STF suspende decisão da Justiça do Maranhão que mandou jornal O Estado de S. Paulo retirar matérias contra o ministro Juscelino Filho

Ministro Cristiano Zanin argumentou que, em análise preliminar, há indicativo de “manifesta restrição à liberdade de expressão no seu aspecto negativo”

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, havia sido favorecido por decisão da Justiça do Maranhão, que foi suspensa pelo STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (8/12) decisão da Justiça do Maranhão que havia imposto retirada de conteúdos e retratação ao jornal Estado de São Paulo. Zanin afirma, em seu despacho, que a decisão da 8a. Vara Cível de São Luís (MA) não apresenta razões legítimas para impedir a divulgação das informações.

Na decisão, o ministro argumenta que, em análise preliminar, há indicativo de “manifesta restrição à liberdade de expressão no seu aspecto negativo”, numa afronta à jurisprudência do STF e à Constituição. Segundo Zanin, a determinação de retirada das matérias jornalísticas do site do Estadão configura “evidente obstrução ao trabalho investigativo inerente à imprensa livre, além de caracterizar embaraço ao repasse das informações à opinião pública”.

A decisão da Justiça do Maranhão determinou a retirada de reportagens publicadas pelo Estadão sobre concessões de veículos de comunicação envolvendo o ministro Juscelino Filho, das Comunicações.

O ministro Zanin pediu informações à Justiça do Maranhão antes da análise definitiva do tema.

Leia aqui a íntegra da decisão.

Projeto Ler é Viver será lançado com dose dupla de programação

Realizado pela SAB/MA, ação será lançada sábado (9), às 9h, na União dos Moradores da Vila Maruaí; e na sexta-feira (15), às 14h, na UEB Arthur Nabantino, Vila Cabral Miranda, em Pedrinhas

O Projeto Ler é Viver, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), terá lançamento com programação em dose dupla este mês, em comunidades da zona rural de São Luís. A primeira parada será neste sábado (dia 9), às 9h, na União dos Moradores da Vila Maruaí. A segunda será na sexta-feira (dia 15), às 14h, na UEB Arthur Nabantino, Vila Cabral Miranda, em Pedrinhas.

A programação destacará, entre outras atividades, palestra sobre o tema “A importância da Leitura” e apresentação artístico-teatral. Também haverá oficina de Criação Literária e Brincadeiras populares, tudo com o suporte do Carro Biblioteca da SAB, com seu vasto acervo literário de mais de 500 livros.

“O projeto engloba comunidades da zona rural de São Luís, localidades onde é mais difícil o acesso ao livro, e vem para contribuir com o poder público, realizando ações que buscam a construção de uma sociedade leitora e mais consciente”, afirma a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

Além de Pedrinhas e Vila Muruaí, o Projeto Ler é Viver abrange também a comunidade do Coqueiro. Ao todo, serão beneficiadas 4.000 pessoas, sendo a maioria formada por alunos e professores de cinco escolas da rede municipal de ensino instaladas nas áreas de abrangência.

O projeto conta com apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed).

PROGRAMAÇÃO – Projeto Ler é Viver

  • Neste sábado (09/12), às 9h
    Na União dos Moradores da Vila Maruaí
  • Nesta sexta (15/12), às 14h
    Na UEB Arthur Nabantino, Vila Cabral Miranda, Pedrinhas

Mais informações:

  • Rosa Maria Ferreira Lima (98) 98407-7979
  • Selma Figueiredo (98) 98111-8810

Tributo ao Rei do Baião será neste sábado (9), no Picuí Tábua de Carne, na Cohama

Camisas do Tributo ao Rei do Baião estão à venda e a procura só aumenta

É neste sábado, 9 de dezembro, o Tributo ao Rei do Baião, a partir das 17h, com a banda Brasas do Forró e várias outras atrações. Mais um arrasta pé animado e inesquecível, com o melhor da cultura popular nordestina.

O segundo lote de camisas do evento já saiu, no valor de R$ 25.

Quem quiser, pode levar também uma lembrança do Tributo ao Rei do Baião. É só procurar o Restaurante Picui Tábua de Carne,.na Cohama, e a Galeria do Mercado Central (loja da Nelma Cutrim).

A procura só aumenta. O evento está pronto, à espera dos amantes do forró endo baião. No sábado, 9 de dezembro, arraste o pé para o Picui.

Informações(98)9 8848-1945.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima