Jornalista Rozalvo Jr. fala sobre autismo, preconceito e lançamento de livro no ‘Diário da Manhã’

De acordo com ele, o livro vai destacar a importância da conscientização sobre o autismo e, também, momentos dos seus 40 anos de carreira

Jornalista e escritor Rozalvo Jr. concedeu entrevista ao radialista Henrique Pereira

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

O jornalista e escritor Rozalvo Jr. falou sobre a descoberta do autismo aos 50 anos, o preconceito e o lançamento de seu livro, durante o programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (27), com apresentação do radialista Henrique Pereira. Ele afirmou que, quando se fala sobre autismo ainda há muito preconceito e que descobriu ser autista de alta inteligência e performance por meio de sessões psicológicas e testes científicos, já na idade madura.

De acordo com o jornalista, o livro vai destacar a importância da conscientização sobre o autismo e, como está completando 40 anos de uma carreira de superação e sucesso profissional também focará esses aspectos de sua vida na obra.

“Com 40 anos de minha carreira icônica, reconhecida por personalidades culturais e históricas, na biografia, há muito tempo solicitada pelos leitores, ávidos por conhecer minha história profissional, vou contar também o meu exemplo de superação”, assegurou.

Rozalvo Jr. garantiu que vai revelar, em detalhes, sua trajetória, iniciada de modo precoce aos 12 anos de idade, além das experiências dos trabalhos na TV Mirante, na TV Difusora, na Rádio Universidade FM, na Rádio Mirante AM, na Comunicação da Assembleia, e sua premiação pela Academia Maranhense de Letras com uma Medalha em razão do seu trabalho literário e histórico. Também falará sobre seu reconhecimento por escritores nacionais, como Josué Montello, Lygia Fagundes Teles, da Academia Brasileira de Letras, e Zélia Gattai.

O jornalista citou, ainda, que outro exemplo de superação foi seu treinamento por oito horas diárias para vencer seus problemas graves de dicção, ou seja, suas técnicas sofisticadas e inovadoras de utilizar a emoção para plasmar as ideias como parte da Teoria da Sincronicidade e da Física Quântica.

“O meu trabalho de elaboração da biografia vai ser minucioso, perfeccionista, detalhista, para servir de exemplo às gerações de como a emoção e a força de vontade minhas foram essenciais na superação dos obstáculos e, com certeza, ajudaram a vencer os desafios, nesses 40 anos de uma carreira luminosa”, finalizou.

Deputados reúnem-se com ministro das Comunicações para tratar de serviços de telefonia móvel no Maranhão

Na ocasião, o ministro anunciou que São Luís será a primeira capital do Brasil a receber a “Blitz do Monitoramento e da Inspeção da Qualidade do Serviço da Telefonia Móvel”

Iracema Vale e comitiva de deputados receberam o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Anatel, Carlos Baigorri

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada de uma comitiva de parlamentares, recebeu, nesta sexta-feira (29), na sala de reuniões da Presidência da Casa, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. Na ocasião, o ministro anunciou que São Luís será a primeira capital do Brasil a receber a “Blitz do Monitoramento e da Inspeção da Qualidade do Serviço da Telefonia Móvel”.

O encontro teve como objetivo tratar de políticas públicas pertinentes à qualidade dos serviços de telefonia móvel no estado. A chefe do Legislativo maranhense destacou a importância dessa mobilização conjunta para solucionar esse que é um dos problemas recorrentes nos municípios do Maranhão.

“A reunião é fundamental e é uma continuidade do trabalho dos nossos deputados, que foram a Brasília, e uma resposta do compromisso do ministro Juscelino com o Maranhão. Esse encontro vai traçar um caminho para que a gente possa resolver os problemas que temos com relação à nossa telefonia”, assinalou Iracema Vale.

O ministro Juscelino Filho afirmou que o monitoramento e a inspeção serão feitos em parceria com as operadoras de telefonia, no intuito de buscar a melhoria do serviço onde não está tendo uma qualidade ideal para o uso da população.

“É nessa direção que estamos atuando, junto com a Anatel, para poder entregar resultados para a população, no que tange à prestação do serviço de telefonia móvel. Estamos dialogando com as operadoras e os encaminhamentos desta reunião serão tratados também com elas, que estarão presentes por meio de representantes nessas blitzes, localizando os gaps e vazios que existem em alguns pontos da cidade e buscando melhorar a qualidade do serviço”, frisou o ministro. 

Encontro teve como objetivo tratar de políticas públicas pertinentes à qualidade dos serviços de telefonia móvel no estado

Demandas 

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou que, durante a realização do leilão do 5G, foi feita a contratação para a ampliação dos sinais 4G e 5G para além dos municípios. “Até 2028, todos os municípios terão o 5G e todas as localidades, ou seja, distritos, vilas, deverão ter o 4G. Estamos juntos e empenhados com o Ministério das Comunicações para que esse prazo seja antecipado e até o final de 2026, como está previsto no novo PAC, todos os municípios e localidades do Maranhão sejam atendidas ou com 4G ou com o 5G”, garantiu. 

Na reunião, o deputado Neto Evangelista (União Brasil), que liderou a comissão de parlamentares que foi à Brasília tratar do tema, apontou os principais pontos de São Luís em que o sinal de telefonia necessita de melhorias. 

“Nós estamos muito satisfeitos com essa reunião com o ministro Juscelino, para que possamos dar os encaminhamentos finais e entregar à população, inicialmente na Ilha de São Luís, uma qualidade do sinal de telefonia móvel. Tenho certeza que ao final da sua gestão frente ao ministério das Comunicações teremos uma internet com outro potencial ideal para os usuários não só do Maranhão, mas de todo o país”, declarou Neto Evangelista.  

Também estiveram presentes os deputados Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudio Cunha (PL), Fernando Braide (PSD), além dos deputados federais Márcio Honaiser (PDT) e Cléber Verde (MDB). 

Silver Week: Rio Anil Shopping celebra a geração prateada com uma programação especial

O Rio Anil Shopping promove até domingo (1º) a Silver Week: semana prateada, na tradução em português, voltada à valorização da geração prateada, oferecendo conhecimento e entretenimento a essa faixa etária

Você já ouviu falar em “Revolução Prateada”? O termo é alusivo a um conjunto de transformações significativas na economia, na sociedade e nas tecnologias impulsionadas pelo público 60+. Atualmente, segundo o IBGE, o Brasil tem 15,1% de sua população com idade igual ou maior que 60 anos. A Organização das Nações Unidas prevê que o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo em uma década. Além disso, estima-se que em 2100 haverá incríveis 25 milhões de centenários em todo o planeta.

De olho nessa tendência, o Rio Anil Shopping promove até este domingo (1º) a Silver Week: semana prateada, na tradução em português. O evento é voltado para valorizar a geração prateada, oferecendo conhecimento e entretenimento para essa faixa etária. O objetivo é celebrar a vitalidade e a experiência da terceira idade.

No dia 28 de setembro, quinta-feira, os visitantes terão a oportunidade de participar da palestra “Empreendedorismo na 3ª idade”, ministrada por Marcos Moura, às 17h, no CEUMA Polo EAD do Rio Anil Shopping. O evento conta com o apoio da Triunfar Smart Consultoria. 

Já na sexta-feira, dia 29 de setembro, o destaque será a palestra “Descomplica MEI”, apresentada por Tiago Abreu, também às 17h, no CEUMA Polo EAD do shopping. O evento conta com o apoio do Sebrae. O foco são os empreendedores individuais da terceira idade. 

A Silver Week é uma oportunidade de valorizar e celebrar a experiência e o empreendedorismo da terceira idade

A programação da Silver Week culmina no domingo, 1º de outubro, com a apresentação do Coral da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Universidade Federal do Marnahão (UFMA). A apresentação será às 17h, na Praça de Alimentação do shopping. 

Francine Machado, superintendente do Rio Anil Shopping, destaca a importância do evento. “A Silver Week é uma oportunidade de valorizar e celebrar a experiência e o empreendedorismo da terceira idade. Firmamos parcerias importantes para oferecer uma programação enriquecedora que atenda às expectativas desse público tão especial”, frisou.

MPF obtém liminar para conter degradação de área de manguezal às margens da Via Expressa, em São Luís

União e Município terão que adotar medidas para coibir ocupação irregular em área de preservação permanente nas margens e no leito do rio Anil

Via Expressa tem ponto de degradação ambiental, que deve ser contida por decisão da Justiça Federal, a pedido do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão liminar, na Justiça Federal, em ação civil pública ajuizada contra a União e o Município de São Luís (MA), em que são pedidas providências administrativas para fazer cessar qualquer nova ocupação indevida em área de preservação permanente às margens do rio Anil, no trecho localizado entre os bairros Cohafuma e Ipase, ao longo do eixo rodoviário formado pela Via Expressa, no prazo de 30 dias.

A ação, assinada pelo procurador da República Alexandre Silva Soares, destaca que a omissão do poder público em adotar medidas a favor do controle do uso do solo urbano ocasionou a degradação da área de manguezal ali situada, sem providências de controle adequadas e permanentes pelo município.

Conforme a decisão, União e Município deverão implementar estruturas (barreiras físicas a serem definidas pelos órgãos técnicos competentes) para impedir o acesso de materiais de construção e pessoas aos manguezais com finalidade de estabelecimento de moradias e empreendimentos precários – com a obrigação de manter fiscalização e poder de polícia sobre a área, quando necessário.

Ocupação

A Justiça Federal também determinou que o Município de São Luís tem 180 dias para identificar quem ocupa a área desde janeiro de 2022, inclusive providenciando levantamento sobre a qualificação dessas pessoas e a natureza da ocupação, em relatório a ser apresentado em Juízo, dando início às medidas administrativas necessárias à ordenação do solo urbano, o que inclui a eventual remoção das construções de forma negociada com os ocupantes, mediante sua inserção em programas públicos de moradia.

“Não se trata de um processo de ocupação novo, pois, de acordo com vistoria técnica realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, percebeu-se que parte da área já estava ocupada, pelo menos, desde 2007”, destaca o MPF na ação, reforçando que essa ocupação se intensificou após a abertura da Via Expressa.

No decorrer das apurações do MPF, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também realizou vistoria no local – desde o início do projeto “Via Expressa”, no bairro do Renascença, até o Maranhão Novo –, relatou que os principais danos no local referem-se ao processo de ocupação desordenado em áreas de preservação permanente, com o lançamento esgotos não tratados e aterros em mangues, além da colocação de muros e baldrames.

O MPF reforça na ação que, diante da “continuidade e a inequívoca expansão das ocupações clandestinas na localidade”, “o Município nem adota as providências de regularização em relação às áreas consolidadas, que poderiam ser objeto de procedimentos voltados à qualificação urbanística da região, bem como tolera novas ocupações em área de preservação permanente, que avançam diretamente nas margens e no leito do rio Anil, a prejudicar as suas funções”.

O MPF alerta, ainda, que se viola o Código Florestal duplamente: quando se admitem novas construções em área de preservação e quando não se regularizam as já existentes, providenciando a infraestrutura adequada ao local.

Processo nº 1049110-35.2023.4.01.3700

Militantes radicais de partidos políticos, sindicatos e grupos golpistas incitam movimento de estudantes na UFMA

Radicais tentam criar uma hipotética insatisfação da comunidade universitária com a gestão que se encerra daqui a pouco mais de um mês

Por trás dos movimentos que estão em marcha na Universidade Federal do Maranhão, como o recente bloqueio ao Campus do Bacanga e a ocupação da reitoria, há uma articulação que extrapola a natureza reivindicatória própria dos estudantes universitários. Quem acompanha atentamente o processo sucessório na UFMA é taxativo ao apontar os protestos como um gesto estimulado por candidaturas derrotadas para tentar impor dificuldades à nomeação do reitor eleito, Fernando Carvalho.

Ao criar uma hipotética insatisfação da comunidade universitária com a gestão que se encerra daqui a pouco mais de um mês, sem que haja uma consistente causa mais grave para justificar os atos radicais, militantes de partidos políticos, sindicatos e grupos golpistas manipulam estudantes para servir aos seus próprios interesses. E fazem jogo de cena para encobrir todo o esforço dos gestores das universidades públicas em reconstruir o ensino superior no Brasil após a COVID – 19 e os cortes de verbas e sucateamento ocorridos no Governo Bolsonaro, dispostos a alardear um inexistente cenário de caos.

O processo eleitoral que envolveu toda a comunidade acadêmica resultou na vitória do candidato Fernando Carvalho, para Reitor e Leonardo Soares, para Vice-reitor. A expectativa é que a nomeação da nova gestão pelo presidente Lula seja feita até 11 de novembro de 2023, quando termina o mandato de Natalino Salgado.

O desespero dos grupos derrotados e a certeza que Lula vai respeitar a autonomia das Universidades indicando os primeiros colocados na lista tríplice, estão por trás dos movimentos políticos que vem ocorrendo na UFMA

O desespero dos grupos derrotados e a certeza que Lula vai respeitar a autonomia das Universidades indicando os primeiros colocados na lista tríplice, estão por trás dos movimentos políticos que vem ocorrendo na UFMA desde a semana passada. A pauta de demandas dos estudantes, como infraestrutura, transporte e alimentação no Restaurante Universitário, perpassam todas as gestões da UFMA. Na atual, até então, problemas pontuais nunca haviam sido motivo de gestos radicais e mereceram especial atenção por parte do comando da instituição. Em nota oficial, a UFMA informou que todas as demandas apresentadas já estão sendo atendidas.

Evidencias de uma disputa que as urnas já encerraram deixam claro que o movimento pretende apenas tentar acuar o Reitor Natalino Salgado, em final de mandato, para obter dividendos políticos. O teatro da ocupação da reitoria é só mais um capítulo da intenção golpista.

Gerente do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira, participa da ABAV 2023

O gerente do Rio Poty Hotel & Resort, Armando Ferreira (1º à esquerda) com a comitiva do Maranhão que participou da ABAV 2023, liderada pelo governador Carlos Brandão

SÃO LUÍS – O gerente do Rio Poty Hotel & Resort e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Armando Ferreira, participa da edição 2023 da ABAV, maior feira de turismo das Américas, desta vez realizada no Rio de Janeiro. 

Ele integra um grupo de maranhenses presentes no evento, entre representantes do Sebrae/MA, Fecomércio/MA e Secretaria de Turismo/MA. A programação acontece no Rio Centro.

abertura oficial contou com a presença de várias autoridades, como o ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a presidente da ABAV nacional, Magda Nassar,, entre outras autoridades.

O Maranhão participa com um atrativo estande. A estrutura inclui painéis com imagens das belezas naturais do estado.

Casa Barrica recebe alunos do Liceu Maranhense e Escola Modelo nesta sexta-feira (29)

Estudantes participarão das atividades do projeto “Vivência Cultural e Educacional”, que começa às 15h

Projeto “Vivência Cultural e Educacional” é realizado pela Companhia Barrica com patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado

SÃO LUÍS – Alunos da Escola Modelo e do Liceu Maranhense participam, nesta sexta-feira (29), na Casa Barrica (Madre Deus), do projeto “Vivência Cultural e Educacional”, realizado pela Companhia Barrica com patrocínio da Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado. A atividade é voltada para o saber das tradições e manifestações culturais a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.

Os estudantes participarão de uma visita guiada pelas dependências da Casa Barrica, às 15h, e de um aulão de danças juninas e carnavalescas, capitaneado por coreógrafos da companhia, às 19h. 

Na visita guiada, eles conhecerão os espaços onde produtores, artistas e colaboradores se debruçarão o ano inteiro sobre o trabalho de criação dos espetáculos musicais que se tornaram referências de criatividade no Maranhão e ganharam o mundo em viagens internacionais.

Além disso, farão uma parada especial para conhecer a exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, reunindo mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.

A atividade também será voltada para avaliação artística de elenco, sendo aberta a pessoas que já pleiteiam participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024

No aulão de danças juninas e carnavalescas, os alunos aprenderão as coreografias executadas nas apresentações do Boi Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval), tudo ao som de uma orquestra de metais.

A atividade também será voltada para avaliação artística de elenco, sendo aberta a pessoas que já pleiteiam participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024.

“A iniciativa é de extrema importância do ponto de vista da manutenção das tradições culturais maranhenses, uma vez que oportuniza a diversos estudantes um contato direto e substancial com os bastidores da criação artística maranhense”, destaca o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.

Serviço

O quê

Projeto “Vivência Cultural e Educacional”, da Companhia Barrica

Quando

Nesta sexta-feira (29)

Onde

Casa de Arte Barrica (Madre Deus)

Tragédia: diretor do Hospital Nina Rodrigues morre atropelado na Avenida Litorânea

Por Djalma Rodrigues

O médico intensivista Edson Soares costumava praticar ciclismo todas as manhãs na Avenida Litorânea

O médico intensivista Edson Soares, de 47 anos, diretor do Hospital Nina Rodrigues, da rede estadual, morreu tragicamente no início da manhã desta sexta-feira (29), ao ser atropelado quando se exercitava pedalando sua bicicleta, na Avenida Litorânea, nas imediações da ponte sobre o Rio Pimenta.

Ele foi atropelado por um veículo ainda não identificado e a perícia determinou que foi arrastado por cerca de 30 metros. O acidente foi tão violento que foram encontrados vestígios de massa encefálica no local.

Edson Soares era natural do Rio de Janeiro e já atuava no Maranhão há mais de uma década. A Polícia Civil está investigando para identificar o motorista atropelador, que se evadiu do local. A vítima fazia parte de um numeroso grupo de ciclista em São Luís. Estranhamente, a bicicleta não foi encontrada.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima