Brandão atropela Braide e abrirá pré-Carnaval na Beira-Mar neste fim de semana, com programação também na Litorânea

O governo Carlos Brandão, por meio da Secretária de Estado da Cultura (Secma), inicia neste fim de semana a programação do pré-Carnaval em São Luís, com programações na Beira-Mar e na Avenida Litorânea. O próprio Brandão anunciou a realização da temporada de prévias carnavalesco, ignorando a intenção do prefeito da capital, Eduardo Braide, de incluir a Beira-Mar no circuito da folia patrocinado pela gestão municipal.

Em postagem nas redes sociais, o governador anunciou o início do pré-Carnaval, fazendo valer, nas entrelinhas, a sua autoridade de chefe do Poder Executivo estadual, se sobrepondo ao mando de Braide em São Luís. Confira abaixo:

Com atrações imperdíveis e valorizando os artistas locais, vai começar o aquecimento para o Carnaval 2024 do Maranhão!

Neste fim de semana, teremos programaição na Beira-Mar e na Av. Litorânea. Não tenho dúvida de que serão dias de muita alegria, com geração de emprego e renda, e total segurança para maranhenses e turistas. Agende-se e divirta-se!

Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, entra em recesso com os 4 filhos por 15 dias

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, cumprirá recesso de 15 dias com os quatro fi

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, anunciou, nesta sexta-feira (5), que cumprirá um breve recesso com seus quatro filhos: Amanda, Allana, Alessa e Fabinho. O gestor aproveitará o período distante das obrigações do cargo para recarregar as energias na companhia da sua prole Antes de iniciar o recesso, ele reiterou que o trabalho intenso o espera em 2024.

“Conto com a compreensão de todos e vamos juntos fazer deste novo ano um período de muito trabalho e realizações para nossa cidade. Até breve! Volto já já!”, declarou Fábio Gentil, em comunicado aos conterrâneos caxienses.

Durante o recesso do prefeito, a chefia do Poder Executivo de Caxias será exercida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Rodrigues, primeiro da linha sucessória da administração do Município.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Desligamento Programado: entenda como as ações de manutenção preventiva são importantes para a qualidade da energia elétrica

Equipe da Equatorial Maranhão de prontidão para atuar no Desligamento Programado

Durante a semana, muito se falou sobre Desligamento Programado, mas talvez algumas pessoas não entendam exatamente o que é esse tipo de serviço e nem qual a sua finalidade. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão destacou os principais pontos que os clientes precisam saber sobre esse serviço tão importante para a comunidade e para a Distribuidora.

A rede elétrica também necessita de manutenção preventiva para aprimorar a qualidade do fornecimento de energia em áreas específicas. Essas manutenções programadas, conhecidas como desligamento programado, são cuidadosamente planejadas, permitindo que as equipes de manutenção trabalhem com segurança e eficiência, além de proporcionar melhorias aos consumidores.

Trabalho alcançará todos as regiões afetadas durante o período de Desligamento Programado

É importante ressaltar que quando o desligamento é promovido pela Equatorial Maranhão, seus clientes são previamente informados sobre as intervenções, recebendo em sua casa, com antecedência, cartas que contêm a data, horário e o local em que o desligamento vai acontecer, ou avisos por meio de rádios, carros de som. Além disso, a Distribuidora disponibiliza em seu site www.equatorialenergia.com.br os desligamentos da região, basta filtrar a cidade desejada.

De acordo com Ivan Nachtigall, Executivo de Operações da Equatorial Maranhão, “o Desligamento Programado é necessário para garantir a segurança e a qualidade, tanto do fornecimento de energia quanto da própria rede elétrica. Também permite a expansão da rede para atender novos clientes, ocasionalmente exigindo interrupções programadas para interligar trechos novos e antigos.” Ivan destaca ainda, que somente no ano de 2023, a Equatorial Maranhão investiu mais de R$ 529 milhões em projetos de obras e manutenções que necessitaram de desligamento para a realização dos serviços com segurança para todos.

Técnicos altamente capacitados foram destacados para que o procedimento transcorra dentro da normalidade

Ações como o Desligamento Programado fazem parte das estratégias da Equatorial em fornecer um serviço confiável e seguro aos seus clientes, garantindo a qualidade da energia elétrica e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Para mais informações sobre os serviços da Equatorial Maranhão, visite o site da Distribuidora (www.equatorialenergia.com.br).

Deputado Wellington denuncia suspensão arbitrária de contratos do Governo do Estado com professores e defende profissionais da educação

Wellington informou ter encaminhado ofício ao Governo do Estado em que solicita a adoção de providências para evitar a suspensão dos contratos e prejuízo aos professores

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta sexta-feira (5), para expor a suspensão arbitrária dos contratos celebrados entre professores e Governo do Estado. De acordo com os relatos dos educadores, foi anunciado ontem (04) que os contratos seriam suspensos nos meses de janeiro e fevereiro.

Sobre o caso, Wellington informou ter encaminhado ofício ao Governo do Estado em que solicita a adoção de providências para evitar a suspensão dos contratos e, assim, impedir que os professores sejam prejudicados.

Manifestação do deputado estadual Wellington do Curso nas redes social aos contra a suspensão dos contratos dos professores do Estado

“Contratos com professores da Rede Estadual de Ensino foram suspensos. Dezenas de profissionais ficarão sem salários nos meses de janeiro e fevereiro. Recebi o relato dos educadores e solicito ao Governo do Estado que reveja tal medida. Essa arbitrariedade tem que ser corrigida!”, disse Wellington.

CDL vai realizar sorteio do Natal Show de Prêmios

A CDL São Luís realiza nesta segunda-feira, dia 8, o grande sorteio do 6º Natal Show de Prêmios. A ação acontece a partir das 10h, no auditório da entidade (Rua da Estrela, 508 Centro), é aberta à participação do público e terá transmissão pelas redes sociais da CDL.

A campanha Natal Show de Prêmios foi realizada durante o mês de dezembro de 2023, com o propósito de promover o incremento das vendas das empresas participantes. No total, foram mais de 500 pontos de vendas credenciados ao 6º Natal Show de Prêmios, onde o consumidor recebeu cupons para participar do sorteio, nas compras a partir de R$ 100. 

Todos os clientes que preencheram os cupons e colocaram na urna vão participar do sorteio de um caminhão de prêmios, duas motos elétricas e dois vales compras no vale de 1 mil reais cada.

O 6º Natal Show de Prêmios tem como patrocinadora oficial a Rede, os patrocinadores Banco do Nordeste do Brasil, Federação do Comércio do Maranhão, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio/Governo do Maranhão, Shineray (BMK Motos), Novomundo.com e Potiguar, e apoiadores a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão, Associação Comercial do Maranhão, CDL Pinheiro e Shopping Rua Grande.

Cuidados básicos para proteger a casa no período chuvoso

Época de chuvas deve acender alerta contra as infiltrações

Danos causados pelas infiltrações vão muito além da estética e desvalorização do imóvel, afetando a saúde e causando problemas que vão de doenças respiratórias, alergias e infecções pulmonares causadas pelo mofo e bolor. Por isso investir em impermeabilização é a chave para evitar esses problemas

Com a chegada das chuvas em todo o Maranhão, um dos maiores vilões dos lares tende a aparecer: As infiltrações. Áreas como banheiros, cozinhas, lajes e fundações são particularmente susceptíveis a infiltrações e devem receber atenção especial. Além de danos à estrutura dos imóveis, as infiltrações geram mofo e bolor, que são verdadeiros inimigos. Além dos riscos para a saúde, as infiltrações não tratadas podem causar danos significativos no imóvel ao longo do tempo, resultando em custos elevados de reparação.

O mofo e o bolor são comuns em ambientes úmidos e mal ventilados, como aqueles afetados por infiltrações; e podem causar uma variedade de problemas de saúde, especialmente em crianças, idosos ou pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. Entre os principais danos à saúde e doenças relacionadas à exposição ao mofo e bolor destacam-se os problemas respiratórios. É que a exposição ao mofo pode agravar condições respiratórias como asma e bronquite crônica. O mofo inalado causa irritação nas vias aéreas, provocando tosse, espirros, congestão nasal, e dificuldade para respirar. Outro problema são as reações alérgicas, que resultam em espirros, olhos vermelhos, coceira no nariz ou na pele, e até erupções cutâneas.

As infecções fúngicas também podem ser uma séria consequência. Em casos raros, especialmente em indivíduos com sistemas imunológicos enfraquecidos, o mofo pode causar infecções pulmonares ou sistêmicas. Isso é mais comum em pessoas com doenças crônicas, como doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) ou em indivíduos imunocomprometidos. E embora mais raro, a exposição prolongada a certos tipos de mofo pode estar associada a problemas neurológicos. Isso inclui dores de cabeça, dificuldade de concentração, e até sintomas de fadiga crônica.

Para evitar problemas de saúde e de danos aos imóveis, a dica dos especialistas do Grupo Potiguar é investir em prevenção, e nada melhor para combater as infiltrações que impermeabilizar as paredes, forros e lajes, de preferência no início da obra. E depois fazer a manutenção de forma regular, o que inclui a verificação de telhados, paredes, calhas, e janelas para assegurar que estão em bom estado e livres de possíveis pontos de vazamento. Outro quesito importante é a ventilação. É preciso manter os ambientes bem ventilados para reduzir a umidade e a prevenir o crescimento de mofo e bolor.

Nas lojas Potiguar há vários tipos de produtos impermeabilizantes; que são barreiras que impedem a passagem de água ou umidade para o interior de uma estrutura, criando uma camada protetora e que evita infiltrações.

O Suvinil Suviflex é um impermeabilizante para parede externa que protege a superfície para a pintura. Além de agir contra fissuras e infiltrações de batidas de chuvas, o Suviflex é resistente às ações do tempo e aumenta a durabilidade e rendimento da tinta. Já a Manta Líquida da Quartzolit é uma opção de impermeabilizante para proteger as lajes e coberturas de infiltrações. Após a secagem, o produto forma uma membrana de alta resistência química que garante mais proteção para a casa.

Outra opção para combater este problema é investir na aplicação de revestimento nos ambientes que apresentam umidade recorrente, a exemplo de paredes. Os revestimentos de cerâmica, porcelanatos e pastilhas apresentam características que possuem maior resistência contra a umidade, além de dar uma nova aparência para o espaço, sendo uma ótima opção para quem deseja reformar e modernizar um ambiente.

É importante ficar atento e buscar informações com os especialistas nas lojas Potiguar, pois existem vários tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado, como mantas asfálticas, membranas acrílicas e impermeabilizantes cimentícios. A escolha depende do tipo de superfície a ser tratada e das condições específicas do local.

Vale reforçar que a aplicação de impermeabilizantes requer habilidade e conhecimento técnico. É recomendável contratar profissionais experientes para garantir que o processo seja realizado corretamente. E após a aplicação, é essencial realizar manutenções periódicas para assegurar que a impermeabilização continue eficaz ao longo do tempo.

As pessoas interessadas nesses produtos também podem realizar suas compras pelo site: www.apotiguar.com.br ou no Whatsapp (98) 2108-9999 (São Luís) ou (99) 3221-7000 (Imperatriz e Bacabal).

A prevenção é sempre o melhor caminho para combater as infiltrações, e assim, manter os lares seguros e saudáveis, mesmo durante os períodos chuvosos.

Gestão Dr. Julinho arrecadou R$ 60 milhões da Iluminação Pública

Relatório feito por Guilherme Mulato revela que é possível reduzir cobrança na conta de energia pela metade

Prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho obteve arrecadação acima da previsão com iluminação pública para a sua gestão

A Prefeitura de São José de Ribamar superou a previsão de arrecadação paga pelo ribamarense para ter Iluminação Pública. Nos três anos de gestão do atual prefeito, o valor cobrado do contribuinte foi muito superior a previsão.

No ano passado, por exemplo, a previsão era de R$ 19,8 milhões de reais, cobrados diretamente na conta de energia do contribuinte, mas o valor arrecadado ultrapassou o recorde de R$ 21,2 milhões de reais.

Revelando que a Prefeitura tem cobrado muito mais do que é necessário para manter e ampliar a iluminação pública em São José de Ribamar, dos mais de R$ 21,2 milhões arrecadados, foram gastos pouco mais da metade, exatos R$ 10,9 milhões, tendo como sobra mais de R$ 10,3 milhões.

Levantamento feito pelo pré-candidato a prefeito Guilherme Mulato, mostrou que é possível reduzir o valor cobrado dos ribamarenses pela metade.

“É preciso criar uma grande corrente que pense no povo, por isso, nosso compromisso é reduzir o valor cobrado do ribamarense para a iluminação pública, na sua conta de energia, pela metade. Da pra fazer e nós só descansaremos quando o povo for beneficiado”. disse Mulato.

Ribamarenses já pagaram R$ 60 milhões para iluminação pública

O levantamento revelou que em apenas três anos, a gestão do atual prefeito arrecadou R$ 60 milhões destinados ao custeio, manutenção e ampliação da iluminação pública.

Apesar de todo esse dinheiro, nesses três anos, foram gastos pouco mais da metade, totalizando R$ 33,2 milhões pagos a empresa responsável pela Iluminação Pública, sobrando mais de R$ 26,6 milhões no fundo de Iluminação Pública.

No primeiro ano da gestão de Julinho, a previsão era arrecadar R$ 16,5 milhões, mas foram arrecadados R$ 18,1 milhões e gastos apenas R$ 9,4milhões.

Em 2022 a previsão era arrecadar R$ 16,1 milhões para Iluminação Pública, mas foram arrecadados R$ 20,5 milhões. Desse total, foram gastos R$ 12,9 milhões.

Após ofensiva de Braide contra Carnaval do governo na Beira-Mar, Brandão manda montar esquema de segurança para a folia

O secretário de Segurança Pública, Mauricio Martins, e representantes das polícias Civil e Militar do Corpo de Bombeiros já começaram a planejar o Carnaval

Depois que a gestão do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), deflagrou ofensiva contra o Carnaval do Governo do Estado na Avenida Beira-Mar, no Centro, retirando as placas com anúncio da festa naquele espaço, o governador Carlos Brandão determinou a montagem do esquema de segurança para a folia.

Representantes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros começaram a planejar, nesta quinta-feira (4), a estratégia para garantir uma temporada carnavalesca segura no Maranhão. A reunião aconteceu na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e foi coordenada pelo secretário Maurício Martins.

A articulação das forças estaduais de segurança pública é mais uma resposta imediata do governo Brandão à tentativa de Braide de inviabilizar o Carnaval na Beira-Mar. Antes disso, o governador já havia mobilizado o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tropa de elite da PM maranhense, para barrar qualquer tentativa da prefeitura de remover itens de divulgação e outras estruturas instaladas pelo Estado para a folia na área.

A programação oficial ocorrerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, período que corresponde ao Sábado, Domingo, Segunda e Terça-Feira Gorda de Carnaval.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima