Doutor em Nefrologia, Natalino Salgado prestigia assinatura de convênio para inclusão de estudantes jovens e adultos de São Luís em tratamento renal

O professor-doutor Natalino Salgado exibe, com.as equipes da prefeitura e das instituições médicas conveniadas, o Termo de Cooperação Técnica assinado

Mestre e doutor em Nefrologia, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, participou, nesta segunda-feira (25), da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou com a Clínica de Rim e Hipertensão Arterial e o Centro de Nefrologia do Maranhão (CENEFROM), com o objetivo de incluir no Programa de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de São Luís os pacientes renais que fazem diálise nas duas instituições médicas.

Natalino Salgado destacou a importância da inclusão dos estudantes da alfabetização de jovens e adultos no atendimento especializado

A Classe Hospitalar denominada de EJA NEFRO tem a finalidade de assegurar os direitos educacionais de jovens, adultos e idosos, não alfabetizados ou com baixa escolaridade, a nível do ensino fundamental. Também é uma ferramenta para promover a melhoria da qualidade de vida na medida em que favorece a alfabetização e o entendimento sobre a prescrição de medicamentos.

Mestre e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Natalino Salgado ressaltou que a inclusão está prevista na Lei Federal nº 13.716, de 24 de setembro de 2018, sobre atendimento educacional a nível da educação básica em regime hospitalar ou domiciliar.

A equipe da SEMED conhece espaço destinado ao tratamento de pacientes renais crônicos

Por adesão voluntária ao Programa, 129 pacientes/alunos estão matriculados na Classe Hospitalar EJA Nefro vinculada à UEB Jornalista Neiva Moreira. O atendimento educacional nas salas de hemodiálise, é realizado por 37 profissionais da educação, disponibilizados pela SEMED.

Ministro do STF profere palestra na Universidade Ceuma e exalta metodologia de ensino da instituição voltada à plena formação acadêmica

O ministro do STF Edson Fachin conduziu a palestra abordando o tema com profundidade e de acordo com o cenário jurídico atual

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin proferiu palestra na Universidade Ceuma, manhã desta segunda-feira (25), sobre o tema “Direito, Natureza e Desenvolvimento: Panoramas e Desafios”. Ao conhecer as instalações físicas e o projeto pedagógico do curso de Direito, o magistrado exaltou o compromisso da instituição com a cultura, o conhecimento e a formação humanista para a vida plena.

Momento de descontração entre o ministro Fachin, o ex-senador Clóvis Fecury, o ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca e a reitora Cristina Nitz da Cruz antecedeu a palestra na Universidade Ceuma

O ato acadêmico aconteceu no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença, e contou com a presença de alunos, professores, profissionais da área do Direito e autoridades judiciárias, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, o desembargador federal Roberto Veloso, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, dentre outros.

O ex-senador, ex-deputado federal e representante da Mantenedora do Grupo Ceuma Clóvis Fecury com autoridades judiciárias que prestigiaram a palestra do ministro Edson Fachin

Recepcionaram o ministro Edson Fachin, com direito a banda de música, o ex-deputado federal, ex-senador da República e representante da Mantenedora do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, e a reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz da Cruz, que destacou a importância do tema abordado na palestra para a formação acadêmica e anunciou que a instituição promoverá outros eventos da mesma magnitude.

O magistrado, membro da mais alta corte judiciária brasileira, assina o Livro de Ouro da Universidade Ceuma

Após assinar visitar a Sala dos Conselhos, assinar o Livro de Ouro da Universidade Ceuma, conhecer a estrutura física e a metodologia de ensino da graduação em Direito, o ministro Edson Fachin manifestou as boas impressões que teve da instituição. O magistrado agradeceu a generosidade com que foi acolhido e destacou a grandiosidade do projeto acadêmico em prática na instituição, que, notoriamente, está a serviço da cultura e a produção de conhecimento.

O ex-senador, ex-deputado federal e representante da Mantenedora do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, dialoga com o ministro do Supremo Edson Fachin antes da palestra

“Vejo com aplauso e alegria a concretização de um projeto dedicado a formar mentes e corações que estejam comprometidos não apenas em receber informações, mas receber uma formação humanista e que se coloque a serviço da vida plena”, assinalou o ministro do STF. “Portanto, é com alegria e com honra que venho visitar a Universidade Ceuma e aqui comparecer também para saudar a importância desse projeto”, complementou Edson Fachin.

A reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz da Cruz, recepcionou o ministro do STF Edson Fachin para a palestra

Durante a palestra, o ministro da corte suprema discorreu com profundidade e com base no cenário jurídico atual sobre a aplicação do Direito no âmbito da natureza e do desenvolvimento, prestando relevante contribuição para o esclarecimento do tema em seu campo de estudo na Universidade Ceuma.

Flávio Dino culpa Bolsonaro por onda de assassinatos em estado governado pelo PT nos últimos cinco mandatos

Flávio Dino insiste em narrativa sem respaldo lógico sobre motivo da onda de violência na Bahia

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chegou ao cúmulo da sua tentativa de terceirizar a culpa pela má gestão e pelo caos que abalam setores estratégicos do governo do qual faz parte. Desta vez, o falastrão e desastrado Dino atribuiu ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro a responsabilidade pela onda de assassinatos registrada ultimamente na Bahia, estado governado pelo PT nos últimos 16 anos e que em 2023 iniciou mais um ciclo de poder petista, o que corresponde a nada menos do que cinco mandatos consecutivos.

De acordo com a narrativa de Flávio Dino, os sucessivos homicídios que vêm ocorrendo no território baiano são motivados pela política armamentista defendida e colocada em prática por Bolsonaro, em certa medida. Ao fazer tal afirmação, o ministro praticamente isenta os criminosos de culpa pelas vidas ceifadas no estado.

A fala de Dino é, no mínimo contraditória. Aliás, é totalmente desprovida de conexão com a realidade. Isso porque outras unidades da federação, como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, onde houve maior registro de armas sob a gestão de Bolsonaro, não enfrentam qualquer onda de assassinatos, o que deveria estar acontecendo, caso a narrativa do ministro fosse plausível.

A verdade é que os homicídios em série que têm assustado a Bahia nos últimos tempo têm a ver com a atuação do crime organizado, que age com extrema violência e, quase sempre, com o emprego de armas contrabandeadas ou adquiridas por outros meios ilícitos. Portanto, não há qualquer relação com a política de flexibilização do comércio e do uso de armas, implementada pelo governo passado de acordo com todos os princípios da legalidade, obedecendo a critérios rígidos.

Só para constar: governam a Bahia, de forma consecutiva, desde o já longínquo ano de 2007, pela ordem, os petistas Jaques Wagner (1º de janeiro de 2007 a 1º de janeiro de 2011 e de 1º de janeiro de 2011 a 1º de janeiro de 2015), Rui Costa, atual chefe da Casa Civil do governo Lula (1º de janeiro de 2015 a 1º de janeiro de 2019 e de 1º de janeiro de 2019 a 1º de janeiro de 2023) e Jerônimo Rodrigues, que está no exercício do cargo de governador desde 1º de janeiro deste ano.

Marcial Lima visita Escola de Música do Bom Menino e mostra trabalho social com 600 crianças

Marcial Lima é recepcionado por alunos da Escola de Música do Bom Menino durante uma das aulas

O vereador Marcial Lima visitou recentemente a Escola de Música do Bom Menino, que atende atualmente 600 crianças, que aprendem, na teoria e na prática, a arte de tocar um instrumento. A instituição está localizada na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís, ao lado do Convento das Mercês, e, ao longo de décadas, tem feito a diferença na vida de milhares de meninos e meninas e das suas famílias.

Marcial Lima foi muito bem recepcionado pela garotada ao visitar a escola durante o turno de aulas. O ambiente é de respeito, disciplina e de aprendizado permanente. O vereador conversou com alguns alunos, que declaram sua paixão pela música e afirmaram ter o sonho de um dia se apresentar como instrumentistas.

O vereador interagiu com as crianças e desejou a todas sucesso no aprendizado da arte musical

Também ouviu professores, um dele, ex-aluno da instituição, que hoje tem a oportunidade de retransmitir os conhecimentos que obteve às novas gerações.

Encantado com o que viu, Marcial Lima fez questão de exaltar o trabalho social realizado pela Escola de Música do Bom Menino e desejou aos alunos sucesso.

Painel de dados lançado por ministério, Embratur e PF registra fluxo de apenas 15 turistas estrangeiros no Maranhão em 2023

Lencóis Maranhenses: painel de dados lançados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal indica que o fluxo de visitantes estrangeiros está muito aquém do potencial da região

Lançado no dia 14 deste mês pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal lançaram, a plataforma online “Painel de Dados do Turismo”, que apresenta informações gratuitas e atualizadas sobre a entrada de turistas estrangeiros ao Brasil, registra a presença de apenas 15 visitantes oriundos de outros países no Maranhão de janeiro a agosto deste ano. Os números indicam a participação fraquíssima do estado no fluxo turístico nacional, apesar de atrativos locais como os Lençóis Maranhenses e o Centro Histórico de São Luís, que há 26 anos projetou a cidade ao status de Patrimônio Mundial da Humanidade.

De acordo com a plataforma de dados oficial, o Maranhão ocupa a penúltima posição de um ranking de 26 estados listados. O último colocado é o Espírito Santo. O primeiro é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Salvo alguma inconsistência na apuração dos números, o fluxo de turistas estrangeiros convergente para o Maranhão, o menor da região Nordeste, sugere a ausência de políticas de governo assertivas, capazes de atrair mais visitantes de outros países ao estado. Os números também apontam que os investimentos em divulgação turística e a operacionalização da rota, sobretudo o transporte aéreo, devem ser reavaliados, de modo a aumentar progressivamente a visitação, que nem de longe está à altura do potencial turístico local.

Abaixo, um recorte do painel, com os dados do Maranhão:

São três possibilidades de pesquisa: Painel da Malha Aérea Internacional; Painel de Chegadas e Painel de Receitas, que oferecem um panorama geral sobre o turismo internacional no país por meio de dashboards, o que facilita as consultas e análises.

Números nacionais

Segundo o Painel, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel e que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros turistando no país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Sobre as receitas geradas por esses turistas, o painel de Receita Cambial Turística aponta que, até o momento, são US$ 3,7 milhões, enquanto que em 2022 foi registrado US$ 4,9 milhões. A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Já, o Painel de Chegadas, por exemplo, indica que no Brasil existe uma grande rotatividade de turistas vindos de países mais próximos, em destaque para a Argentina e os Estados Unidos.

Clique AQUI e acesse o painel.

PAINEL DE DADOS DO TURISMO – O objetivo da plataforma é dar maior visibilidade ao turismo internacional e promover a atração de turistas estrangeiros ao Brasil. O site torna possível criar perfis de consumo (personas) relacionados aos principais destinos brasileiros e também de concorrentes internacionais.

As informações dos painéis foram captadas pelas equipes da Polícia Federal, Banco Central e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e leva em conta dados por pessoas que se alto declaram turistas, abordando o fluxo de turistas estrangeiros, o número de voos e o número de assentos em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação ano a ano.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima