Escola privada de São Luís é acusada de rejeitar criança que obteve nota máxima em seletivo por ser autista

Um cidadão denuncia a Escola Educallis, da rede privada de São Luís, ter se recusado a matricular seu sobrinho, mesmo após o mesmo ter obtido nota máxima em seletivo para admissão na instituição. Segundo o pai, a criança foi rejeitada por ser portadora do transtorno do espectro autista (TEA). A família afirma que vai lutar para fazer valer a lei, que a assegura a estudantes com autismo o acesso às escolas regulares.

Abaixo, o relato do caso em texto e em vídeo:

Gostaria de compartilhar um fato absurdo que ocorreu com o meu sobrinho Heitor. Ele tem 5 anos, é autista, aprendeu a ler com 2 anos, escreve, é uma criança doce e muito inteligente.

Ele fez um seletivo na Escola EDUCALLIS, localizada no Calhau, em São Luis- MA, obteve nota máxima sem o auxílio de ninguém, porém, hoje, dia 03/11/23, os pais receberam a notícia de que ele não poderia ser matriculado, pois, pelo fato de ser autista, não teria vaga disponível no momento. Além da falta de empatia, falta também conhecimento sobre a legislação vigente, que garante às crianças com TEA o direito à educação, o direito ao acesso às escolas regulares e à assistência de professor auxiliar, se necessário!

É inadmissível tal conduta! Nós não aceitamos isso e lutaremos para que os direitos dele e de todos os autistas sejam respeitados! Vejam o vídeo até o final! Compartilhem!

Clique aqui e assista.

Autor do projeto de lei que declara a Marcha para Jesus Patrimônio Cultural do Maranhão, deputado Wellington convida para o evento, neste sábado (4), em São Luís

Deputado Wellington é autor do projeto de lei que declara a Marcha para Jesus Patrimônio Cultural do Maranhão

O deputado estadual Wellington do Curso convida a população para participar, neste sábado (4), da Marcha para Jesus em São Luís. O parlamentar é autor do projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa, que declara o ato religioso Patrimônio Cultural do Maranhão. Wellington marcará presença no evento, como faz todos os anos.

A expectativa é que a Marcha para Jesus reúna milhares de fiéis, que caminharão pelas avenidas e ruas da capital maranhense. A iniciativa é da Associação de Ministros do Evangelho do Maranhão (AME) e outras igrejas evangélicas de São Luís.

A concentração do evento está marcada as 15h, com saída da Passarela do Samba, no Anel Viário. A partir desse ponto, o grupo deve marchar em direção à Praça Maria Aragão, no Centro.

Clique aqui e assista ao vídeo.

São Luís Shopping lança campanha de Natal com sorteio de valioso carro

Anúncio aos lojistas ocorreu nesta sexta-feira, 3; campanha acontecerá de 14 de novembro a 06 de janeiro de 2024

O erente de Marketing do shopping, Igor Quartin, detalhou a ação natalina, destacando o sorteio do carro Haval Hev, considerado o SUV híbrido mais vendido no Brasil

Os clientes do São Luís Shopping terão um motivo a mais para viver o clima natalino na expectativa de ganhar o valioso carro Haval Hev híbrido por meio de sorteio de notas de compras. Nesta sexta-feira, 3 de novembro, o shopping anunciou a campanha de Natal aos lojistas. A chegada de Papai Noel, com a entrega da decoração, ocorre no sábado, 4, a partir das 18h, com cortejo pelo mall e musical na Praça de Alimentação do piso 2.

O anúncio da campanha, de 14 de novembro/2023 a 06 de janeiro/2024, foi feito pelo superintendente do shopping, Washington Macário. Na ocasião, ele informou sobre os novos projetos que serão desenvolvidos no próximo ano, tornando o empreendimento ainda mais dinâmico e atraente. Dentre as novidades, está a instalação de uma academia que deverá entrar em operação em janeiro de 2024 e a inauguração de novas lojas de renomadas marcas.

Ação natalina

O gerente de Marketing do shopping, Igor Quartin, detalhou a ação natalina, destacando o sorteio do carro Haval Hev, considerado o SUV híbrido mais vendido no Brasil avaliado em cerca de R$ 200 mil. O carro possui alta tecnologia e características inovadoras, o que garante a perfeita combinação de performance e eficiência.

Para participar do sorteio, a cada R$ 550,00 de compras o cliente garante o direito a concorrer ao prêmio (carro Haval híbrido). E mais: ele recebe ainda um presente da Natura.

“Preparamos com muito carinho a campanha de Natal, oferecendo aos nossos clientes a oportunidade de ganhar um prêmio valioso”, afirmou Igor Quartin.

AD Shopping

O São Luís Shopping é administrado pela AD Shopping, que está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 30 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. A AD maior administradora independente de shoppings do país.

Vereador Marlon Botão propõe que uma parcela do FUNDEF seja usada para criar mais bibliotecas escolares em São Luís

Marlon Botão argumenta que o requerimento surge como resposta ao déficit de bibliotecas nas escolas públicas municipais, principalmente aquelas localizadas na Zona Rural e área Itaqui-Bacanga

O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou nesta quarta-feira (1º) um requerimento, na Câmara Municipal, propondo que a prefeitura utilize uma parcela dos precatórios do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para construir mais bibliotecas nas escolas da rede pública de São Luís – priorizando as localizadas na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga.
.
No texto do projeto, o parlamentar argumenta que “o requerimento surge como resposta ao déficit de bibliotecas nas escolas públicas municipais, principalmente aquelas localizadas na Zona Rural e área Itaqui-Bacanga”, e que “a proposição visa suprir a necessidade de alunos e professores, bem como da comunidade na qual a escola está inserida, de uma biblioteca com estrutura e acervo adequados”.
.
“São Luís tem um grave problema de carência de bibliotecas públicas. A nossa capital tem mais de 1 milhão de habitantes, mas só possui uma biblioteca municipal, no bairro de Fátima. E nas escolas da rede pública, onde são essenciais para o desenvolvimento educacional das nossas crianças e adolescentes, elas são cada vez mais raras”, disse Marlon Botão.
.
“Mas agora, com os recursos do FUNDEF, temos a chance de mudar essa realidade, de investir na construção e reforma de bibliotecas públicas nas nossas escolas, especialmente em regiões historicamente negligenciadas, e de grande vulnerabilidade social, como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga”.
.
Pela proposta do vereador, o investimento para a construção de bibliotecas escolares deve sair dos 40% dos recursos do FUNDEF que competem à prefeitura de São Luís
.
“Com a aplicação estratégica desses recursos nós vamos poder construir novos espaços adequados para bibliotecas dentro das escolas, além de adquirir livros e materiais didáticos para atender não só os alunos, mas como os docentes e toda a comunidade em que essas escolas estão inseridas”, disse.
.
“Nós sabemos o papel fundamental que a escola tem na formação dos nossos jovens, e também no desenvolvimento e integração das comunidades. Por isso que sou um defensor intransigente do fortalecimento do nosso sistema educacional. Precisamos construir mais bibliotecas, precisamos incentivar nas nossas crianças e nos nossos jovens o hábito da leitura. É assim que vamos preparar esses jovens para o futuro”.
.
Construindo o futuro
.

Marlon Botão destacou os benefícios da prática da leitura para o desenvolvimento dos jovens e das crianças.
.
“A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios, e quando estimulada desde a infância, os estudos mostram que os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa”, disse.
.
“Se nós quisermos preparar as nossas crianças para o futuro, nós precisamos começar a construir esse futuro desde agora, criando mais bibliotecas públicas, incentivando o hábito da leitura, formando cidadãos preparados e que conseguirão quebrar esse ciclo de desigualdade social por meio da educação, dos estudos”.
.
Desigualdade social
.

O vereador destacou que o foco do seu projeto na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga foi motivado pela vulnerabilidade social das famílias dessas localidades.
.
“Se temos um problema geral de falta de bibliotecas em São Luís, esse problema é ainda mais grave na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, com o agravante de que essas duas regiões também são carentes de todas as outras políticas públicas, com uma população carente e que sofre com a falta de oportunidades. Temos conseguido mudar essa realidade com a atuação do nosso mandato, mas trazer resultados positivos na prática para essas famílias continua sendo um desafio diário”, disse.
.
“E eu não tenho dúvidas de como será benéfico para essas comunidades da Zona Rural e da área Itaqui-Bacanga a construção de novas bibliotecas públicas nas escolas. Nós estaremos dando oportunidades de conhecimento a essas crianças, uma oportunidade que historicamente tem sido negada, o que afeta diretamente o futuro dessas crianças. Precisamos combater as desigualdades sociais investindo em educação, em conhecimento”.
.
Novos concursos
.
Marlon Botão disse, ainda, que a ampliação de bibliotecas na capital tem o potencial de acabar com a desvalorização dos profissionais da categoria e abrir oportunidades para novos concursos públicos.
.
“Precisamos ampliar as bibliotecas não só nas escolas, mas também na cidade. Uma cidade do tamanho e da importância de São Luís não pode ter só uma biblioteca pública. Precisamos de mais equipamentos públicos e de mais recursos humanos através de concurso público”, disse.
.
“São Luís tem uma quantidade considerável de profissionais de biblioteconomia altamente capacitados, temos um curso de referência na UFMA, e precisamos começar a utilizar essa mão de obra altamente qualificada para o desenvolvimento da cidade. É assim, através do investimento em educação e conhecimento, que vamos aplacar as desigualdades sociais e construir uma cidade cada vez mais desenvolvida, humana e sustentável”, finalizou o vereador.

Visitas técnicas da Feira de Negócios de Bacabal destacam potencial empreendedor da região do Mearim

Em ação organizada pelo Sebrae, negócios locais compartilharam história, fluxos de trabalho e conquistas com outras empresas

A empresa Gin Luar, de Bacabal, participou ativamente da Feira de Negócios

Uma programação de visitas técnicas, organizadas durante a Feira de Negócios de Bacabal, evento realizado pelo Sebrae Maranhão entre os dias 26 e 28/10, revelou o vigor e a diversidade de negócios e de cadeias produtivas importantes da economia maranhense, que tem o interior como base produtiva.

Com o objetivo de dar visibilidade a esse dinamismo, durante a Feira, o Sebrae organizou uma série de visitas técnicas a empresas como o Gin Luar, conhecido como o primeiro gin genuinamente maranhense. 

A empresa tem pontos de revenda na capital São Luís e em Imperatriz, e até envia a bebida para fora do estado, atraindo consumidores com preços atrativos e opção de bebida feita com ingredientes regionais. No entanto, apesar de fabricar o produto em Bacabal há dois anos, ainda é pouco conhecida na cidade.

A empresa Gin Luar, de Bacabal, participou ativamente da Feira de Negócios

O Gin Luar foi um dos quatro negócios do município a receber visitas técnicas durante a Feira, no segundo e terceiro dia do evento, acolhendo empreendedores, representantes de vendas, empresas, Agentes Locais de Inovação, além de equipes do Sebrae e representantes de parceiros da Feira. 

Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves, que acompanhou a atividade, as visitas técnicas possibilitaram verificar de perto o grande potencial de Bacabal para o empreendedorismo. “Quando pensamos em realizar a feira, fizemos primeiro um trabalho de mapeamento de oportunidades no município, e identificamos essas empresas. ”, explicou a diretora.

Visibilidade – A farmacêutica Thalia Holanda, responsável técnica da produção do gin, conta que o engajamento do empreendimento na feira visou apresentar o gin oficialmente ao município. “Com essa participação, conseguimos captar novos clientes, conquistar eles, para que eles possam vir comprar mais vezes conosco, conhecer e valorizar o nosso produto, que é regional, genuinamente maranhense, feito com matérias-primas locais”, afirma.

A Aginutre também recebeu participantes da Feira de Negócios de Bacabal

Para a empresária Nathália Ribeiro, sócia de uma empresa de consultoria de alimentos em Bacabal, que também recebeu grupos de visitantes, o momento foi fundamental para ampliar a visibilidade de empreendimentos que atuam nas economias regionais. “Podem vir futuras parcerias. É muito importante ter esse momento de apresentação dos negócios que são referências nessas localidades”, afirmou Nathália.

A ação também deu espaço a quem pretende abrir um negócio. “Sei da importância das visitas técnicas para entrar no mercado e conhecer como é a realidade. A partir do momento que a gente vem aqui, visitar esses locais, e o Sebrae está oferecendo essa oportunidade, a gente consegue enxergar melhor o que acontece dentro da nossa realidade”, ressalta a engenheira civil Paula Tamires, de Bacabal.

A Aginutre, além de expositora na feira, foi também a patrocinadora do evento.

Além da Gin Luar, a Aginutre, que desenvolve produtos para nutrição de animais, também recebeu grupos de visitantes. “Nós acreditamos na força do empreendedorismo e a feira representou uma vitrine de oportunidades. Ficamos felizes em apoiar a feira, mas também em receber uma parte do público nas nossas instalações de Bacabal, para mostrar um pouco da nossa história, dos nossos valores e dos nossos produtos”, destacou Davi Alves, gerente comercial da Aginutre.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima