Flávio Dino posa ao lado do ex-presidente José Sarney, decano da Academia Maranhense de Letras, na cerimônia em comemoração aos 115 anos da instituição
Presente à cerimônia em comemoração aos 115 anos da Academia Maranhense de Letras (AML), na noite desta quinta-feira (10), o ministro da Justiça e Segurança Pública e imortal, Flávio Dino, posou de protagonista entre os seus pares. Mas nada que tenha a ver com carisma, mérito na vida pública ou mesmo pelo dom literário que julga ter. Não fosse pelo cargo proeminente que ocupa no governo Lula e pelo poder que exerce com mão de ferro e a muitos intimida, não haveria qualquer deferência à sua figura.
Não é exagero dizer que qualquer manifestação simpática a Flávio Dino em ambiente público é forçada e constrangedora. Não foi diferente em sua aparição na AML, que teve o pretenso brilho ofuscado pela leveza e altivez espontânea do ex-presidente e decano da Casa de Antônio Lobo, José Sarney, esse sim reverenciado por ser um estadista e homem de letras reconhecido, a quem o vaidoso ministro, do alto da sua indisfarçável soberba, sucumbiu durante a concorrida solenidade.
O ministro da Justiça e Segurança Pública em meio aos demais membros da Casa de Antônio Lobo
Apelidado de “desmancha roda” nos bastidores de Brasília, Flávio Dino cumpre suas funções em regime de isolamento, atraindo para si crescente aversão. Não fossem alguns discípulos do Maranhão que acomodou em postos estratégicos da sua pasta, o poderoso ministro, que já se auto-intitulou de “vingador”, estaria orbitando em torno de si mesmo, na mais profunda desconfiança.
No mais, a postura pedante de Flávio Dino é coisa de ego, tão inflado quanto sua silhueta, motivo de piada para o próprio Lula, que teima em abusar do politicamente incorreto.
Equatorial Maranhão dá dicas úteis para a escolha do presente do Dia dos Pais
Certifique-se sobre a indicação de eficiência e consumo de energia dos produtos
O dia dos pais está chegando e com ele a dúvida de qual pode ser o presente ideal para cada estilo de pai. Alguns filhos apostam em artigos de vestuário, calçados e até alimentícios. Outros sabem que os pais vivem conectados e curtem as novidades e praticidades dos produtos eletrônicos. Há ainda aqueles que são “pai pra toda obra” e se aventuram como encanadores, eletricistas, pedreiros e pintores do final de semana. E pensando nessa variedade de perfis, a Equatorial Maranhão separou algumas dicas que podem ser úteis na hora de escolher o presente do homenageado do mês.
Para quem vai presentear com produtos elétricos ou eletrônicos, a dica é estar atento à eficiência energética e à segurança. Isso porque, aparelhos de baixa qualidade ou de procedência duvidosa podem causar desperdício de energia e até mesmo provocar acidentes elétricos. Por isso:
• Verifique o selo Procel de eficiência energética: o selo indica que o produto foi testado e aprovado quanto a sua eficiência energética. Essa é uma forma de garantir que o produto consumirá menos energia e gerará economia na conta de luz;
• Prefira produtos com tecnologia LED: essa tecnologia proporciona maior eficiência energética, ajudando a economizar energia e reduzir o impacto ambiental;
• Verifique as especificações técnicas: antes de adquirir um produto eletrônico, informe-se se ele é indicado para as necessidades do papai;
• Instale corretamente: para garantir a segurança da família, instale corretamente o produto eletrônico para evitar sobrecargas na rede elétrica;
• Descarte corretamente: quando um produto eletrônico se torna obsoleto, é importante descartá-lo corretamente para evitar danos ao meio ambiente. Procure sempre um ponto de coleta do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, descarte corretamente e ainda receba desconto na conta de energia.
Para quem vai presentear com produtos elétricos ou eletrônicos, a dica é estar atento à eficiência energética e a segurança
Para o Analista de Projetos da Equatorial, Luís Emílio Filho, muitas opções de presentes para os pais são eletrônicos, por exemplo um barbeador elétrico, notebook, celular, churrasqueira elétrica, furadeira, caixa de som, entre outros. “Por isso, ao pensar no produto eletrônico como presente, é fundamental observar os quesitos economia e segurança para que a surpresa não seja desagradável. Estou na expectativa de ganhar um videogame que meu filho e eu escolhemos juntos depois de avaliar os aspectos de certificação e segurança do produto. Já combinamos que usaremos em horários pré-determinados para evitar o desperdício”, comenta.
Mas as dicas não param por aí. Para quem é “pai pra toda obra” a recomendação é não se aventurar colocando a própria vida e de toda família em risco com reparos, manutenções, gambiarras e consertos de equipamentos e procurar profissionais habilitados e capacitados para realizar estes serviços. Deve-se sempre lembrar de:
Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas, revisando-as a cada 5 anos;
Instalar o sistema de aterramento, DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos)e os dispositivos DRs (Diferencial Residual), pois estes equipamentos garantem a segurança em relação à eletricidade e previnem acidentes;
Quando possível, substituir as tomadas fora do padrão (2 pinos) por tomadas do novo padrão (3 pinos);
Preferir a instalação de novas tomadas ao invés de utilizar benjamins (Ts) e extensões;
Não utilizar aparelhos eletrodomésticos em mau estado;
Ao comprar cabos elétricos, atentar para os requisitos exigidos pela legislação do INMETRO, ou seja, cabos certificados e compatíveis com a quantidade e a potência identificada no levantamento de carga;
Não utilizar emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa.
Quando o produto eletrônico se tornar obsoleto, descarte-o num posto E+ Reciclagem e ganhe bônus na conta de luz
O Analista de Segurança da Equatorial Maranhão, Holemberg Sales, pontua que é preciso conhecer os riscos para que a energia esteja disponível de forma segura. “Alguns princípios fundamentais devem ser seguidos na utilização da energia elétrica, por isso, somente profissionais que possuam conhecimento na área devem fazer reparos e manutenções dentro e fora de casa. No entanto, sabemos que muitas pessoas tem o hábito de ‘dar um jeitinho’ naqueles equipamentos que estão com mal contato, com a fiação exposta ou até danificados. Nesses casos, o ideal é descartar corretamente o produto e adquirir um novo, com as condições de uso ideais para a segurança de todos. Mesmo tendo conhecimento para fazer alguns reparos em casa, prefiro chamar outro profissional para esses tipos de serviços e cuidar da parte da segurança do local, desligando a chave geral e mantendo a família longe de onde o serviço está ocorrendo”, pontua.
Somente profissionais que possuam conhecimento na área devem fazer reparos e manutenções dentro e fora de casa
Vale lembrar que cada pai tem suas preferências, por isso é importante entender o perfil para escolher o produto certo, eficiente e seguro.
Lojas do Rio Anil Shopping estão prontas para oferecer opções que atendam a diversos estilos e preferências, e que proporcionem boas experiências tanto para pais, quanto para filhos.
A proximidade do Dia dos Pais já mobiliza o comércio e impulsiona a busca por maneiras de homenagear os familiares que desempenham esse papel. Com o intuito de tornar essa ocasião ainda mais especial, várias lojas em São Luís estão prontas para oferecer opções que atendam a diversos estilos e preferências, e que proporcionem boas experiências tanto para pais, quanto para filhos.
A superintendente do Rio Anil Shopping, Francine Machado, diz que a expectativa é grande para a data. “Estamos esperando ótimas vendas. Nossos lojistas estão preparados, com variedade de presentes e de promoções para que as famílias dos nossos clientes tenham o melhor Dia dos Pais possível”, afirma.
Stella Nascimento, responsável pela loja Santê, no Rio Anil Shopping, destaca que é grande, por exemplo, a procura por camisetas de pai e filho com estampas iguais. “Os clientes têm procurado muito combinar o visual. Aqui montamos diversos looks de inspiração, priorizando o conforto”, afirma. Quem também reforça a preferência dos ludovicenses pelo segmento de vestuário é a vendedora da loja Skyler do Rio Anil Shopping, Silvana Pereira. “Nossa expectativa é sempre de alcançar 20% acima do ano anterior e estamos otimistas. Sempre temos clientes que gostam de antecipar os presentes e aqueles que também acabam deixando para última hora. O carro chefe da loja são as polos listradas, além das calças jeans e social em promoção”, destaca.
Além dos itens de vestuário, perfumes também estão entre as opções para presentear os pais. A consultora de vendas de O Boticário, Mikaelly Castro, garante que as vendas estão a todo vapor. “Os kits prontos, com um combo de produtos de cuidados, estão entre os mais procurados. Temos também uma lista de sugestões de presentes”, finaliza.
O Blue Tree tem investido em melhorias constantes em suas instalações
O primeiro semestre de 2023 foi um sucesso de ocupação no hotel Blue Tree São Luís. Houve crescimento de 16% na quantidade de hóspedes atendidos em comparação com o ano passado. Esse resultado é um reflexo direto dos esforços contínuos da equipe Blue Tree em proporcionar uma experiência excepcional aos seus hóspedes.
“Estamos satisfeitos com os bons resultados alcançados e iremos continuar trabalhando para oferecer um serviço de alta qualidade para nossos clientes. O Maranhão é lindo e temos que receber bem os turistas que vêm nos visitar, já que São Luís é cheia de atrativos históricos e naturais, além de ser uma porta de entrada para as belezas naturais do interior do estado. E nada como oferecer uma boa primeira impressão aos nossos hóspedes com um serviço hoteleiro premium”, destaca a diretora do hotel Blue Tree São Luís, Jacira Haickel.
O mês de julho teve um aumento de 22% na ocupação, em relação ao mesmo período de 2022. Entre os maiores estados emissores de hóspedes do hotel Blue Tree, destacam-se Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Já as principais cidades de origem incluem São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Santa Inês.
Uma série de fatores tem contribuído para esse aumento na ocupação. Em primeiro lugar, o Blue Tree tem investido em melhorias constantes em suas instalações, com uma reforma completa de seus 124 quartos e seis salas de eventos. Os espaços foram renovados e adaptados para atender às necessidades e expectativas dos hóspedes, criando um ambiente acolhedor e confortável.
Outro ponto importante é o compromisso do Blue Tree em oferecer um atendimento de alta qualidade. A equipe está empenhada em proporcionar uma experiência personalizada e memorável a cada hóspede, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma eficiente e dedicada.
Os atrativos turísticos da capital contam pontos para o aumento do fluxo turístico. O Centro Histórico, as praias, as festividades juninas, que este ano se estenderam pelos meses de junho e julho, e a culinária local são atrativos que fazem os turistas pensarem em São Luís como destino.
Além disso, a localização privilegiada do hotel também tem sido um atrativo para os hóspedes. Situado na Avenida Avicenia, no Calhau, o Blue Tree fica próximo à Avenida Litorânea, que margeia a Praia de São Marcos, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital maranhense, que conta com uma linda orla e uma grande variedade de bares e restaurantes que são uma ótima opção de lazer.
Farta documentação apreendida pelo Gaeco, com apoio da PRF, no curso da operação contra quatro vereadores da capital
Realizada na manhã desta quinta-feira, 10, a operação Véu de Maquiavel realizou a apreensão de celulares, computadores e documentos relacionados ao objeto da investigação. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão emitidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados, sendo 33 em São Luís e um em Palmeirândia.
A operação faz parte de uma investigação iniciada em 2021, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), para apurar o desvio de recursos de emendas parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de São Luís, por meio de entidades sem fins lucrativos.
O procedimento investigatório abrange três instituições sem fins lucrativos que, juntas, foram beneficiárias de cerca de R$ 6 milhões em emendas parlamentares com fortes indícios de simulação da aplicação de recursos.
Em São Luís, os mandados foram cumpridos em residências de pessoas físicas, endereços de pessoas jurídicas e órgãos públicos, dentre os quais a Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Cultura.
Durante a execução da ordem judicial foram efetuadas duas prisões em flagrante, sendo a primeira decorrente do encontro de animais silvestres e de munições na residência de um dos alvos; e a segunda prisão foi motivada pela posse de grande quantidade de medicação de uso controlado na residência de outro investigado.
INVESTIGAÇÕES
O esquema de desvio de verbas parlamentares da Câmara Municipal de São Luís é investigado pelo Gaeco desde 2019, culminando no oferecimento de quatro denúncias nos anos de 2021 e 2022.
Viaturas do Gaeco e da PRF em endereço suspeito que foi alvo da operação Véu de Maquiavel
Uma nova investigação, que resultou na operação desta quinta-feira, foi iniciada em 2021, a partir de um ofício da Promotoria de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social noticiando indícios de irregularidades e desvio de verbas identificados quando da análise de um pedido de renovação do atestado de existência e regular funcionamento de uma entidade sem fins lucrativos.
Entre as irregularidades estão a troca de notas fiscais entre as próprias entidades beneficiadas por emendas parlamentares e a emissão de notas por pessoas jurídicas que tinham atividade principal diversa da constante no documento fiscal. Exemplo disso, é uma pessoa jurídica com atividade no ramo de fotografia que expediu notas fiscais de mais de R$ 600 mil para fornecimento de cestas básicas, em que pese tenha adquirido apenas produtos de natureza diversa, no importe inferior a R$ 20 mil.
Em outro caso, uma entidade cuja área de atuação é a educação emitiu notas fiscais de prestação de serviços de gerenciamento, fiscalização e logística de projetos.
ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA
De acordo com o Gaeco, o esquema iniciava-se com a cooptação de entidades sem fins lucrativos por vereadores da capital, oferecendo a estas desde o projeto a ser apresentado ao Poder Público para liberação da verba, já que as organizações não teriam sequer estrutura para elaborar, tampouco executar os projetos.
Também se apurou o envolvimento de servidores de secretarias municipais, onde os procedimentos eram montados para fins de celebração de convênios e consequente liberação do recurso de emenda parlamentar.
Policial rodoviário federal diante de imóvel onde reside um dos acusados de envolvimento no esquema criminoso
O esquema criminoso contava, ainda, com o apoio de escritórios de contabilidade para prestações de contas simuladas dos respectivos recursos.
Dados do Portal da Transparência mostram que de 2020 até hoje já foram destinados mais de R$ 60 milhões em emendas parlamentares pelos vereadores do Legislativo Municipal, o que revela a importância de uma atuação fiscalizatória do Ministério Público.
Os eventos integram a campanha em homenagem aos pais. O churrasco do BBQ Fest & Beer, acontecerá neste final de semana (12 e 13); já a Oficina de Pipas ocorrerá no domingo, 13
Dois eventos marcam o Dia dos Pais no São Luís Shopping: Oficina de Pipas com o papai, domingo, 13 de agosto; e o churrasco do BBQ Fest & Beer, neste final de semana (12 e 13), que acontecerá em clima de festa. São duas boas opções para os filhos homenagearem os papais com segurança e muita diversão.
Com a Oficina de Pipas, a criançada poderá soltar a imaginação e criar pipas incríveis, contando com o apoio de monitores treinados, que irão ensinar passo a passo para a confecção do brinquedo. Afinal, confeccionar e empinar pipas (também conhecida como papagaio, em São Luís) é uma das brincadeiras mais divertidas e inesquecíveis da infância.
A oficina é gratuita e acontecerá na Praça de Alimentação do piso 2 em três horários: 15, 16 e 17h (três turmas de 30 mais o pai). A inscrição é gratuita e será feita no local.
“Ao final do evento, a garotada levará suas pipas personalizadas para casa de presente. O objetivo é que a diversão continue entre pais e filhos, que poderão juntos empinar suas pipas e ter bons momentos em família”, afirmou Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping.
Churrasco do BBQ Fest & Beer
E para quem gosta de churrasco, nada melhor para comemorar o Dia dos Pais com o BBQ & Beer no sábado (12) e domingo (13) no estacionamento do São Luís Shopping, das 12 às 22h. O evento faz parte da campanha “Pais 2023” do shopping. Com R$ 350,00 em compras nas lojas sinalizadas, o consumidor ganha um kit contendo uma caneca e um boné personalizados para participar. A entrada é gratuita. Vale lembrar que a promoção “Pais 2023” se estende até 13 de agosto ou até durarem os estoques, limitado a 1 kit por CPF.
“Trata-se de um evento ideal para juntar a família e amigos com churrasco de qualidade e ao som de boa música para comemorar o Dia dos Pais”, afirmou Igor Quartin.
O que é BBQ
BBQ é o termo em inglês para barbecue, que é o nome dado ao “churrasco” nos países de língua inglesa. Os americanos tomaram posse do nome e criaram um estilo próprio de BBQ, em que as carnes são defumadas em um tipo de “forno” específico chamado de PIT.
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, apresentou o balanço do primeiro semestre no Parlamento Estadual e falou sobre os desafios de estar à frente da Casa do Povo
O ‘Café com Notícias’ recebeu, nesta quinta-feira (10), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), para falar sobre o balanço do primeiro semestre no Parlamento Estadual e os desafios de estar à frente da Casa do Povo. Durante a conversa com a jornalista Elda Borges, a parlamentar também tratou sobre a realização do 1º Seminário Nacional de Legisladoras, que vai acontecer no dia 5 de setembro, em São Luís.
“A harmonia estabelecida no Legislativo foi favorável à alta produtividade que registramos no primeiro semestre, mas temos realmente muitos deputados com vontade de trabalhar e fazer cada vez mais por nosso povo. Aprovamos 431 projetos de lei, 2.875 indicações, sete projetos de lei complementar e trabalhamos em 49 projetos de resolução”, destacou Iracema Vale.
Segundo a parlamentar, a Casa Legislativa conta com uma Mesa Diretora experiente e comprometida. “Isso certamente faz toda a diferença para as tomadas de decisão. Os deputados que compõem a nossa Mesa são muito presentes e envolvidos em seu trabalho, o que colabora significativamente para que tenhamos uma gestão ainda mais exitosa e justa”, afirmou.
Na entrevista, a chefe do Parlamento comentou sobre os desafios de estar à frente da Casa. “Eu vi uma oportunidade e a agarrei. Como mulher e com uma bagagem na política, vi que valia a pena me arriscar e coloquei meu nome para apreciação dos colegas, sabendo o preço da responsabilidade e o tamanho do compromisso, mas seguimos firmes e confiantes”, disse Iracema.
Participação Feminina
Questionada sobre a realização do 1º Seminário Nacional de Legisladoras, que será realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e pela Alema, no dia 5 de setembro, a presidente ressaltou que o evento abordará assuntos como a violência política de gênero e a necessidade de maior participação feminina na política.
“Deputadas de todo o Brasil, prefeitas, vereadoras, procuradoras, personalidades de renome, autoridades e especialistas estarão presentes, mas estendemos o convite a todas as mulheres maranhenses que se interessam pelo tema. O seminário irá buscar rever ações e estratégias para ampliar a presença feminina nas próximas eleições”, acentuou.
Por fim, a chefe do Legislativo maranhense comentou sobre a parceria da Alema com o Poder Executivo. “Estamos trabalhando em harmonia e só quem ganha com isso é o povo do Maranhão, porque, assim, conseguimos fazer muito mais e de maneira muito mais rápida e eficiente. Estamos sempre prestigiando nosso governador Carlos Brandão e ele também tem sido solícito com nossas demandas”, concluiu.
Adriano Sarney dialogou com dirigentes da Transnordestina com a intenção de viabilizar o resgate do transporte ferroviário de passageiros em território maranhense
O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, esteve na sede da ferrovia Transnordestina, em Fortaleza-CE, com a intenção de alinhar uma parceria com a empresa para resgatar o transporte ferroviário de passageiros no Maranhão. Adriano dialogou com dirigentes da companhia, que surgiu a partir da privatização da antiga Rede Ferroviária Federal S.A.(REFFSA), há 25 anos, e desde então executa uma série de projetos bem-sucedidos nesse ramo.
Durante a missão oficial, o presidente da MOB iniciou tratativas com a direção da Transnordestina sobre experiências positivas do transporte ferroviário de passageiros operacionalizado pela companhia. Ele também conheceu detalhes do convênio firmado pela empresa com a Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor) para o aporte de investimentos em mobilidade entre diversos municípios do Ceará.
Adriano lembrou que no passado os maranhenses foram servidos por uma malha ferroviária que garantia a locomoção de um número expressivo de pessoas dentro do estado e até Teresina, capital do vizinho Piauí, com forte atuação da antiga REFFSA.
“O governador Carlos Brandão nos incumbiu dessa missão para que possamos resgatar o transporte de passageiros nas ferrovias do nosso Maranhão”, destacou Adriano.
Viaturas da Polícia Rodoviária Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em endereço suspeito, alvo da operação “Véu de Maquiavel”
Sobre a operação “Véu de Maquiavel”, realizada na manhã desta quinta-feira (10), pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, a Câmara Municipal de São Luís esclarece que houve total colaboração com a equipe que esteve presente.
Os fatos não são atuais e tem como objeto demandas parlamentares de quatro vereadores. Esta casa reforça que está contribuindo com todas as informações e acessos necessários junto ao Ministério Público.
A Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso com a transparência diante da população ludovicense e reitera que está sempre à disposição das autoridades para qualquer tipo de esclarecimento.
A operação
Na manhã desta quinta-feira, 10, o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou a operação “Véu de Maquiavel” nos municípios de São Luís e Palmeirândia, com a finalidade de desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de lavagem de capitais, peculato e organização criminosa.
Nessa fase da Operação, constam como investigados vereadores, servidores públicos, além de outras pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares de vereadores da Câmara Municipal de São Luís, por meio de entidades sem fins lucrativos.
Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.
A ação acontece com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no suporte operacional ao cumprimento dos mandados – por meio do emprego de agentes de diversos estados, viaturas e uma aeronave. A cooperação entre Gaeco e PRF repete a parceria ocorrida na Operação Hades, realizada na última terça-feira, 8.
Participam da operação os promotores de justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º Deccor de São Luís, 1º Deccor de Imperatriz e 1º Deccor de Timon).
Atuam, ainda, promotores de justiça das comarcas de São Luís, Lago da Pedra, Chapadinha, Guimarães, Pedreiras, Timon, Santa Helena, Viana, Icatu, Santa Inês, Bacabal, São João Batista, Olho D’Água das Cunhãs, Zé Doca, Anajatuba, Açailândia, Raposa e Vitória do Mearim.
Origem do nome
O filósofo renascentista Maquiavel é conhecido por suas opiniões sobre engano e manipulação. O nome da operação “Véu de Maquiavel” remete a ele, e se pretende, por meio do cumprimento das buscas e apreensões, remover o véu de enganação em torno do uso indevido de recursos parlamentares.
O Plano de Ação de Emergência (PAE) está vinculado ao Plano de Segurança de Barragens da Alumar e atende a uma determinação da Lei 14.066/2020, que objetiva aumentar ainda mais a segurança das pessoas
São Luís – Em continuidade à implementação do Plano de Ação de Emergência (PAE), documento aprovado pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, a Alumar iniciará os testes com as oito sirenes distribuídas e instaladas na fábrica e nas comunidades de Coqueiro e Mangue Seco.
O teste acontecerá no dia 12 de agosto de 2023, com o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do mecanismo, conforme a legislação. O PAE está vinculado ao Plano de Segurança de Barragens da Alumar e atende a uma determinação da Lei 14.066/2020, que objetiva aumentar ainda mais a segurança das pessoas.
“Não há necessidade das comunidades alterarem a sua rotina, nem se deslocar, visto que estaremos apenas testando os equipamentos para garantir o funcionamento”, informou o Superintendente das Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs), David Fernandes. “O teste será realizado por meio de acionamentos da sirene ao longo do dia”, finalizou.
Foram instaladas seis sirenes na Alumar, uma na comunidade de Coqueiro e outra em Mangue Seco. “Reforçando nossos valores, priorizamos sempre a segurança das pessoas e do meio ambiente. É importante enfatizar que as estruturas da Alumar estão seguras como sempre estiveram durante todos estes anos de atividade e que a instalação das sirenes faz parte do atendimento à lei”, reiterou o Diretor da Alumar, Walmer Rocha.
Outras ações
A Alumar vem dialogando com as comunidades vizinhas sobre o Plano de Ação de Ermergência e vem demonstrando a segurança das Áreas de Resíduo de Bauxita (ARBs) e do Lago de Resfriamento (CP), além de explicar sobre as placas de sinalização e sobre a instalação de sirenes. Ao longo de 2022, foram realizados simulados de mesa e, em novembro, foi realizado, pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, com o apoio da Alumar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e outros órgãos, o primeiro simulado de campo envolvendo as comunidades.
“Simulados acontecem em todo o mundo e são parte importante do processo de educação das pessoas em segurança. Simulados como o que realizamos ano passado devem ser parte da rotina das pessoas e serão realizados periodicamente”, finalizou David Fernandes.
Comentários