Alumar leva o 1º lugar no Prêmio Ser Humano, da ABRH, na modalidade Grande Empresa

A Alumar conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ser Humano Oswaldo Checcia, na modalidade Grande Empresa

Com os projetos “Meu Lugar é Aqui: quebrando barreiras, construindo futuros” e “Formação de PCDsna comunidade”, a Alumar conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ser Humano Oswaldo Checcia, na modalidade Grande Empresa. A premiação foi entregue na última quinta-feira (21), durante o 13º Congresso Maranhense de Recursos Humanos (COMARH), evento realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Maranhão (ABRH), no Multicenter Sebrae, em São Luís.

“Esse projeto afirmativo reforça o quão a nossa empresa tem um olhar genuíno para promover um ambiente igualitário, com oportunidades para todas as pessoas”, disse a gerente de RH da Alumar, Tereza Cavalca. Para ela, neste aspecto, a empresase destaca entre tantas outras, na medida que busca garantir os direitos das pessoas com deficiência, qualificando-as para atuarem no mercado, transformando assim, potencial em progresso verdadeiro. “Ganhar o prêmio reforça a ideia de que a Alumar está no caminho certo”, ressaltou.

A premiação é realizada desde 2015 e certifica organizações e estudantes do estado do Maranhão que tenham realizado contribuições diferenciadas e inovadoras para a evolução da gestão com pessoas, como nas áreas do conhecimento, de desenvolvimento humano e empresarial. No caso das organizações, os trabalhos devem ser apresentados na forma de cases, descrevendo uma prática em gestão com pessoas, apresentando evidências do resultado quantitativo e/ou qualitativo obtido.

O projeto

“Eu me sinto muito orgulhoso por fazer parte deste projeto de forma direta e trabalhar em uma empresa que lida com a inclusão e a diversidade com um olhar de oportunidades”, pontuou o líder do EAGLE, grupo de incentivo à Igualdade LGBTQIA+, Johnatan Ferreira, um dos coordenadores do projeto. Ele recebeu o prêmio com a supervisora de Treinamento Jaqueline Rossi, que também integra o projeto e, com Rosileide Rocha e Eldeneide Serra, respectivamente, líder e co-lider do ABLE, grupo voltado para a valorização de pessoas com deficiência.

Construído com o objetivo de contratar e qualificarpessoas para que realizem seus trabalhos com segurança, “Meu Lugar é Aqui: quebrando barreiras, construindo futuros”, busca acolher, valorizar e incentivar a diversidade. É mais uma iniciativa dentro do compromisso da Alcoa, uma das consorciadas da Alumar, em construir ambientes cada vez mais diversos, plurais e equitativos para todas as pessoas, estando alinhado às diretrizes globais de inclusão e diversidade da empresa. No projeto foram contratadas 53 pessoas com deficiência para participar da iniciativa e atuar em diversas áreas operacionais da produção de alumínio.

Como complemento, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Alumar promoveu um curso de qualificação profissional em assistência administrativa, totalmente financiado pelo Instituto Alcoa, beneficiando cerca de outras 15 pessoas com deficiência de comunidades vizinhas à fábrica.

“O compromisso da Alumar com a coletividadeinclusiva, que respeita e cuida das pessoas se traduz na conquista deste prêmio concedido pela ABRH 2023”, disse Rosileide Rocha. A líder doABLE ainda afirmou que se orgulha de fazer parte de uma empresa que incentiva a igualdade de oportunidades e que estará cada vez mais focada nessa questão. “Sinto que tenho um papel muito importante neste processo. E quero, a cada dia, que conquistemos o nosso espaço no mercado de trabalho, na sociedade e, em qualquer lugar que estejamos e que sejamos reconhecidos como profissionais competentes que somos”, concluiu.

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (AluminiumStewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio

Primeira turma feminina de seminário de empreendedorismo criado pela ONU é formada no Maranhão

Realizado em 40 países e desenvolvido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo

Sebrae Maranhão realiza primeira turma exclusiva para mulheres do Seminário Empretec

Despertar habilidades empreendedoras e conhecer a si mesmo foi o convite aceito por 23 mulheres que participaram da primeira edição feminina no Maranhão do Seminário Empretec, o Empretec Mulher. O seminário aconteceu entre os dias 18 e 23 de setembro no município de Colinas. A ação faz parte das comemorações de 30 anos do Seminário no mundo.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é promovido em 40 países, e no Brasil é desenvolvido exclusivamente pelo Sebrae. Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de descobrir seu perfil empreendedor, habilidades e desenvolver novas capacidades em uma imersão de seis dias.

Para a terapeuta Tanila Mascarenhas de Araújo Delgado, representante do grupo Ativando Estrelas, participar do Empretec Mulher foi transformador. “É impossível descrever o que aprendi aqui nesses seis dias. A intensidade e a forma como tudo acontece realmente nos permite identificar em nós todas as necessidades de desenvolvimento e aprendizado pessoal, fazendo uma virada de chave em nossas vidas. Cheguei muito aberta ao novo e não sabia que esse novo era tão grandioso”, conta.

Seminário Empretec incentiva empreendedorismo feminino em Colinas

“Observamos em Colinas um público feminino bem atuante no mercado, entre ele o grupo Ativando Estrelas, com o qual já realizamos algumas parcerias e que nos motivou a trazer a primeira turma exclusiva para mulheres do maior programa de formação de empreendedores do mundo, o Empretec Mulher”, explica a coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial (NAE) Colinas, Ana Carla Coelho. 

O Seminário é aplicado em 60 horas de capacitação, de segunda a sábado, em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, mostrando como se comportam os empreendedores de sucesso.

A empresária Antônia Cleidiane passou a ter uma nova visão de vida após participar da imersão. “Apesar de morar em outra cidade e fazer o percurso todos os dias, isso não foi empecilho para concluir o seminário. Foram dias de transformação e autoconhecimento. Hoje sou uma nova mulher, comprometida em realizar novos sonhos”, afirma.

BRK anuncia aumento na tarifa de água em São José de Ribamar

Moradores denunciam que empresa está fornecendo lama e água é imprópria para o uso

Conta de água da BRK com valor exorbitante cobrado de consumidor de São José de Ribamar

A BRK, empresa responsável pelo serviço de água e esgoto de São José de Ribamar e Paço do Lumiar confirmou, em forma de notificação através das contas de cobrança, que fará reajuste no valor da tarifa de água e esgoto.

A informação contraria noticia espalhada pela assessoria do CIsab – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, responsável por fiscalizar o serviço da BRK e que é presidido pelo prefeito de São José de Ribamar, Júlio César Matos, o dr. Julinho.

No mês passado, após polêmica e pressão popular, a assessoria do prefeito garantiu que não havia reajuste.
Mas a empresa diz o contrário, e garante que fará o reajuste na tarifa.

Entregando lama

Moradores do Turiúba denunciam a péssima qualidade da água fornecida pela empresa BRK.

Em vídeos nas redes sociais, dá para conferir uma água com aparência de lama.

Em ação que tramita na justiça, também há laudos que confirmam que a água fornecida pela BRK está imprópria para o uso.

Nas redes sociais, Guilherme Mulato denunciou o abuso do serviço.

“Fornecem lama e cobram ouro”, disse Mulato, em alusão às altas contas recebidas por moradores do Tribuna.

Clique aqui e veja a má qualidade da água fornecida à população de São José de Ribamar.

Deputado Wellington cumpre 12ª missão internacional em reunião com parlamentares do Mercosul, no Chile

O parlamentar do Maranhão discutiu temas relevantes, como a interligação corredores de exportação e produção do Brasil ao oceano Pacífico; geração de emprego nos países-membros do bloco e estratégias de combate ao câncer

Wellington do Curso discutiu,.na condição de secretário-geral, temas relevantes para o Mercosul com outros parlamentares da região

O deputado estadual Wellington do Curso participou, na cidade de Vina Del Mar – Valparaíso, no Chile, da 2ª
Reunião da UPM (União de Parlamentares do Mercosul), entidade da qual é vice-presidente. O parlamentar destacou sua participação em mais uma missão internacional, integrando comitiva de deputados que também são membros da @unaleoficial (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), como representante do Maranhão, exercendo a relevante função secretário-geral.

Wellington ressaltou que a presença na 2ª Reunião da UPM foi a 12ª missão internacional que cumpriu representando o Brasil e o Maranhão ao longo dos últimos 9 anos. Os compromissos anteriores foram na Califórnia, Indianápolis, Boston e Nova York, nos Estados Unidos; em Amsterdã, capital da Holanda; na Suíça, Espanha, Londres, Hong Kong, Buenos Aires e na China, por duas vezes.

“Orgulho de representar o Maranhão em mais uma missão internacional. Mandato atuante com maior produtividade no parlamento estadual e sem nenhuma falta”, comentou o atuante deputado.

O parlamentar do Maranhão já participou de 12 missões internacionais, em diferentes continentes

Na 2ª Reunião da UPM, foram abordados os seguintes os pontos:

1. Corredor Bioceânico Central (ligando corredores de produção e exportação do Brasil ao Oceano Pacífico, passando pela Argentina e Chile);

2. Potencializar geração de emprego e renda no Mercosul;

3. Prevenção, diagnóstico antecipado e tratamento e combate ao câncer.

“Vamos juntos, minha São Luís e meu Maranhão”, conclamou Wellington do Curso.

Aldeias Altas: gestão caótica do prefeito Kedson Lima destrói infraestrutura do município e massacra o povo

Gestor mandou derrubar 10 ipês, de diferentes cores, 20 palmeiras imperiais e de dendê na Praça Gonçalves Dias, um dos símbolos históricos da cidade

Imagem melancólica da Praça Gonçalves Dias, em Aldeias Altas, após a devastação promovida pela gestão do prefeito Kedson Lima

O prefeito Kedson Lima (PL) vem promovendo um verdadeiro massacre contra o povo de Aldeias Altas, cidade distante 31 quilômetros de Caxias. À frente de uma gestão caótica, truculenta e marcado por uma série de atos que configuram suspeita de corrupção, Kedson destrói a infraestrutura e enche de arrependimento os cidadãos que há três anos o escolheram para administrar o município. Apesar de todo o desmonte, dos maus tratos e da tirania que impõe à população, ele pretende se candidatar à reeleição, mas corre o risco de levar um sonoro não das urnas.

Uma das provas mais recentes da gestão desastrosa de Kedson Lima é a destruição da Praça Gonçalves Dias, em plano ano em que o célebre poeta que dá nome ao logradouro público completa 200 anos de nascimento. Em vez de homenagear o ilustre conterrâneo, preservando a praça e promovendo outras ações para celebrar a importante data.

Sem a mínima sensibilidade e ignorando o dever cívico de valorizar a história e a memória da cidade, o prefeito mandou por abaixo mais de 10 ipês de diversas cores, árvores que foram plantadas por crianças das escolas municipais há mais de 20 anos. O gestor ordenou a derrubada de todas as árvores em menos de duas horas, com uso de máquinas pesadas e motosserra. Nem mesmo o busto do poeta foi poupado.

Assista aqui e aqui aos vídeos que mostram imagens da Praça Gonçalves Dias antes e depois da destruição.

Máquinas destroem todos os equipamentos da praças e recolhem entulho e outros resíduos, ato já denunciado ao Ministério Público

Denúncia formalizada

Na devastação, apontada como ato criminoso por grande parcela da população e já denunciada formalmente ao Ministério Público, por meio de depoimento, também foram cortadas 12 palmeiras imperiais, além de palmeiras de dendê. Concluída a atrocidade, restou uma imagem melancólica e de terra arrasada no ambiente outrora destinado ao lazer, à convivência e à contemplação.

Confrontado pela insatisfação popular e sujeito a penalidades no âmbito judicial e administrativo, o prefeito propaga que está revitalizando a Praça Gonçalves Dias. E como tudo que é ruim pode piorar, o custo da licitação para os cofres públicos ultrapassa R$ 1 milhão (um milhão de reais).

O preço exorbitante leva a população a questionar para onde está indo todo esse dinheiro, uma vez que a empresa vencedora da concorrência pública nunca apareceu em Aldeias Altas. Enquanto isso, as obras seguem sendo executadas por servidores da prefeitura, há mais de cinco meses.

Ipê rosa foi uma das árvores derrubadas na Praça Gonçalves Dias a mando do prefeito de Aldeias Altas, Kedson Lima

A crueldade não para

Como se não bastasse a dizimação promovida na Praça Gonçalves Dias, um aparente crime ambiental, também com indícios de corrupção, o povo de Aldeias Altas sofre com o atendimento precário na saúde na gestão de Kedson Lima. Falta remédios e material nos hospitais e postos médicos e ao menor sinal de gravidade, os pacientes são encaminhados para Caxias.

Os atos de crueldade do prefeito contra o povo não param por aí. Há relatos de que uma empresa vem se apropriando de extensas áreas de terra do município, expulsando famílias de suas casas, até mesmo as que residem há décadas nos imóveis. Para afugentar as pessoas de suas moradias, uma empresa ligada à administração municipal tem recorrido ao apoio de jagunços armados, em total afronta à lei e com extrema desumanidade.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima