfrenta um sério problema relacionado ao abandono e maus-tratos de animais. Atualmente, cerca de 185 mil animais foram abandonados e estão sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 60% foram resgatados após sofrerem maus-tratos, enquanto 40% são frutos de abandonos irresponsáveis.

Visando combater essa triste realidade, o Rio Anil Shopping uniu forças com a ONG Amada para proporcionar uma nova chance de vida aos cachorros e gatinhos disponíveis para adoção no evento. “Essa é uma oportunidade para quem deseja adotar com responsabilidade, ter um animalzinho de estimação e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução do número de animais abandonados e maltratados no país”, destacou a superintendente do Rio Anil Shopping, Francine Machado. 

Quem preferir adotar cães terá várias opções e poderá colaborar para a redução dos maus tratos e do abandono de animais

CUIDADOS

Todos os animais estarão devidamente vermifugados e vacinados, garantindo a saúde e o bem-estar dos futuros companheiros de seus tutores. Cães acima de 6 meses já estarão castrados, enquanto os mais novos poderão ter a castração alinhada com a ONG. 

Os adotantes receberão benefícios especiais, válidos para o dia da adoção. Todos os animais adotados ganharão um kit da Lynkz, empresa dedicada a produtos para pets. Além disso, os tutores receberão um voucher de 10% de desconto para o primeiro enxoval do novo integrante da família e um banho grátis para os doguinhos, oferecido pela Terra Zoo.

Marinha expede 53 notificações e 6 autos de infração em operação no Maranhão nas férias de julho

Foram registrados três acidentes nas vias navegáveis maranhenses, sem vítimas, com instauração de quatro inquéritos administrativos

Fiscalização aconteceu durante todo o mês de julho, período de férias escolares

A Marinha do Brasil encerrou, na última segunda-feira (31), a Operação “Verão Amazônico 2023”, nas regiões litorâneas e nos rios do Amapá e do Pará, e a segunda fase da Operação “Verão”, no Maranhão e no Piauí. A estratégia foi intensificar as inspeções navais, no período de férias escolares (de 1º a 31 de julho), em áreas de maior fluxo de embarcações de passageiros e de iates, lanchas e motos aquáticas.

A Capitania dos Portos do Maranhão atuou nas áreas de maior fluxo da região metropolitana de São Luís e nos municípios de Barreirinhas, Balsas e Barra do Corda. A Agência Fluvial de Imperatriz concentrou seu efetivo em Imperatriz, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Estreito, Balsas, Carolina, São Pedro da Água Branca e Cidelândia.

No estado, foram realizadas 2.653 inspeções, que resultaram em 55 notificações e seis autos de infração. Durante a operação, foram apreendidas duas embarcações no Maranhão.

Houve três acidentes nas vias navegáveis maranhenses, sem vítimas, e quatro inquéritos administrativos foram instaurados.

Números regionais

Durante todo o mês de julho, na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, foram fiscalizadas 5.411 embarcações – aumento de 59% em relação às inspeções realizadas na última alta estação, entre 17 de dezembro de 2022 e 16 de janeiro de 2023.

As infrações mais observadas foram condutores e tripulantes não habilitados, além de falta de documentos e equipamentos obrigatórios. Os inspetores emitiram 162 notificações; 30 embarcações foram apreendidas; e foram instaurados 15 inquéritos administrativos sobre fatos e acidentes da navegação.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima