O que fazer em Atins: confira roteiro de três dias no vilarejo maranhense

Cavalgada nos Lençóis Maranhenses, aulas de kitesurf e banho com plânctons bioluminescentes na praia são algumas atividades de lazer sugeridas no destino 

No vilarejo há várias escolas de kitesurf que oferecem curso para iniciantes (Foto: Leo Castro/Vila Aty)

A procura por viagens de três dias aumentou 130% no primeiro trimestre de 2023 em comparação aos primeiros três meses de 2022, aponta pesquisa divulgada este ano pelo Google. No Maranhão, não faltam opções de destinos que rendem bons roteiros de curta duração. Um deles é o vilarejo Atins, em Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, que dispõe de atividades o ano todo, mesmo fora do período considerado ideal para visitar lagoas.

Atins, no Maranhão, é o destino ideal para quem quer aliar conforto e contato com a natureza (Foto: Hugo Albuquerque)

De acordo com o maranhense Saulo Prazeres, sócio-administrador do hotel Vila Aty, em Atins, três dias é o período mínimo recomendado para visitar o destino sem pressa. “O povoado é um paraíso isolado, por isso temos que considerar o tempo de deslocamento. Para curtir o lugar com a tranquilidade que ele requer, três dias seria o tempo mínimo, mas dá para passar mais tempo, com certeza, e aproveitar mais dias de descanso e lazer”, sugere o empresário.

Apesar de isolado, o vilarejo Atins dispõe de boa infraestrutura hoteleira (Foto: Leo Castro/Vila Aty)

Atins fica a cerca de 280 km de São Luís. Quem parte da capital, dirige-se primeiro à região mais central de Barreirinhas, conectada através de ônibus, van, carro de passeio ou aeronave. Em transporte terrestre, o trecho leva, em média, quatro horas para ser percorrido, a depender do tipo de veículo escolhido. Em aéreo, o voo chega ao município em apenas uma hora.

Em Atins estão alguns dos melhores restaurantes da região dos Lençóis Maranhenses (Foto: Brian Baldrati/Vila Aty)

Para seguir rumo ao vilarejo, o visitante pode ir em veículo 4×4 conduzido por pessoa credenciada, com duração de uma hora e meia a duas horas de viagem, ou em lancha que vai até o porto de Atins, de onde partem os transfers para as hospedagens, opção que leva aproximadamente uma hora no total.

Abaixo, veja sugestão de roteiro de três dias para desfrutar algumas das experiências que o vilarejo oferece.

Dia 1
– Manhã: deslocamento para Atins
– Tarde: passeio de barco para avistar a revoada dos guarás
– Noite: passeio pelo vilarejo, jantar especial em restaurante ou ida a um dos bares da praia de Atins

Dia 2
– Manhã: praia de Atins com aula de kitesurf ou passeio de caiaque
– Entardecer: cavalgada ao pôr do sol nos Lençóis Maranhenses ou passeio de observação do céu noturno (verificar com agência local se a data será propícia para a prática)
– Noite: passeio aos plânctons bioluminescentes na praia de Atins (verificar com agência local se a data será propícia para a prática, pois o fenômeno só é visível em noites com pouca luminosidade).

Dia 3
– Manhã: aproveitar as áreas de lazer da hospedagem
– Tarde: retorno para casa

Secretário ministra palestra em fórum de gestão em saúde promovido pela Universidade Ceuma

O fórum teve como objetivo promover a atualização e a discussão continuada da educação profissional, com base no debate de temas relevantes para Estado do Maranhão

O I Fórum de Gestão em Saúde do Estado do Maranhão contou com palestras de temáticas científicas, políticas, sociais e econômicas relacionadas ao tema “Qualidade da gestão na saúde coletiva”, e em sua abertura oficial teve a “Programa Cuidar de Todos” ministrada pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago José Mendes Fernandes, que destacou a importância da saúde preventiva no Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma satisfação participar do Fórum de Gestão em Saúde do Estado do Maranhão para que possamos aproximar o campo cientifico das atividades administrativas. É importante que esses profissionais que estão dentro do campo do conhecimento possam produzir materiais para que a gente aplique no SUS e eu tenho certeza que esses instrumentos e essas oficinas vão fortalecer ainda mais nossas ferramentas e nossos servidores públicos”, declarou o secretário.

Equipe do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços em Saúde (GPSS), que esteve à frente da organização do evento acadêmico

A professora Daniela Bassi do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços em Saúde (GPSS) afirma que o fórum se propõe como um programa anual do mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (GPSS), que é constituído por um quadro interdisciplinar de docentes, provenientes de várias áreas do conhecimento, e visa a atualização e discussão continuada da educação profissional, com base no debate de temas relevantes para Estado do Maranhão, dispondo com a apresentação de trabalhos que contemplam iniciativas que mudaram a forma de condução e aprimoraram as formas de gestão em saúde além do Minicurso “Gestão da Qualidade em Organizações de Saúde”.

O secretário Tiago Fernandes recebe kit com material informativo do I Fórum de Gestão em Saúde do Estado do Maranhão

“Nossa missão como mestrado profissional é promover avanço do conhecimento e das práticas em gestão de programas e serviços de saúde. Através do Ciência, Pesquisa, do Compartilhamento de experiências e do aprimoramento constante das nossas habilidades, estamos comprometidos em contribuir para a construção de um sistema de saúde cada mais eficiente, acessível e atenção no paciente”, pontuou a coordenadora.

PDT lança campanha pela vida e por saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

“O PDT Abraça Você”. Esse é o tema da campanha do setembro amarelo promovido pelos movimentos partidários em memória do militante Victor Fontenelle, líder estudantil que colaborou significativamente com as causas juvenis e estudantis do nosso estado.

O PDT sempre foi o partido político percursor das lutas sociais no Brasil e no Maranhão, carregando consigo, princípios do trabalhismo tendo como bandeira de luta a educação, a defesa do trabalhador e as vertentes que norteiam a vida do cidadão brasileiro. No Maranhão, o PDT marcou a população através da capacidade do governo interrompido de Jackson Lago, de conhecer as ausências de determinadas políticas em seus municípios. Em São Luís, seu marco vai mais além: foram décadas de gestões jackicistas e marcas pedetistas na Prefeitura de São Luís, onde tivemos destaque em diversas áreas, diante da sensibilidade administrativa e humanitária do médico e líder Jackson Lago (in memorium). Tudo que existe em São Luís, relacionado as gestões municipais, que tenha sido em benefício da melhoria de vida dos ludovicenses tem as mãos do PDT.

Militantes pedetistas levaram mensagem da campanha ao Terminal da Integração da Praia Grande

O Art. 196 da Constituição Federal rege que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” Embasados nisto, os movimentos do PDT lançaram a campanha setembro amarelo “O PDT ABRAÇA VOCÊ”, em memória do líder estudantil e militante pedetista, Victor Fontenelle.

O tema do auto extermínio versus a importância da valorização da vida promovido nesta quinzena de setembro pelo PDT visa promover a conscientização das doenças que promovem o suicídio, seus métodos de prevenção e incentivo da busca pela ajuda através do sistema de saúde pública e outros órgãos.

Idealizado pelo Movimento Negro, a campanha “O PDT ABRAÇA VOCÊ” tem a parceria dos demais movimentos partidários: Movimento Cultural Darcy Ribeiro, Eco Trabalhismo, Movimento Comunitário, Juventude Socialista, AMT – Ação da Mulher Trabalhista, Movimento Sindical e Diversidade.

A militante do PDT Vânia Frazão faz panfletagem para transmitir a mensagem da campanha a jovens

Apoiados pelo Presidente do Diretório Municipal, Vereador Raimundo Penha e comandados pelo Presidente do Diretório Estadual, Senador Weverton Rocha, um grupo de militantes pedetistas saíram às ruas nesta sexta feira (22) numa atividade de panfletagem no projeto Reviver e terminal Integração, com o objetivo de atingir seu target principal: jovens e adolescentes da nossa cidade.

Durante esta atividade, em poucos minutos foram detectados dois casos de pessoas que vivem esse dilema através de pensamentos depressivos diante de suas perdas familiares. Fatos que reafirmaram a preocupação da campanha promovida pelo PDT. Destacou Vânia Frazão. Participaram da atividade do dia 22, o Vice-Presidente do Diretório Municipal do PDT, Júlio Franca, Presidentes Estadual e Municipal do Movimento Negro, respectivamente Vânia Frazão e José Raimundo (Giquiry), a Presidente Estadual do Movimento Darcy Ribeiro, Raimunda Belfort e os presidentes Estadual e Municipal do Eco Trabalhismo, respectivamente, Antônio Carlos e Fernando Garcêz (Cazuza) juntamente com demais companheiros militantes do Ecotrabalhismo.

Jovens conhecem o teor da campanha “O PDT Abraça Você” no Centro Histórico de São Luís

A agenda de conscientização do setembro amarelo, está incluída na programação de domingo (24), Feirinha São Luís, e, durante a semana, a panflentagem seguida de diálogos nas faculdades e escolas de ensino médio. Encerrando esse ciclo haverá Roda de conversa e palestra no dia 29, na sede do PDT (Rua dos Afogados, 468, Centro) às 17h, com os psicólogos Aziz Santos e Marcilância Borges e a Assistente Social Cleudi Lisboa.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima