Sema descarta qualquer irregularidade por parte do Rio Poty Hotel no caso da mancha na Praia da Ponta d’Areia

Técnicos do órgão estiveram no local e constataram que a mancha nada tem a ver com o sistema de tratamento de esgoto do empreendimento hoteleiro, mas decorre de problemas nas galerias de água pluvial

A equipe comprovou as inverdades das insinuações de um morador de um prédio localizado nas proximidades

SÃO LUÍS – Na manhã da última quarta-feira (20), uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esteve no Rio Poty Hotel & Resort e descartou qualquer ação irregular por parte do empreendimento hoteleiro que pudesse estar causando danos ao meio ambiente.

A equipe comprovou as inverdades das insinuações de um morador de um prédio localizado nas proximidades, o qual gravou vídeo mostrando uma mancha sobre um trecho da área da Praia da Ponta d’Arreia, a qual foi atribuída a uma irregularidade na rede de tratamento de esgoto do hotel.

Os técnicos, na presença de um oceanógrafo, coletaram uma amostra da água para análise em laboratório, pois observaram que a mancha nada tem a ver com derramamento de esgoto irregular naquele perímetro da cidade.

Além disso, a pedido da própria direção do hotel, os técnicos realizaram uma fiscalização detalhada, comprovando, também, que a rede de esgoto do Rio Poty encontra-se regular e ativa, dentro do padrão adotado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Tudo indica que o problema da mancha mostrada no vídeo decorre das condições das galerias pluviais existentes naquela região (sistema de dutos subterrâneos destinados à captação e escoamento de água pluvial coletada pelas bocas coletoras), as quais transbordam com a chegada das chuvas, arrastando dejetos para a faixa de praia. A manutenção dessas galerias é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Um ano de muitas conquistas em Mirinzal

2023 sem dúvidas foi um ano mais que especial para os mirinzalenses! Muitas conquistas, diversas obras significativas foram entregues ao longo dos últimos meses

Abertura da estrada de acesso para um Porto de Água Salgada é uma das obras que merece destaque na gestão do prefeito Amaury Almeida

Começamos pelo portal da cidade, com uma imponente arquitetura, faz honras ao poeta e escritor Sousândrade.
Na sede e nos povoados, o prefeito Amaury Almeida, entregou escolas ampliadas e reformadas, além de postos de saúde totalmente reestruturados.

Merece destaque também a abertura da estrada de acesso para um Porto de água Salgada, onde num futuro próximo, será o mais importante ponto de embarque e desembarque de pesca da região, no povoado Graça de Deus.

Terminal Rodoviário de Mirinzal foi revitalizado, beneficiando milhares de usuários do transporte

Pontes foram reconstruídas, além de praças e espaços de lazer entregues, como no último sábado (16), no bairro Rio Frio.

A mais aguardada de todas as obras, sem dúvidas, foi o terminal rodoviário de Mirinzal, que há 20 anos não recebia novas estruturas.

Os passageiros intermunicipais e interestaduais contam agora com uma estrutura totalmente nova, do teto ao piso, ampliação dos boxes e banheiros altamente modernos e acessíveis para pessoas com deficiência.

Portal de entrada de Mirinzal ganhou aspecto mais atrativo na atual gestão do prefeito Amaury Almeida

No assistencialismo, mais de 5 toneladas de alimentos e centenas de kits humanitários foram entregues pela prefeitura para famílias carentes e por meio de uma busca ativa e incansável, atingimos 5 mil famílias assistidas pelo programa bolsa família.

Ações de saúde durante todo ano de 2023 foram realizadas, como as campanhas anuais contra câncer e doenças sexualmente transmissíveis, além de mutirões de cirurgias eletivas e mutirões de oftalmologia.

Espaços públicos como praças foram revitalizados pela administração municipal, proporcionando melhor ambiente de lazer e conivência para a população

O senso escolar deu um salto e em 2023 a educação municipal cresceu significativamente nas avaliações nacionais, e 72 alunos de uma única escola da cidade foram premiados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica.

Na agricultura, a feirinha da agricultura familiar e artesanato teve 2 edições especiais e atingiu mais de 130 produtos familiares, a prefeitura ainda investiu em técnicas agrícolas e cedeu o trator, sempre abastecido, para o plantio e colheita.

O esporte também foi contemplado com obras de qualidade pela gestão do prefeito Amaury Almeida

No esporte, voltamos a aparecer no mapa estadual, participando do jogos escolares maranhenses, competindo em São Luís, e no futebol fomos campeões do Copão da Baixada.

É impossível deixar de mencionar a responsabilidade financeira e fiscal da atual gestão da prefeitura de Mirinzal! Neste ano alcançamos o topo nos índices de transparência do Tribunal de Contas, além de cumprir rigorosamente o calendário de pagamentos de servidores e fornecedores, aliás, superando este calendário, pois em todos os meses os pagamentos foram feitos de maneira antecipada, garantido um impulsionamento na economia local e fortalecimento do comércio de nossa cidade.

Salário antecipado

Em 2023 fizemos muito, mas em 2024 faremos bem mais!!

Muito trabalho ainda será realizado, obras importantes serão concluídas, e outras serão iniciadas, o progresso que o cidadão Mirinzalense tanto almeja já chegou, e continuará!

E para completar a sequência de ações positivas, o prefeito Amaury Almeida antecipará o pagamento dos salários do funcionalismo público municipal. Os vencimentos serão creditados nas contas dos servidores nesta sexta-feira (22).

Projeto de Amanda Gentil garante prioridade na tramitação de processos sobre crimes contra crianças e adolescentes

Em seu primeiro ano de mandato na Câmara Federal, Amanda Gentil se destaca pela defesa de pautas de extrema relevância social

A deputada federal Amanda Gentil (PP) apresentou projeto de lei que garante prioridade na tramitação de processos judiciais decorrentes da prática de crimes contra crianças e adolescentes. A proposta é mais uma iniciativa da parlamentar com a intenção de assegurar mais proteção à faixa etária infanto-juvenil no Brasil.

Amanda Gentil alertou que só nos primeiros quatro meses de 2023, foram registrados, pelo Disque 100, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos envolvendo crianças e adolescentes.

Ao anunciar a proposição nas redes sociais, a deputada foi parabenizada por internautas por defender mais uma pauta de extrema relevância social e por colocar seu mandato a serviço das parcelas mais vulneráveis da população.

Saiba como será o funcionamento do Rio Anil Shopping durante as festividade de fim de ano

Rio Anil Shopping terá horário de funcionamento alterado no Natal e Réveillon

O Rio Anil Shopping informa que o horário de funcionamento no período do Natal e Ano Novo terá algumas alterações. Do dia 21 até 23 de dezembro, o shopping estará aberto das 9h às 23h. Já no domingo (24), véspera de Natal, as lojas e Praça de Alimentação funcionarão das 9h às 18h.

No dia de Natal, 25 de dezembro, apenas a Praça de Alimentação estará em atividade, abrindo ao meio dia e encerrando o expediente às 20h.

No período de Réveillon, o Shopping também ampliará a operação e, no dia 30, estará com as portas abertas até às 23h. No dia 31, lojas e Praça de Alimentação estarão em funcionamento das 9h às 18h e, no primeiro dia de 2024, apenas a Praça de Alimentação estará aberta ao público, das 12h às 20h.

Para dúvidas ou mais informações, o Rio Anil Shopping disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente através do WhatsApp: (98) 3042-1523.

Brandão vai a Brasília resolver impasse do Residencial Piancó, herdado de Flávio Dino e Márcio Jerry, mas esbarra em falta de recursos

Procedimentos de responsabilidade do Governo do Maranhão serão discutidos em conjunto pela Casa Civil, Secid e PGE

Autoridades federais e estaduais discutiram o impasse do Residencial Piancó II, inacabado e invadido, mas a falta de recursos para concluir a obra foi apresentada como entrave

Brasília (DF) – As pendências e soluções necessárias para a conclusão e entrega de 256 apartamentos do Residencial Piancó, empreendimento construído pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado no bairro Vila Embratel, em São Luís, foram discutidas em reunião realizada no último dia 14, no Ministério das Cidades, em Brasília. Participaram do encontro, o secretário executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e representantes governo do Maranhão e do Banco do Brasil.

Financiadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), as unidades do Residencial Piancó II foram ocupadas antes do término da obra, ocasionando inúmeros problemas entre os quais a paralisação dos serviços e a inevitável judicialização do caso que já vem se arrastando há muitos anos, desde a época em que o Maranhão era governado pelo atual ministro da Justiça e Segurança Pública e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Nesse mesmo período, o deputado federal Márcio Jerry, forte aliado de Dino, esteve à frente da Secretaria de Estado das Cidades, pasta com atribuição de solucionar a questão, atualmente ocupada pela esposa do parlamentar.

Mas, agora, por iniciativa do Ministério das Cidades, as soluções começam a ser delineadas. Há poucos dias, o secretário Hildo Rocha esteve no local, acompanhado de técnicos do Ministério das Cidades e da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), com o objetivo de verificar as condições dos imóveis e buscar entendimentos para que as moradias sejam concluídas.

Entrave

De acordo o secretário, um dos principais entraves é a falta de recursos financeiros para o término da obra. “Nós fizemos um aporte de recursos financeiros do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), para garantir a conclusão daquela obra”, afiançou Rocha.

“Agora, falta solucionar apenas alguns detalhes que são de responsabilidade do governo do Maranhão. Na próxima semana, os gestores da Secid irão se reunir com o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira e com o procurador do Estado, Rodrigo Maia Rocha, para que possamos formalizar um acordo e, dessa forma, reiniciarmos as obras, concluí-las e fazer a entrega das unidades para as famílias que estão devidamente credenciadas e estão aguardando para receber os apartamentos há bastante tempo”, explicou Hildo Rocha.

O secretário de Habitação da Secid, Rodrigo Verde, afirmou que os procedimentos de responsabilidade do Estado do Maranhão serão discutidos na próxima semana, durante encontro com a Casa Civil, Secid e PGE.

“Vamos aprofundar o debate a fim de que possamos viabilizar e cumprir com todos os requisitos necessários para a formalização do acordo por meio do qual as pendências referentes ao Residencial Piancó II serão atendidas. É para isso que estamos trabalhando. Essa é a determinação do Governador Carlos Brandão”, enfatizou Rodrigo Verde.

Busca

No Twitter

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima