A Prefeitura de Caxias confirmou que pagará o piso salarial nacional da enfermagem no dia 12 setembro a técnicos e auxiliares de enfermagem e a enfermeiros.
Por meio de nota, a administração municipal comunicou que todos os trâmites para o pagamento do piso estão em andamento, respeitando os prazos e critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A prefeitura caxiense afirma que reconhece a importância da categoria e se compromete a pagar o o piso salarial a todos os profissionais de enfermagem na data informada acima.
A Secretária de Estado da Cultura (Semana) anunciou, na noite deste domingo, o cancelamento do show do cantor Wesley Safadão que estava marcado para o dia 10 deste mês, na 63ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema) e que marcaria o encerramento do evento.
Por meio de nota, a Secma informou que o cancelamento da apresentação ocorreu a pedido da produção do artista, em decorrência de problemas de saúde, conforme anúncio oficial publicado em sua página no Instagram.
Na nota, o órgão deseja pronta recuperação ao artistas para que em breve seus fãs e admiradores no Maranhão e em todo o Brasil possam assistir novamente aos seus shows ao vivo.
Em tempo
Durante show realizado na madrugada deste domingo, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Safadão comunicou o seu afastamento dos palcos por tempo indeterminado e informou que o seu disturbio de saúde é de ordem mental.
A Equatorial Maranhão participará da ação realizando cadastros na Tarifa Social, negociação de débitos e outros
Nos dias 4 e 5 de setembro, os moradores do bairro Jardim Tropical II, em São José de Ribamar, receberão os serviços do “Mutirão pelo Cliente” da Equatorial Maranhão, que estará presente na Carreta dos Direitos, promovida pela Defensoria Pública do Estado. O evento acontecerá nesta segunda e terça-feira, das 08h às 16h na Escola Gonçalves Dias, localizada na Av. Paraíso, bairro Jardim Tropical II.
Na ocasião, os clientes da Equatorial poderão trocar até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas; negociar débitos; cadastrar e atualizar o Número de Identificação Social (NIS) para obter o desconto da Tarifa Social. Para participar é preciso ter em mãos a conta de luz mais recente, o NIS, além do RG e CPF. E para a troca de lâmpadas é preciso levar as antigas em funcionamento, para receber as de LED.
Clientes da Equatorial poderão trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, em funcionamento, por novas de LED, mais econômicas; negociar débitos e cadastrar e atualizar o NIS para obter o desconto da Tarifa Social
Além disso, a Equatorial também oferecerá oficina de design de sobrancelhas, uma iniciativa do E+ Profissional; troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia, por meio do projeto E+ Reciclagem; palestra sobre eficiência energética e outros serviços. Vale destacar que a ação conta com vários parceiros que estarão oferecendo inúmeros serviços também gratuitos como vacinação, emissão de certidões e documentos, recebimento de denúncias, orientações, entre outros.
O Gerente Jurídico da Equatorial Maranhão, Walney Medeiros, reforça a importância da participação da Equatorial Maranhão nesta campanha. “A iniciativa possibilita que consumidores renegociem suas dívidas de consumo de energia elétrica com condições e prazo de pagamento diferenciados, o que contribui para o não comprometimento de seu orçamento e garante o regular fornecimento de energia para sua Unidade Consumidora”, explica.
No município de São José de Ribamar, mais de 11 mil famílias estão aptas para obterem o desconto, que pode chegar até 65%, proporcionado pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)
No município de São José de Ribamar, mais de 11 mil famílias estão aptas para obterem o desconto, que pode chegar até 65%, proporcionado pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC.
Os Mutirões de serviços pelo cliente fazem parte do programa de Eficiência Energética da Distribuidora, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.
Abaixo, a relação de serviços que serão disponibilizados à população:
Roberto Carvalho Veloso e Jamil de Miranda Gedeon foram prestigiados pelo prefeito Fábio Gentil
O desembargador federal Roberto Veloso,.que estava acompanhado do desembargador do TJMA, Jamil Gedeon, foi recepcionado pelo perfeito de Caxias, Fábio Gentil, e pelo secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto
O desembargador federal Roberto Carvalho Veloso foi recepcionado pelo prefeito de Caxias Fábio Gentil, durante uma visita institucional à Prefeitura de Caxias (MA), onde na ocasião ele esteve acompanhado de outros representantes da justiça federal do Maranhão, além do ex-senador e Governador pelo Maranhão, Edson Lobão. O prefeito Fábio Gentil, ao lado de secretários municipais, fez questão de homenageá-lo com a comenda Caxias Mais 200 e uma estatueta de Antônio Gonçalves Dias, como forma de reconhecer os serviços prestados pelo desembargador à cidade de Caxias, cidade na qual já teve oportunidade de trabalhar.
Solenidade de recepção ao desembargador federal Roberto Veloso foi bastante prestigiada
“Para mim é uma honra, pois Caxias já estava no meu coração e faz parte da minha vida desde a minha adolescência. Tive a oportunidade de me divertir no balneário ponte, veneza, clube alecrim e nas praças. É uma honra ser agraciado com a medalha de Gonçalves Dias”, disse Roberto Veloso, Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O prefeito Fábio Gentil fez questão de destacar a importância da homenagem e de estreitar ainda mais os laços de Caxias com a Justiça Federal, para que os serviços prestados possam estar adequados à realidade caxiense. Mas também lembrou que Caxias voltou a ter a efervescência e importância política para o Estado.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, entrega ao desembargador federal Roberto Veloso lembrança alusiva aos 200 anos da independência de Caxias e do nascimento do poeta Gonçalves Dias
“É mais um filho que Caxias ganha, com isso não tenho nenhuma dúvida, se o compromisso dele já era existente com nosso município, agora vai ser muito maior. Ficamos muito felizes. Caxias voltou a ser uma cidade com importância política no nosso estado, graças a todo esforço do nosso grupo, é um prazer ver a nossa cidade se desenvolver”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).
O Sebrae está com seu stand de 100 metros quadrados montado. Trata-se de um espaço personalizado para a realização de 15 cursos, consultorias técnicas, vitrines tecnológicas e tendas para criadores de ovinos e caprinos
Reunião técnica que contou com a participação da diretoria do Sebrae na Expoema do ano passado
O Sebrae, parceiro da Expoema, que é considerada a mais abrangente exposição dedicada à produção de conteúdos voltados à Agropecuária do Maranhão, faz jus à grandiosidade do evento. A instituição elaborou uma programação técnica ampla e variada, voltada aos microempreendedores individuais (MEI’s), além de donos de Microempresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP). A abertura da 63ª edição da Expoema acontece neste domingo, no Parque Independência, em São Luís.
Este público receberá 15 cursos, sendo sete de pilotagem de drone para uso em propriedades rurais, e dois de silagem. Serão oferecidas capacitações, também, de doma racional, casqueamento de equinos e muares, derivados de leite, manejo alimentar de bovinocultura de corte, cerca elétrica e operação e manutenção de tratores agrícolas. Ainda, o stand terá uma área para as vitrines tecnológicas sobre irrigação e hidroponia; e, tendas que abrigarão criadores de caprinos e ovinos.
Pilotagem de drone na lavoura terá um volume maior de cursos por ser uma solução moderna e eficaz, de destaque no mercado curricular, quando o assunto é agricultura de alta precisão. Os drones no campo podem oferecer segurança, facilidade de operação, eficácia, eficiência, capacidade de detecção de obstáculos em diferentes tipos de terreno. Além da pulverização, os equipamentos podem ajudar ainda a delimitar áreas, fazer mapeamentos e identificar falhas na lavoura e pragas.
A coordenadora de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Larissa Leite, garantiu que o stand é um local de troca de experiências e conhecimento. “Teremos ainda consultorias técnicas e gestão de propriedades no nosso stand da Expoema 2023. O evento é uma oportunidade de promoção e divulgação de projetos e iniciativas desenvolvidos por todo o Maranhão, como o ‘Agronordeste’, ‘Produzir Brasil’, ‘ALI Rural’, e outros do segmento do turismo. O nosso espaço na Expoema é mais um canal de informações tecnológicas ao público desses projetos. Há ainda possíveis situações de cases, quando os produtores apresentam seus produtos”, informou Larissa, ao acrescentar que toda a programação técnica é fruto de uma parceria do Sebrae com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
ALI Rural
O ALI Rural é um programa desenvolvido pelo Sebrae, que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável de áreas rurais através do fomento ao empreendedorismo e inovação. É direcionado aos empreendedores rurais, agricultores familiares e produtores rurais que desejam expandir seus negócios e torná-los mais competitivos no mercado. O ALI Rural oferece capacitação, consultoria especializada, acesso a tecnologias e a oportunidade de participação em feiras e eventos de negócios.
O Curso de irrigação, em parceria com o Senar, foi um dos destaques nas capacitações
Programa Produzir Brasil
Já o Programa Produzir Brasil (PPB) adota como estratégia a criação de um ambiente favorável para estimular a produção e produtividade das propriedades localizadas em áreas de assentamento do Incra. O Programa é uma iniciativa estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Sebrae no Maranhão, Incra e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).
Agro Nordeste
O AgroNordeste é um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tendo o Sebrae e demais parceiros como executores nos estados para capacitar os pequenos e médios produtores rurais, no sentido de torná-los empreendedores. De 2019 a 2022, foram realizadas 407.558 horas de consultoria, 1.512 capacitações, 418 ações de acesso a mercado e 5.335 soluções de inovação, tecnologia e sustentabilidade em 698 municípios atendidos nos nove estados do Nordeste.
Consultorias técnicas
No stand do Sebrae, ficarão três consultores disponíveis ao público. A finalidade será tirar dúvidas técnicas para os principais segmentos desenvolvidos pelo Sebrae, como hortifruti, cultura, ovino, caprino, piscicultura, e o agronegócio de forma geral. “As orientações também estarão voltadas para a parte de gestão de propriedades”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento Setorial do Sebrae, Larissa Leite.
O levantamento diagnóstico feito pelo Ministério da Educação (MEC), junto aos entes federados que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, revelou a existência de política própria de alfabetização, prevista em lei ou outra norma, em apenas 24% dos municípios do Maranhão, aproximadamente um em cada quatro. O diagnóstico faz parte do planejamento da política de alfabetização do território, que vai possibilitar ao MEC conhecer as principais ações desenvolvidas pelos estados e municípios, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças.
Os números do MEC indicam que pouco mais de 50 dos 217 municípios do Maranhão já estabeleceram metodologia específica para erradicar a mazela do analfabetismo. De acordo com as estatísticas oficiais, o percentual de maranhenses com 15 anos de idade ou mais que não sabem ler e escrever é de 15%, o que coloca o estado na incomoda primeira posição do ranking nacional em número de pessoas não alfabetizadas.
Os números apontam que no Maranhão há algo em.torno de 823 mil indivíduos analfabetos. Distância e dificuldades no trajeto escolar são alguns dos fatores que agravam o problema.
Na proporção entre as 27 unidades da federação, o Maranhão é o 12º colocado em quantidade de cidades com políticas próprias de erradicação do analfabetismo e o 3º da região Nordeste nesse quesito.
Panorama nacional
De acordo com o levantamento, dos 5.173 municípios que responderam ao questionário, 22% (1.115) declararam ter política municipal própria de alfabetização prevista em lei ou outra norma e 78% (4.058) declararam não possuir. O levantamento revela também que Roraima é o estado com maior percentual de municípios com política de alfabetização (53%), seguido por Rondônia (42%) e Amapá (38%). Já o Rio Grande do Norte é a unidade da Federação com menor percentual (8%). As unidades da Federação que não têm política de alfabetização própria, de acordo com as informações inseridas pelas redes na plataforma do MEC, são: Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.
Os números são referentes ao último balanço realizado pelo MEC, em 29 de agosto, pela Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica (Dimam), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
Confira o percentual dos municípios, por unidade da Federação, que declararam possuir política de alfabetização própria:
Comentários