Grupo Mateus recebe a premiação “Maiores e Melhores” da Revista Exame na Categoria Atacado e Varejo

Premiação está na 50ª edição e reconhece empresas brasileiras em 17 categorias

O fundador e presidente do Conselho Administrativo do Grupo Mateus, Ilson Mateus, destacou o trabalho e a dedicação da sua equipe como pilares do sucesso do conglomerado empresarial

Terceira maior rede varejista do país e a maior do Norte e Nordeste Brasileiros, o Grupo Mateus recebeu nesta quarta-feira (13) o prêmio Maiores e Melhores, da Revista Exame, uma das maiores e mais tradicionais publicações da área econômica do país. A premiação homenageia empresas de diversos segmentos econômicos, que tenham obtido resultados de excelência ao longo do último ano. 

Composta de 17 categorias, a premiação “Maiores e Melhores” está em sua 50ª edição. O Grupo Mateus foi reconhecido na categoria “Atacado e Varejo”. A premiação também contou com a parceria do Grupo Ibmec, que avaliou as empresas em critérios técnicos como práticas sociais, ambientais e de governança. 

“Nosso ranking premia a força empresarial brasileira há 50 anos e mais uma vez nos orgulhamos de reconhecer quem impulsiona e transforma positivamente o Brasil. Para chegar até aqui, cada uma das empresas vencedoras se destacou em crescimento no seu segmento e desempenhou excelência em seus indicadores financeiros”, frisou Renato Mimica, co-CEO da Exame. 

RECONHECIMENTO

A saúde financeira do Grupo Mateus, com a melhoria contínua do capital de giro, a geração de caixa de mais de R$1 bilhão e a diminuição da dívida líquida, estão entre os fatores apontados pela avaliação da Revista Exame como responsáveis pelo destaque e premiação. “Ponto de atenção dos investidores que acompanham a ação desde o IPO, em 2020, melhorar o capital de giro virou o topo da lista de prioridades da varejista em 2022, e deu certo”, aponta a revista, em publicação especial dedicada aos homenageados. 

Ilson Mateus recebe a premiação das mãos do co-CEO da revista Exame, Renato Mimica

O Grupo Mateus foi representado na solenidade de premiação pelo seu fundador e presidente do Conselho Administrativo, Ilson Mateus. Ele destacou o trabalho e a dedicação da sua equipe como pilares do sucesso da Companhia. “Quero agradecer e cumprimentar todos os colegas que foram premiados e que contribuíram muito para o crescimento do país, e aos mais de 54 mil colaboradores que estão neste momento trabalhando arduamente para o crescimento da nossa empresa”, disse Ilson Mateus. 

SOBRE O GRUPO MATEUS

O Grupo Mateus é a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a terceira maior empresa de varejo alimentar do Brasil. Com lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, a empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.

A Companhia está presente em mais de uma centena de cidades, com 245 lojas em operação, sendo 72 de varejo, 69 de atacarejo e 104 de eletro. Por estado, são 131 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 2 em Alagoas, 6 na Bahia, 7 na Paraíba, 1 em Sergipe e 1 em Pernambuco.

Cerca de 100 novos ônibus devem entrar em operação em 2024, preveem setores aliados do transporte público em São Luís

71 novos ônibus foram entregues no aniversário de 411 anos de São Luís, na Passarela do Samba, no Anel Viário

Com a entrega, no dia 8 de setembro, aniversário de 411 anos de São Luís, de 71 novos ônibus para o sistema de transporte coletivo da capital, a oferta de serviço de transporte público foi ampliada com mais qualidade à população. A previsão dos setores aliados ao sistema de transporte é de que 100 novos ônibus devem ser acrescidos à frota logo no início de 2024. 

Além disso, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informou que mais 30 ônibus serão entregues até o fim de 2023, conforme compromisso assumido de renovação da frota da cidade e, consequentemente, de oferta de serviço de transporte público de qualidade à população.

É um grande avanço, vez que o setor de transporte enfrentou uma grave crise como outros setores em razão da pandemia ocasionada pela Covid-19, que de certa forma atrasou o calendário de inovações previstas para a área, mas que agora começa a dar sinais de recuperação. A frota, que contava com 715 veículos, passou para 786, e com a informação de novas entregas, passará para mais de 800 veículos em operação.

Com a aquisição dos novos coletivos, a frota do transporte público de São Luís já conta com 786 veículos em operação e a previsão é que chegue a 800

Os novos ônibus  já estão circulando por toda a cidade, inclusos zona rural e região metropolitana. Além de ar-condicionado, os veículos estão adaptados com elevadores para uso de pessoas com deficiência e possuem três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, principalmente nos Terminais de Integração. Também possuem uma nova tecnologia de motorização, que produz emissão muito mais baixa de gases nocivos ao meio ambiente. Dos novos veículos, 20 deles contam com entrada USB para recarga de smartphones e outros dispositivos eletrônicos.

Tanto esses ônibus, como os demais que serão entregues já estão adaptados para os validadores do novo sistema da bilhetagem eletrônica, ofertando as facilidades de pagamento que já estão sendo implantadas.

Policiais civis aprovam 3 paralisações gerais que comprometerão ações de segurança pública em todo o Maranhão

Policiais civis aprovaram a realização das três paralisações em assembleia geral realizada na área da antiga REFFSA, na Beira-mar, com mobilização também no interior do estado

Os policiais civis do Maranhão, aprovaram, nesta sexta-feira (15), em assembleia geral extraordinária, realizada no prédio da antiga Rede Ferroviária Federal (REFFSA), na Beira-mar, com repercussão no interior do estado, um cronograma de paralisação de atividades da categoria , em razão da ausência da resposta do Governo do Estado às reivindicações da classe. A mobilização de investigadores, escrivães e outros profissionais que atuam em delegacias e outras unidades policiais deve comprometer as ações de segurança pública nos 217 municípios maranhenses.

A classe aprovou, caso não haja resposta do governo,
três paralisações de advertência que antecederão uma
paralisação geral. As datas previstas incluem a paralisação de uma operação em curso no Maranhão e entrega de armas, coletes e algemas.

A primeira paralisação é de 24 horas e acontece no próximo dia 20 de setembro, próxima quarta-feira. A segunda, caso persista a ausência de resposta, terá duração de 48 horas, nos dias 27 e 28 deste mês. Nesse ato, tambem haverá paralisação da “OPERAÇÃO PAZ, do
Ministério da Justiça, já em curso no estado, com participação de um.contingente expressivo de policiais civis.

A terceira paralisação está programada para os dias 4 e 5 de outubro, logo após o ato de entrega de armas, coletes à prova de balas e algemas, seguida de uma paralisação geral de atividades.

Defasagem salarial

Os policias civis estão sem recomposição há quase nove anos e reivindicam reposição em seus vencimentos e outros direitos. As decisões do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão (SINPOL-MA) são tomadas de forma unitária, em conjunto, pela Diretoria e com o aval da categoria.

O Grupo APC constitui a espinha dorsal da Polícia Civil e sem este não há a entrega da real Justiça, tampouco o funcionamento pleno e eficaz dessa Instituição.

O diálogo com o governo iniciou em março, com uma proposta apresentada pela entidade. Em julho deste ano, o SINPOL-MA realizou o primeiro protesto, em razão das condições de trabalho e falta de reajuste salarial.

19º Tributo ao Rei do Baião acontecerá dia 9 de dezembro e terá Brasas do Forró entre as atrações

Alô, pessoal, Viva o Nordeste! São Luís do Maranhão realizará, no dia 9 de dezembro de 2023, o maior evento da tradicional música nordestina em todo o estado.

19º Tributo ao Rei do Baião, quase 20 anos, fazendo história, reconhecendo e tocando o que povo gosta.

Vamos lá, se organize, forme sua comitiva e venha para São Luís, na ilha do amor, curtir o 19º Tributo ao Rei do Baião- 2023.

Atrações locais e o tradicional grupo Brasas do Forró, estarão no placo do tributo.

Vai ser um grande encontro dos nossos grupos com Brasas do Forró, reconhecimento ao Sanfoneiro Didi(Ivanildo Façanha Moreira).

Saudações Gonzaguianas!

Informações: (98) 9 9972-7051.

CGU aponta atuação de operador em comum em esquema com verbas do pós-covid em prefeituras do Maranhão

Inserção de dados falsos na base de informações do SUS para aumentar volume de recursos é realizada por prestador de serviço de assessoria ou consultoria às prefeituras maranhenses investigadas

Com informações falsas, a Prefeitura de Urbano Santos teria recebido R$ 1,75 milhão do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou, durante a Operação Pane no Sistema, deflagrada em Urbano Santos, nessa quarta-feira (14), em parceria com a Polícia Federal, a atuação de um operador em comum em diferentes municípios do Maranhão cuja função é inserir dados falsos na base de informações do Sistema Único de Saúde (SUS) para obter recursos públicos de forma fraudulenta. Com esse modus operandi, o esquema criminoso superestimava a quantidade de procedimentos de reabilitação pós-Covid-19 informados ao SUS, com intuito de aumentar o repasse de recursos provenientes do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). 

Investigações 

Em continuidade à Operação Fator Comum (05/07/2023), em que a CGU analisou os Boletins de Produção Ambulatorial (BPA) de municípios destacados pelo Ministério da Saúde, verificou-se que o município de Urbano Santos (MA) inseriu mais de 500 pacientes também registrados por outros entes (identificados pelo Cartão SUS), indicando a reutilização de registros de procedimentos. 

Esses pacientes “compartilhados” indicam a existência de um operador em comum que funciona como prestador de serviço de assessoria ou consultoria aos municípios e que introduz os dados desses mesmos pacientes nos diferentes sistemas dos municípios. 

O município de Urbano Santos (MA), que possui 33.459 habitantes e três fisioterapeutas cadastrados, informou ao Ministério da Saúde um total acumulado de 1.876 casos de Covid-19 e mais de 80 mil procedimentos de reabilitação pós-Covid-19 realizados no período de janeiro a maio de 2022, ao passo que registrou 891 pacientes em reabilitação com reiteradas reabilitações no período analisado. 

Com a inserção de dados falsos, a Prefeitura teria recebido indevidamente R$ 1.757.150,28 oriundos da Ação “FAEC – Reabilitação Pós-Covid-19”. 

Impacto Social 

O repasse de recursos da Saúde sem o devido lastro em informações reais compromete a capacidade de financiamento do sistema como um todo, principalmente se levarmos em consideração que apenas o estado do Maranhão recebeu mais de 93% do valor que seria destinado a todo o país. 

Noutro passo, tem-se que o fato de os sistemas não refletirem a realidade compromete sobremaneira a capacidade do gestor federal de calibrar a sua política pública e assim alcançar o sucesso com as priorizações e estratégias que cada contexto social requer. 

A ação desencadeada pela CGU e pela PF, desse modo, contribuirá não apenas para interrupção da atividade fraudulenta e lesiva ao patrimônio público, como também possibilitará melhorias gerais para as políticas públicas na área da saúde no Maranhão. 

Diligências 

A Operação Pane no Sistema consiste no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Urbano Santos (MA) e Vargem Grande (MA), além de afastamento de servidores de suas funções públicas. O trabalho conta com a participação de quatro auditores da CGU e de 18 policiais federais. 

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do Fala.BR. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”. 

O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, coloque o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima