Maranhão tem 3ª maior proporção de alunos matriculados no ensino integral na rede pública

Ensino de tempo integral já é executado no Maranhão em instituições como os Centros Educa Mais (Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados do Censo Escolar 2023. De acordo com a principal pesquisa estatística da educação básica, as matrículas em tempo integral apresentaram um aumento e alcançaram a taxa de 21,9%, percentual próximo da meta do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, que é de 25%. O Maranhão tem a terceira maior proporção de alunos matriculados em escolas públicas de tempo integral no ensino fundamental.

O Nordeste é a região que, proporcionalmente, apresenta o maior número de alunos matriculados no ensino integral na rede pública, levando-se em consideração o quantitativo total de estudantes da educação básica. Ceará (51,4%), Piauí (48,9%) e Maranhão (40,3%) são os três estados com o maior número de alunos matriculados no fundamental. Já no ensino médio, lideram a lista Pernambuco (66,8%), Paraíba (55%) e, novamente Ceará (49,1%).

De acordo com dados referentes à primeira etapa do Censo Escolar 2022, o Maranhão contava, há um ano, com 2.085 escolas em tempo integral, de acordo com a primeira etapa do Censo Escolar 2022, divulgada em fevereiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso representa, em relação ao total das escolas públicas no estado, 20,1%. Essas instituições em tempo integral realizaram 295,8 mil matrículas (19,2% do total).

Em 2022, o Maranhão registrou crescimento nos percentuais de alunos em tempo integral no ensino médio (13,2%) e no ensino fundamental (38%). No Censo 2021, esses índices eram 10,4% e 24,3%, respectivamente.

Em 2023, olhando somente para o ensino fundamental, no país, houve um aumento de matrículas de tempo integral de 2,2 pontos percentuais nos anos iniciais (1º ao 5º) e de 3,5 pontos percentuais nos anos finais (6º ao 9º). No ensino médio, a tendência de alta também se manteve, e o crescimento, desde 2019, atingiu 9,9% na rede pública de ensino. 

Escola em Tempo Integral – É importante ressaltar que os dados do Censo Escolar 2023 ainda não refletem o impacto do total de investimentos federais previstos para a educação em tempo integral, um dos focos do governo federal por meio do Programa Escola em Tempo Integral, lançado no ano passado. Com investimento de R$ 4 bilhões, o objetivo é ampliar em 3,2 milhões o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, até 2026.  

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. O programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Para isso, prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas: propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na ampliação da jornada escolar em educação integral; e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. 

Prefeito Fábio Gentil e deputada Daniella discutem parcerias para impulsionar economia de Caxias em almoço com líderes empresariais

A O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, junto com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a deputada estadual, Daniella

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realizou, na última quinta-feira (22), a reunião mensal de Diretoria pela primeira vez em Caxias-MA. O encontro contou com uma comitiva de presidentes de sindicatos filiados, que representam empresários de São Luís, Imperatriz e Caxias.

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, discursando durante a Reunião de Diretoria, acompanhado dos diretores Maria dos Remédios Evangelista de Sousa e José Ivan Ferreira

Ainda nesse dia, aconteceu o almoço institucional do mês de fevereiro, que contou com a participação do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e da deputada estadual, Daniella.

O presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, acompanhado de sua esposa Célia e da diretoria

Na ocasião, foram discutidas parcerias visando o desenvolvimento dos empresários da região.

Pesquisa aponta que Dr. Milton Gonçalo será o próximo prefeito de Santa Rita

Dr. Milton Gonçalo com o prefeito de Santa Rita, Dr. Hilton Gonçalo

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 25 de fevereiro, os primeiros números da corrida eleitoral para a Prefeitura de Santa Rita. De acordo com o levantamento, o pré-candidato do atual prefeito Dr Hilton, sairá vitorioso das urnas. Dr. Milton Gonçalo é o Franco favorito para a disputa.

Dr. Milton já é o preferido da população tanto na pesquisa espontânea como na estimulada.

No cenário espontâneo, Dr. Milton Gonçalo aparece com 28,48% das intenções de votos. O segundo é Jancimarou, com 5,63; Luiza Calvet teve 1,32% e Maria Enfermeira 0,66%. Não souberam ou não opinaram representaram 63,58%.

No cenário estimulado, Dr. Milton Gonçalo dispara com 60,93%, Jancimario 16,56%, Luiza Calvet 7,95%. Nenhum deles somou 3,97% e 10,59% não souberam ou não opinaram.

Em um segundo cenário estimulado, Dr. Milton Gonçalo aparece com 67,55% e Jancimauro 20,86%. Não souberam ou não opinaram somaram 11,59%.

Em um terceiro cenário estimulado, Dr. Milton chega a 69,87% e Luiza Calvet 16,23%. Não souberam ou não opinaram 13,90%.

Ainda foi avaliada a rejeição dos pré-candidatos e Luiza Calvet é a mais rejeitada com 33,77%. Jancimauro tem 24,50% de rejeição e Dr. Milton apenas 12,91%. Não sabe ou não opinaram representam 28,82%.

O Inop entrevistou 302 pessoas nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024 na sede e na zona rural de Santa Rita. A pesquisa tem margem de erro de 4,21% para mais ou para menos e está registrada no TSE sob o seguinte protocolo: MA-02011/2024.

Confira os números da pesquisa:

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima