Roseana Sarney recebeu Iracema Vale na capital federal para discutir assuntos de interesse do Maranhão, mas bastidores políticos indicam pauta mais ampla
A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), visitou a deputada federal Roseana Sarney (MDB) em meio a uma movimentada agenda de compromissos em Brasília, nesta terça-feira (19). Segundo a chefe do Poder Legislativo estadual, o encontro foi uma oportunidade de discutir assuntos de interesse do Maranhão.
Para além da relação institucional, o dialogo entre as duas destacadas líderes políticas sugere diferentes possibilidades, abordagens e encaminhamentos.
Até mesmo o início de tratativas visando ao ingresso de Iracema na sigla emedebista, onde já desponta como protagonista o seu forte aliado Marcus Brandão, apontado como hábil articulador, que já se filiou ao partido de Roseana e deverá sucedê-la na presidência do diretório maranhense da legenda a partir do próximo ano.
Programação terá início nesta sexta-feira (22), com visitação de estudantes à Casa Barrica, na Madre Deus, sempre às 15h, e aulão de danças juninas e carnavalescas, às 19h
O projeto “Vivência Cultural e Educacional” terá continuidade em sua sede, na Casa de Arte Barrica, no bairro Madre Deus
SÃO LUÍS – A Companhia Barrica do Maranhão dará continuidade, nesta sexta-feira (22), em sua sede, na Casa de Arte Barrica (Madre Deus), ao projeto “Vivência Cultural e Educacional”. Com patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado, a iniciativa é voltada para o saber das tradições e manifestações culturais a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.
O projeto é marcado por visitação de alunos de escolas públicas e particulares, sempre às 15h, e aulão de danças juninas e carnavalescas capitaneado por coreógrafos da companhia, às 19h. A primeira parte da programação é uma visita guiada pelas dependências do prédio principal e anexo, ou seja, pelos espaços onde produtores, artistas e colaboradores se debruçam o ano inteiro sobre o trabalho de criação dos espetáculos musicais que se tornaram referências de criatividade no Maranhão e ganharam o mundo em viagens internacionais.
Na Casa de Arte Barrica são produzidas, por exemplo, as indumentárias usadas pelos dançarinos do Boi Barrica, do Bicho Terra e da Natalina da Paixão
Na Casa de Arte Barrica são produzidas, por exemplo, as indumentárias usadas pelos dançarinos do Boi Barrica, do Bicho Terra e da Natalina da Paixão. É lá, também, onde o corpo de baile ensaia as lindas coreografias para brilhar no São João e no Carnaval. A Casa também é o espaço para apresentações dos espetáculos da companhia e de outras manifestações artísticas e atividades as mais variadas, uma vez que dispõe de amplo salão, palco, arquibancadas, camarotes e lanchonete, além de toda a estrutura de som e iluminação.
Os estudantes fazem uma parada especial para conhecer a exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, reunindo mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.
Estudantes do IEMA participam de aulão de danças juninas e reproduzem coreografias do Boi Barroca e do Bicho Terra
Aulão
O segundo momento é o aulão de danças juninas e carnavalescas, onde os alunos aprendem as coreografias executadas nas apresentações do Boi Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval), tudo ao som de uma orquestra de metais. As atividades também são voltadas para avaliação artística de elenco e abertas a pessoas que já pleiteiam participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024. As escolas interessadas em participar deverão se inscrever para poderem proceder ao agendamento.
Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, a iniciativa é de extrema importância do ponto de vista da manutenção das tradições culturais maranhenses, uma vez que oportuniza a diversos estudantes um contato direto e substancial com os bastidores da criação artística maranhense.
Personagem de bumba meu boi faz performance diante de estudantes na Casa de Arte Barrica
“Muitos nunca tiveram a oportunidade de visitar a Casa de Arte Barrica e não sabem que é daqui que saem todas as ideias e onde ensaiamos a nossa orquestra, nossos bailarinos e confeccionamos nossa indumentária. É aqui, também, onde guardamos toda a nossa história, desde o princípio. Esse importante projeto, além de tudo, revela a sensibilidade da Equatorial Energia de compreender a dinâmica da tradição cultural, cujo conhecimento deve passar de geração em geração, sendo que isso somente é possível a partir dessas experiências reais de troca de saberes”, destaca José Pereira Godão.
Serviço
O quê
Início da segunda edição do projeto “Vivência Cultural e Educacional”, da Companhia Barrica
Quando
Nesta sexta-feira (22)
Onde
Casa de Arte Barrica (Madre Deus)
Programação
15h – Visitação Escolar
19h – Aulão de danças juninas e carnavalescas com coreógrafos da Cia. Barrica
Nesta semana, o gabinete do vereador voltou à Caema para tratar sobre os desdobramentos da audiência pública que discutiu o abastecimento da região
A reunião tratou de bairros como Luís Bacelar, Cidade Nova, Sá Viana, Vila São Luís e Residencial Paraíso
O mandado do vereador Marlon Botão (PSB) segue se destacando como um dos mais ativos na luta por água potável na área Itaqui-Bacanga. Nesta semana, o gabinete do vereador esteve mais uma vez reunido com a diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) para tratar do abastecimento das comunidades.
A reunião tratou de bairros como Luís Bacelar, Cidade Nova, Sá Viana, Vila São Luís e Residencial Paraíso.
“O mandato do vereador Marlon Botão mais uma vez retorna à Caema para tratar dos desdobramentos da nossa Audiência Pública, realizada em março, no Gapara, que tratou da questão do abastecimento dos bairros da área Itaqui-Bacanga”, disse o líder político Marlon Botão, que é pai do vereador homônimo.
“E após essa reunião já conseguimos algumas devolutivas importantes para a população. Como, por exemplo, a boa notícia para a comunidade do Luís Bacelar, onde até o dia 23 de setembro será instalado o filtro para garantir mais qualidade da água que chega até as famílias. Na Cidade Nova, depois de muita luta, nós conseguimos uma equipe da Caema para fazer a manutenção do sistema para melhorar o fluxo da água que chega até as casas”.
No Sá Viana, de acordo com Marlon Botão, uma equipe fará uma inspeção na quarta-feira (20) para analisar o que é preciso para melhorar o atendimento.
“Trouxemos lideranças do Sá Viana que vêm lutando desde sempre ao nosso lado, além de dezenas outras que estão ao nosso lado nessa luta, para garantir as melhorias para a comunidade. Felizmente hoje conseguimos garantir que uma equipe da Caema faça essa inspeção in loco, na quarta-feira, dia 20 de setembro, para que uma solução definitiva seja apresentada o quanto antes”, disse.
“Também tratamos aqui da Vila São Luís, onde identificamos que falta a ligação do poço para a distribuição para as famílias. E o que nós verificamos hoje na reunião é que esse poço tem que ter um padrão para que a Caema possa assumir o controle e a manutenção, e nós já solicitamos também uma equipe técnica para garantir que isso aconteça o quanto antes”.
No Residencial Paraíso, onde a situação do abastecimento também tem se agravado, o gabinete do vereador Marlon Botão assegurou uma equipe da Caema para identificar a causa do problema e apontar uma solução definitiva.
Luta histórica
O líder político Marlon Botão destacou que o mandato do vereador sempre lutou para garantir o abastecimento da área Itaqui-Bacanga, com presença constante dentro dos bairros e ouvindo as comunidades.
“A luta pelo Itaqui-Bacanga é uma das principais bandeiras do mandato do vereador Marlon Botão, e com a diferença crucial de que o vereador sempre esteve presente nas comunidades, ouvindo a população e propondo ações concretas, como a audiência pública realizada dentro da área Itaqui-Bacanga e que até hoje gera desdobramentos positivos para a região”, disse.
“Ao longo desses anos, nós sempre buscamos chamar a atenção do poder público, da prefeitura, da Caema, do Ministério Público, fazendo parcerias com a UFMA, UEMA e com a Vale, sempre com o objetivo de resolver de maneira definitiva esse problema da falta de abastecimento da área Itaqui-Bacanga, que até hoje afeta tantas famílias”.
Segundo o líder político, essa atuação é necessária porque a situação tem se agravado com a ocupação desordenada do solo.
“Nós temos uma atenção constante na região porque, infelizmente, a situação tem se agravado e pode chegar a um ponto irreversível. São problemas ocasionados pela ocupação desordenada do solo, pela contaminação de poços artesianos que abastecem diversos bairros e a falta permanente de fornecimento de água encanada pela Caema, o que leva ao excesso de perfuração de poços artesianos particulares – que prejudica muito o meio ambiente”.
Sistema Italuís
Marlon Botão relembrou que, já nos primeiros meses do mandato, o vereador se reuniu com o presidente da Caema, Marco Aurélio, para alinhar o projeto de expansão do Sistema Italuís, por meio da Vila Maranhão, para abastecer os bairros da área Itaqui-Bacanga.
“Sempre buscamos soluções concretas, com resultados positivos na prática, e a expansão do Sistema Italuís é uma alternativa para aplacar o sofrimento das famílias da área Itaqui-Bacanga. Nós estamos em tratativas para viabilizar esse projeto, e felizmente temos o governo do Estado, na pessoa do governador Carlos Brandão, como parceiro fundamental”, disse.
“O governo agora busca financiamento junto ao BNDES para conseguir realizar essa expansão do Sistema Italuís e acabar de uma vez por todas com a falta de água na área Itaqui-Bacanga. E o mandato do vereador Marlon Botão, autor dessa proposta, acredita que vamos juntos conquistar mais esse resultado positivo na prática, garantindo o direito fundamental das famílias de ter acesso a água potável”, finalizou o líder político.
Gentil Neto reafirmou o compromisso da Secretaria Municipal de Infraestrutura de garantir o direito de ir e vir da população da zona rural de Caxias
O secretário municipal de Infraestrutura e pré-candidato a prefeito, Gentil Neto, vistoriou, na manhã desta terça-feira (19), as obras de recuperação de estradas vicinais no 1º Distrito de Caxias. O gestor percorreu o trecho que interliga a MA-034 e o povoado Buenos Aires.
Gentil Neto também acompanhou o andamento das obras no povoado Bom Jardim, também no 1º Distrito, onde a recuperação da estrada vicinal já está bastante avançada.
Até o momento, as obras de recuperação já alcançaram 18 quilômetros de estradas vicinais
Até o momento, as melhorias já atingiram uma extensão de 18 quilômetros de estradas vicinais e o projeto elaborado pela Prefeitura de Caxias, via Secretaria de Infraestrutura, contempla diversos outros trechos.
O secretário informou que a frente de trabalho já está chegando ao povoado Sossego, o que, segundo ele, representa o compromisso do prefeito Fábio Gentil e da sua pasta de garantir o direito de ir e vir da população da zona rural caxiense.
Paulo Victor desapontou a própria comunidade onde nasceu, no bairro Monte Castelo, e é demonizado por muitos ex-vizinhos
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor (PSDB), alimenta o sonho de ser prefeito de São Luís e, pelo que mostram as últimas pesquisas de intenção de votos, segue avançando e com chances de alcançar essa conquista. Mas, se depender da comunidade da Rua Mariana e arredores, no bairro Monte Castelo, onde o político cresceu, a resposta das urnas ao outrora vizinho será um sonoro não.
O repúdio da ex-vizinhança ao nome de Paulo Victor tem origem em um episódio triste e constrangedor protagonizado pelo vereador há cerca de dois anos na rua onde passou a infância, a adolescência e os primeiros anos da vida adulta, antes de alçar voo de encontro ao poder. Na época, o vereador foi acusado de mesquinho e desumano diante da morte de um cidadão da comunidade, que vivia fazendo bicos no Monte Castelo e foi morto a tiros por criminosos.
Sem recursos para o funeral, familiares da vítima apelaram ao político para que este viabilizasse um ônibus para transportar parentes, amigos e outras pessoas próximas até o cemitério para o sepultamento. A princípio, ele anunciou que providenciaria o veículo, mas, segundo informado ao blog, foi convencido pela sua família a negar o pedido, sob o argumento de que o homem morto se tratava de um fora da lei. E assim o fez.
Vaquinha
A negativa de Paulo Victor, que na época já se movimentava com desenvoltura entre os poderosos da política local, articulação que resultou na sua eleição a presidente da Câmara Municipal de São Luís, em abril de 2022, deixou a comunidade revoltada e muitos se disseram injustiçados, pois o apoiaram nos primeiros passos na vida pública. Restou aos familiares e vizinhos do falecido se unir e fazer uma vaquinha, na qual foram arrecadados R$ 700,00 (setecentos reais), quantia utilizada para fretar o ônibus que acompanhou o cortejo fúnebre.
Até hoje, os moradores da Rua Mariana e entorno relembram, com mágoa e repulsa, a frieza e o pouco caso de Paulo Victor diante de uma situação que abalou a sua comunidade de origem. O ódio de alguns é tamanho que não é exagero afirmar que o o vereador passou a ser demonizado em seu próprio reduto após o lamentável acontecimento.
O triste relato foi feito ao blog no último sábado, dia 16 de setembro, por um dos vizinhos que se dizem desapontados com Paulo Victor pelo que chamou de insensibilidade, descaso e ingratidão do político, que mesmo com a reputação manchada, mantém a ambição de comandar os destinos da capital, amparado em pesquisas duvidosas.
Beneficiários foram orientados por equipe do SET sobre uso da gratuidade no transporte público de São Luís
O SET São Luís esteve presente nesta terça-feira, dia 19, em ação realizada na praça Benedito Leite pela prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em razão da realização da Semana Nacional de Trânsito, com tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, para conscientizar e mobilizar condutores e pedestres de São Luís sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Na ocasião, a coordenadora de gratuidade do SET, Porfiria Silva, comandou uma equipe para distribuir cartilhas informativas e tirar dúvidas acerca dos locais de recebimento dos cartões do novo sistema da Bilhetagem Eletrônica ao público idoso que compareceu ao local.
A coordenadora de Gratuidade do SET, Porfiria Silva, liderou equipe na distribuir cartilhas informativas e e esclarecimento de dúvidas sobre os locais de recebimento dos cartões do novo sistema da Bilhetagem Eletrônica
“Essa é uma oportunidade pra compartilhar com os idosos que aqui estão não apenas informações importantes acerca da Semana Nacional de Trânsito, mas também pra informar do período e locais onde o cartão está sendo entregue aos idosos de 60 a 64 anos e aqueles com mais de 65 anos “, destacou a coordenadora.
Porfiria Silva esclarece dúvida de usuária do transporte público sobre uso da gratuidade em atividade alusiva à Semana Nacional de Trânsito
A equipe do SET atendeu diversos idosos e ratificou as seguintes informações:
Idosos de mais de 65 anos nascidos de janeiro a junho podem se dirigir ao posto localizado no CREIASPI – Centro de Referência à Pessoa Idosa, localizado na Cohab, antigo CSU. Idosos nascidos de julho a dezembro receberão seus cartões no Terminal da Praia Grande, no centro da cidade.
Idosos de 60 a 64 anos tiveram a oportunidade de obter informações sobre o período e o local de entrega dos cartões de gratuidade, além de participar da programação da Semana Nacional de Trânsito
E em relação aos idosos de 60 a 64 anos, a entrega acontece no Terminal da Praia grande, nascidos de janeiro a agosto. E os nascidos em setembro a dezembro, bem como os aposentados servidores públicos estaduais e municipais, no Terminal da Cohama.
Toyota Hilux SW4 é um dos modelos de caminhonetes de sete lugares mais utilizados para transportar autoridades públicas
O Tribunal de Justiça do Maranhão abriu concorrência pública, na modalidade registro de preços, para adquirir caminhonetes blindadas novas, para uso do Poder Judiciário estadual. A abertura do certame ocorreu no último dia 1º de agosto e o resultado não foi tornado público, até o momento.
De acordo com o Pregão Eletrônico SRP nº 30/2023, Processo nº 25.061/2023, o objeto da licitação é o registro de preços para aquisição de veículos automotores terrestres tipo caminhonete fechada -SUV, com, no mínimo, sete lugare, zero quilômetro, blindada.
Para se ter ideia do custo, caso a contratação seja de fato realizada, uma caminhonete Hilux SW4, modelo muito usado para transportar autoridades públicas, com blindagem, zero quilômetro, pode custar, no mercado, atualmente, R$ 445.000,00 (quatrocentos e quarenta e cinco mil reais).
Wellington destacou algumas demandas recebidas pelas mães, a exemplo da reforma do ambiente ou a mudança de local e a necessidade de contratação urgente de mais profissionais com especialidade em TEA
O deputado estadual Wellington do Curso protocolou, nesta segunda-feira (18), solicitações em defesa das pessoas com autismo no Maranhão. As demandas são decorrentes após o deputado se reunir com pais e responsáveis de crianças com autismo que realizaram manifestação na última sexta-feira (15) por melhorias no Centro Especializado de Atendimento às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no Maranhão.
Ao abordar o assunto, Wellington destacou algumas demandas recebidas pelas mães, a exemplo da reforma do ambiente ou a mudança de local e a necessidade de contratação urgente de mais profissionais com especialidade em TEA.
“Como deputado estadual, sou o autor da lei n° 11.193/19, que amplia a gratuidade em ginásios esportivos e parques aquáticos às pessoas com autismo e seus acompanhantes no Maranhão. Na sexta-feira, fui ao encontro de mães que realizaram uma mobilização por melhorias no Centro Especializado de Atendimento às pessoas com TEA. Entre as solicitações, há a mudança de localização da Casa, já que fica em um bairro de difícil acesso. Além disso, a adoção de ações que acelerem a fila de espera e a manutenção efetiva e compra de materiais para o Centro. Todas essas solicitações foram encaminhadas ao Governo do Estado por meio de indicações. Contem sempre comigo!”, disse Wellington.
Wellington também informou que enviou indicação ao Governo do Estado solicitando a adoção de providências que tornem mais efetiva a marcação de consultas e, ainda, a equiparação, aumento de salário e retorno do adicional de insalubridade para os profissionais especialistas em TEA.
Comentários