Sebrae confirma apoio ao Governo do Estado na 1ª Expo Turismo do Maranhão

Instituição vai mobilizar caravanas de municípios dos polos turísticos maranhenses para o evento e contribuir em programação técnica 

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão recebeu secretária de Estado do Turismo na sede da instituição, na capital, São Luí

Como um grande incentivador da atividade turística, o Sebrae Maranhão vai apoiar a primeira edição da Expo Turismo no estado, anunciou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição, Celso Gonçalo. A parceria com o Governo do Maranhão para a realização do evento, previsto para ocorrer no período de 8 a 11 de maio, em São Luís, foi discutida na última quinta-feira (15), entre as equipes do Sebrae e da Secretaria de Estado do Turismo. 

“Mais uma vez estamos junto ao Governo do Estado apoiando ações que geram o desenvolvimento do Maranhão e nesse caso em específico, o setor do turismo. Para o evento, iremos mobilizar sete caravanas com empreendedores atuantes nos nove polos turísticos do estado e territórios empreendedores, além de colaborar na programação técnica da Expo Turismo”, afirmou o presidente do Sebrae, Celso Gonçalo.  

A visita foi organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), liderada pela chefe da pasta, secretária Socorro Araújo. Segundo ela, eventos dessa natureza possibilitam uma rica troca de experiências entre gestores de Turismo dos municípios e empreendedores, fortalecendo o setor. “Nesse sentido, não poderíamos deixar de contar com o Sebrae, que tem realizado um trabalho significativo junto ao trade e esfera pública municipal também”, avaliou a secretária de Estado do Turismo.

Maranhão teve mais de 8,6 mil pré-selecionados no Prouni

Programa Universidade para Todos (Prouni) recebeu mais de 56 mil inscrições para as instituições maranhenses participantes, que ofertaram 10.122 bolsas

O estado do Maranhão teve 8.618 estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2024. O Programa registrou 32.967 inscritos e 56.640 inscrições no Maranhão, tendo em vista que cada candidato podia escolher até dois cursos para concorrer às 10.122 bolsas ofertadas no estado. Os números correspondem ao levantamento realizado na quinta-feira, 8 de fevereiro, pelo Ministério da Educação (MEC). 

Perfil dos inscritos  De acordo com o balanço, dos inscritos maranhenses, as mulheres representaram 67% (21.827), e os homens, 33% (11.040). Quanto à faixa etária, os inscritos com idade entre 19 e 20 anos são maioria: 13.860. Já os inscritos que têm de 21 a 30 anos totalizaram 10.353. Em seguida, estão os candidatos com até 18 anos, somando 6.559 inscritos. 

Confira a faixa etária dos inscritos do Maranhão

Faixa etáriaInscritos
Até 18 anos6.559
19 a 20 anos13.860
21 a 30 anos10.353
31 a 40 anos1.569
41 a 50 anos494
51 a 60 anos120
61 a 70 anos12
71 a 80 anos0

Fonte: Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MEC). 

Primeira chamada – O MEC divulgou o resultado da primeira chamada do Prouni 2024/1 no dia 6 de fevereiro,pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato pré-selecionado nessa chamada deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior na qual foi pré-aprovado até o dia 20 de fevereiro. O procedimento visa à comprovação das informações prestadas na inscrição e pode ser realizado presencialmente na instituição ou por meio eletrônico. 

Resultado –As instituições deverão registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada no Sistema do Prouni (SisProuni) entre os dias 6 e 23 de fevereiro. No mesmo período, também é necessário que elas emitam os respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação.  

Segunda chamada –O processo seletivo do Prouni 2024/1 é constituído por duas chamadas sucessivas. A segunda ocorrerá no dia 27 de fevereiro. 

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima