Deputado Wellington reafirma luta em favor dos servidores do DETRAN durante mobilização
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (23), para fazer referência a um alerta feito por servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN). Trata-se de uma paralisação de advertência prevista para a próxima terça-feira (24), com início às 8h.
De acordo com o deputado Wellington, os servidores informaram que o objetivo da manifestação é chamar a atenção do Governo do Estado quanto aos salários congelados há quase 10 anos e outras questões.
“Recebi uma pauta de reivindicações e um informe de alerta dos servidores do Detran quanto à uma paralisação de advertência prevista para a próxima terça-feira. Pelo que me foi informado, a manifestação tem como objetivo chamar a atenção do Governo do Estado quanto à necessidade de medidas diante do congelamento dos salários dos servidores há quase 10 anos, além de outros pontos. Deixo aqui o alerta ao Governo do Estado e me coloco à disposição para intermediar esse diálogo com os servidores”, disse Wellington.
O evento organizado pelo Sebrae Maranhão inicia nesta quinta-feira (26) e vai até sábado, com programação gratuita
De 26 a 28 de outubro, o Sebrae Maranhão vai realizar a primeira Feira de Negócios de Bacabal, ação com cerca de 40 expositores, palestras, painéis, oficinas, rodadas de negócios e outras atividades. Alguns dos destaques da programação são as palestras magnas com representante do Mercado Livre, maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina, e do Ifood, empresa brasileira referência em delivery de refeições.
Como transformar seu varejo em um sucesso digital com o Mercado Livre será o tema da exposição ministrada por Vinícius Victor Silva no primeiro dia do evento, 26 de outubro, às 20h, no Auditório do Sesi (Rua Nascimento de Morais, 750 – Centro – Bacabal/MA). No dia seguinte, 27 de outubro, será a vez de o empreendedor de Bacabal e região conhecerem o case do Ifood, em palestra programada para as 20h, no mesmo local.
Para a diretora técnica em exercício do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, mais do que uma estratégia de acesso ao mercado, o evento será um ambiente de oportunidades, de conhecimento, de trocas de experiência, capacitação e fomento à gestão inovadora e eficaz, contemplando também uma ampla mostra de negócios da região, que vai evidenciar a diversificação e o potencial da economia local.
A Feira de Negócios do Sebrae ajuda a dinamizar a economia das localidades onde é realizada, produzindo transformações e oportunidade para os pequenos negócios do nosso estado
“O objetivo é abrir horizontes para empreendedores que já possuem um negócio e desejam melhorias e para aqueles que pretendem começar, com a preparação adequada para atuar em um mercado bastante desafiador. A Feira de Negócios será um marco para Bacabal, uma iniciativa que pretendemos levar para outros municípios do Maranhão, ajudando a dinamizar a economia dessas localidades, produzindo transformações e oportunidade para os pequenos negócios do nosso estado”, destacou a diretora.
A Feira de Negócios de Bacabal tem o patrocínio da Aginutre e apoio do Senai, SESI, SENAC, FIEMA, IFMA, IEMA, Governo do Maranhão, Netpop e Hotel Ibis. Toda a programação é gratuita e está disponível na íntegra no site feiradenegociossebraema.com.br.
Wellington do Curso foi um dos deputado estaduais presentes à audiência com o presidente da EMAP, Gilberto Lins
O deputado estadual Wellington do Curso esteve em reunião, nesta segunda-feira (23), com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Gilberto Lins. A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de outros deputados estaduais, inclusive com a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale.
Durante a reunião, Wellington reafirmou o posicionamento independente e disse que seguirá na fiscalização para garantir melhorias no serviço de ferryboat ofertado à população.
Wellington reafirmou o posicionamento independente e disse que seguirá na fiscalização para garantir melhorias no serviço de ferryboat ofertado à população
“Em reunião, fiz mais de dez questionamentos ao presidente da EMAP. Vamos fiscalizar para melhorar o serviço de ferryboat no Maranhão. Por isso, é necessário esclarecer alguns pontos, a exemplo do contrato de locação de um helicóptero que foi feito por R$ 7, 7 milhões. Além disso, também questionei sobre receita líquida do sistema de ferryboat do Maranhão, a possibilidade de nova licitação e de aquisição de novo ferry. Solicitei também esclarecimentos sobre a realização do concurso público para a EMAP, que está parado desde 2020. O meu papel é esse: fiscalizar e defender quem mais precisa. E vou continuar fiscalizando para melhorar o serviço de transporte de ferryboat no Maranhão!”, disse Wellington.
O SET reafirmou a disposição para o diálogo com os trabalhadores do transporte público durante audiência no Ministério Público do Trabalho
Reafirmando a disposição para o diálogo e conciliação, o diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, esteve na tarde desta segunda, dia 23, na sede do Ministério Público do Trabalho numa mesa de conversa com a presença de representantes dos rodoviários.
Demonstrando com números e dados atualizados, ele relatou que desde 2019 iniciou-se um estudo de como o passageiro se comporta em relação à forma de pagamento de passagens.
“Foi detectado que existia uma tendência muito grande quanto ao uso de cartões. Primeiro, pela praticidade e segurança em torno do cartão. Segundo, pela integração temporal que permite ao passageiro, sem precisar utilizar de dinheiro, se deslocar.em vários trechos, o que gera uma economia de tempo e recursos” informou.
Com base nesses dados, o diretor disse que a constatação foi a de que tudo que o usuário quer é a conveniência e praticidade. “É um caminho sem retorno, como em várias outras cidades do país. As empresas tem se adequar à vontade do passageiro que requer comodidade e ganho de tempo”, afirmou.
O diretor falou também da tendência de diminuição de circulação de moedas. “Em 2019, tínhamos 36 por cento de moedas circulando, hoje esse número tá em 20 por cento e a tendência é cair mais. Temos que nos adaptar à realidade e entender que os créditos são muito mais práticos e seguros”, afirmou.
Uma das salas de aula vistoriadas tem quadro deteriorado, que precisa ser substituído
A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís realizou, na quarta e na quinta-feira (17 e 18/10), vistorias em escolas da rede municipal de localizadas na zona rural de São Luís. A ação, que foi coordenada pelo promotor de justiça Paulo Avelar, faz parte de procedimentos instaurados pelo Ministério Público para verificar as condições estruturais dos estabelecimentos de ensino públicos municipais.
No dia 17, foram visitadas as Unidades de Educação Básica Honório Odorico Ferreira, em Tajipuru, e Proteção de Jesus, no povoado Mato Grosso.
De acordo com o membro do Ministério Público, na vistoria realizada na sede da UEB Honório Odorico, foram detectadas situações que devem ser melhoradas, como a necessidade de um refeitório mais adequado (já que o atual funciona ao lado dos banheiros), e da construção de secretaria, além da ampliação dos espaços para uma adequada rotina pedagógica.
Também foi observado que os quadros das salas de aula estão deteriorados; as salas, apesar de climatizadas, não têm a vedação adequada nas janelas para evitar a saída do ar, o que compromete o funcionamento do ar condicionado, além da iluminação precária.
O promotor Paulo Avelar dialoga com educadora ao inspecionar escola municipal da rural da capital
Já no anexo da referida unidade, onde funcionam as turmas da educação infantil, após as intervenções da Promotoria de Justiça, em 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) corrigiu alguns problemas, como o forro que estava comprometido, a caixa d’água e os banheiros.
No povoado Mato Grosso, a UEB Proteção de Jesus, que foi reformada recentemente pela Prefeitura, está passando por uma obra completa, com a retirada de todo o forro e a reestruturação de vários ambientes da escola. Devido às obras, os alunos tiveram que ser remanejados para outras escolas nas proximidades.
INSPEÇÃO 18/10
No segundo dia de vistorias, na quinta-feira, 18, o Ministério Público esteve na UEB Manoela Varela, na comunidade Cajueiro, e na UEB Rubens Ferreira Rosa, no bairro Maracanã.
Localizada dentro da área onde está sendo construído o Terminal Portuário de São Luís pela empresa WPR – São Luis, a UEB Manoela Varela apresenta diversos problemas, incluindo questões na estrutura do prédio e administrativas.
Instalação de escola municipal com obra de infraestrutura inacabada
Em visita anterior, no início deste ano, o promotor de justiça Paulo Avelar foi informado de que a empresa estava em busca de um novo local para o deslocamento da escola. Na ocasião, o membro do MPMA solicitou que fossem providenciadas intervenções para a solução imediata dos problemas detectados, entre as quais o calor excessivo e a iluminação precária nas salas de aula, até o remanejamento da escola para outro local.
No entanto, a Promotoria de Justiça constatou que nenhuma providência foi adotada pela Semed. Além disso, a gestora geral da unidade de ensino está de licença maternidade, e a Secretaria não enviou nenhum profissional para substituí-la durante o período de afastamento legal. “Foi verificada a existência de um número grande de crianças autistas na escola, sem que haja tutores para o acompanhamento delas. A professora sozinha em sala de aula fica responsável por todos os alunos”, relatou Paulo Avelar.
Para tratar desses assuntos e cobrar providências, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís irá agendar para esta semana uma reunião com a Semed e a empresa WPR – São Luís.
Já na UEB Rubens Ferreira Rosa, no Maracanã, segundo detectou a vistoria, a situação é bem diferente depois de ampla reforma realizada pela Prefeitura de São Luís. Pisos e forros foram trocados, as salas foram climatizadas, espaços como a biblioteca foram ampliados, com a instalação de sala multimídia. A única pendência ainda na UEB e que vem sendo cobrada pelos estudantes é a construção da quadra de esportes.
Carros foram atingidos pelos destroços do muro do 4º Distrito Policial, que desabou
Porte do muro do 4º Distrito Policial, no conjunto Vinhais, em São Luís, desabou sobre vários carros na manhã desta segunda-feira (23). O incidente ocorreu por volta das 9h, quando o expediente na delegacia já havia começado, e assustou populares, que relataram ter sentido rajadas de vento mais fortes desde as primeiras horas do dia.
A Assessoria de Imprensa da Polícia Civil Informou ao blog que uma equipe do setor de engenharia da instituição foi enviada ao local para fazer o levantamento dos danos estruturais. Quanto aos danos aos veículos atingidos pelos destroços do muro, ainda não há informação sobre possível ressarcimento.
Apesar dos estragos – o muro caiu para a parte interna e ninguém que transitava na rua correu risco -, a rotina na delegacia segue normalmente, com registro de ocorrências e outros procedimentos de natureza policial.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer referência à indicação, de sua autoria que foi protocolada, na última quinta-feira (19), em que solicita a nomeação dos aprovados no último concurso do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). A solicitação foi feita após o parlamentar citar dados que comprovam que há 69 cargos vagos e há a necessidade de nomeação.
Para o deputado Wellington, a nomeação dos aprovados é um direito, razão pela qual voltou a encaminhar a demanda aí Governo do Estado.
“Encaminhei indicação ao Governo do Estado em que solicito a nomeação de todos os aprovados no último concurso do DETRAN/MA. Há 69 cargos vagos, existem aprovados aguardando a nomeação e o contrato com a empresa terceirizada está sendo finalizado. Logo, a necessidade de nomeação está evidenciada. Nomeação é um direito e não pode ser violado”, disse Wellington.
Erisson Lindoso exibe o ato de posse no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas
O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) realizou, nesta sexta-feira (20), a primeira Reunião Ordinária do ano, na retomada das atividades do colegiado após quase quatro anos de atuação limitada aos representantes de governo. O evento marca o renascimento do Conad e reforça seu papel central na construção de políticas públicas voltadas para a questão das drogas no Brasil.
O Maranhão conquistou assento na Eleição de Representante de Conselhos Estaduais e Distrital de Política sobre Drogas, realizada no dia 23 de junho de 2023, que consolidou o presidente do Conselho do Maranhão, Erisson Sousa Lindoso, conselheiro nacional titular e Marcelo Matos, vice-presidente do CEPD/MA (membro do departamento de saúde mental da Secretaria de Estado da Saúde), conselheiro nacional suplente.
Ampliação
Além da posse dos conselheiros representantes de órgãos governamentais, o destaque da reativação é a ampliação do Conselho com a eleição direta e inédita de dez dos quinze representantes da sociedade civil, estabelecendo uma paridade com as representações governamentais e fortalecendo significativamente a participação social no processo de tomada de decisões do Conad.
Durante a abertura do evento, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, destacou a relevância do Conad e a responsabilidade que ele carrega, ao assumir o protagonismo em um dos debates mais importantes no momento em que o Brasil ainda trabalha para superar polarizações políticas.
“Considero que os temas de política sobre drogas e segurança pública são os pontos mais centrais e sensíveis da nossa sociedade contemporânea”, afirmou o secretário.
O Maranhão conquistou, com Erisson Lindoso, assento na Eleição de Representante de Conselhos Estaduais e Distrital de Política sobre Drogas
A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, ressaltou a importância do evento, destacando o desmonte ocorrido no órgão durante a gestão federal anterior. Ela enfatizou o compromisso em desenvolver políticas públicas sobre drogas que sejam centradas nas necessidades das pessoas, ouvindo todos os setores da população, governos e com uma atenção especial a decisões baseadas em evidências científicas e melhores práticas internacionais.
“Estamos aqui (Senad) também como servidores públicos, voltados a pensar uma nova política sobre drogas centrada em pessoas, especialmente para grupos historicamente vulnerabilizados e penalizados”, completou a secretária.
O assessor especial de Participação Social do Gabinete do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Elizeu Soares Lopes, salientou a importância da participação da população na formulação das políticas públicas. “O Conad retoma uma tradição das forças que hoje dirigem esse governo, que é a possibilidade de participação da população para dirigir os rumos do Brasil”, disse, destacando a necessidade de ouvir as diversas vozes que compõem a sociedade brasileira para criar políticas públicas eficazes e responsáveis.
Erisson Lindoso representa portanto, os Conselhos Estaduais de Políticas Sobre Drogas, que se reúnem ainda na Comissão Interfederativa Permanente do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que reúne membros de 23 estados brasileiros, abrangendo todas as cinco regiões do país, um importante avanço no alinhamento das políticas relacionadas às drogas com a promoção dos direitos humanos e políticas mais integradas, democráticas e baseadas em evidências científicas.
Parlamentar afirmou que servidores que ingressaram após 2006 também podem ser contemplados no rateio dos juros de mora
Marlon Botão defende que servidores entrem no rateio dos juros de mora da parcela dos 40% que competem à prefeitura
O vereador Marlon Botão (PSB) afirmou que defenderá, na Câmara Municipal de São Luís, uma ampliação do rateio dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), para que todos os profissionais da educação da capital sejam contemplados. . Os precatórios do Fundef seriam originalmente destinados somente aos profissionais da educação que ingressaram no funcionalismo municipal entre maio de 1999 a dezembro de 2006. Para incluir os servidores que passaram a incorporar os quadros da prefeitura a partir de 2007, o vereador Marlon Botão defende que eles entrem no rateio dos juros de mora da parcela dos 40% que competem à prefeitura. . “É importante destacar que a nossa proposta não é para subtrair nenhum centavo devido aos servidores do período de 1999 a 2006, muito pelo contrário. Estamos apenas propondo uma alternativa para que toda a categoria da educação seja contemplada, o que, na nossa avaliação, pode ser feito por meio da inclusão dos demais servidores no rateio dos juros de mora dos precatórios do Fundef, especificamente da parcela de 40% cuja aplicação compete à prefeitura de São Luís”, disse. . “Como membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e com presença ativa dentro do nosso sistema educacional com a nossa Blitz da Educação, eu conheço de perto a realidade desses profissionais e sei como são merecedores de valorização. Já estou articulando junto ao presidente Paulo Victor (PSDB), e aos demais vereadores, para garantir que todos os servidores da educação sejam contemplados”. . A discussão e votação do projeto de lei que define as regras de rateio dos recursos dos precatórios do Fundef devem prosseguir na sessão de segunda-feira (23) da Câmara Municipal de São Luís. . “O nosso esforço estará concentrado no sentido de garantir que todos os profissionais da educação sejam beneficiados, sem prejudicar os servidores mais antigos. Sempre fui um dos maiores defensores da reestruturação do nosso sistema educacional, e um dos pontos centrais dessa reestruturação é a valorização dos profissionais, dos trabalhadores que estão na linha de frente e são responsáveis pela formação dos nossos jovens e das nossas crianças”, disse. . “Se quisermos garantir um futuro melhor para as crianças de São Luís, nós temos que ter um sistema educacional forte, com servidores capacitados e valorizados. Neste fim de semana fui procurado por muitos profissionais da educação que reforçaram o pedido de apoio, e estou confiante de que conseguiremos garantir mais esse resultado positivo na prática e incluir toda a categoria no rateio do Fundef”, finalizou Marlon Botão.
A Auauqmia Espaço Pet, no Jardim Bom Clima (próximo ao Santa Cruz e ao Anil), promoverá, nesta sexta-feira, 27 de outubro, uma festa de halloween que promete muita diversão para animais e seus tutores. Música ao vivo, cardápio especial, bebidas e sorteio de prêmios são alguns dos atrativos do evento, que tem ingressos limitados.
Data: 27 de outubro de 2023 – Sexta-feira
Horário: 19h às 23 h Local: Auauqmia Espaço Pet, Rua Bom Clima, 16, Jardim Bom Clima, Anil, Santa Cruz
Ingressos:
Mesa para 4 pessoas: R$ 50,00
Informações:
A festa é aberta para pets de todas as raças e portes.
Haverá decoração temática de Halloween, música ao vivo – Artística convidado SALOMÃO JUNIOR E FLEMING BASTOS, concurso e prêmios para melhor fantasia PET
Bebidas e comidas serão vendidas no local.
Reservas:
Pelo Pix (98) 98262-5151 – envie o comprovante para o mesmo número informando quantos pets estarão presentes.
Programação: 19h: Recepção dos convidados
20h: Abertura da festa com show ao vivo – SALOMÃO JUNIOR E FLEMING BASTOS NA BATERIA
20h30: DESFILE DE FANTASIA PET 🐾🐾
23h: Encerramento
Venha se divertir com seu pet nessa festa de Halloween inesquecível!
Comentários