Prefeito Fábio Gentil e secretário de Infraestrutura, Gentil Neto, vistoriam obras de recuperação de estradas vicinais em Caxias

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto, vistoriaram as obras de recuperação de entradas vicinais entre os povoados Rodagem e São Miguel

O prefeito Fábio Gentil e o secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto, vistoriaram, na manhã desta quarta-feira (13), as obras de recuperação das estradas vicinais que interligam os povoados Rodagem e São Miguel. Os serviços estão sendo executados com suporte das máquinas viabilizadas pela deputada federal Amanda Gentil junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Fábio Gentil disse que a recuperação das estradas vicinais é um antigo sonho da população da zona rural de Caxias e destacou que as obras estão sendo realizadas com muito amor, muito respeito e com foco na valorização das pessoas. “Tenho certeza que vamos continuar trabalhando no Terceiro Distrito, no Primeiro Distrito e demais povoados”, assegurou.

O prefeito fez questão de elogiar o empenho do secretário Gentil Neto, que tem trabalhado continuamente e ouvido a população para que os benefícios se tornem realidade. “Esse é nosso compromisso, essa é a nossa responsabilidade”, reafirmou Fábio Gentil.

Gentil Neto lembrou que esteve na localidade no início deste ano para conhecer as demandas da comunidade. O secretário

A prefeitura de Caxias segue em ritmo acelerado de obras e serviços na cidade e zona rural. O secretário ressaltou que graças ao diálogo, a obra está sendo executada. Ele informou que as melhorias já atingem mais de 30 quilômetros de estrada vicinal rumo ao povoado São Miguel.

Gentil Neto reforçou o compromisso firmado pelo prefeito Fábio Gentil de contemplar o Terceiro Distrito com obras de recuperação de estradas vicinais e disse que a meta é contemplar não só a zona rural, mas também a zona urbana de Caxias. O secretário citou, ainda, a melhoria das estradas vicinais que dão acesso ao povoado Buenos Aires, já em pleno andamento.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Deputada Iracema lança projeto “Vale Cuidar” em Barreirinhas

A ação visa ofertar, gratuitamente, exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo; consultas médicas com ginecologista, pediatra e clínico geral, além de serviços de beleza

Atendimento gratuito de saúde beneficiou crianças e adultos de Barreirinhas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), lançou, na manhã desta quarta-feira (13), o projeto “Vale Cuidar” no bairro Boa Vista, no município de Barreirinhas, com o objetivo de ofertar exames, consultas médicas e serviços de beleza para a população. A ação, que recebe o apoio do empresário Vinícius Vale, seguirá até 22 de setembro.

Os barreirinhenses poderão realizar, gratuitamente, exames como mamografia, ultrassonografia e preventivo; consultas médicas com ginecologista, pediatra e clínico geral, além de serviços de beleza, até o dia 15 de setembro, na quadra que acontece o Arraiá da Boa Vista. A segunda etapa da ação será realizada de 18 a 22 deste mês, no Parque das Dunas.

Iracema Vale se comprometeu a retribuir o apoio da população de Barreirinhas, onde obteve a maior votaćão da história para deputada estadual

“Fui a deputada estadual mais bem votada da história de Barreirinhas e vou cumprir o meu compromisso. Estamos promovendo ações que refletem a nossa característica assistencial e, em breve, vamos além da atenção básica, trazendo exames mais complexos que os barreirinhenses não têm acesso”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Segundo o empresário Vinícius Vale, o objetivo é promover mais qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade social na região. “A atenção primária é o primeiro contato que as pessoas têm com os sistemas de saúde. Esse é o passo inicial, que busca entender a complexidade de cada caso para, assim, direcioná-lo para o atendimento especializado. Queremos esse povo com saúde”, ressaltou.

A deputada Iracema Vale entregou um novo aparelho de raio-x para o Hospital Regional de Barreirinhas e a revitalização do espaço

Sensibilidade

O deputado Antônio Pereira (PSB), que prestigiou o evento, elogiou a sensibilidade da iniciativa. “Como médico, fico muito feliz em ver que a presidente Iracema tem priorizado a saúde em suas ações. Agora, com a parceria de Vinícius Vale, certamente Barreirinhas receberá muito mais, porque há muito compromisso envolvido”.

Após o lançamento, Iracema Vale realizou a distribuição de três mil toneladas de frango a famílias da região. Em seguida, entregou um novo aparelho de raio-x para o Hospital Regional de Barreirinhas e a revitalização do espaço, ampliando e otimizando a capacidade de atendimento na unidade de saúde.

O empresário Vinícius Vale destacou que iniciativa teve o objetivo de promover mais qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade social na região

Recentemente, também foi lançado em Barreirinhas o projeto “Vale Aprovar”, que envolve aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. A iniciativa é voltada aos estudantes da rede pública e oferece, ainda, acompanhamento psicológico para os inscritos. O projeto também foi promovido pela parlamentar em parceria com Vinícius Vale. 

Mata Roma: MPF aciona ex-secretário de Saúde por inserção de dados falsos na base de dados do SUS no pós-covid

José Abrahan de Leopoldino da Silva causou prejuízo aos cofres públicos após inserir informações falsas em sistema do 

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação de improbidade contra José Abrahan de Leopoldino da Silva, ex-secretário de Saúde de Mata Roma (MA). De acordo com o MPF, o ex-gestor causou prejuízo aos cofres públicos após inserir informações falsas no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), da base nacional de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre produção ambulatorial dos procedimentos relacionados à reabilitação do pós-covid-19.

Conforme destaca a ação, assinada pelo procurador da República Juraci Guimarães Júnior, em razão do cenário epidemiológico, o Ministério da Saúde (MS) editou portaria estabelecendo que os números de atendimentos e procedimentos inseridos no sistema pelos gestores locais do SUS, em relação à reabilitação pós-covid-19, definiriam a transferência de recursos da União para os municípios. As verbas para os procedimentos destinados à reabilitação, por sua vez, são transferidas por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FEAC), com repasses realizados do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde.

No entanto, segundo as apurações, iniciadas a partir de informações do Ministério da Saúde e da Controladoria-Geral da União (CGU), o município de Mata Roma recebeu, entre janeiro e maio de 2022, aproximadamente R$ 743 mil, montante superior à real produção da cidade. Nota técnica do MS relata, ainda, que somente o Maranhão recebeu 93,3% da verba repassada a todos os estados brasileiros para reabilitação pós-covid-19 naquele ano.

As apurações indicaram que o total de recursos recebidos para reabilitação, pelo município de Mata Roma, que possui pouco mais de 17 mil habitantes, foi maior que todo o estado do Rio de Janeiro, que conta com 17 milhões. Como exemplo, considerando o número de atendimentos informados pela Secretaria de Saúde municipal em março de 2022, cada paciente atendido teria realizado 23 procedimentos de reabilitação. No cadastro, também foi constatada a inclusão de pessoas já falecidas ou que nunca tiveram sequelas da covid-19.

Foi verificado, ainda, que os atendimentos cadastrados teriam sido realizados por fisioterapeuta geral, ainda que o município só contasse com dois profissionais da área em seu quadro. Conforme argumenta o MPF, se os dados inseridos fossem verídicos, o número de atendimentos em março de 2022 seria de 258 consultas por dia para cada profissional, incluindo finais de semana e feriados.

Caso a Justiça Federal acate os pedidos da ação do MPF, José Abrahan de Leopoldino da Silva poderá ser condenado à perda de eventual função pública, suspensão dos direitos políticos por até 12 anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e proibição de contratar com o poder público.

Íntegra da ação

Chapa 3 “Unir, Fortalecer e Avançar” inicia corrida rumo às eleições do COREN-MA 2023


O enfermeiro e comendador Dacio Alves Viana, ex-conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), tem visitado vários profissionais da enfermagem maranhense.

Em dois anos de gestão, Dacio Alves visitou diversas cidades, algo que sempre fazia quando era conselheiro. Nesse período, visitou diversos municípios, que, segundo ele, nunca membros do COREN-MA estiveram. Em meio à itinerância, acabou renunciando ao cargo, quando a entidade começou a negar portarias que o permitiam fazer o que mais ama: estar perto dos profissionais da Enfermagem.

Este ano, Dacio decidiu apoiar a Chapa 3 para a eleição do COREN-MA e tem visitado várias cidades para conversar com os profissionais, ouvir suas demandas e necessidades. Até agora, já são mais de 30 municípios visitados, e sua meta é marcar presença em pelo menos 80, até o dia 30 de setembro. 

Data

As eleições do COREN-MA estão marcadas para o dia 1º de outubro e a votação ocorrerá pela internet. Para ter estarem aptos a votar, os profissionais de enfermagem devem estar em dias com suas anuidades. “Mesmo eu tendo outras formações e sendo um empresário de sucesso da educação, a classe que eu amo é a Enfermagem. Sem a Enfermagem não existiria assistência à saúde neste país”, afirma Dacio Alves.

Propostas 

As propostas da Chapa 3 estão estruturadas no tripé Valorização da Enfermagem, Gestão Participativa e Fortalecimento do COREN-MA. Uma das características principais da Chapa 3 é a renovação, incluindo profissionais que atuam no mercado e que entendem a realidade do profissional de Enfermagem. Ao mesmo tempo, abre espaço para integrantes que têm experiência na vivência associativista e, por isso, facilitarão a gestão administrativa do conselho.

Iracema Vale e Vinícius Vale lançarão projeto “Vale Cuidar” no bairro Boa Vista, em Barreirinhas

Iracema Vale apoia ação com oferta de cuidados à população de Barreirinhas

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), lançará, nesta quarta-feira (13), o projeto “Vale Cuidar” no bairro Boa Vista, no município de Barreirinhas, que visa ofertar exames, consultas médicas e serviços de beleza para a população. A ação, que recebe o apoio do engenheiro Vinícius Vale, seguirá até 22 de setembro.

Os barreirinhenses poderão realizar, gratuitamente, exames como mamografia e ultrassonografia, consultas médicas com ginecologista, pediatra e clínico geral, além de serviços de beleza, de 13 a 15 de setembro na quadra que acontece o Arraiá da Boa Vista. A segunda etapa será de 19 a 22 do mesmo mês, no Parque das Dunas.

“São ações de cuidado, prevenção e promoção da saúde, que vão da atenção básica ao serviço especializado. Os atendimentos que serão feitos refletem a nossa característica assistencial e reafirma nosso compromisso de continuar cuidando dos barreirinhenses”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Recentemente, foi lançado o projeto “Vale Aprovar” no município, que envolve aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares para estudantes da rede pública, além de acompanhamento psicológico para os alunos. O projeto também foi promovido pela parlamentar em parceria com Vinícius Vale.

 “Para realizar o sonho de entrar na universidade, é preciso investir no que realmente faz a diferença, como aulas preparatórias, materiais didáticos e estrutura, por isso o projeto foi tão exitoso. Agora, vamos focar também na saúde dos barreirinhenses, que é outro ponto muito importante e que merece atenção”, acrescentou Vinícius Vale.

Sérgio Moro diz que Ministério da Justiça de Flávio Dino produziu informações falsas para o STF sobre cooperação internacional da Lava Jato no caso Odebrecht

Segundo Sérgio Moro, informações falsas produzidas pelo Ministério da Justiça de Flávio Dino induziram ministro do STF ao erro e favoreceram Lula

O senador e ex-juiz federal da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, se manifestou nas redes sociais sobre a informação divulgada nesta quarta-feira (13) de que o Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou nesta terça-feira um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli em que afirma ter localizado uma solicitação de cooperação com a Suíça para o recebimento de provas de um dos sistemas usados pela Odebrecht para pagamento de propina. O trâmite na pasta teria sido cumprido para municiar a Procuradoria-Geral da República (PGR) em acordo de leniência da empreiteira.

Em postagem nas redes sociais, Sérgio Moro disse que “O Ministério da Justiça de Flávio Dino produziu informações falsas para o STF sobre a cooperação da Lava Jato com a Suíça no caso Odebrecht. Com isso, enganou um.mijistro e obteve uma decisão favorável a Lula e que prejudicou centenas de investigações”, assinalou Moro.

O senador apontou, ainda, que o ato irregular implicou magistrados e membros do Ministério Público Federal. “Não satisfeitos, o MJ e a AGU abriram, com base no engano, investigações por ‘crime de hermenêutica contra procuradores e juízes. Revelada a farsa pela ANPR, o MJ teve que se retratar. Poderia isso ser mais escandaloso?”, indagou Sérgio Moro.

Entenda o caso

Em uma decisão dada na semana passada, em que determinou a anulação de todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht, Toffoli citou o acesso clandestino dos investigadores da Lava-Jato ao sistema Drousys, e ainda a falta de formalização de acordos de cooperação jurídica internacional, que devem ser firmados pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado ao Ministério da Justiça.

No novo documento, agora enviado ao Supremo, o departamento diz ter localizado um pedido de assistência em matéria penal para a obtenção da “cópia integral eletrônica dos dados relativos ao sistema DROUSYS”. Esse sistema era usado pelo setor de Operações Estruturadas da empreiteira baiana para controlar os pagamentos indevidos a autoridades e políticos.

Em momento anterior à decisão de Toffolli, o DRCI informou não ter encontrado informações sobre cooperação. O envio foi feito após nova pesquisa de dados, segundo o órgão.

Confira a manifestação de Sérgio Moro:

Com projeto “Ouvindo São Luís”, Wellington do Curso se reúne com moradores da Cohab para tratar de segurança pública

Wellington destacou indicação de sua autoria ao Governo do Estado solicitando a imediata distribuição dos 251 policiais recém-formados a fim de abranger os bairros Cohab, Cohatrac e adjacentes

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12), para fazer referência à importante reunião que teve com moradores do bairro da Cohab e adjacentes. O objetivo foi tratar das demandas apresentadas pela população local, sobretudo quanto à falta de segurança e os inúmeros casos de violência contra o patrimônio praticados contra a população.

Ao abordar o assunto, Wellington destacou alguns encaminhamentos, a exemplo de indicação que encaminhou ao Governo do Estado solicitando a imediata distribuição dos 251 policiais recém-formados a fim de abranger os bairros Cohab, Cohatrac e adjacentes.

“Com nosso projeto ‘Ouvindo São Luís’, estive em reunião com moradores dos bairros Cohab, Cohatrac e adjacentes. Na ocasião, ouvi atentamente os relatos apresentados e a reclamação principal é quanto à falta de segurança. Crimes contra o patrimônio, a exemplo de furtos e roubos, são comuns na região. Como encaminhamento, já enviei indicação ao Governo do Estado para garantir a distribuição dos 251 novos policiais, a fim de que haja uma quantidade destinado ao Batalhão de Polícia responsável por esses bairros. Segurança tem que ser visto como prioridade!”, disse Wellington.

Ainda ao se pronunciar, Wellington agradeceu a todos que participaram da reunião, a exemplo do conselheiro tutelar Rodrigo Santos; Comandante do 20º Batalhão de Polícia, Major Ramon; Marco Aurélio, pela Promotoria Distrital do polo Cohab/Cohatrac; promotor de justiça Celso Coutinho; além de representantes do Comitê das Praças da Cohab e membros da sociedade civil.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima