Setor de bares e restaurantes de São Luís registrou faturamento 20% maior no Carnaval, informa Abrasel

O resultado do Carnaval para os bares e restaurantes superou as expectativas, segundo levantamento preliminar da Abrasel. Em cidades como Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o setor faturou 15% a mais que em 2023. Fatores como as altas temperaturas e a grande movimentação de foliões nos quatro dias de festa, contribuíram para o crescimento.

Já nas capitais nordestinas, como Natal, no Rio Grande do Norte e São Luís, no Maranhão, o setor comemorou o aumento expressivo de 20% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dias de Carnaval movimentaram o setor de bares e restaurantes em Maceió, capital de Alagoas. Os estabelecimentos da cidade registraram aumento de 13% no faturamento. Os empreendedores ainda perceberam o feriado com positividade: para 56%, o feriado foi “muito bom” ou “bom” para os negócios.

A capital pernambucana, Recife, viu seu faturamento crescer ainda mais, registrando um aumento de 30%. Além disso, em algumas áreas específicas da Região Metropolitana de Recife, a alta chegou a 50%, refletindo uma movimentação intensa em determinadas localidades da região.

Mesmo nas regiões onde não há festas tradicionais de Carnaval e que normalmente se tornam refúgio para quem quer fugir da folia, o cenário foi positivo para muitos estabelecimentos. Alguns bares e restaurantes em Curitiba (Paraná), que se prepararam especificamente para receber os consumidores durante o feriado, chegaram a registrar alta de até 20% na movimentação, em comparação ao mesmo período do ano passado; já em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), alguns estabelecimentos chegaram a registrar aumento de até 10% no faturamento.

“A organização e o planejamento dos eventos, tanto por parte dos governos estaduais quanto municipais, e o investimento em segurança, foram primordiais para atrair os foliões para as ruas, movimentando ainda mais o nosso setor. Essas ações fazem a diferença porque estimulam as pessoas a circularem e, consequentemente, consumirem mais nos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Queda no faturamento

Em Fortaleza, capital do Ceará, houve uma queda de 30% no faturamento, em virtude das fortes chuvas que afetaram a cidade durante o Carnaval. Fora da rota de Carnaval, a maioria dos estabelecimentos em Florianópolis (Santa Catarina), também registraram faturamento menor que o mesmo período em 2023.

Léo Barata deixa a Secretaria de Cultura de Caxias com grande trabalho à frente da pasta

Léo Barata e o Prefeito Fábio Gentil no São João de Caxias

Com o dinamismo que se tornou sua marca, em três anos Léo Barata revolucionou a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico de Caxias, encerrando sua gestão à frente da pasta com a realização de sucesso do carnaval de Caxias, que se tornou o maior de todo o interior do estado.

Leo deixa a pasta da Cultura ovacionado pelo trabalho desempenhado à frente da secretaria, para mais uma vez pleitear uma pré candidatura na cidade, onde já foi vereador por 2 mandatos, de 2009 a 2016. A paixão pela política corre nas suas veias, Leo é filho do saudoso deputado João Afonso Barata.

Experiência para grandes realizações à frente da pasta da cultura não lhe falta, afinal de contas Leo já havia desempenhado esta função antes por duas vezes, uma em Caxias, no governo Léo Coutinho, e outra em Paço do Lumiar, onde foi secretário de cultura na gestão do então prefeito Dutra.

Foram inúmeras as realizações à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico de Caxias.

O projeto Caxias Turística abriu as igrejas centenárias, do centro histórico durante todo o dia, com a presença de guias, que conduzem o expectador à uma viagem pela história da cidade e suas lendas.

A Feira Gastronômica valorizou os quituteiros da cidade, que trazem consigo a tradição de oferecer o que Caxias tem de melhor em sua culinária. Destaque para o tradicional pirão de parida, para a linguiça caseira, o cachorro quente de prato, o pão cheio, a pizza frita, a galinha caipira, etc…

O prefeito Fábio Gentil, a deputada Daniella e Leo Barata, vistos na Feirinha Gastronômica, na Rua das Sombrinhas, grande novidade turística de Caxias.

Com o sucesso da feira Gastronômica, que acontece mensalmente, no terceiro sábado de cada mês, no Morro do Alecrim, nasceu a “instagramável” Rua das Sombrinhas, bem em frente ao Museu da Balaiada. O mais novo cartão postal da cidade, é fruto de um projeto idealizado pelo prefeito Fábio Gentil e executado à seis mãos, levando na sua assinatura o bom gosto de Léo Barata e do secretário de infraestrutura, o arquiteto Zé Gentil Neto, responsável pela beleza do resultado final.

Na gestão de Léo, o Natal Iluminado cresceu em extensão com a criação do Fantástico Show do Lago, no complexo turístico Veneza e na piscina do ponte; e com a criação do esplendoroso Desfile de Natal na avenida iluminada Alexandre Costa.

Recentemente Léo Barata mais uma vez movimentou Caxias, ao acolher mais de 600 voluntários cristãos do projeto de Impacto Social Sertão Livre. Eles vieram de toda a parte do Brasil, e em Caxias realizaram atendimentos na área da saúde, com mais de 10 especialidades, show com o cantor gospel Thales Roberto, e visitas por toda a cidade.

Mesmo sendo secretário de cultura, o prestígio de Leo Barata, junto ao prefeito Fábio Gentil, o fez continuar a atuar como forte liderança política, o que lhe possibilitou somar com diversos outros benefícios a favor de muitas comunidades, tais como: a modernização em Led da Avenida Benjamin Constant e Rua Frei Serafim (ambas no bairro da Nova Caxias, onde reside); e a implantação da iluminação pública em Led, nos povoados Morada Nova e Pau Pombo, além da perfuração de vários poços artesianos na zona rural.

Nestes últimos anos, Caxias tornou-se cada vez mais visitada no período do Natal, da Semana Santa por ocasião do Fogaréu, e nas Festas Juninas (entre outras datas e festejos que acontecem ao longo do ano).

Para facilitar o acesso dos visitantes, Léo Barata está deixando todo o processo pronto para a implantação de placas turísticas em toda a cidade.

Léo Barata instituiu a Comissão Caxias + 200, organizando com maestria, o passo a passo de todas as festividades dos 200 anos da independência de Caxias do jugo português, bem como dos 200 anos do poeta Gonçalves Dias. A cápsula do Tempo percorreu toda a cidade e com ela a disputa de uma multidão, que queria inserir na cápsula algo para deixar registrado pelos próximos 50 anos, quando será reaberta à população caxiense.

Léo Barata, valorizou os pequenos produtores culturais. Os bumba-bois, quadrilhas, apresentações folclóricas, todos foram beneficiados. Destaque para o movimento do reggae, que na sua gestão, teve voz e vez nos eventos realizados pelo município.

Com a restauração da antiga União Artística para a adequação do restaurante popular (fruto da parceria com o governo do estado), 19 salas do imponente prédio histórico passaram a ser administradas pela secretaria de cultura. Em salas climatizadas, foram abrigados o Departamento Municipal de Defesa ao Patrimônio Histórico e Cultural, a Escola Municipal de Música Josino Frazão, e a Escola Municipal de Dança.

Pela primeira vez a Associação dos Artesãos de Caxias ganhou um lugar digno, um box com ar-condicionado.

Léo Barata deixa uma marca histórica na cultura e no turismo caxiense, com ousadia, paixão e determinação.

Aprovados dois projetos de lei do vereador Marlon Botão em defesa da mulher

Vereador Marlon Botão disse ter ficado muito feliz e honrado com a aprovação de dois projetos de lei de sua autoria em defesa da mulher

A Câmara de São Luís aprovou, nesta segunda-feira (19), dois projetos de lei, em redação final, de autoria do vereador Marlon Botão (PSB). As proposicões abrangem o combate à violência contra a mulher e políticas de incentivo ao esporte voltadas ao sexo feminino. As propostas vão agora à sanção do Poder Executivo municipal.

Um dos projetos de Marlon Botão concede auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no município de São Luís. O outro tem como objetivo incentivare sabe o esporte feminino, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino.

Ao comentar a aprovação dos seus dois projetos de lei, Marlon Botão reafirmou que a sua luta para garantir direitos e ter uma São Luís mais humana, justa, igualitária e inclusiva continua. “Fico muito feliz e honrado em saber que o nosso mandato tem lado, tem posicionamento e sabe que seguiremos firmes, juntos e juntas, por uma São Luís ainda melhor”, declarou.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Grupo Potiguara expande sua presença com abertura de 9ª loja

Inauguração acontece nessa sexta-feira (23.02), na Av. Castelo Branco, em Santa Inês  

O Potiboy, mascote do Grupo Potiguar, já está em Santa Inês na fachada da nova loja, que abre nessa sexta-feira (23.02)

O Grupo Potiguar, líder no segmento de home center no Maranhão, chega a seus 43 anos de atividades empresariais com a inauguração de sua nona loja, marcada para essa sexta – feira, dia 23 de fevereiro de 2024. A nova unidade, localizada na cidade de Santa Inês (MA), simboliza mais um passo significativo na expansão da empresa, que é sinônimo de respeito ao cliente e excelência no atendimento em todas as suas operações nas cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal. 

Sob a liderança do empresário e presidente do Grupo, Marcelo Júlio Vieira Brasil, a Potiguar tem se destacado por oferecer um mix completo de produtos como materiais de construção para reformas de todos os portes e obras em geral; produtos de elétrica e iluminação, além de utensílios domésticos, móveis, eletroportáteis, presentes, lazer e decoração. A empresa é reconhecida por manter os melhores preços e a alta qualidade no amplo mix de produtos, além de marcas registradas que a diferenciam no mercado.

Nessa que será a nona loja Potiguar, os clientes de Santa Inês poderão contar com mais de 11 mil itens e o mais completo mix de produtos voltado para o lar; distribuídos em uma área de 2.300 metros quadrados, no moderno showroom localizado na Av. Castelo Branco, Nº 4.634, no bairro São Cristóvão; com fácil acesso e estacionamento gratuito. 

A nova loja vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, e aos sábados, das 08h às 14h, e já conta em sua fachada com o boneco gigante Potiboy – o mascote do Grupo – que é também um ícone de simpatia e acolhimento entre clientes de todas as idades, fazendo especial sucesso entre as crianças. 

A abertura da loja em Santa Inês, a 9ª do Grupo, não é apenas um marco na trajetória da empresa fundada em 1981 pelo comerciante Vieira Brasil, mas também uma notícia positiva para a economia local. A nova unidade vai gerar empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento da região, reforçando o compromisso da empresa para com o crescimento e desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

“Estamos entusiasmados com a abertura de nossa nona loja, especialmente por Santa Inês ser uma cidade estratégica no Estado. Estamos confiantes de que a nova loja fortalecerá ainda mais nossa presença no Maranhão. Esperamos poder contribuir ainda mais para a qualidade de vida e felicidade de todos os moradores de Santa Inês e região. Não vendemos apenas produtos, mas temos como Missão trabalhar para ajudamos as famílias maranhenses a realizarem o sonho de ter um lar com tudo o que há de melhor e mais confortável. É com essa proposta que chegamos à Santa Inês, com humildade, respeito e muito trabalho para somarmos com a região”, afirma o presidente, Marcelo Júlio Vieira Brasil. 

“Nosso objetivo é continuar a servir nossos clientes com os melhores produtos e preços, oferendo uma ampla consultoria no atendimento, através de uma equipe muito bem treinada e focada na satisfação máxima de cada cliente; a exemplo do que já fazemos nas seis lojas em São Luís e nas lojas de Imperatriz e Bacabal” ressaltou Danilson Matos, gerente geral da Potiguar em Santa Inês. 

A mais nova loja Potiguar, a nona do Grupo, está localizada na Av. Castelo Branco, N. 4.634, bairro São Cristóvão em Santa Inês (MA).

A escolha de Santa Inês para a nova loja reflete a política de expansão do Grupo Potiguar, que busca levar sua expertise e sua ampla variedade de produtos a mais consumidores em pontos estratégicos no Maranhão. A empresa, que já é destaque nacionalmente no setor de home center, reafirma sua posição de liderança no Estado através da capacidade de inovar e crescer com qualidade; mas sem perder a sua essência de empresa genuinamente maranhense, que tem como valores ética e sustentabilidade; empatia e altruísmo; busca constante por evolução e foco em gente – seja no respeito ao cliente, seja na valorização e no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores.  

Sobre o Grupo Potiguar 

Empresa genuinamente maranhense e de origem familiar fundada pelo visionário comerciante e empresário Vieira Brasil em 1981, o Grupo Potiguar é líder no segmento de home center no Maranhão, oferecendo o melhor e mais completo mix de produtos de materiais para obras, reformas e para o lar em geral. Com 43 anos de mercado, o grupo é reconhecido por sua excelência em qualidade, atendimento e competitividade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do varejo no Estado. 

O Grupo Potiguar passa a ter nove lojas, sendo seis em São Luís, uma em Imperatriz, uma em Bacabal e a mais nova unidade em Santa Inês. Todas as lojas seguem o mesmo padrão e têm como foco a valorização do cliente em toda a sua jornada de compra, tanto nas lojas físicas quanto nos canais digitais (site e whatsapp). Todos os vendedores são capacitados para atuarem como consultores, facilitando a jornada de compra e orientando o cliente em todas as suas dúvidas. A empresa é forte apoiadora da cultura maranhense em suas mais diversas operações; e também realiza ações de Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Patrocínios Sociais para contribuir com o desenvolvimento das comunidades nas quais opera.

O presidente do Grupo Potiguar, Marcelo Brasil, reforça a essência familiar da empresa que os fez chegar até aqui, mas mantendo sempre o espírito de inovação e crescimento com ética e focado na satisfação do cliente. 

SERVIÇO/NOVA LOJA POTIGUAR EM SANTA INÊS: 

Endereço: Av. Castelo Branco, Nº 4.634, bairro São Cristóvão. 

Abertura: sexta-feira (23.02.2024) 

Funcionamento: 2ª a 6ª, das 08h às 19h e aos sábados, das 08h às 14h

Universidade Ceuma inicia comemorações dos 20 anos do curso de Medicina

O médico e professor da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Raul Cutait, proferirá a palestra “O Drama do Ensino Médico no Brasil”, em comemoração aos 20 anos do curso de Medicina da Universidade Ceuma

A Universidade Ceuma receberá o médico e professor da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Raul Cutait para tratar sobre o tema “O Drama do Ensino Médico no Brasil”. O evento faz alusão às comemorações dos 20 anos do curso de Medicina da instituição. A palestra será realizada no auditório no Expedito Bacelar, no campus Renascença.

O quê? Inovações do Ensino Médico: 20 anos do Curso de Medicina com o médico e professor da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Raul Cutait.
Tema: O drama do ensino médico no Brasil
Data: 29 de fevereiro de 2024
Horário: 10h
Local: Expedito Bacelar – Campus Renascença

Clique aqui para se inscrever.

Saiba mais:

Lattes: Graduação em Medicina pela FMUSP (1973); Residência em Cirurgia Geral e Digestiva no HC da FMUSP (1974-1977); Mestrado em Cirurgia pela FMUSP (1978) e Doutorado pela FMUSP (1987). Fellow do Maryland (1980); Fellow do NSKCC (1981); Fellow da ASCRS (2017). Autor de mais de 10 livros publicados no Brasil; Autor e Co-autor de mais de 130 livros nacionais e internacionais; Autor e Co-autor de mais de 100 artigos Científicos nacionais e internacionais; Livre Docência em Cirurgia (1991).

Atualmente, é Professor Associado da FMUSP, Médico Assistente do Hospital Sírio-Libanês, Médico do Hospital das Clínicas da FMUSP, Médico Assistente do Hospital Brigadeiro, Membro da Fundação Mario Covas, Patrono – Teatro Municipal de São Paulo, Membro da Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária, Membro da Associação Amigos do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Membro da Fundação Telefonica, Membro da Fundação para o Desenvolvimento do Investimento Social e Presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Saúde.

Tesouro Nacional aponta dívida de R$ 846 milhões em parcelas de empréstimos não pagas pelo Maranhão

Estado deixou de quitar financiamentos amparado em lei que prevê compensação de perdas de arrecadação de ICMS e por decisão que obteve no STF

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou que em janeiro de 2024, a União pagou R$ 434,32 milhões em dívidas garantidas dos estados e municípios. Ao divulgar as informações sobre valores pagos pelo Governo Federal referentes a parcelas de empréstimos não honradas pelos entes federativos, o órgão deu destaque à situação do Maranhão, que deixou de quitar mais de R$ 846 milhões até janeiro deste ano.

De acordo com o Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito e Recuperação de Contragarantias, divulgado pelo Tesouro Nacional no último dia 16, os valores não quitados pelo Maranhão referentes a parcelas de empréstimos foram utilizados como compensação de perdas na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme prevê a Lei Complementar n° 194/2022.

Outro montante que deveria ter sido repassado pelo Maranhão ao Governo Federal não foi destinado pelo Estado para esse fim por força de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Tal pendência se deve a parcela de empréstimo honrada pela União junto ao Bank of America, em 26 de julho de 2023, no valor atualizado de R$ 282,94 milhões, cuja execução da contragarantia correspondente foi impedida por força de decisão proferida pela Corte Suprema.

Garantias honradas

Quanto as garantias honradas por estados e municípios, o relatório aponta que o Maranhão já repassou mais de R$ 1,5 bilhão à União com essa finalidade, sendo a quinta unidade da federação com maior montante financeiro destinado a essa obrigação. Detalhe: as pendências tiveram início em 2020, quando o estado pagou à União R$ 280 milhões em garantias. Em 2021, não houve pendência. Já em 2022, o Maranhão teve que repassar à União quase R$ 548 milhões após não quitar parcelas de empréstimos no prazo previsto em contrato. Em 2023, o valor aumentou para R$ 681 milhões.

Em relação às garantias recuperadas, procedimento que ocorre quando a União executa a contragarantia (prevista contratualmente para recuperação dos valores despendidos, que incluem, além do valor original devido, juros de mora, multas e outros encargos eventualmente previstos nos contratos de financiamento), o Maranhão pagou quase R$ 4 milhões até janeiro deste ano. Em valor foi repassado pelos cofres do Estado à União em 2020.

No total, desde 2016, a União realizou pagamentos que somam R$ 64,42 bilhões com o objetivo de honrar garantias em operações de crédito de estados e municípios.

Os dados de garantidas honradas e de recuperação de contragarantias estão no Relatório Mensal de Garantias Honradas pela União em operações de crédito e Recuperação de Contragarantias – RMGH, divulgado hoje (16/02) pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Confira aqui o Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito e Recuperação de Contragarantias na íntegra.

Evento reunirá música, vinho e alta gastronomia 

Degustasom: uma Noite de Harmonia” vai acontecer no dia 7 de março, às 21h, com show especial do famoso cantor Rick, da dupla com Renner

Cantor Rick está confirmado no “Degustasom: uma Noite de Harmonia”, dia 7 de março, na AABB

SÃO LUÍS – Música, vinho e alta gastronomia é a receita que prevalecerá durante o “Degustasom: uma Noite de Harmonia”, evento confirmado para o dia 7 de março, às 21h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Calhau, com show especial do famoso cantor Rick, da dupla com Renner.

A iniciativa é das empresas AmoVinho Bistrô & Adega e Ilha Eventos. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital, AmoVinho (Parque Shalon) e AABB.

“Nós estamos organizando um evento dos mais agradáveis e focado no vinho, que é uma paixão nacional. E nosso convidado especial é o cantor Rick, que fará um show incluindo seus mais tocados sucessos da música sertaneja”, frisou o empresário Almistron Marinho.

O “Degustasom: uma Noite de Harmonia” será all inclusive a noite toda e contará com o suporte de sommelieres convidados. O buffet será assinado por Rossetti, sob o comando de Sarah e Célia Rossetti.

Além do show de Rick, haverá participações especiais de artistas locais. O evento antecede ao Dia Internacional da Mulher, data extremamente oportuna para reunir toda a família em torno de uma noite que vai aguçar os sentidos.

Rick segue com agenda movimentada em shows pelo Brasil ao lado de Renner. os dois artistas estão no projeto “Seguir em Frente”, que percorre diversas cidades do Brasil. A tour inclui shows internacionais, como na Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão, entre outros.

O projeto trará um CD com 17 faixas regravadas com os maiores sucessos de Rick & Renner e uma música inédita: “Como Assim”, de autoria de Rick. Gravados com uma releitura acústica, estarão os clássicos “Ela É Demais”, “Nos Bares da Cidade”, “Filha”, “Só Pensando em Você”, entre outros.

Serviço

O quê

“Degustasom: uma Noite de Harmonia”, com show de Rick, da dupla com Renner

Quando

Dia 7 de março, às 21h

Onde

AABB (Calhau)

Ingressos: Bilheteria Digital, AmoVinho (Parque Shalon) e AABB (Calhau).

Mais informações: 982617495.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima