Empreendedores de pequenos negócios são os grandes protagonistas da economia maranhense

No estado, 95% das empresas ativas são MEI e MPE, sendo os principais responsáveis pela geração de empregos no último ano

Darlene Zago Dequech, da Casa de Amici: exemplo de empreendedorismo que move a economia, gerando oportunidades no Maranhão

Neste dia 5 de outubro, o Brasil celebra 93 milhões de brasileiros (entre 18 e 64 anos) que, de alguma forma, estão envolvidos com o empreendedorismo ou são donos de empresas. Pessoas que resolveram empreender para compor a renda familiar ou enxergaram no mercado uma oportunidade.

São empreendedores como a paranaense Darlene Zago Dequech. Aos 49 anos, recém-chegada a São Luís, ela atuava com a família no ramo do agronegócio. Por aqui, morando longe da fazenda, sentia faltar algo para ocupar o tempo. Veio daí a ideia de investir em conhecimento, em uma faculdade de Gastronomia, privilegiando algo que desse prazer e pudesse ocupar o tempo. 

Não demoraria muito, a veia empreendedora ganharia evidência, sob a forma da cafeteria Casa Di Amici. Munida de uma boa ideia e contando com apenas duas pessoas na empreitada, Darlene começava ali um negócio que logo seria referência no mercado. 

Hoje, aos 60 anos, com a nora Isis ela comanda o negócio, conciliando família, a alegria dos netos e já emprega 35 funcionários. A empresa vive um momento de expansão, busca modernizar a marca, aperfeiçoar a gestão e garantir qualidade nos processos e atendimento. Já são três unidades e ela quer melhorar sempre, trajeto no qual conta com a ajuda do Sebrae. Darlene já teve, por exemplo, acesso ao Empretec e à consultoria Sebraetec – que trabalhou a identidade visual da empresa, entre outras. 

Participação expressiva no Maranhão – Darlene integra um grupo de empreendedores, que no Maranhão, segundo o Data Sebrae e Receita Federal, somam 284,9 mil negócios formais registrados e ativos (micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais). Em São Luís, as MPE’s representam cerca de 93,5% dos negócios formais, cerca de 99,6 mil empresas nessa condição, sendo desse total, 93,2 mil micro e pequenas empresas. 

São os chamados pequenos negócios (micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais), principal força da economia, onde reinam, por exemplo, a padaria da esquina, o mercadinho, a borracharia, a lanchonete; a feira livre, o lava-jato, a oficina mecânica ou a farmácia mais próxima, além de inúmeros produtos e serviços presentes no dia a dia.

Presidente do CDE Sebrae, Celso Gonçalo, ressalta protagonismo do empreendedor maranhense, ressaltando a importância de valorizar esses empreendimentos

“Esses negócios têm um papel relevante, sendo responsáveis pela geração de empregos e oportunidades e pelo sustento de muitas famílias maranhenses. O Sebrae, cuja missão é apoiar os pequenos negócios, sente-se feliz em saudar os empreendedores, atuando firme para que eles possam crescer de forma sustentável”, comentou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo.

Comemoração – A data está associada a uma das grandes vitórias para esses negócios: a criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999), regulamentado pela Lei Complementar nº 123, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Mas é, principalmente, uma forma de valorizar quem se dedica a empreender, mesmo com dificuldade. 

Dados do Maranhão revelam protagonismo dos pequenos negócios

Até setembro de 2023, as estatísticas mostram um saldo positivo de 17,9 mil novos empreendimentos abertos no estado, sinalizando que a opção pelo empreendedorismo continua sendo forte, o que se reflete no desenvolvimento econômico do estado.

Os  MEI’s junto com as micro e pequenas empresas geraram no último ano cerca de 11,6 mil empregos com carteira assinada, o que equivale a 68,96% do total de empregos formais criados pela iniciativa privada, segundo dados da RAIS. 

No período, essas empresas pagaram cerca de R$ 477,6 milhões em salários, o que significa terem sido responsáveis por 46,45% dos salários pagos no estado pela iniciativa privada.

Sebrae direciona esforços para apoiar o empreendedor

Ofertando soluções presenciais e digitais (quase 400 itens), com 12 Unidades de Negócios e três Núcleos de Atendimento (NAE) no Maranhão, complementados por 150 Salas do Empreendedor e uma rede de atendimento em parceria com instituições, o Sebrae é presença relevante no dia a dia das empresas, desde o primeiro passo.

Alimentação fora do lar e o mercado de eventos estão entre os empreendimentos que mais se destacam na economia do Maranhão

Além disso, programas como o Educação Empreendedora, Cidade Empreendedora, Inova Amazônia, Startup Nordeste, Sebraetec, além de ações de mercado como a Feira do Empreendedor e de varejo, como o Liquida Bazar, aliados a uma ampla oferta de cursos e consultorias, mostram um Sebrae como o grande parceiro dos pequenos negócios do estado. 

Paralelamente, a essas ações, a instituição atua junto a segmentos e cadeias produtivas importantes da economia estadual, por meio de parcerias e dentro da estratégia territorial, trabalhando para fortalecer, por exemplo, o agronegócio, a cadeia de óleo e gás, o turismo e a economia criativa, com ações como o Mobiliza SLZ e o Agronordeste, ou preparando também empreendedores do comércio e serviços para uma gestão eficiente e com um olhar voltado para a sustentabilidade e novas tendências de mercado.  

Autorizada criação de mais 9 cursos e 540 vagas de graduação em Medicina no Maranhão

O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, Nísia detalharam o novo edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de Medicina no país durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 4 de outubro, em Brasília (DF). Para o Maranhão, o edital prevê a autorização de nove cursos e 540 vagas para formação de futuros médicos.

As novas vagas autorizadas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde destinam-se a nove regiões de saúde do Estado, que abrangem um total de 109 municípios.

Vale destacar que o Maranhão é a unidade da federação com a menor proporção entre quantidade de médicos e número de habitantes. De acordo com um levantamento divulgado em maio deste ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no Maranhão existe um médico para cada 8 mil pessoas.

A medida retoma o que é exigido pela Lei do Mais Médicos, permitindo que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados. A previsão é que o edital seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 4 de outubro, em edição extra.

Saiba mais aqui.

Universidade Ceuma ministra primeira aula de Medicina no Maranhão com manuseio de cadáveres frescos

Aula de anatomia avançada com manuseio de cadáveres frescos foi uma experiência pioneira no ensino de Medicina no Maranhão

Acadêmicos de Medicina da Universidade Ceuma viveram uma experiência pioneira no ensino superior em saúde no Maranhão ao participarem de uma aula de anatomia avançada com manuseio de cadáveres frescos. A atividade inédita foi realizada graças ao convênio firmado entre o Grupo Ceuma e o Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos (ITC), de Brasília, com unidade também em São Luís.

Acadêmicos de Medicina da Universidade Ceuma participaram da atividade inédita nas instalações do ITC São Luís

A aula de anatomia avançada com uso de cadáveres frescos foi ministrada à turma M36 do curso de Medicina da Universidade Ceuma. Os alunos estiveram na unidade do ITC na capital maranhense. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um centro cirúrgico.

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um centro cirúrgico

Com essa experiência pioneira, a Universidade Ceuma e seus estudantes colhem os primeiros frutos do convênio firmado com o ITC, com o propósito de oferecer uma educação continuada completa.

Teoria e prática

Convênio firmado entre a Universidade Ceuma e o ITC já rende bons frutos para o ensino de Medicina e para a saúde do Maranhão

A Universidade Ceuma estabeleceu, em maio deste ano, o convênio com o ITC, pioneiro no Brasil, para cumprir a missão de ampliar as formas de ensino para os profissionais da saúde que buscam seu aperfeiçoamento, alinhando conhecimento com a prática, por meio de simulações de técnicas avançadas.

Uma experiência real em procedimentos clínicos ou cirúrgicos, a partir de um aprendizado.

Mais novo espaço pet de São Luís será inaugurado nesta quarta-feira, às 19h, na região do Anil

Será inaugurada nesta quarta-feira (4), às 19h, a AUAUQMIA ESPAÇO PET, o mais novo espaço da Ilha de São Luís, onde é oferecido uma variedade de serviços para seus animais de estimação, incluindo banho e tosa, creche, hotel, musicoterapia e venda de produtos petlts

A AUAUQMIA Espaço Pet está localizada na Rua Bom Clima, Jardim Bom Clima, nº 16, Santa Cruz. Referência: entra na Rua do Colégio Educallis, Anil.

A AUAUQMIA ESPAÇO PET foi projetada para ser um local onde os pets possam brincar e se divertir em segurança. O espaço oferece lazer, prezando pelo conforto, tranquilidade e diversão.

O espaço oferece serviços a MUSICOTERAPIA. A creche é ambientada com uma playlist musical apropriada para os clientes de quatro patas,.que assim terão momentos de relaxamento após as atividades .

Os animais também participarão de diversas brincadeiras e receberão muito carinho. Todos os espaços são seguros, higienizados e preparados com muito amor.

A inauguração será marcada por diversão, coquetel, sorteios de brindes. A programação especial foi preparada para os pets e seus tutores.

Rio Anil Shopping prepara programação especial para o Dia da Crianças em São Luís

O Rio Anil Shopping pensou em cada detalhe para homenagear as crianças neste mês de outubro

O Dia das Crianças é uma data que nos convida a celebrar a alegria, a energia e a vitalidade que as crianças trazem para o mundo. É uma ocasião especial dedicada a reconhecer e homenagear essa fase única da vida, repleta de descobertas e aprendizado. E se fossem quatro dias de diversão? 

Pensando em cada detalhe para homenagear os pequenos neste mês de outubro, o Rio Anil Shopping preparou uma programação especial dividida em quatro dias. Serão dois espaços com atrações com mágicos, malabaristas e apresentações musicais, além de uma área para oficinas criativas. Os espaços estarão localizados na praça de alimentação e próximo à Nagem. 

O gerente de Marketing do Rio Anil Shopping, João Almeida, destacou a importância do momento para celebrar a infância. “Os pequenos são nosso futuro. São eles que moldarão o mundo de amanhã. Então, desejamos celebrar essa data com carinho, sabedoria e dedicação, despertando alegria com muitas brincadeiras”, afirma. 

Fique de olho nas datas e horários da programação:

12/10 – QUINTA-FEIRA

  • 14h às 17h: Espaço para pinturas
  • 17h às 19h: Oficina de Stress Ball
  • 19h: Mágico (Praça de Alimentação)

 13/10 – SEXTA-FEIRA

  • 14h às 17h: Espaço para pinturas
  • 17h às 19h: Oficina de Slime
  • 19h: Banda Carrossel Encantado (Praça de Alimentação) 

14/10 – SÁBADO

  • 14h às 17h: Espaço para pinturas
  • 17h às 19h: Oficina de Pintura em gesso
  • 19h: Contação de Histórias (Praça de Alimentação)

 15/10 – DOMINGO

  • 14h às 17h: Espaço para pinturas
  • 17h às 19h: Oficina de pulseiras, colares e miçangas
  • 19h: Malabares e Perna de Pau (Praça de Alimentação)

Nascimento do maranhense João do Vale será celebrado com muito forró e baião nesta sexta-feira (6)

Dentro das comemorações, será realizado, nesta sexta-feira, 6 de outubro, no Restaurante Picui Tábua de Carne, Bairro da Cohama em São Luís, o projeto “Canta, João!”, a partir das 20h.

Dário Rubens, Seu Raimundinho, Grupo Pé no Chão, Forró Pegado e Forró do Tonyy Penha, vão animar os participantes deste encontro, que este ano chega à 6ª edição.

Se estivesse entre nós, João do Vale, o homem do século do Maranhão, estaria completando 89 anos, no próximo dia 11 de outubro.

Filho de Pedreiras, o Poeta do Povo, João do Vale, tem história na música brasileira, canções gravadas pelos grandes artistas da MPB.

Muitas dessas canções históricas serão lembradas na próxima sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 20h, no Restaurante Picui Tábua de Carne, na Cohama, em São Luís (MA).

João faleceu no dia 6 de dezembro de 1996. Já são 27 anos sem o Poeta Pedreirense, do “Canto  da Ema, de São Luís a Teresina, Carcará e do Peba na Pimenta.”

Realização: Tributo ao Rei do Baião

Apoio: Movimento em Defesa da Música Nordestina
Informações: (98)9 9972-7051.

Deputado Wellington cobra do governo o fornecimento de leite especial para crianças autistas

Wellington destacou que recebeu essa solicitação de grupos de mães e responsáveis por crianças com autismo, que necessitam do leite especial e estão há algumas semanas sem recebê-lo pelo governo

O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou hoje indicação ao Governo do Estado em que solicita o restabelecimento do fornecimento de lei especial destinado às crianças que possuem alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e/ou intolerância à lactose. Trata-se do “Neocate LCP” para crianças com até 01 (um) ano e “Neocate advance” para crianças com idade superior a 01 (um) ano.

Ao abordar o assunto, Wellington destacou que recebeu essa solicitação de grupos de mães e responsáveis por crianças com autismo, que necessitam do leite especial e estão há algumas semanas sem recebê-lo pelo governo.

“Chegou ao nosso gabinete o pedido de ajuda de mães e responsáveis de crianças com autismo sobre a disponibilização do lei especial, marca Neo Advance, Pregomin. Pelo que foi dito, o Governo do Estado está há algumas semanas sem fornecer o leite aos maranhenses que necessitam. Por isso, encaminhei indicação para garantir o reabastecimento imediato. Saúde é prioridade e deve ser tratada com muita seriedade”, disse Wellington.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Serviços na Casa do Estudante vão de melhorias na infraestrutura a aquisição de eletrodomésticos e colchões

De 2019 a 2023, UFMA investiu em reparos e equipou as residências

Equipamentos de informática adquiridos pela UFMA para a Casa do Estudante

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) mantém as residências universitárias para proporcionar a permanência de estudantes — em situação de baixa renda comprovada e vindos de outras cidades — na Universidade, garantindo-lhes moradia, estrutura e alimentação durante o período do curso.

A UFMA oferece aos residentes três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) no Restaurante Universitário, com o livre e gratuito acesso nos dias em que há o funcionamento. Para os dias em que o Restaurante Universitário não funciona, são enviados, semanalmente, os gêneros alimentícios.

Segundo relatório apresentado pela UFMA, de 2019 a 2023, as residências estudantis foram beneficiadas com reformas, substituição de todos os colchões das casas, bebedouros, geladeiras, fogões, revisão da rede elétrica das residências, manutenções emergenciais de hidráulica e pintura e disponibilização de novos computadores. Além da capital, a Casa Estudantil da cidade de Pinheiro também recebeu melhorias.

Confira em anexo o relatório completo.

Durante a pandemia e pós-pandemia, foram realizadas várias manutenções nas três residências estudantis, como: serviços de hidráulica, pintura, elétrica e serviços diversos inerentes a uma moradia estudantil. Em Pinheiro, a UFMA contratou um novo imóvel, garantindo, assim, melhores condições aos estudantes da cidade. Em 2023, com retorno à normalidade das atividades acadêmicas, as demandas das residências estudantis ampliaram-se. Em maio, os estudantes apresentaram as demandas, e a gestão superior da Universidade vem priorizando as manutenções.

Nesta semana, a Casa do Estudante no Centro recebeu computadores, que já foram instalados, e as câmeras de segurança foram repostas e estão disponíveis. Já a Casa do Estudante no Bacanga recebeu um novo fogão. Nas próximas semanas, será finalizada a manutenção da rede elétrica e a climatização das áreas coletivas. Após a finalização das demandas da residência do Centro, a equipe da SINFRA (Superintendência de Infraestrutura) iniciará as manutenções pendentes nas residências do Bacanga e de Pinheiro, com novas manutenções da rede hidráulica, cozinha, quartos e iluminação externa.

Outras melhorias realizadas nas residências estudantis

Em setembro, o auxílio vale-transporte dos moradores da Reufma foi reajustado, e os residentes do Bacanga que estudam em unidades descentralizadas, ou fazem estágio obrigatório fora do câmpus também passaram a receber o auxílio.

Em Pinheiro, está havendo reajuste no auxílio alimentação, e os residentes estão sendo incluídos no programa de gratuidade do Restaurante Universitário.

Foi realizada a compra de dez novas máquinas de lavar, que serão distribuídas nas três residências estudantis.

Clique aqui e confira as aquisições e ações realizadas nas Casas Estudantis.

Após lançamento nacional em bienal no RJ, Anita Machado lança em São Luís livro infantojuvenil “Maria Firmina”

Lançamento para o público maranhense será sábado (7), na Leitura do São Luís Shopping; no sábado seguinte (14), haverá painel sobre o tema na Feira do Livro de São Luís, com autógrafos

Anita Machado é fundadora e diretora executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma de ações antirracistas com foco em letramento racial para lideranças

As cores vivas saltam da capa e atraem os olhares para um sorriso sereno, firme e convidativo: é o retrato ilustrado da primeira romancista do Brasil, a maranhense Maria Firmina dos Reis. As páginas que se revelam no folhear da obra misturam imagens, cores e textos, em uma conexão especialmente pensada para o público infantojuvenil. Assim é o livro “Maria Firmina”, da editora Mostarda, escrito pela maranhense multifacetada Anita Machado e que será lançado na capital maranhense no próximo sábado (7), às 16h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.

“Nós precisamos falar com o público infantojuvenil porque crianças e jovens precisam enxergar jornadas de pessoas negras como possibilidade de destaque e referência, quebrando a narrativa de dor e subalternidade que são marcas do racismo estrutural, tão presente no Brasil. Permitir que crianças e adolescentes construam suas subjetividades lendo a história de pessoas negras também em espaços de intelectualidade é a possibilidade de construir ferramentas e espaços de memórias da nossa gente. Falar sobre Maria Firmina é falar da história de São Luís, da história do Maranhão. E do Brasil também, é sobre desafios reais do nosso povo brasileiro. Maria Firmina, no século XIX, rompeu barreiras, longe de qualquer holofote e com poucos recursos. Estamos construindo uma consciência coletiva sobre a história dela e eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa construção”, celebra Anita Machado, que é fundadora e diretora executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma de ações antirracistas com foco em letramento racial para lideranças. 

Quem comparecer ao lançamento do livro em terras ludovicenses terá a oportunidade de ouvir da própria autora, no encontro com o público, sobre a jornada de criação da obra, além de poder compreender mais a fundo o importante papel da ação de atitudes antirracistas, na mudança de mentalidade e na transformação social que tanto se almeja. No mezanino da Livraria Leitura, onde haverá o encontro da escritora com o público, Anita Machado irá autografar os exemplares.

Feira do Livro de São Luís

Uma semana após o lançamento em São Luís, Anita Machado também irá apresentar a obra “Firmina” na 16ª edição da Feira do Livro de São Luís; será no sábado (14), às 17h, no auditório da FeliS, que este ano será na Praça Maria Aragão, de 13 a 22 de outubro.

No auditório da Feira do Livro, Anita Machado fará a apresentação da obra na companhia da também escritora Luanda Martins Campos, professora do curso de licenciatura em estudos africanos e afrobrasileiros na Universidade Federal do Maranhão – LIESAFRO/UFMA e autora do livro “No balanço da Kyanda, na pungada da coreira” (editora UICLAP). “Será um prazer ter esse momento tão rico de troca a respeito de dois livros com protagonistas negras, Firmina e Kyanda, voltados para esse público, momento no qual iremos falar sobre literatura negra infantojuvenil, para além da representatividade”, comenta Anita.

“A literatura negra é literatura de resistência. Estamos falando das nossas histórias, das nossas lutas. E apresentar obras que trazem nossa ancestralidade numa linguagem lúdica é reverenciar nosso povo”, ressalta Luanda Campos.

Lançamento nacional

Antes de ser lançado na cidade onde Maria Firmina dos Reis nasceu, o livro “Maria Firmina” foi oportuna e nacionalmente lançado no Rio de Janeiro (RJ), em setembro, durante a 40ª Bienal Internacional do Livro, onde Anita Machado teve a oportunidade apresentar o propósito da obra, ao lado de diversos outros autores brasileiros que também se dedicam à literatura antirracista, como os jornalistas Manoel Soares e Francisco Lima, a juíza do TJSP Flávia Carvalho, e os escritores Alberto Flisgo e Marcos Cajé.

Anita Machado é uma mulher negra maranhense apaixonada por São Luís e pelo mar

“A receptividade foi linda – do público e também de toda equipe da Editora Mostarda. Foi maravilhoso lançar o livro no Rio de Janeiro, aproveitando o alcance da Bienal, a convite da editora.. E, agora, estou muito feliz por lançar aqui em nossa terra, porque é a nossa casa, é a casa de Maria Firmina, o que faz tudo ter um brilho ainda maior. Pra mim, é muito especial entregar a história dela para crianças e jovens. Maria Firmina é uma mulher de estratégia. Ela é representatividade e inspiração!”, conclui a autora.

Sobre Anita Machado, autora de “Maria Firmina”

Anita Machado é uma mulher negra maranhense apaixonada por São Luís e pelo mar. É filha de Concita e Agenor Gomes, ambos nascidos e criados no município de Guimarães, onde Maria Firmina produziu todas as suas obras literárias e morou durante 70 anos, até o seu falecimento, em 1917. A propósito, o pai de Anita, Agenor, é autor do livro “Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil”, uma das principais obras que abordam a vida da romancista.

Formada em Direito, atua como advogada maritimista e é sócia do Machado Gomes Advocacia, escritório especializado em Direito Marítimo. Multifacetada, Anita Machado também atua como gestora de crises e posicionamento estratégico.

É fundadora e Diretora Executiva do Instituto Da Cor ao Caso, plataforma com foco em letramento racial para lideranças. Já morou no Rio de Janeiro (RJ) e em Londres (Inglaterra). Em 2023, recebeu menção honrosa pelas atividades de promoção à diversidade, no Prêmio Luiz Alves Ferreira “Luizão”, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Buscando ecoar a trajetória de Maria Firmina e a representatividade negra, Anita Machado compartilha as vivências dessa grande romancista com as novas gerações.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima