Médico maranhense de renome nacional é um dos 14 mortos em acidente aéreo no Amazonas

Entre as vítimas da tragédia está o cirurgião Roland Montenegro Costa, natural do município de Viana, que atuava no Hospital de Base de Brasília e era pioneiro nos transplantes na capital federal

O conceituado médico Roland Montenegro Costa,.nascido em Viana, na Baixada Maranhense, foi uma das 14 vítimas foi uma das 14 vítimas do acidente aéreo, que não deixou sobreviventes

O médico maranhense, natural do município de Viana, Roland Montenegro Costa, de 70 anos, do Hospital de Base de Brasília, está entre as vítimas da queda do avião no Amazonas, na tarde deste sábado (16/9), na região de Barcelos, próximo de Manaus. Além dele, outras 13 pessoas morreram no acidente aéreo. Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, lamenta e confirma a morte do cirurgião. Tanto ele como as demais vítimas estavam no local para a prática de pesca esportiva. Roland era médico cirurgião do aparelho digestivo, pioneiro dos transplantes em Brasília.

O dono do clube de pesca para o qual o médico se dirigia, Anízio Marreco, conta que há mais de 20 anos Roland frequentava a cidade de Barcelos para a prática do esporte. “Ele vinha todos os anos, era um cara que gostava muito da pesca”, relata.

O médico nascido no interior do Maranhão era cidadão honorário desde de 2005, pela dedicação e defesa pela saúde do Distrito Federal. Roland era natural de Viana, no Maranhão, e graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Ele realizou a residência médica em cirurgia geral no Hospital de Base do Distrito Federal, de 1979 a 1981.

Em busca do aperfeiçoamento na carreira, foi estagiário em Cirurgia Geral no Hospital Klinikum Steglitz, da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, de 1987 a 1988, e fellow em transplante de órgãos abdominais pela Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, de 1991 a 1993. Exerceu também a função de professor de ensino em Cirurgia Geral do Hospital de Base do Distrito Federal.

Além do médico maranhense radicado em Brasília, Gilcresio Salvador Medeiros, de 74 anos, proprietário da pousada Serra da Mesa, que fica na cidade de Niquelândia (GO), a aproximadamente 260km da capital federal, morreu no acidente.

Fonte: Correio Braziliense

Senadora Ana Paula Lobato acompanhará Lula na Assembleia Geral da ONU, nos EUA

A senadora Ana Paula Lobato foi convidada pelo presidente Lula para integrar a comitiva de 25 congressistas brasileiros, que inclui os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira

A senadora Ana Paula Lobato, vice-líder do PSB no Senado, foi convidada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para participar da 78ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). O evento, que ocorrerá na terça-feira (19), terá como tema ‘Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade’.

O Brasil tradicionalmente abre o debate geral, e o presidente Lula terá encontros com líderes globais, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Essa será a oitava vez que Lula irá abrir o encontro.

Nesta viagem aos EUA, também está previsto o lançamento da iniciativa entre o presidente Lula e Joe Biden, voltada para os direitos trabalhistas em uma economia do século 21. A iniciativa visa discutir o “futuro do trabalho decente” em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho.

A senadora Ana Paula Lobato faz parte de uma comitiva de 25 congressistas brasileiros, que inclui os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira.

Marcial Lima alerta sobre a falta de medicamentos especializados em São Luís

O vereador cobrou um posicionamento das autoridades competentes para a resolução do problema

“Nunca na história desta capital faltou tanto remédio para quem faz acompanhamento médico e tratamento contínuo”, disse Marcial Lima (Foto: Leonardo Mendonça)

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira, 13, o vereador Marcial Lima (Podemos) alertou sobre a falta de remédios na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME). 

A FEME é uma farmácia de dispensação de medicamentos especializados para tratamento de doenças cujo os remédios são de alto custo ou que devem ser tomados por toda a vida de forma contínua. Ela é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nunca na história desta capital faltou tanto remédio para quem faz acompanhamento médico e tratamento contínuo. É impressionante como as pessoas estão sofrendo, é crítica a situação”, declarou Marcial Lima. 

O parlamentar recomendou que a Câmara de São Luís se manifeste por meio de uma indicação coletiva cobrando uma solução dos governos Federal e do Estado e da bancada de deputados maranhenses no Congresso Nacional. 

“Já que estão dizendo que a culpa é de Brasília (Governo Federal) tem que aparecer um deputado federal do Maranhão que tenha coragem de dizer, publicamente na tribuna da Câmara Federal, que falta medicamento no Maranhão para as pessoas que fazem tratamento, inclusive contra o câncer. Se a capital do estado vive isso, imagina as cidades do interior do Maranhão como a situação deve estar. É importante uma indicação coletiva para o Governo do Estado para recomendar que o secretário de saúde se pronuncie publicamente e acabe com as notinhas. Quem tem problemas de saúde não pode esperar”, ressaltou. 

Falecimento

Marcial Lima também lamentou o falecimento do repórter cinematográfico Juarez Lisboa, conhecido popularmente como “He-Man”. Ele faleceu na madrugada desta terça-feira (12), aos 54 anos. 

“Infelizmente nós perdemos um dos grandes profissionais da comunicação de São Luís e do Estado. Ele trabalhou em praticamente todos os veículos de comunicação da capital. Ele tratava o papel do repórter cinematográfico com muita responsabilidade”, concluiu. 

Negócios à vista: 90 empreendedores participam da primeira edição da Expo Favela em São Luís

Programação do Sebrae Maranhão no evento incluiu palestras com especialistas e stand com orientação para quem tem ou deseja abrir negócio

O diretor técnico Mauro Borralho e a gerente Hildenê Maia conversam com empreendedores durante a Expo Favela

A funcionária pública Iracema Amorim, de 58 anos, enxergou, há um ano, uma oportunidade de empreender. Ela produz bonecas pretas a partir de materiais recicláveis, como o papelão, além de sobras e recortes de tecidos. Iracema fez parte dos 90 empreendedores que participam da Expo Favela Innovation, evento realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15), no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, na capital maranhense.

“Decidi participar da Expo Favela, por ver o evento como uma oportunidade de vender meus produtos, ter aproximação com outras empresas, e quem sabe participar de palestras sobre temas ligados ao empreendedorismo, porque este é mais um dos meus objetivos”, informou Iracema. Na Expo Favela, o público teve a oportunidade de participar de palestras, workshops, exposições, de rodadas de negócios, mentorias, debates e diversas outras iniciativas de (e para) moradores de comunidades periféricas.

Nos dois dias de evento, o Sebrae esteve presente com um stand para atendimento a pessoas que já têm negócios ou desejam iniciar a própria jornada empreendedora. “Vejo um grande potencial nos empreendedores de áreas periféricas do nosso estado, e o Sebrae está de portas abertas para orientá-los”, declarou Edila Neves que visitou os estandes nesta sexta-feira. 

Diretora de Administração e Finanças, Edila Neves, visita estandes da Expo favela

Também esteve na Expo favela, no primeiro dia do evento, o diretor técnico Mauro Borralho, que conversou com os empreendedores que visitaram o stand do Sebrae.

“Estamos oferecendo orientações para os empreendedores, seja para formalizar, para ter seu CNPJ. Dentro do Expo Favela, tivemos uma programação muito extensa, onde o Sebrae foi responsável por três palestras, sendo uma sobre o ‘posicionamento’ dos empreendedores nas redes digitais”, afirmou a gerente de Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia. 

O lançamento da edição maranhense ocorreu na quinta-feira (14), no auditório principal do Multicenter Sebrae, e reuniu autoridades, parceiros, lideranças e empreendedores das comunidades. O presidente da Cufa no Maranhão, Charles Adaga, ressaltou que o evento dá visibilidade ao trabalho de startups de favelas e dessas comunidades, promove discussões e criando oportunidade para os moradores de áreas vulneráveis. É o “empurrãozinho” que todos precisam e merecem. “O objetivo da Expo Favela é o de conectar pequenos negócios da favela, de territórios quilombolas e indígenas, com os grandes empresários e o ambiente de negócios”, disse Charles. 

Iracema Amorim é uma empreendedora que está com seus produtos expostos na Expo Favela; são bonecas pretas feitas de materiais reaproveitados

DADOS

Neste ano, o Data Favela divulgou os dados de sua mais recente pesquisa que traz um raio x das comunidades em todo o país e mostra quais os sonhos da população destes locais. De acordo com as informações apresentadas, o maior sonho profissional dos moradores da favela é empreender, conforme 35% dos entrevistados.

Ainda de acordo com o estudo, se as favelas brasileiras formassem um estado, seria o 3º maior do Brasil em população. São estimados 5,8 milhões de domicílios em favelas, o que engloba 17,9 milhões de moradores. Desse total, 5,2 milhões já empreendem, 6 milhões sonham ter um negócio próprio e 7 em cada 10 pretendem abrir o empreendimento dentro da favela. Apesar dos números expressivos, apenas 37% dos empreendimentos nas comunidades são formalizados e possuem um CNPJ.

Projeto de Marlon Botão cria o Dia do Técnico Industrial e reconhece profissionais do segmento

Iniciativa tramita nas comissões da Câmara Municipal

“Essa categoria é muito importante pelo seu desempenho no planejamento, organização e execução de serviços e projetos das áreas técnicas, que facilitam a vida das pessoas”, ressaltou (Foto: Fabrício Cunha)

O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou projeto de lei que presta homenagem aos profissionais técnicos da capital. A proposta é valorizar e reconhecer esta categoria, que contribui, expressivamente, para a economia da cidade e do estado. O texto foi apresentado na Câmara Municipal de São Luís e está em tramitação. O parlamentar propõe a data de 23 de setembro como Dia do Técnico Industrial.

“Queremos reconhecer estes valorosos profissionais técnicos industriais que colaboram incisivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país, e, em especial, os ludovicenses. Essa categoria é muito importante pelo seu desempenho no planejamento, organização e execução de serviços e projetos das áreas técnicas, que facilitam a vida das pessoas”, ressalta o vereador Marlon Botão.

Os técnicos industriais estão enquadrados no setor secundário da indústria de transformação. Há cerca de 100 modalidades cadastradas no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). São essas modalidades, que com seu conjunto de disciplinas, compõem as chamadas competências curriculares, dando origem aos cursos ministrados pelas escolas técnicas. O técnico industrial é o profissional capaz de entender, instalar, adaptar e dar manutenção em processos industriais, transferindo conhecimentos e habilidades para fazer frente à constante evolução tecnológica.

“Considerando que hoje em dia, praticamente todas as áreas de atividade industrial encontram-se automatizadas, esse profissional tem uma grande área de atuação disponível e dada essa participação na economia e na facilitação da vida das populações, entendo que devemos prestar esta justa homenagem”, pontuou Marlon Botão.

Data nacional

O Dia do Técnico Industrial, data nacional, foi criada em 1968 pela Lei 5.524 e por meio do Decreto 90.922/85, que regulamenta a profissão. O intuito era ressaltar a sua importância no desenvolvimento da indústria nacional.

São Luís ganhará unidade do projeto Caixa Cultural em casarão do Centro Histórico, na esquina das ruas do Sol e do Egito

Solar São Luís, que por décadas abrigou a Superintendência Regional da Caixa no Maranhão, será transformado em unidade do projeto Caixa Cultural

Para fortalecer a estratégia do banco e resgatar a diversidade cultural, a CAIXA expande sua presença no país com a previsão de instalação de um espaço na cidade de São Luís. A unidade funcionará no Centro Histórico, no imóvel colonial que abrigou por décadas a superintendência regional do banco no Maranhão.

A unidade da capital maranhense, que tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025, será instalada em um casarão na esquina entre a Rua do Sol e a Rua do Egito, popularmente conhecido como Solar São Luis. O espaço contará com galerias, teatro, café e espaço para atividades de arte-educação.

Solar São Luís

Considerado o maior prédio de azulejos do país, em estilo colonial, construído no 3º quartel do século XIX, tem três pisos, com duas fachadas revestidas de azulejos portugueses, nas cores azul e branca, e beiral em telha de faiança, apresenta ainda a base dos cunhais em cantaria.

Em 1969 violento incêndio destruiu completamente seu interior. Em 1976, foi adquirido pela Caixa Econômica Federal que, após restauração, ali instalou uma de suas agências.

Mais investimentos

A CAIXA firmou ainda acordo com o Ministério da Cultura (MinC) para investir R$ 6 milhões em cultura na Região Norte. O projeto conta com uma parceria com mais três estatais — Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Correios – e vai financiar no total, via Lei Rouanet, R$ 24 milhões em projetos culturais da região.

CAIXA e Cultura

A CAIXA desenvolve, há 43 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira em seus espaços culturais: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de obras de arte de ações para divulgação dos Acervos preservados pela CAIXA.

Além da programação presencial nas unidades, a instituição promove atividades on-line, como mediações e cursos de formação. Mais informações disponíveis no site www.caixacultural.gov.br

Deputado Wellington se reúne com mães que relatam problemas em Casa do Autista, no Olho d’Água

Wellington informou que já encaminhou indicação ao Governo do Estado na tentativa de solucionar os problemas identificados

O deputado estadual Wellington do Curso foi ao encontro de mães e responsáveis de pacientes atendidos pelo Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista no Maranhão, Na manhã desta sexta-feira (15). O objetivo foi ouvir os relatos dessas pessoas que mencionaram demoras excessivas em filas para atendimento e falta de infraestrutura para garantir o acesso à saúde. 

Na ocasião, Wellington informou que já encaminhou indicação ao Governo do Estado na tentativa de solucionar os problemas identificados.

“Quando falamos em saúde, precisamos entender que é o direito ligado à vida das pessoas. O Centro de Referência do Transtorno de Especto Autista desenvolve um importante trabalho e atende dezenas de famílias diariamente. Tomei ciência da mobilização realizada por mães e responsáveis dos pacientes, estive no local e ouvi atentamente os relatos. Já encaminhei as solicitações ao Governo do Estado por meio de uma indicação para garantir melhores condições em estrutura e, também, diminuir ou acabar com o tempo de espera em fila. Sigo à disposição de todos!”, disse Wellington.

Santa Rita vivencia era de investimentos recordes em asfaltamento sob a liderança de Hilton Gonçalo

O prefeito Hilton Gonçalo destaca a importância desse investimento em asfaltamento para o futuro de Santa Rita

O município de Santa Rita está experimentando uma revolução no que diz respeito à infraestrutura urbana, graças a um ambicioso programa de asfaltamento de ruas e avenidas liderado pelo prefeito Hilton Gonçalo. Com um investimento sem precedentes na pavimentação asfáltica, a administração municipal está transformando significativamente a qualidade de vida dos moradores e a acessibilidade na cidade.

O projeto de asfaltamento em andamento é um dos maiores já realizados na história de Santa Rita. Ruas e avenidas em vários bairros estão sendo pavimentadas, trazendo uma série de benefícios para a população local. Além da melhoria na mobilidade urbana, essa iniciativa está tendo um impacto significativo em diversas áreas:

Melhoria na qualidade de vida: Com ruas pavimentadas, os moradores de Santa Rita agora têm um ambiente mais limpo, seguro e confortável para viver. A poeira e a lama, que costumavam ser um problema comum, agora são coisas do passado.

Valorização imobiliária: A pavimentação das ruas está aumentando o valor dos imóveis na cidade, beneficiando proprietários e incentivando o desenvolvimento de negócios locais.

Estímulo à economia: O asfaltamento está facilitando o acesso de veículos comerciais aos bairros, impulsionando a economia local e criando novas oportunidades de emprego.

O projeto de asfaltamento em andamento é um dos maiores já realizados na história de Santa Rita

Mais segurança: Com estradas em melhores condições, os serviços de emergência, como ambulâncias e outros, agora podem chegar mais rapidamente a áreas antes de difícil acesso, o que aumenta a segurança dos moradores.

O prefeito Hilton Gonçalo destaca a importância desse investimento em asfaltamento para o futuro de Santa Rita. “Estamos comprometidos em tornar nossa cidade um lugar melhor para se viver, trabalhar e investir. A pavimentação asfáltica é apenas o começo de uma série de melhorias que estamos planejando para nossa comunidade”, afirma Dr. Hilton.

Além dos benefícios imediatos, o programa de asfaltamento também está alinhado com as preocupações ambientais. A redução da poeira e da erosão do solo contribui para um ambiente mais sustentável e saudável.

Os moradores de Santa Rita estão entusiasmados com as mudanças que estão ocorrendo na cidade e têm grandes expectativas para o futuro. Com um prefeito determinado a impulsionar o progresso, a pavimentação asfáltica está trazendo uma nova era de prosperidade e qualidade de vida para a comunidade de Santa Rita.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima