Deputado Wellington tenta garantir aumento integral de 11% ainda em 2024 para servidores públicos, mas é vencido na Assembleia

Wellington reconheceu que o ato do atual governador já é uma conquista, mas pontuou sobre a importância de que o percentual de reajuste fosse pago em menos parcelas

O deputado estadual Wellington do Curso apresentou, na Assembleia Legislativa do Maranhão, uma emenda ao Projeto de Lei n° 670/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o reajuste para os servidores públicos. O objetivo da emenda apresentada era atarantar que o reajuste de 11% fosse pago integralmente ainda em 2024, e não somente em 2026, como consta no texto original.

Ao defender a emenda ao projeto, Wellington reconheceu que o ato do atual governador já é uma conquista, mas pontuou sobre a importância de que o percentual de reajuste fosse pago em menos parcelas.

“Como deputado estadual, sou defensor do reajuste salarial para os servidores públicos desde o início do mandato. Reconheço que o atual projeto de lei, de autoria do Executivo, já é um avanço, mas pode ser melhorado. Por isso, apresentei emenda para garantir que o percentual de 11% seu pago ainda em 2024, em apenas duas parcelas, e não em quatro, como prevê o texto original. O objetivo é fazer com que o reajuste vá ao encontro das necessidades dos servidores públicos que tanto fazem pelo Maranhão”, disse Wellington ao defender a aprovação da emenda de sua autoria.

Por maioria dos deputados estadual, a emenda ao Projeto de Lei foi rejeitada, o que resultou na aprovação do PL de maneira integral. Pelo texto legal, o percentual de 11% será incorporado nos contracheques dos servidores até o ano de 2026, sendo parcelado em quatro vezes e com início para janeiro de 2024.

Clique aqui assista ao vídeo.

Alcoa lança Anuário de Performance Ambiental, Social e Governança (ASG) 2022

Temas como transição energética, inovação e diversidade fazem parte do relatório, que destaca ainda os principais números da atuação da empresa em suas três unidades

Outubro de 2023 – A Alcoa, líder na produção de alumínio no Brasil, acaba de lançar o seu Anuário de Performance Ambiental, Social e Governança (ASG) 2022, que apresenta um panorama completo das estratégias de negócios e ações socioambientais realizadas no ano passado. O objetivo é divulgar para diferentes stakeholders, com ética e transparência, as principais iniciativas e investimentos colocados em prática no país. Temas como transição energética, descarbonização, inovação e diversidade fazem parte do relatório, que destaca ainda os principais números da atuação da empresa nas suas três plantas operacionais: Poços de Caldas (MG), Alumar (MA) e Juruti (PA).

Entre os destaques de 2022, a Alcoa investiu R$ 1,3 bilhão na ampliação do portfólio de projetos sustentáveis e na ambição de alcançar Net Zero (zero emissões líquidas de gases de efeito estufa) até 2050, direcionamento que impulsionou o religamento da Redução na Alumar com contratos de energia com lastro 100% renovável e a instalação do Filtro Prensa na unidade de Poços, que transforma resíduos úmidos em secos, tornando o seu armazenamento mais seguro. Já em Juruti a governança de reabilitação foi reformulada, focando na melhoria da qualidade e da quantidade de áreas mineradas recuperadas.

“Mostramos como colocamos em prática um modelo de mineração responsável, com sustentabilidade, que equilibra a produção com a preservação do meio ambiente e o respeito às pessoas”, afirma Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil. “Trabalhamos todos os dias para aplicar soluções inovadoras, reduzir riscos e, ao mesmo tempo, atender às necessidades das comunidades gerando valor compartilhado. Somos comprometidos globalmente com o respeito aos direitos humanos em todas as nossas operações, seguindo diretrizes claras para os nossos colaboradores, parceiros, comunidades vizinhas e fornecedores”.

O relatório traz ainda os compromissos de longo prazo da empresa para 2023, tomando como base o ano de 2015, como redução de uso de água, gestão sustentável de resíduos e reabilitação de áreas mineradas.

Construção de ambientes inclusivos

Outro ponto diretamente ligado à estratégia de negócios da Alcoa e que ganhou destaque no documento são os investimentos em pessoas, sejam colaboradores ou moradores das comunidades onde a empresa atua. Além de grupos de inclusão e programas de aceleração de carreira para profissionais que fazem parte de grupos sub-representados (mulheres, pretos e pardos, pessoas com deficiência e profissionais LGBTQIAP+), a companhia investiu R$ 25 milhões em projetos socioambientais, considerando as três plantas e os aportes do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation.
Confira outros números impactantes da atuação da Alcoa no Brasil:

▪ 29.59% de sucata de alumínio reciclada (percentual em relação ao total de produção de tarugos) em Poços de Caldas
▪ Mais de 300 hectares de áreas mineradas recuperadas (Poços e Juruti)
▪ 85% dos profissionais contratados pertencem a grupos sub-representados, sendo que 34% das mulheres ocupam posições de liderança

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Sobre a Alcoa Brasil

Líder mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com 17 mil colaboradores, diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

Parque dos Smurfs recebe crianças do Projeto Salvando Vidas

O Rio Anil Shopping recebeu as crianças com muita alegria e proporcionou um pouco do que oferece aos seus clientes

Crianças que fazem parte do Projeto ‘Jiu Jitsu Salvando Vidas’, organizado pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA), tiveram uma manhã mais que especial, no último sábado (28), com muita diversão e um lanche delicioso no Parque dos Smurfs, na praça de eventos do Rio Anil Shopping, em São Luís.

A iniciativa proporcionou que crianças do projeto social pudessem aproveitar o espaço, que conta com um túnel encantado, pula-pula Smurfs, cantinho do Gargamel, escorregador mágico e uma piscina de bolinhas de forma gratuita. O Projeto ‘Jiu Jitsu Salvando Vidas’ ensina a arte marcial para crianças e adolescentes do bairro Aurora, às terças, quintas e sábados.

A iniciativa proporcionou que crianças do projeto social pudessem aproveitar o espaço de diversão

Para Jessica Silva, mãe do Paulo Ribeiro Silva, de 10 anos, o projeto auxilia os pais a não deixarem os filhos ociosos, praticando uma atividade física, ensinando sobre respeito e mantendo longe dos perigos. Para ela, poder trazer o filho para um momento de lazer é essencial. “É muito importante esse momento de diversão para os nossos filhos, a experiência foi muito boa e eu gostei bastante”, afirmou.

Para o gerente de Marketing do Rio Anil Shopping, João Almeida, essa é uma forma de permitir que as comunidades mais carentes também tenham acesso ao lazer com qualidade. “Para nós é uma alegria receber essas crianças e proporcionar um pouco do que oferecemos aos clientes do Shopping para aqueles que, muitas vezes, não têm acesso por questões financeiras. Nós seguimos trabalhando para que ações como essa aconteçam mais vezes”, reforçou.

Dr. Gutemberg assume cargo na Associação Médica do Maranhão (AMB/MA)

Dr. Gutemberg Araújo assina ato de posse em novo cargo que assumiu na Associação Médica do Maranhão para o triênio 2023-2026

Em cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Médica do Maranhão (AMB/MA) para o triênio 2023-2026, o médico cirurgião, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário (HU-UFMA) e professor universitário, Dr. Gutemberg Araújo, participa novamente da diretoria da AMB-MA, agora na função de Suplente de Delegado.

A Associação Médica Brasileira no Maranhão é uma entidade sem fins lucrativos filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e uma das mais antigas associações médicas do país. A AMB – MA busca fortalecer o associativismo médico e avançar na aplicação de princípios definidos no Estatuto que regulamenta suas atividades.

Dr. Gutemberg Araújo e demais membros da Associação Médica do Maranhão eleitos

Para o triênio 2023-2026, foi eleita a diretoria formada por 18 membros incluindo os que fazem parte dos Conselhos Fiscal Efetivo e Suplente e dois delegados.

Dr. Gutemberg já tem uma longa história na AMB- MA. Já foi presidente dessa entidade, que é uma das mais antigas do país – completou 109 anos em outubro deste ano.

“A AMB é uma legítima representante da classe médica. E tenho muita honra em fazer parte dessa história. Parabenizo a todos os profissionais integrantes dessa grande entidade. Estamos unidos em mais uma missão para fortalecer a classe médica, lutar por direitos e melhorias para a saúde da população maranhense”, disse Dr. Gutemberg.

Dr. Gutemberg e colegas que exercem forte liderança na classe médica do Maranhão

Atualmente, a AMB-MA é presidida pelo Dr. José Albuquerque Figueiredo, médico cardiologista, com vasta experiência administrativa, e professor do curso de medicina da UFMA.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima