Raul Fagner lança movimento popular pela valorização do Itaqui-Bacanga

Raul Fagner é recebido com carinho por populares no lançamento do momento comunitário na área Itaqui-Bacanga

Cerca de 500 pessoas compareceram no ato político em apoio ao pré-candidato a vereador, Raul Fagner, na área Itaqui-Bacanga. Com o intuito de discutir e propor estratégias para o desenvolvimento da região que concentra o polo com as maiores multinacionais, o “Caderno de Propostas” foi um marco para a comunidade.

O evento contou com a presença de líderes comunitários e moradores interessados no progresso e na qualidade de vida da população. Além de populares, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) também participou ativamente das discussões.

Momento começou fortalecido, com a participação de cerca de 500 pessoas no ato de lançamento

Questões como infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde, segurança foram amplamente debatidos durante o evento.

O Caderno de Propostas é uma iniciativa do pré-candidato Raul Fagner que proporciona a participação popular e oferece, além dos encontros presenciais, um registro virtual para que a comunidade registre ideias para combater problemas sociais da área, prioridades e sugestões.

Partido Novo anuncia pré-candidatura de Wellington do Curso à Prefeitura de São Luís

Deputado estadual Wellington do Curso será o pré-candidato do partido Novo a prefeito de São Luís

O deputado estadual Wellington do Curso teve a sua primeira vitória rumo à prefeitura de São Luís, nesta sexta-feira (15). Trata-se da conquista interna no Partido Novo, no qual Wellington foi anunciado por Leonardo Arruda, presidente estadual da legenda, e por Lahesio Bonfim , Embaixador Estadual do partido, como sendo o pré-candidato a prefeito na capital maranhense. A escolha de Wellington tem um aval da direção nacional do Partido Novo, que tem como presidente Eduardo Ribeiro, além do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e de outros partidários.

Diante do anúncio, Wellington agradeceu pela confiança e disse estar empenhado em fazer uma pré-campanha política que represente as necessidades da população.

“Ter a oportunidade de ser candidato pelo Partido Novo à Prefeitura de São Luís é a prova de que estamos trabalhando e seguindo no caminho certo. Em 2016, tive mais de 103 mil votos. Em 2020, apesar de estar em 2° lugar nas pesquisas, fui impedido de disputar as eleições. Agora, com a graça de Deus, o apoio do Novo e a confiança das ruas e do povo estarei à disposição para lutar por uma São Luís melhor”, disse Wellington ao agradecer pela oportunidade de disputar as eleições municipais.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Nova loja Potiguar no Maiobão

O presidente do Grupo Potiguar, Marcelo Brasil, com a esposa, Fabíola, as filhas Natália e Camila Brasil e o time de líderes que inaugura neste sábado (16.03) a 10ª loja
no Maiobão, em Paço do Lumiar

O Grupo Potiguar inaugura, nesse sábado (16.03), sua décima loja, localizada na Estrada de Ribamar, N.02 no Maiobão, no município de Paço do Lumiar. A nova unidade está gerando mais de 20 novos empregos diretos, e vem trazer mais comodidade aos clientes da região, que não precisam mais se deslocar até São Luís para aproveitar todos os produtos e promoções do Grupo Potiguar.

A Potiguar, que também está presente nas cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santa Inês tem se destacado por oferecer um mix completo de produtos como materiais de construção, utensílios de casa, artigos de decoração e produtos para o lar em geral. A empresa é reconhecida por manter os melhores preços e a alta qualidade no amplo mix de produtos, além de marcas registradas que a diferenciam no mercado.

A nova loja Potiguar do Maiobão funciona de segunda à sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 13h.

Justiça do Maranhão condena “Baixinha Afrontosa” envolvida em tortura e morte de duas adolescentes da sua própria facção

Crime bárbaro aconteceu no morro do bairro Parque Aliança, no município de Timon

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Timon, em sessão de julgamento no dia  13 de março de 2024, às 9h, julgou Ação Penal movida pelo Ministério Público contra Brenda Emanuele Silva Oliveira (“Manu” ou “Baixinha Afrontosa”), 24 anos, acusada de integrar organização criminosa com mais 13 pessoas, que seriam responsáveis por duplo homicídio na cidade.

Segundo o Ministério Público, no dia 20 de março de 2021, por volta das 17h, no morro do bairro Parque Aliança, em Timon, a acusada teria participado, de forma consciente e voluntária, da morte, de Joyce Ellen dos Santos Moreira, 15 anos, e Maria Eduarda de Sousa Lira, 17 anos, após torturar as vítimas com faca, pá e pedaços de madeira, obrigando as vítimas a cavarem a própria cova.

Após o crime, a acusada fugiu para o Estado do Pará, onde foi capturada e presa após a Justiça emitir “Mandado de Prisão”.

DUPLO HOMICÍDIO

Conforme investigação da polícia, o motivo do duplo homicídio seria porque as vítimas, integrantes do mesmo grupo criminoso, estariam se relacionando com membros de um grupo rival. Após o crime, os acusados venderam os objetos pessoais das vítimas e com o dinheiro foram comemorar os homicídios no bar “JG”, na cidade de Timon.

No julgamento, o promotor de Justiça Nelson Ribeiro Guimarães acusou Brenda Oliveira pelos crimes de “homicídio qualificado e ocultação de cadáveres”, apontando o fato de que os crimes teriam sido praticados por motivo tolo, com emprego de tortura e utilizando de emboscada e recursos que impossibilitaram a defesa das vítimas.

A defesa da acusada, representada pelo defensor público Hélcio Cruz Barros, pediu sua absolvição dos crimes e das acusações de integrar organização criminosa, afirmando que ela não teria participado de nenhum dos delitos.

USO DE TORNOZELEIRA

Após a votação dos jurados do Conselho de Sentença, o juiz Rogério Monteles da Costa, presidente do júri, emitiu a sentença que condenou a acusada por integrar organização criminosa, com base na Lei nº 12.850/2013, e a absolveu da acusação de homicídio qualificado.

Como a acusada estava presa desde 19/07/2021, o juiz diminuiu a pena em dois anos e sete meses e 14 dias e determinou o cumprimento da pena em regime aberto, restando quatro anos e seis meses a serem cumpridos, com o uso de tornozeleira eletrônica.

Conforme os fundamentos da sentença, diante da falta de fundamentos que autorizam a prisão preventiva ou a prisão domiciliar, o juiz concedeu à condenada o direito de recorrer da pena em liberdade.

Missão do Maranhão participa de feira internacional de Turismo com apoio do Sebrae

Comitiva estará em Curitiba-PR, na Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI, em ação de benchmark e conexão com boas práticas de gestão do turismo

Recepcionadas pelo prefeito Rafael Greca, as 12 cidades selecionadas no projeto DTI (Sebrae, BID e Ministério do Turismo) estiveram reunidas em Curitiba em 2023

Um grupo de 10 instituições da cadeia turística, com apoio do Sebrae, estará em Curitiba-PR, de 18 a 20 de março, participando da Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI e de missão técnica à cidade, referência como destino inteligente.

O grupo é formado por empresários e representantes de entidades do setor (ABIH/MA, Abav/MA, Fiema, Sehama, ASLIT, Senac e Fecomércio); Conselho Municipal de Turismo de São Luís, Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio – MA e da Instância de Governança do Polo São Luís – IGR. Também participam o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, além de consultores, técnicos do Sebrae e das secretarias de Turismo de São Luís e do estado e de Barreirinhas, além de jornalistas (Portal e blog Cazumbá). 

A missão abre espaço para conectar os participantes às boas práticas de gestão turística e governança adotadas por Curitiba, que a tornaram referência como destino turístico inteligente. E, além disso, representa uma oportunidade de benchmark nas tendências mundiais relacionadas ao tema. 

Também contribui para consolidar o movimento iniciado em 2023 de transformação de São Luís em DTI, por meio de ações (consultorias especializadas e acompanhamento) que têm o Sebrae, o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Ministério do Turismo como parceiros, dentro do projeto Turismo Futuro Brasil. 

Para o diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a “missão gera oportunidade de conexões com experiências nacionais e internacionais exitosas, como é o caso de Curitiba, destino referência como DTI, onde temos um forte ambiente de governança, integração e boas práticas muito úteis neste momento em que São Luís já avança para ser um destino inteligente”. 

Ele destaca ainda o acúmulo de conhecimentos e uma série de visitas técnicas a projetos que aliam inovação e sustentabilidade, além de rodadas de troca de experiências com a Rede de Gestores de projetos DTI nas 12 cidades contempladas com a iniciativa. “Será um momento muito rico e mais um passo para internalizarmos a importância de fazer da nossa cidade um destino inteligente, conectado, em que os resultados do turismo tragam melhorias para o empresário e para as pessoas”, enfatizou ele. 

Em Curitiba, em 2023, secretário da Setur São Luís e a equipe do Sebrae-MA recebem placa que simboliza parceria com o BID para transformar a capital em DTI

Programação – Em Curitiba, os participantes acompanham uma programação técnica, que inclui visita aos circuitos temáticos da FIDI; Encontro de Negócios Turismo Futuro Brasil; visitas técnicas ao Mercado Municipal (para conhecer a história do local e o modelo de governança do Ecossistema DTI-Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba), à Fazenda Urbana, fornecedora de orgânicos, e ao Jardim Botânico, entre outras.

São Luís leva experiências exitosas para a FIDI 

Contemplada no projeto Turismo Futuro Brasil para as ações de transformação em DTI, São Luís marca presença na FIDI em ação da Prefeitura Municipal, ao lado das cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Curitiba (PR), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Penedo (AL), Pirenópolis (GO) e Recife (PE).

De São Luís, estarão em destaque as ações de introdução de audioguias nos atrativos Museu da Gastronomia Maranhense e Mirante da Cidade, inovação que amplia a acessibilidade, atendendo a diversos públicos, e destaca o compromisso com a inclusão, democratização da cultura e do patrimônio. E também a plataforma Atenas Sistema de Inteligência Turística, que rendeu à capital dos Azulejos a condição de finalista do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente. A cerimônia de premiação acontece na FIDI 2024, na noite de domingo (17/03).

Para o secretário da Setur São Luís, Saulo Ribeiro, a participação na FIDI é um momento ímpar, tanto pela premiação, o que traz visibilidade para as ações de Turismo na capital, quanto pelas experiências que lá estarão. “A FIDI gera importante espaço de networking com boas práticas nacionais e internacionais de destinos inteligentes, com empresários, gestores e agentes públicos e a cadeia do turismo. Também nos permite conexões com as 12 cidades contempladas pelo Sebrae, BID e Ministério do Turismo com o projeto DTI e, aos participantes da caravana organizada pelo Sebrae (empresários e representantes da cadeia do turismo), permite conhecer a experiência de Curitiba, com projetos e ações coletivas, modelo de integração e governança, tanto no ambiente público quanto privado, que realmente impactam o turismo naquela cidade”, explicou ele. 

Sobre a FIDI – Feira Internacional de Destinos Inteligentes,

Organizada pelo instituto Ciudades del Futuro, é um encontro que propõe compartilhar experiências e conhecimentos acerca do modelo DTI, reunindo profissionais, empresas, líderes, empreendedores inovadores, organizações não governamentais e funcionários públicos de turismo e tecnologia de todo o mundo. Acontece em Curitiba-PR, de 17 a 19 de março. 

Rio Poty Hotel & Resort sediará seminário sobre nova lei de licitações e contratos

Participarão como palestrantes os professores Ronny Charles, Jamil Manasfi e Lara Brainer

São Luís – O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, será palco do III Seminário Elo Consultoria de Licitações e Contratos – da Teoria à Prática. O maior evento com essa temática das regiões Norte e Nordeste está confirmado para os dias 10, 11 e 12 de abril, das 8h30 às 18h.

A iniciativa, sob a coordenação científica do professor Jamil Manasfi, reunirá três renomados especialistas na área, com vivência prática, que abordarão todas as fases da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: Ronny Charles, Jamil Manasfi e Lara Brainer.

A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021) já está em pleno vigor e traz importantes alterações para o mundo das contratações públicas. A nova legislação substitui as revogadas leis 8.666/93 (Antiga Lei Geral de Licitações) e 10.520/2002 (Lei do pregão), bem como o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), tornando-se obrigatória e de aplicação imediata para todos os agentes públicos e privados que atuam na área de licitações e contratos.

Com diversas inovações, a nova lei permite certa margem de discricionariedade na modelagem da licitação e introduz novos institutos, ferramentas e direitos para os fornecedores, além de estabelecer novas competências para os agentes públicos.

Essas mudanças representam avanços significativos em relação ao regime geral de licitações e contratações públicas, atendendo a demandas há muito tempo presentes no ambiente licitatório.

Diante desse novo marco legal, é essencial que os profissionais envolvidos nas licitações e contratos das administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios estejam atualizados e preparados para atuar de forma eficiente e segura.

Mais informações podem ser repassadas por meio do número 98206-1001.

BRK disponibiliza Relatório Anual de Qualidade da Água 2023

Informativo assegura a potabilidade da água que chega às torneiras dos imóveis e está disponível no site da concessionária para todos os clientes

A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais se a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, disponibiliza todos os anos o Relatório Anual de Qualidade da Água, que atesta a potabilidade do recurso hídrico distribuído à população. Os clientes podem acessar o site https://brkambiental.com.br/relatorio e conferir o relatório da sua cidade.

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água.

A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais se a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade, assegurando que o recurso retirado dos mananciais recebeu o adequado tratamento. Para isso, a concessionária envolve profissionais qualificados e segue uma metodologia moderna.

O informativo digital, disponível no site da concessionária, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no manancial até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que consomem.

As análises da qualidade da água dos municípios atendidos pela BRK são realizadas em laboratório próprio da companhia ou em outros contratados, que atendam aos requisitos para laboratórios expressos na Portaria GMMS 888/2021. A BRK reporta os resultados de análise ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. A concessionária controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez, pH, dentre outros) e microbiológicos da água.

O Relatório de Qualidade da Água pode ser acessado nesta página: https://brkambiental.com.br/relatorio

Sobre a BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

No Maranhão, 1.250 pessoas serão ouvidas em pesquisa para avaliar sequelas da Covid-19

Ministério da Saúde iniciou a segunda fase da coleta de informações para dimensionar as condições pós-covid no Brasil

Em março, 33.250 pessoas que tiveram a Covid-19 em 133 municípios brasileiros serão entrevistadas na segunda fase da coleta de dados do ‘Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil’. Só no Maranhão, 1.250 pessoas serão ouvidas em São Luís, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Presidente Dutra e Imperatriz. A coordenação do estudo é de responsabilidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e foi encomendado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O intuito é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das chamadas condições pós-covid (covid longa), que são as sequelas da doença.

“A Epicovid 2.0 faz parte do trabalho de fortalecimento do monitoramento da Covid-19, que o Ministério da Saúde vem realizando desde maio de 2023”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel. De acordo com a secretária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 20% das pessoas, independentemente da gravidade da doença, desenvolvem condições pós-covid. Neste sentido, segundo ela, é preciso apurar os dados relativos ao Brasil para ampliar serviços, como atendimento neurológico, fisioterapia e assistência em saúde mental.

De acordo com o epidemiologista Pedro Hallal, que irá coordenar o estudo, a expectativa é que o período de coleta dos dados dure entre 15 e 20 dias. “O Epicovid 2.0 é uma nova fase do estudo iniciado em 2020. Embora agora não estejamos mais sob uma pandemia grave como tivemos, o vírus continua na sociedade e seus efeitos na vida das pessoas também. Esse agora é o nosso alvo, entender o impacto da doença na vida das pessoas e das famílias brasileiras”, explica.

Dinâmica da Epicovid 2.0

A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico, em 2020 e 2021. Para isso, equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores sobre questões centradas em pontos como: vacinação, histórico de infecção pelo coronavírus, sintomas de longa duração e os efeitos da doença sobre o cotidiano.

Todos os participantes serão selecionados de forma aleatória, por sorteio. Somente uma pessoa por residência responderá ao questionário. Hallal esclarece que, diferente das primeiras etapas da pesquisa, na atual não haverá qualquer tipo de coleta de sangue ou outro teste de Covid.

Além do Ministério da Saúde e da UFPel, estão diretamente envolvidas no estudo a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entrevistadores identificados

Todas as entrevistas serão realizadas pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada pelo Ministério da Saúde para a tarefa após apresentar a melhor proposta em pregão eletrônico. Os profissionais que farão o contato direto com os moradores para a coleta dos dados receberam treinamento e estarão devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e da LGA.

Para auxiliar com o processo de divulgação e esclarecimento da população, as prefeituras das 133 cidades envolvidas no estudo foram comunicadas do trabalho – por meio de suas secretarias municipais de Saúde – e participaram de reunião online com Pedro Hallal e integrantes do Ministério da Saúde. A orientação é que, em caso de dúvidas, os moradores entrem em contato com as prefeituras.

A empresa LGA também pode ser acionada através dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430. Informações sobre o Epicovid 2.0 também estão disponíveis nos sites do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Pelotas.

Primeiras fases do estudo

Entre 2020 e 2021, o Epicovid-19 serviu para traçar um retrato da pandemia que auxiliou cientistas e autoridades em saúde pública a compreender melhor os efeitos e a disseminação do coronavírus no país. Entre as principais conclusões, o estudo apontou que a quantidade de pessoas infectadas naquele momento era três vezes maior que os dados oficiais, com os 20% mais pobres tendo o dobro de risco de infecção em relação aos 20% dos brasileiros mais ricos. 

Prefeito comenta situação do cais de Alcântara em entrevista a Marcial Lima nesta sexta-feira (15)

Prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo de Jesus, informou medidas adotadas para recuperar o cais da cidade

O prefeito de Alcântara – Maranhão, Nivaldo Araújo de Jesus, em entrevista aos programas “Acorda, Maranhão!” – Rádio Mirante AM (São Luís) e “Fala, Marcial!”, apresentados pelo radialista e jornalista Marcial Lima, falou sobre a situação do cais da cidade de Alcântara.

Nos últimos dias, foram muitas informações sobre o vais, problemas causados no desembarque e embarque dos moradores e visitantes.

Segundo o prefeito, “as críticas feitas à administração municipal não se justificam, levaram toda esta situação para o lado da política partidária.”

Nivaldo Araújo de Jesus, explica “ que a prefeitura tem feito a parte dela, defende um vais com total infraestrutura, para resolver de vez o problema.”

Na Rádio AM Mirante – 600KHz, a entrevista vai ao ar, nesta sexta, 15 de março, no programa “Acorda, Maranhao!”, entre 5 da madrugada e 7h25 da manhã. Participe e compartilhe!!

Clique aqui e assista ao vídeo.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima