deputado Wellington disse que a adoção das medidas sugeridas é uma forma de reconhecer a importante função desenvolvida pelos policiais militares no Maranhão
O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou indicação ao Governo do Estado com uma série de demandas que, se atendidas, irão beneficiar os policiais militares no Maranhão. Na pauta, está o pagamento integral do percentual de 11% como reajuste salarial, além da implantação do adicional noturno, promoções e pagamento antecipado das diárias operacionais.
De acordo com o deputado Wellington, a adoção das medidas sugeridas é uma forma de reconhecer a importante função desenvolvida pelos policiais militares no Maranhão.
“Informo que encaminhei indicação ao Governo do Estado para que dê maior atenção às solicitações feitas por policiais militares. São demandas antigas, mas justas e merecidas. Entre elas, o pagamento integral do percentual de 11% como reajuste já para 2024, a implantação do adicional noturno e, também, as promoções. São pontos que confirmam o reconhecimento da importante função daqueles que colocam a própria vida em risco para defender a comunidade”, disse Wellington.
Para o vereador, a Casa manteve diálogo com a categoria dos professores
“Quando a representatividade do povo vem para cá, diante de um projeto polêmico, que lida com determinados segmentos da população, temos que tratar com a base”, disse (Foto: Fabrício Cunha)
O vereador Marcial Lima (Podemos), destacou o papel desempenhado pela Câmara Municipal de São Luís em relação ao Projeto de Lei dos Precatórios do FUNDEF. O parlamentar discursou durante a sessão ordinária da Câmara, nesta quarta-feira (08).
“A Câmara Municipal de São Luís cumpre um papel importante no diálogo com as entidades sociais. Tem sido assim desde o início. Estou aqui há 7 anos e não temos fugido desse debate. Quando a representatividade do povo vem para cá, diante de um projeto polêmico, que lida com determinados segmentos da população, temos que tratar com a base. A Câmara cumpriu esse papel agora em relação aos precatórios do FUNDEF”, afirmou Marcial Lima.
O vereador também esclareceu que o Projeto de Lei dos Precatórios do FUNDEF deverá ser votado na próxima semana.
“A galeria está lotada porque as pessoas presentes imaginaram que o projeto reencaminhado pelo prefeito seria colocado em pauta hoje. Mas, o projeto não está em pauta, ele seguirá para o trâmite normal e acredito que deverá entrar em votação na próxima segunda-feira (13), como manda o regulamento”, disse Marcial Lima.
A iniciativa é voltada para o saber das tradições e manifestações culturais maranhenses a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos
SÃO LUÍS – A Companhia Barrica do Maranhão dá continuidade, nesta quinta (9), sexta (10) e sábado (11), em sua sede, na Casa de Arte Barrica (Madre Deus), ao projeto “Vivência Cultural e Educacional”, iniciativa voltada para o saber das tradições e manifestações culturais maranhenses a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.
A programação inclui visitação escolar, na quinta e sexta, às 15h, e recreação artística e aulão de danças juninas e carnavalescas, no sábado, das 17h às 20h, com repertório autoral do Bicho-Terra e do Boizinho Barrica. As atividades também são voltadas para avaliação artística de elenco e abertas a pessoas que demonstrem interesse emparticipar das temporadas carnavalesca e junina de 2024.
Nesta etapa do projeto, participarão estudantes da turma do curso de Turismo do Iema Pleno e da C.E. Bernardo Coelho de Almeida
Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, a primeira parte da programação consiste em visita guiada pelas dependências da Casa Barrica e prédio anexo. Nesta etapa do projeto, participarão estudantes da turma do curso de Turismo do Iema Pleno e da C.E. Bernardo Coelho de Almeida.
Os visitantes conhecerão os espaços onde produtores, artistas e colaboradores da Companhia Barrica se debruçam o ano inteiro sobre o trabalho de criação de seusespetáculos musicais, já apresentados, inclusive, no exterior.
Os estudantes fazem uma parada especial para conhecer a exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985
“A Casa de Arte Barrica é onde produzimos, por exemplo, as indumentárias usadas pelos dançarinos do Boi Barrica, do Bicho Terra e da Natalina da Paixão. É aqui, também, onde o corpo de baile ensaia as lindas coreografias para brilhar no São João e no Carnaval. A Casa também é o espaço para apresentações dos espetáculos da companhia e de outras manifestações artísticas e atividades as mais variadas”, frisa Godão.
Os estudantes fazem uma parada especial para conhecer a exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, reunindo mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.
O segundo momento é o aulão de danças juninas e carnavalescas, onde os alunos aprendem as coreografias executadas nas apresentações do Boi Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval). “A iniciativa é de extrema importância do ponto de vista da manutenção das tradições culturais maranhenses, uma vez que oportuniza a diversos estudantes um contato direto e substancial com os bastidores da criação artística maranhense”, finaliza José Pereira Godão.
Serviço
O quê
Projeto “Vivência Cultural e Educacional”, da Companhia Barrica
Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo caxiense apresentou requerimento que pede abertura de processo disciplinar contra Daniel Barros
Câmara Municipal de Caxias repudiou, por maioria absoluta, as ofensas proferidas pelo vereador Daniel Barros à honra da deputada estadual Daniella
A Câmara Municipal de Caxias emitiu nota de repúdio às ofensas proferidas pelo vereador Daniel Barros contra a deputada estadual Daniella, em sessão no dia 18 de outubro. Dos 19 membros da Casa Legislativa, 16 condenaram o ato de injusta violência política cometido contra a parlamentar, que é Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A nota, enviada ao blog pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias, Ricardo Rodrigues, aponta o episódio como lamentável, que reforça o sexismo e o machismo exacerbado e incabível ainda existente na sociedade, na qual a mulher é vista como incapaz de ocupar espaços de poder e representação política.
A Câmara Municipal de Caxias reiterou o seu mais alto respeito à deputada estadual Daniella e manifestou solidariedade a toda e qualquer mulher que sofra as consequências do patriarcalismo sexista.
Abaixo, a nota de repúdio da Câmara Municipal de Caxias:
Processo Disciplinar
Também em contato com o blog, a vereadora Ângela Machado, procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Caxias informou ter apresentado à Mesa Diretora um requerimento em que pede a abertura de um processo disciplinar contra Daniel Barros pelos ataques à honra da deputada estadual Daniella, que também é primeira-dama do município de Caxias.
No requerimento, a procuradora da Mulher ressalta que “sem uma analise muito detalhada, é possível identificar um discurso de ódio, misógino, machista que objetivou macular a imagem da nobre deputada Daniella que é procuradora da mulher na Assembleia, e é companheira do atual prefeito da nossa cidade”.
Destaca, ainda, que “o discurso extrapola todos os limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, sendo uma grande afronta a honra, bem como uma demonstração de violência política de gênero nos termos do art. 326-B do código eleitoral”.
Manifestaram-se repúdio ao ataque à honra da deputada estadual Daniella desferidos pelo vereador Daniel Barros os seguintes vereadores de Caxias: Ricardo Rodrigues, Irmã Nelzir, Ramos, Gentil Oliveira, Darlan Almeida, Ângela Machado, Antônio Ximenes, Torneirinho, Mário Assunção, Charles James, Magno Magalhães, Júnior Barros, Thiago Vilanova, Professor Chiquinho, Neto do Sindicato, Durval Júnior,
Abaixo, as manifestações de repúdio feitas individualmente por vereadores de Caxias às ofensas desferidas por Daniel Barros à deputada Daniella:
Por meio da sua presidente, Lays Polliane, o Diretório Municipal do PT em Caxias também repudiou o discurso ofensivo do vereador Daniel Barros:
Também condenou os ataques do vereador caxiense à honra da parlamentar o comunicador e ex-vereador Repórter Puliça. Clique aqui e assista ao vídeo.
Parlamentar afirmou que, ao contrário do vereador, tem muito trabalho pelo Maranhão e por Caxias e que seu compromisso com os caxienses pode ser visto nas obras e benefícios conquistados
Deputada Daniella relatou que, em seu discurso, vereador a perseguiu, além de tentar humilhá-la e constrangê-la
A deputada Daniella (PSB) condenou, na sessão plenária desta quinta-feira (9), a atitude de um vereador de Caxias que, durante uma sessão da Câmara Municipal, proferiu ofensas pessoais destinadas a ela, ofendendo-a não só como mulher, mas também como parlamentar.
Daniella relatou que, durante o seu discurso, o vereador a perseguiu, além de tentar humilhá-la, constrangê-la e desenhar uma situação de assédio. A parlamentar afirmou, ainda, que é inaceitável um vereador utilizar o seu mandato para proferir discursos, que ficam registrados em ata, para agredir verbalmente uma mulher.
“Eu poderia aqui, nesse momento, ao fazer uso dessa tribuna, explicar ao vereador quais são as atribuições dele como parlamentar. Mas, não. O vereador, poderia estar buscando projetos plausíveis para beneficiar a população, recurso para encaminhar à gestão municipal para desenvolver um grande trabalho para mostrar, de fato, para que um vereador serve dentro de uma Câmara Municipal. Ele vai lá, vai na dignidade da mulher, vai na honra da mulher, vai lá e adentra a vida pessoal de uma mulher, para buscar simplesmente holofotes, porque ele nada tem a apresentar aos caxienses”, criticou.
A deputada Daniella disse que, ao contrário do vereador, tem muito trabalho não só pelo Maranhão, mas também pela cidade de Caxias e que o seu compromisso com os caxienses pode ser visto nas inúmeras obras e benefícios conquistados por meio do seu mandato como parlamentar.
“Quero, mais uma vez, reiterar que tudo que nós levamos e buscamos para a cidade de Caxias, foi sempre atendendo pedido de vereadores de compromisso, porque eles, sim, representam a população, porque observam, escutam e atendem aos anseios da população e buscam, por meio do diálogo, por meio de seus parlamentares, do governo e do prefeito, levar benefícios. Se a gente tem um trabalho relevante, é porque eles, sim, estão perto da população, para representar, de fato e de direito”, assinalou.
Grupo Mateus oferecerá os ‘Esquentas BF’ todas as sexta-feiras do mês de novembro
Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro, em todo o Brasil. A data, que virou sinônimo de promoções e descontos, chama a atenção dos consumidores através da baixa nos preços, liquidações, ofertas e estímulo às compras.
Uma pesquisa realizada pelo Google mostrou que as buscas pela Black Friday aumentaram 24% em relação ao mesmo período de 2022 e que, 2 a cada 3 brasileiros pretendem comprar algum produto na data promocional. Entrando no clima, o Grupo Mateus oferecerá os ‘Esquentas BF’ todas as sextas-feiras do mês de novembro (dias 3, 10, 17 e o grande dia 24).
A gerente de Marketing do Grupo, Anna Flávia Montalvão, explica que, a partir do dia 7 de novembro, em todas as semanas que antecedem o Grande Dia da Black Friday, haverá o sorteio do ‘Carrinho sem Limites’, em que o cliente sorteado terá 3 minutos para encher o carrinho com o que quiser e não pagar nada.
“As lojas estão preparadas para receber os consumidores, oferecendo produtos de qualidade e com preços imbatíveis para atender a grande demanda. Estamos muito confiantes e otimistas com a promoção feita especialmente para os nossos clientes e animados para que todos aproveitem ao máximo”, afirma.
Como irá funcionar?
Para participar do ‘Carrinho sem Limites’ é só se cadastrar no ‘Mateus Mais’, realizar uma compra a partir de R$ 100 e informar o CPF quando passar pelo caixa em qualquer uma das lojas do Grupo. O cliente sorteado terá 3 minutos para pegar o que quiser na loja e levar de graça. Quem preferir fazer suas compras às sextas-feiras terá chances em dobro de participar da promoção. Os sorteios para participar da promoção acontecerão uma vez por semana.
Deputado Yglésio disse que após os embargos deixará o partido e afirma que sairá com boa fé, pois há uma decisão colegiada, do TRE-MA
Após ataques que circulou em matéria sensacionalista com relação a suposta infidelidade partidária por parte do Deputado Yglésio Moisés, do PSB, o mesmo se manifestou na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (8), derrubando as alegações.
“Depois dos embargos, eu posso sair, vou sair com boa fé, tenho uma decisão colegiada, e se eu vencer o desembargo, eu vou sair. O TSE se derrubar a decisão, o que não acredito, por se tratar de direito configurado, jurisprudência clara, cristalina, incontestável. Nós vamos vencer lá em cima. Eles ficarão com cara de tacho, e obviamente vai ser bem legal disputar essa eleição contra o candidatozinho deles, do partido”, ressaltou Yglésio.
“Vou mostrar o que esta acontecendo, o nosso crescimento nas pesquisas”, pontuou o parlamentar.
A infidelidade partidária, com consequente perda de mandato foi inserida em 2015 (Lei 9096/1995) a prescrição prevê duas hipóteses como justa causa para mudança partido, ou mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e a discriminação política pessoal.
Operação W.O. investiga conluio entre servidores e empresários em benefício de empresa vencedora de duas licitações
Policiais federais vasculham cômodo em busca de mais indícios dos crimes investigados
São Luís/MA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/11), a Operação W.O., com o objetivo de apurar possíveis crimes de fraude em licitações na contratação de empresa para fornecimento de materiais de informática e de limpeza no município de Timbiras/MA, envolvendo recursos federais do FUNDEB e do FNS.
A investigação iniciou-se a partir de representação formulada pelo Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que indicou uma série de inconsistências em dois pregões presenciais realizados pelo referido município no ano de 2020.
Policiais federais chegam a endereço.suspeito para cumprir mandado expedido pela Justiça Federal
No curso das apurações, ficou evidenciado o conluio entre empresários e servidores municipais a fim de promover o direcionamento dos dois certames para uma predeterminada empresa, sendo constatados indícios de várias irregularidades nos procedimentos licitatórios, tais como a apresentação de documentação extemporânea, a ausência de documentos obrigatórios, falsificação de assinaturas e a simulação de cotação de preços. Ainda, uma das sessões públicas teria sido realizada em um dia 12 de outubro (feriado nacional).
Polícias federais.fazem busca minuciosa em imóvel que teria vinculação com investigados
Ademais, as licitações geraram duas Atas de Registro de Preços que foram aderidas, no ano de 2021, pelos municípios de Presidente Dutra/MA, São Vicente de Ferrer/MA, Morros/MA, Coelho Neto/MA, Pedro do Rosário/MA e Matões do Norte, o que elevou o potencial prejuízo ao erário.
Materiais apreendidos serão analisados para dar mais consistência às investigações
Na ação de hoje, mais de 20 policiais federais cumprem, na região metropolitana de São Luís/MA, seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Maranhão.
A Justiça Federal também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 10.006.760,31, a suspensão do exercício de função pública de um servidor municipal de Timbiras/MA e a suspensão do direito de participar em licitações e contratar com órgãos públicos ao empresário investigado e sua empresa.
Buscas abrangeram um número expressivo de polícias federais, que cumpriram mandados em diferentes endereços
Apuram-se, no caso, as possíveis práticas dos seguintes crimes: fraude ao caráter competitivo de licitação, fraude em licitação ou contrato, peculato, lavagem de capitais e associação criminosa.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido na presente data.
Comentários