Projeto idealizado por Hilton Gonçalo de linha férrea de passageiros entre São Luís e Itapecuru-Mirim está em plano do governo Lula

Em recente visita ao Maranhão, o ministro dos Transportes, Jader Filho (MDB), foi apresentado ao prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, e à prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo, ocasião em que dialogaram sobre a implantação do projeto

O projeto sugerido pelo prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, no ano de 2017, pode finalmente sair do papel. Naquela oportunidade, o gestor municipal idealizou uma ligação férrea entre as cidades de São Luís e Itapecuru-Mirim por meio dos trilhos da TransNordestina que liga a capital maranhense à Teresina no Piauí. Em recente visita ao Maranhão, o ministro dos Transportes, Jader Filho (MDB), foi apresentado ao político e os dois discutiram a implantação do projeto.

Agora a linha ferroviária entrou no Plano Nacional de Ferrovias que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende lançar em outubro, com o resgate do transporte ferroviário de passageiros entre suas ações.

Um estudo de viabilidades técnica e econômica para a implementação de sete linhas de trens regionais, dentre elas a São Luis-Itapecuru, deve ser divulgados” no âmbito do novo projeto, que o Ministério dos Transportes pretende executar por meio de parcerias público-privadas (PPPs).

A ideia é aproveitar ferrovias existentes para o transporte de cargas, mas que hoje estão praticamente subutilizadas, em estado precário de manutenção.

Projeto prevê a criação de quatro rotas ferroviárias na região

O projeto é realizar a ligação entre São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e Itapecuru-Mirim que iria beneficiar milhares de maranhenses que precisam diariamente se deslocar entre as cidades.

Outras linhas férreas

Hoje, no Brasil, além de trens de turismo em distâncias curtas, há apenas duas linhas regulares de passageiros: a Estrada de Ferro Vitória-Minas, entre Belo Horizonte e a capital do Espírito Santo, e a Estrada de Ferro Carajás, entre São Luís (MA) e Parauapebas (PA). São ferrovias voltadas essencialmente ao transporte de cargas, controladas pela Vale, mas com vagões dedicados ao transporte de passageiros em algumas viagens semanais.

Com o anúncio dos estudos para as sete linhas, o governo Lula deverá publicar em outubro um decreto com a Política de Transporte Ferroviário de Passageiros, e, nesse sentido, uma minuta foi colocada em consulta pública, no fim do ano passado, ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Houve contribuições de interessados e agora o documento final está sendo preparado.

Diretrizes, princípios e objetivos para os novos trens de passageiros serão estabelecidos. Os estudos e a estruturação dos projetos deverão considerar pontos como tarifas, publicidade, subsídios e exploração imobiliária no entorno das estações para garantir a sustentabilidade econômico-financeira das futuras linhas.

Deputado Wellington cobra esclarecimentos ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís sobre o retroativo do piso da enfermagem

Wellington destacou que a solicitação é tanto ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís, vez que ambos anunciaram que realizariam o pagamento

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, na manhã deste sábado (23), para informar sobre proposição, de sua autoria, em que solicita esclarecimentos ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís. Trata-se do questionamento sobre o pagamento do retroativo do Piso Salarial da Enfermagem, mas que até o presente momento não foi efetuado.

Sobre o caso, Wellington destacou que a solicitação é tanto ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís, vez que ambos anunciaram que realizariam o pagamento.

“Solicitei esclarecimentos ao Governo do Estado e à Prefeitura de São Luís sobre o não pagamento do retroativo do Piso da Enfermagem a vários profissionais. Sigo na fiscalização para garantir o pagamento em defesa da enfermagem. De acordo com relatos que chegaram até nosso gabinete, são mais de 70 mil profissionais no Maranhão, mas até o presente momento somente aproximadamente 20 mil foram contemplados. Estou atento e sigo à disposição para fiscalizar e defender a categoria como sempre fiz!”, disse Wellington.

ONG Américas Amigas alerta que mamografia pode salvar vidas – a doença é uma das principais causas de morte de mulheres por câncer

ONGs Américas Amigas está em campanha para aumentar a conscientização para a importância da mamografia para detecção precoce de câncer de mama. O câncer de mama tem chance de cura de 95%, se diagnosticado precocemente

Entidade sem fins lucrativos, a América Amigas cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Relatório do INCA indica que o Nordeste é responsável por quase 16% da mortes de câncer de mama no país

  • A prioridade da Américas Amigas é contribuir para a redução do câncer de mama, provendo acesso gratuito a populações em regiões de vulnerabilidade social, com prioridade para Norte e Nordeste, mesmo atuando em todo o Brasil.

Uma das principais causas de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil e região Nordeste2, o câncer de mama tem cerca de 95% de chance de cura quando detectado e diagnosticado precocemente. As sociedades médicas3 recomendam o início de rastreamento periódico de câncer de mama a partir dos 40 anos de idade. Segundo levantamento da Américas Amigas, cerca de 45% dos casos diagnosticados em seus atendimentos são de mulheres abaixo dos 50 anos de idade e acima dos 69 anos de idade (a maior incidência da doença está na faixa de 50 anos até 69 anos de idade1).

Américas Amigas é uma organização civil sem fins lucrativos, que tem por principal objetivo promover o acesso gratuito à detecção e diagnóstico de câncer de mama a populações em vulnerabilidade social e de áreas remotas, por meio de doação de mamógrafos e exames, além de proporcionar capacitação e treinamento de profissionais de serviços públicos e filantrópicos. As regiões Norte e Nordeste são prioritárias para ações da Américas Amigas. As ações e projetos da Américas Amigas são financiados por meio de doações de empresas e pessoas físicas.

“Durante o ano de 2022, realizamos 147 mamografias oferecidas gratuitamente, todas patrocinadas pela Américas Amigas, contribuindo, assim, com os serviços públicos de saúde. Conseguimos concluir os diagnósticos em até 15 dias, pois sabemos que o atraso na identificação do câncer de mama e, consequentemente, do início do tratamento, pode piorar o quadro da doença”, afirma a médica mastologista e ginecologista Cristiane Santos, que fundou a Associação Mulheres de Peito da Paraíba – MDLP , em 2016, na cidade de Campina Grande. A entidade é parceira da Américas Amigas para o Estado da Paraíba e região Nordeste.

Hereditariedade, sedentarismo, sobrepeso, consumo frequente de álcool são alguns dos fatores de maior risco para câncer de mama1,2

“A parceria com Américas Amigas possibilitou ampliar nossa ação de busca ativa de potenciais pacientes, proporcionando acesso gratuito a exames de qualidade a mulheres de baixa renda que, em sua maioria, realizam conosco seu primeiro rastreamento para câncer de mama, independente da faixa etária”, afirma a especialista Cristiane Santos.

Hereditariedade, sedentarismo, sobrepeso, consumo frequente de álcool são alguns dos fatores de maior risco para câncer de mama1,2. Apesar de associado a mulheres cis, o câncer de mama também pode acometer pessoas trans e homens, que representam cerca de 1% dos casos registrados no Brasil2. O câncer de mama pode ter uma evolução lenta e assintomática e quando a mulher percebe um nódulo, a doença já pode estar em estágio avançado. O diagnóstico precoce permite um tratamento menos agressivo com maior chance de cura3.

Mais sobre a Américas Amigas

Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil, que tem como propósito contribuir e promover a redução da mortalidade por câncer de mama, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social, por meio de conscientização, informação e acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. Sua atuação está estruturada em três programas principais – doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento para de profissionais de saúde, e doação de exames, além de ações conscientização e informação sobre a doença.

As regiões Norte e Nordeste são prioritárias para ações da Américas Amigas

Entidade sem fins lucrativos, a América Amigas cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em 2022, foi considerada uma das 100 melhores ONGs em atividade no Brasil. Suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas e parcerias com profissionais e organizações de saúde. Para mais informações, www.americasamigas.org.br e @americasamigasoficial.

História de glórias do Moto Club em exposição no São Luís Shopping

Evento reúne troféus, camisas e fotos das equipes que atuaram em diversas competições no futebol

Exposição no São Luís Shopping celebra os 86 anos de fundação do Moto Club

Para celebrar os 86 anos de existência como referência no futebol maranhense, o Moto Clube instalou a exposição “Uma história de glórias”, no São Luís Shopping. O evento reúne troféus conquistados pelo clube participou ao longo de sua trajetória, camisas e fotos das equipes que atuaram em diversas competições.

A exposição, que está instalada no primeiro piso da expansão ao lado da loja Iplace, fica aberta ao público até domingo, 24, e tem despertado a atenção do público. O Moto é um dos três clubes (Sampaio e Maranhão) de maior torcida do Estado.

Conhecido como “Papão do Norte”, devido a grandes conquistas no futebol, o Moto foi fundado na capital maranhense, em abril de 1937, como uma agremiação que se dedicava ao motociclismo e ao ciclismo. Em setembro do mesmo ano, foi rebatizado como o nome de Moto Club de São Luís.

Modelos de uniformes amigos são alguns dos itens em exposição ao público, especialmente à apaixonada torcida motense

História

Em seus primeiros anos de existência, as cores oficiais do clube eram verde e branca. A partir da criação do departamento de futebol, o Moto Club adotou camisas rubro-negras listradas. Shorts e meiões pretos completam o uniforme titular. Já o escudo traz um pneu alado ao centro, uma alusão aos tempos de Ciclo Moto, além de três argolas simbolizando as demais modalidades esportivas praticadas no clube, como atletismo, futebol, futsal e handebol.

Tudo pronto para o Apaixona São Luís, hoje (23), no Centro Histórico

Tudo pronto para o Apaixona São Luís, evento que já superou as expectativas, e que promete levar um grande público hoje (23), para a Cidade da Paixão, na Beira-mar, Centro Histórico da capital. Pelo palco, passarão as atrações Nadson “O Ferinha”, Pablo, Asas Livres, Desejo de Menina, Kevi Jonny e Mega Show, em uma noite memorável.

A organização do evento pensou em todos os detalhes para garantir conforto, segurança e diversão a quem participar da festa. Os portões serão abertos às 16h. A primeira atração é a Mega Show, seguida da Banda Asas Livres às 17h, ao pôr do sol.
A programação tem sequência com Kevin Jonny. O cantor Pablo, o rei da sofrência, bota todo mundo pra dançar com seus grandes sucessos, dando vez, em seguida, para o fenômeno do arrocha do momento, Nadson “O Ferinha”, muito esperado pelos fãs locais. Para encerrar com chave de ouro a edição do Apaixona São Luís, sobe ao palco a Banda Desejo de Menina, com muito forró das antigas para a moçada.

Por lá, foi montada uma grande estrutura com palco, som, iluminação e bares, espaços Arena Sofrência, Lounge Apaixona, Suítes e Bangalôs, estações para alimentação, além de diversos serviços exclusivos.

Os ingressos ainda podem ser comprados na bilheteria no local do evento, Óticas Evidence, Thaly Style (Avenida dos Holandeses) e virtualticket.com.br.

SERVIÇO

APAIXONA SÃO LUÍS 2023

Quando: Neste sábado, 23 de setembro, a partir das 16h;
Onde: Cidade da Paixão – Beira-mar, Centro Histórico;
Ingressos: site virtualticket.com.br, bilheteria no local do evento, Óticas Evidence e Thaly Style (Avenida dos Holandeses).
Informações: @alegriaproducoes

Caxias: jogos festivos marcarão inauguração da nova iluminação de estádio no bairro Volta Redonda

Duas partidas de futebol festivas marcarão a inauguração da nova iluminação do Estádio Aluísio Lobo, no bairro Volta Redonda, em Caxias-MA. O evento, marcado para as 19h30, contará com a presença do prefeito Fábio Gentil e do secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto, pré-candidato a prefeito.

Na programação, estão previstas as seguintes partidas de futebol: Buchudinhos I x Amigos da Bola e Veteranos Futebol e Cerveja x Buchudinhos II.

A instalação de uma nova iluminação no Estádio Aluísio Lobo é mais uma prova da valorização ao esporte que marca a administração do prefeito Fábio Gentil, que tem contado com o apoio permanente e incansável do secretário municipal de Infraestrutura, Gentil Neto.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima